Como atrair clientes no Instagram? Esta é a pergunta de ouro para quem já entendeu o poder absurdo que a plataforma possui para gerar engajamento e vendas no ambiente digital. Se você quer conhecer todas as respostas para esta pergunta, leia este artigo na íntegra!

Segundo relatório da We Are Social e da Meltwater, o Instagram se firmou como a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2023, atingindo 113,5 milhões de usuários. Em meio a este feito, não é nada em incomum encontrarmos empreendedores ávidos por descobrir como aproveitar todo o potencial desta plataforma. 

Por lá, é possível criar publicações variadas, publicar conteúdos dinâmicos em vídeo e, claro, disponibilizar produtos e serviços para venda por meio de uma loja própria. Mas saber tudo isso não é o suficiente… É preciso entender como atrair clientes no Instagram!

Ao longo deste artigo, vamos mostrar 16 estratégias que vão te ajudar nesse processo. Preparado? Vamos começar!

1. Tenha uma conta comercial

Pode parecer um pouco óbvio, mas não é: o primeiro passo de como atrair clientes no Instagram é ter uma conta comercial na plataforma. Caso você já possua uma, ótimo; caso não, fique tranquilo que o processo é bem simples. 

Basicamente, você vai precisar baixar o aplicativo do Instagram, fazer seu cadastro a partir da sua conta comercial do Facebook ou informando nome do usuário, e-mail, telefone e senha. 

📱 Para te dar uma ajudinha extra nisso, deixamos aqui o artigo: Como criar conta no Instagram e usá-la a favor do seu negócio?.

marketing de conteudo

2. Conheça sua audiência

Para entender como atrair clientes no Instagram é preciso conhecer profundamente a sua audiência. O que os seus clientes desejam? Quais são as suas necessidades? Onde eles moram? 

São várias as perguntas que você deve se fazer para conhecer a sua audiência… E esse Processo nada mais é do que o descobrimento e definição da persona da sua empresa. Você já ouviu falar neste conceito?

A persona, na verdade, é o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, definido a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores, entre outros pontos. 

💡 Existem diversas formas de descobrir a persona da sua empresa… A que nós indicamos aqui no Ecommerce na prática é o preenchimento do Mapa da Empatia. Este material foi cuidadosamente desenvolvido pelos especialistas da nossa escola para ajudar empreendedores nessa tarefa. Para fazer o download gratuito do seu, clique aqui

3. Explore todos os recursos do Instagram 

Como o Instagram é uma plataforma que hoje é muito voltada para quem vende online,  é impossível ignorar os diversos recursos para vendedores que existem por lá. Os principais são:

  • Stories: ficam disponíveis por 24 horas e aparecem no topo do feed, sendo uma excelente maneira de compartilhar conteúdo rápidos, como bastidores do seu negócio, promoções exclusivas, pesquisas interativas (enquetes e perguntas) e atualizações rápidas. Use recursos como adesivos, gifs e textos para tornar seus Stories mais envolventes;
  • Reels: vídeos curtos e dinâmicos, com até 60 segundos de duração. São ótimos para criar conteúdo mais descontraído, divertido e criativo. Você pode usar para mostrar produtos, apresentar a equipe da sua empresa ou participar de desafios e tendências populares na plataforma;
  • Lives: vídeos ao vivo que costumam engajar bastante a audiência. Você pode usar para lançamentos, compartilhar bastidores do negócio e fazer sessões de Perguntas e Respostas;
  • Canais de transmissão: recurso de mensagens em que é possível compartilhar atualizações de texto, enquete, vídeo e foto diretamente com seus seguidores. É uma forma de entregar conteúdo exclusivo e aprofundar a relação da empresa com os seguidores;
  • Threads: ferramenta de mensagens para conversas com amigos próximos. Embora seja mais voltado para interações privadas, você pode utilizá-lo para estreitar laços com clientes fiéis, enviar mensagens personalizadas e fortalecer relacionamentos.

4. Use sua identidade visual

A identidade visual é a linguagem visual da sua marca e desempenha um papel muito importante no Instagram. Afinal, ela ajuda a  representar a sua empresa frente ao mercado e aos consumidores. 

Por isso, na hora de atrair clientes no Instagram, não deixe de usar a paleta de cores, fontes, logotipos e elementos visuais da sua marca. A ideia é criar uma estética coesa e fortalecer o reconhecimento da marca pelos seguidores, aumentando assim as chances de fazer mais vendas.

