O Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios pagos na rede social, que podem ser feitos em diversos formatos – como imagens e vídeos – e exibidos no Feed, nos Stories, nos Reels, entre outras áreas. É uma excelente oportunidade para gerar mais cliques e aumentar o alcance e a conversão de vendas.

Existe um ditado popular que faz muito sentido quando falamos sobre o potencial de venda das redes sociais, que é "quem não é visto, não é lembrado”. Isso, basicamente, significa que não basta só a sua empresa estar presente nas plataformas… é preciso que as pessoas encontrem e conheçam o seu negócio.

Quando falamos sobre o Instagram em específico, tal linha de raciocínio se torna ainda mais importante. Afinal de contas, existem mais de 1 bilhão de usuários ativos dentro da plataforma.

Mas o que fazer para atrair, engajar e converter esses usuários em clientes? A resposta é mais simples do que você imagina: criando anúncios por meio do Instagram Ads! E é sobre isso que nós vamos falar ao longo dos próximos tópicos…

Pegue papel, caneta e se prepare para estudar tudo sobre a ferramenta de anúncios do Instagram! Vamos começar? 

O que é Instagram Ads?

O Instagram Ads é uma forma de criar e veicular anúncios dentro da plataforma. É um recurso muito utilizado por perfis comerciais que queiram gerar cliques, vendas e aumentar a visibilidade de suas marcas. 

Em outras palavras, o Instagram Ads é a maneira como as pessoas conhecem o Gerenciador de Anúncios do Facebook e o recurso de impulsionar anúncios dentro do Instagram. 

Os anúncios são feitos em formato de imagens, vídeos ou carrossel e podem ser exibidos tanto no Feed quanto nos Stories, além dos Reels e da aba Explorar. Entre os principais objetivos dos anúncios feitos no Instagram Ads, estão o reconhecimento de marca, a consideração de compra ou conversão em vendas.

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na educação de uso de produtos e serviços.

Por que anunciar no Instagram Ads é importante?

Como dito anteriormente, o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, o que torna a rede social um espaço perfeito para que empresas ampliem o alcance de suas marcas. 

Falamos isso porque, dentro da plataforma, os usuários vão além do simples compartilhamento de fotos e vídeos com amigos e familiares… As pessoas utilizam o Instagram para buscar por produtos e serviços, além de realizar diversas compras.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pela Meta, 81% dos usuários usam o Instagram para buscar novos produtos e serviços. Outra pesquisa, feita pela All iN | Social Miner, aponta que 50% das pessoas usam a plataforma para, de fato, fazerem compras de mercadorias

Esses e tantos outros dados só reforçam o quanto os anúncios no Instagram Ads são ainda importantes para quem vende pela internet. Afinal de contas, é por meio da criação de anúncios que os empreendedores conseguem alcançar ainda mais consumidores e aumentar o volume de vendas de seus negócios

🛒 Instagram Shopping: o que é e como criar uma loja [TUTORIAL]

Quem pode anunciar no Instagram Ads?

Qualquer empresa ou empreendedor pode utilizar o Instagram Ads. Uma das exigências da plataforma, no entanto, é que os perfis sejam de contas comerciais. 

Além disso, o Instagram Ads também solicita a criação de uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, ou a adição da conta já existente no Instagram à ferramenta do Facebook. 

Por último, mas não menos importante, a plataforma também pede que os perfis cumpram todas as Políticas de Publicidade do Facebook. Isso nada mais é do que orientações para nortear o comportamento do anunciante e para seus conteúdos de publicidade, podendo resultar na imposição de restrições caso não sejam respeitadas.

Você pode se interessar também por: Como fazer tráfego pago no Instagram [GUIA PRÁTICO] 

Quanto custa anunciar no Instagram Ads?

O Instagram Ads não determina um valor mínimo para os anúncios. Isso significa que os preços vão variar de acordo com o seu budget (orçamento) para as ações. 

Você pode fazer campanhas com grande alcance, maior duração e mais investimento de dinheiro, ou campanhas menores, que serão mais econômicas para o seu bolso. 

Vale ressaltar que os anúncios feitos pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook e pelo próprio Instagram podem ser configurados de diversas maneiras – o que afeta diretamente o valor final da campanha. 

Mas o que realmente importa é estabelecer um orçamento que vá cobrir os objetivos da sua campanha sem gerar prejuízos para o caixa da sua empresa. Definir as prioridades com equilíbrio – levando em conta os recursos disponíveis – é fundamental.

Quais são os formatos dos anúncios no Instagram?

O Instagram Ads possui diversos formatos de anúncios, cada um deles posicionados em diferentes lugares da plataforma. Basicamente, são eles: imagem, vídeo, carrossel, Stories, Reels e Loja – ou Instagram Shopping.

Anúncios em imagens

Os anúncios em imagem aparecem nos formatos: quadrado, paisagem ou vertical. E podem ser veiculados tanto no Feed – como o exemplo abaixo –, quanto na aba Explorar e nos Stories. 

instagram ads

Anúncios em vídeos

Já os anúncios em vídeo, por sua vez, também aparecem nos formatos quadrado ou paisagem no Feed… Mas, nos Stories, o formato é o de retrato. Eles são ótimos para contar histórias e prender a atenção dos usuários de um jeito mais dinâmico.

instagram ads

Anúncios nos Stories

O formato mais indicado para os anúncios nos Stories é o vertical, mas isso não significa que você não possa explorar outras dimensões. Lembre-se apenas que o foco é gerar uma boa experiência para o usuário.

instagram ads

Anúncios em carrossel

Os anúncios em Carrossel são bastante comuns dentro do Instagram e podem aparecer tanto no Feed quanto nos Stories. 

Com ele, a empresa pode utilizar imagens e vídeos para passar uma mensagem, bastando apenas que os usuários arrastem os conteúdos para o lado para conferir todo o anúncio. 

instagram ads

Anúncios em Reels

Os anúncios no Reels aparecem no formato vertical – isto é, em tela cheia – e apenas em formato de vídeo. Com a popularização dos vídeos curtos, eles ganharam uma grande importância para os empreendedores falarem mais sobre suas marcas e seus produtos dentro da plataforma. 

Anúncios na loja (Instagram Shopping)

Caso você não saiba, o Instagram Shopping é um recurso valioso para quem vende pela plataforma. Ele, basicamente, permite que as empresas estruturem lojas dentro do Instagram e, claro, criem anúncios por lá. 

instagram ads

Quais são as especificações dos anúncios do Instagram Ads?

Além de entender os formatos, também vale a pena você saber quais são as especificações dos anúncios no Instagram Ads. 

Como vimos, os anúncios na plataforma podem ser configurados por meio de imagens e vídeos em diversos espaços da rede social. O ponto de atenção é que cada um deles possui suas respectivas especificações. 

Veja!

Tamanhos de imagem

As imagens devem ter o tamanho final de, no máximo, 30 MB. Contudo, existem especificações direcionadas para cada formato disponível na plataforma: 

Quadrado

Resolução mínima: 600 x 600 Pixels;

Resolução máxima: 1.936 x 1.936 Pixels.

Paisagem

Resolução mínima: 600 x 315 Pixels;

Resolução máxima: 1.936 x 1.016 Pixels.

Vertical

Resolução mínima: 600 x 750 Pixels;

Resolução máxima: 1.936 x 2.420 Pixels;

Para Stories: 1.080 x 1.920 Pixels.

Caso você queira conferir cada ponto citado acima em mais detalhes, sugerimos a leitura do artigo: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

Como criar anúncios no Instagram via Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Agora que você já tem uma boa visão sobre o Instagram Ads, vamos mostrar como criar anúncios por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Veja a seguir:

  1. Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook;
  2. Escolha o objetivo do seu anúncio. Entre as opções, estão: reconhecimento de marca, alcance, tráfego, instalações do aplicativo, envolvimento, visualizações do vídeo e conversões;
  3. Segmente o seu público;
  4. Configure o orçamento, ou seja, quanto deseja gastar por dia ou durante o período total da campanha;
  5. Em “Posicionamento”, defina onde o anúncio vai aparecer: “Instagram Feed” e/ou “Stories”;
  6. Escolha o formato (imagem, vídeo ou carrossel) e o arquivo. Em seguida, insira o título, a descrição e a CTA;
  7. Em “Rastreamento” adicione a URL do conteúdo. Se for um produto, por exemplo, insira o link dele no seu site de vendas;
  8. Por fim, publique a sua campanha.

Se quiser saber mais, temos um artigo completo sobre o assunto: Como fazer anúncio pago no Instagram em 9 passos [TUTORIAL]

Como criar anúncios via aplicativo do Instagram?

Já para criar anúncios via aplicativo do Instagram, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o perfil de sua conta comercial do Instagram;
  2. Vá em “Ferramentas para anúncios”;
  3. Escolha a publicação que deseja divulgar e clique em “Avançar”, no canto superior direito;
  4. Caso ainda não tenha feito a vinculação da sua página do Facebook ao Instagram, faça isso agora;
  5. Depois, configure o público de acordo com os recursos disponíveis;
  6. Estabeleça o orçamento que deseja gastar por dia, a duração do anúncio e a distribuição. Feito isso, clique em “Avançar”;
  7. Para finalizar, selecione “Criar promoção”.

Caso queira conferir em mais detalhes, leia: Como impulsionar no Instagram em 7 passos

10 dicas para fazer bons anúncios no Instagram Ads

Depois de tantas informações relevantes sobre o Instagram Ads, que tal conferir algumas dicas para fazer bons anúncios na plataforma?

1. Crie metas claras para seus anúncios no Instagram

Nenhuma ação de marketing digital funciona sem um objetivo claro… O mesmo vale para os anúncios no Instagram. 

E quando falamos sobre objetivos, não estamos nos referindo apenas àqueles disponíveis no Instagram Ads – como reconhecimento de marca, consideração ou conversão. Mas da meta central que você deseja alcançar como empresa. 

Por exemplo, você possui um novo produto em sua loja virtual e quer fazer todo o trabalho de divulgação. Não basta só pensar que a sua meta é vender muito, mas sim definir uma quantidade mínima

Aliás, você pode ir além… Estabeleça também em quanto tempo os produtos deverão ser vendidos e outros pontos que julgar interessantes. Se quiser uma ajudinha extra nesse sentido, temos um artigo que pode te ajudar: Campanha de Marketing: o que é e como criar uma para o seu negócio

2. Use a identidade visual da sua empresa nos anúncios

A identidade visual é um conjunto de elementos que representam uma empresa. E isso vai desde o seu nome, passando por elementos gráficos até os produtos ou serviços comercializados, assim como  a sua visão, missão e propósito. 

Normalmente, quando falamos em identidade visual logo pensamos em logotipo, slogan, paleta de cores, dentre outros elementos. E isso faz muito sentido… Quantas vezes você já “esbarrou” com um anúncio na internet e identificou, quase de maneira automática, qual companhia o havia feito? Apostamos que muitas.

O McDonald's é um grande exemplo disso. Basta apenas aparecer a cor vermelha e o grande “M” em amarelo para que haja uma identificação rápida da rede de fast food

Trazendo para o contexto dos anúncios no Instagram Ads, não podemos deixar de citar o quanto é importante usar a identidade visual da sua empresa. Falamos isso porque é ela que vai te ajudar a “fixar” a sua empresa na mente dos usuários dentro do Instagram. 

Assim, as pessoas logo reconhecerão o seu negócio ao visualizarem os anúncios, aumentando as chances de elas considerarem a sua loja virtual na hora de comprar um determinado produto ou serviço. 

3. Trabalhe com um orçamento viável

Como vimos, os anúncios precisam de um mínimo de investimento para rodarem no Instagram Ads. Mas isso não significa que você precisa investir rios de dinheiro nessa iniciativa…

Na verdade, os anúncios – ou qualquer outra ação de marketing – devem ter um orçamento que caiba no caixa da empresa. Ultrapassar os limites financeiros do seu negócio só vai fazer com que você tenha prejuízos, algo complicado pensando na lucratividade da sua loja a médio e longo prazo.

Por isso, o que nós indicamos é que você trabalhe com um orçamento viável ao criar anúncios no Instagram Ads. Cresça aos poucos e, com o tempo, faça investimentos mais robustos nas suas campanhas.

4. Utilize imagens de qualidade

Uso de imagens de qualidade é uma premissa básica quando falamos de venda de produtos pela internet. Mas, quando o foco são os anúncios criados no Instagram Ads, isso se torna ainda mais importante…

Isso porque a imagem do anúncio é responsável por captar a atenção do consumidor, fazendo com que ele clique no link disponível e tome a ação que você deseja – seja a compra de um produto, a inscrição em um formulário ou qualquer outra. 

Por isso, não abra mão de usar imagens de qualidade! Sejam elas estáticas ou em vídeo, não importa… O foco é você usar boas imagens para chamar a atenção dos usuários para o seu anúncio.

5. Aborde tópicos importantes

Quais são os temas importantes para a sua audiência dentro do Instagram? Você precisa saber cada um deles para não desperdiçar tempo e dinheiro com anúncios desinteressantes e que não vão converter.

Para isso, convidamos você a refletir sobre a persona da sua empresa. Você já ouviu falar neste termo?

A persona nada mais é do que o perfil semi fictício do seu consumidor ideal. Ela é definida a partir de informações básicas dos seus clientes, como comportamentos, interesses, necessidades, expectativas, etc.

Saber quem é a persona do seu negócio é crucial para traçar estratégias e produzir conteúdos– como os anúncios no Instagram Ads – de maneira mais eficiente. 

Se quiser descobrir a persona do seu negócio, indicamos o preenchimento do Mapa da Empatia, ferramenta gratuita que desenvolvemos para ajudar empreendedores nessa tarefa. Baixe agora mesmo!

 6. Use páginas com design responsivo

Um design responsivo permite que usuários possam ter uma boa experiência navegando pelas suas páginas a partir de diversos dispositivos, como smartphones, tablets, desktops e outros. 

Levando em consideração que o Instagram é um aplicativo amplamente utilizado por meio de smartphones, as páginas de venda do seu site precisam ser responsivas. É isso que vai fazer com que as pessoas consigam visualizar todas as informações sem nenhum erro nas páginas.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, certifique-se de que a plataforma de Ecommerce que utiliza fornece esse tipo de serviço. Caso você esteja em busca de uma boa opção, nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder em toda a América latina.

7. Use CTAs atraentes

A CTA é um dos elementos cruciais que todo anúncio deve ter. Ela nada mais é do que a chamada para a ação (ou Call to Action) capaz de levar o usuário a tomar a decisão que você deseja. 

Normalmente, a CTA fica disponível por meio de um botão e sempre leva um verbo no imperativo – como: assine agora, saiba mais informações, clique aqui para comprar e mais. 

Quer saber um pouco mais sobre este recurso? Confira o artigo: O que é CTA: descubra como utilizar Call to Actions no seu Ecommerce

8. Direcione os usuários para landing pages

As landing page nada mais são do que páginas que têm um propósito específico. Neste caso dos anúncios pelo Instagram Ads, podemos citar a venda de produtos ou serviços. 

As páginas possuem todas as informações que os consumidores precisam para decidirem pela compra de um item. Por isso, ao criar anúncios no Instagram Ads, uma boa alternativa é direcionar os usuários para as landing pages.

Nelas, as pessoas vão encontrar todas as informações sobre o produto ou serviço, as formas de pagamento disponíveis, dicas de uso, perguntas frequentes (FAQ) e mais.

9. Use UTMs

Você já ouviu falar em UTMs? Essa sigla diz respeito a parâmetros de rastreamento que te ajudam a entender não só a quantidade de pessoas que clicaram no link do seu anúncio, mas também de onde elas vieram. Na verdade, mais do que isso…

As UTMs são cruciais para o que Google Analytics contabilize o número total de visitas e conversões, com base em informações como:

  • Origem (source);
  • Mídia (medium);
  • Nome da campanha (campaign). 

Uma das principais ferramentas que você pode utilizar é o Campaign URL Builder, que fornece todos os campos necessários para você compreender depois de maneira mais clara as suas fontes de tráfego. 

Este ponto, inclusive, nos leva para a última dica que vamos dar neste artigo…

10. Monitore os resultados de suas campanhas no Instagram Ads

A criação do anúncio no Instagram Ads é apenas o início de todo o processo. Depois que o conteúdo vai ao ar, é preciso que você monitore os resultados da campanha para entender se ela está gerando os resultados esperados.

E para que você consiga tanto criar anúncios com alto potencial de conversão, quanto analisar o resultado de cada campanha, não tem jeito… você precisa entender melhor sobre o Facebook Ads.

Essa é uma ferramenta muito poderosa, que pode ajudar o seu negócio a entrar em contato com o público certo e obter os melhores resultados a partir disso. 

Para te ajudar nisso, nós desenvolvemos o Manual Completo de Facebook Ads, onde montamos um guia para que você entenda como criar anúncios no Instagram do jeito certo. 

Ficou interessado? Para fazer o download gratuitamente, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é o Instagram Ads?

O Instagram Ads é uma ferramenta que permite a criação e veiculação de anúncios dentro da plataforma. Eles podem ser feitos em formato de imagens, vídeos ou carrossel e podem ser exibidos no Feed, nos Stories, Reels e na aba Explorar.

Quem pode anunciar no Instagram Ads?

Qualquer empresa ou empreendedor pode utilizar o Instagram Ads. É preciso apenas ter conta comercial no Instagram e uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook – também é possível vincular as duas. Outro ponto é que a plataforma pede que os perfis cumpram todas as Políticas de Publicidade do Facebook.

Qual o valor do anúncio no Instagram?

O Instagram Ads não determina um valor mínimo para os anúncios. Isso significa que os preços vão variar de acordo com o seu orçamento para as ações. Você pode fazer campanhas com grande alcance, maior duração e mais investimento de dinheiro, ou campanhas menores, que serão mais econômicas para o seu bolso.

Como criar anúncios no Instagram Ads?

Para fazer anúncio no Instagram Ads você deve acessar o Gerenciador de Negócios do Facebook e escolher o objetivo do seu anúncio. Depois, segmente o seu público e configure o orçamento. Já em “Posicionamento”, defina onde o anúncio vai aparecer, além de também escolher o formato. Em “Rastreamento”, adicione a URL do conteúdo e, por fim, publique o seu anúncio.