Lembre-se apenas de manter uma consistência visual em todas as suas postagens, combinado? É claro que você pode adaptar isso ao criar ações específicas com outras cores, como, por exemplo, postagens com foco na cor rosa durante outubro por causa da conscientização da prevenção do câncer de mama. 

Mas a ideia é sempre trabalhar imagens com as cores e elementos da sua empresa. O nosso Instagram é um grande exemplo disso. Veja aqui –  e aproveite para seguir a gente por lá. 😉

5. Crie conteúdos relevantes e de qualidade

Outra maneira de como atrair clientes no Instagram é criando conteúdos relevantes e de qualidade utilizando marketing de conteúdo – aliás, vamos te dar uma dica de ouro sobre isso ao final deste artigo.

Por relevante, podemos entender publicações com temas que façam sentido para sua persona. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas, pode criar publicações  mostrando diferentes looks,  dicas de como usar determinada peça, e por aí vai....

E "por qualidade" queremos dizer que todas as publicações precisam ter qualidade, ou seja, serem bem escritas, ter  boas fotos ou imagens gráficas, etc. Resumindo: pense no que é interessante para a sua audiência e crie publicações bem feitas!

💡 Está precisando de uma ajuda para criar uma boa programação de posts? Sugerimos que confira o material “57 ideias de post para redes sociais”. Temos certeza que ele vai te ajudar a criar posts incríveis não só para o seu Instagram, mas para todas as redes sociais da sua empresa. Para fazer o download gratuito, clique aqui.

6. Estude o algoritmo do Instagram

O algoritmo determina como as postagens são exibidas no feed dos usuários, levando em consideração fatores como engajamento, relevância e cronologia. Por causa disso, você pode – e deve – adaptar sua estratégia de postagens, identificando os melhores horários, tipos de conteúdo e práticas que aumentam a visibilidade

Procure se manter atualizado sobre as mudanças no algoritmo para ajustar continuamente sua abordagem, garantindo um bom alcance, engajamento e, claro, vendas na plataforma. Ressaltamos apenas que não é para você ficar “refém” do algoritmo, mas entendê-lo para tentar adaptar as suas publicações.

7. Ative o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é a famosa “lojinha” do Instagram. Em outras palavras, é o recurso que te permite disponibilizar os seus produtos para venda dentro da rede social

Além de poder criar uma espécie de vitrine de produtos no perfil da sua loja no Instagram, você pode marcar os itens em publicações variadas. No geral, essa iniciativa é otimizar para atrair mais clientes e fechar mais vendas.

🛍️ Explicamos tudo sobre a ferramenta neste artigo: Instagram Shopping: o que é e como criar uma loja [TUTORIAL].

8. Use as CTAs

As CTAs são são usadas para incentivar a pessoa a tomar uma ação. Você pode usá-las nas legendas das publicações, nos Stories ou até mesmo nas Lives, orientando os seguidores sobre os próximos passos desejados. 

Algumas das opções são “Compre agora", "Saiba mais", "Participe" ou outras que façam sentido para a iniciativa que você estará propondo com o conteúdo publicado. O importante é a instrução ser clara, direta e incentivar a tomada de decisão

Outra dica importante é variar as CTAs de acordo com seus objetivos, seja para aumentar as vendas, estimular o engajamento ou direcionar o tráfego para determinadas o seu site de vendas

9. Considere usar mídia paga

Nesse contexto de como atrair clientes no Instagram, a mídia paga diz respeito a criação de anúncios pagos. E o caminho para isso é a utilização do Facebook Ads, ferramenta do grupo Meta destinada a esse tipo de iniciativa.

Com o Facebook Ads, você pode segmentar especificamente seu público-alvo, aumentando a visibilidade das suas postagens para usuários mais propensos a se envolver e converter. Aposte em formatos variados de anúncios, como carrossel, Stories ou promoções patrocinadas, para diversificar a abordagem. 

Considerar a mídia paga é uma maneira eficaz de acelerar o crescimento, atingir novos públicos e fortalecer a presença da sua marca no Instagram. 

10. Aposte nas hashtags

As hashtags desempenham um papel determinante na visibilidade das postagens no Instagram. Mas como escolhê-las?

Pesquise as que são relevantes ao seu nicho, produto ou campanha. Além disso, use apenas hashtags que estejam alinhadas com o conteúdo da sua postagem e, se possível, faça uma combinação com hashtags populares e específicas para atrair mais pessoas.

Falamos isso porque o uso de hashtags aumenta a descoberta das suas postagens por usuários interessados, impulsionando o engajamento e atraindo novos clientes para a sua empresa.

#️⃣ Aproveite para ler também: Como usar hashtag no Instagram: melhores prática para empreendedores.

11. Mantenha uma boa frequência de postagens

Uma das bases de como atrair clientes no Instagram é manter uma frequência eficiente de publicações. Não adianta nada criar um post incrível hoje e outro só daqui a duas semanas, por exemplo, concorda?

O objetivo é publicar em dias e horários pré-definidos – de acordo com os dados do perfil da sua empresa no Instagram –, a fim de seus seguidores saberem quando esperar novos conteúdos e aumentar as chances de engajamento.

Além disso, encontre um equilíbrio entre postagens frequentes e qualidade do conteúdo, garantindo que cada publicação agregue valor à audiência. Isso é vital para manter uma presença ativa no feed dos seus seguidores e fortalecer sua marca.

⏰ Aproveite para ler: Qual o melhor horário para postar no Instagram? Veja e aumente seu alcance.

12. Cuide da BIO do seu Instagram

A biografia do seu perfil é uma oportunidade valiosa para transmitir informações relevantes sobre sua marca de forma concisa e atrativa. Por lá, você pode destacar sua missão, produtos ou serviços e incluir um link direto para seu site.

Adicione também elementos que reflitam a personalidade da sua marca e conquistem a atenção dos usuários. E mantenha as informações atualizadas, incluindo detalhes relevantes e CTAs que incentivem os visitantes a explorar mais sobre sua marca. 

🟣 Vamos deixar aqui duas sugestões de leitura sobre o tema: O que não pode faltar na biografia para loja virtual de roupas no Instagram?.

13. Promova a interação com os seguidores

Você sabia que fomentar a interação com seus seguidores no Instagram pode te ajudar a atrair a atenção de novos clientes para o seu negócio? É uma forma poderosa de “esquentar” debates e assuntos que envolvem a sua marca.

Por isso, responda aos comentários, faça perguntas nas legendas das postagens e  incentive a participação por meio de enquetes e pesquisas. É isso que vai te ajudar a fortalecer os laços com a audiência, incentivando-os a marcar amigos e familiares que também possam se interessar pelos seus produtos.

📣 Como ganhar seguidores no Instagram sem gastar nad? Confira 8 dicas.

14. Invista no marketing de influência

O marketing de influência no Instagram nada mais é do que as colaborações feitas com influenciadores digitais que têm uma audiência significativa dentro do seu nicho de mercado

Ao investir nessa estratégia, sua marca pode alcançar um público mais amplo por meio da credibilidade e da influência dessas personalidades. Mas atenção…

Selecione influenciadores cujo público-alvo se alinhe ao seu, garantindo uma conexão mais autêntica. Colabore em campanhas, avaliações de produtos ou promoções especiais. É uma maneira eficaz de construir confiança, expandir o alcance e gerar interesse genuíno em torno dos seus produtos ou serviços.

15. Acompanhe as métricas

A análise de métricas é essencial para entender o desempenho das suas estratégias no Instagram. Afinal de contas, você precisa saber o que está dando certo e o que deve ser ajustado, certo?

Então, monitore métricas como alcance, engajamento, crescimento de seguidores e conversões. Utilize ferramentas analíticas oferecidas pela plataforma e outras externas, se necessário. O foco é compreender o comportamento da sua audiência para traçar estratégias mais assertivas e que, de fato, gerem os resultados que você almeja.

Para finalizar, lembra que tínhamos uma dica para te dar sobre marketing de conteúdo? Não nos esqueçamos dela! Afinal de contas, o que seria de uma empresa que atua no ambiente digital sem uma estratégia de conteúdo realmente eficiente, certo?

Foi pensando nisso que nós criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios

Nele, nós ensinamos como produzir conteúdo de valor, atrair seguidores e transformá-los em clientes fiéis, usando redes sociais como o Instagram. As aulas vão desde o planejamento até a execução e mensuração de resultados. 

Para saber mais sobre o curso, clique aqui: