Saber como configurar o Google Analytics é fundamental para acompanhar o desempenho do seu site e entender quem é o seu público. Ainda assim, esse é um processo que gera muitas dúvidas. Foi por isso que criamos esse passo a passo. Leia agora! 

O Google Analytics é, hoje, uma das ferramentas de análise mais importantes do mercado. É por meio dela que você é capaz de acompanhar o fluxo de visitantes das suas páginas e entender como eles se comportam dentro do seu site. 

No entanto, muitos empreendedores têm dificuldade de configurar o Google Analytics, principalmente porque esse é um processo que requer certo conhecimento técnico e bastante atenção aos detalhes

Ainda assim, esse é um passo indispensável para quem quer administrar um Ecommerce. Se você ainda tem dúvidas sobre como configurar o Google Analytics, temos certeza de que este artigo vai ser de grande ajuda.

Vamos começar? 

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de coleta e análise de dados disponibilizada pelo Google sem nenhum custo. Seu intuito é monitorar todo o fluxo de visitantes dentro de um site e criar relatórios que ajudam na tomada de decisão

É por meio do Google Analytics – também conhecido como GA – que é possível entender o número de pessoas que visitaram um site, quais páginas elas visualizaram e quando elas encerraram a navegação.

Dentro do contexto do Ecommerce, essa é uma ferramenta ainda mais útil. O GA também é capaz de mostrar quais os produtos mais acessados e vendidos de um site de vendas, quantas pessoas colocaram um item no carrinho e mais. 

Também é por meio do Google Analytics que é possível monitorar o desempenho de campanhas de marketing no Google, em redes sociais e em outros sites.  Por esses e outros motivos, o Google Analytics é uma das ferramentas mais valiosas para aqueles que querem tomar decisões baseadas em dados – os adeptos do data driven marketing

Apesar da breve explicação, nosso objetivo com este artigo é detalhar o processo de como configurar o Google Analytics. Essa é uma ferramenta muito rica, da qual falamos em maiores detalhes neste artigo aqui: Google Analytics: o que é, como usar e como instalar. 

Então, voltando ao assunto… 

Como adicionar o Google Analytics ao seu site?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que faz essa poderosa ferramenta, é hora de entender como configurar o Google Analytics em seu site. 

Como já adiantamos na introdução, esse é um processo que requer atenção aos detalhes. Sem mais delongas, vamos ao passo a passo: 

1. Crie uma conta no GA

O primeiro passo é criar uma conta no Google Analytics. Acesse a gina do GA e clique em “Começar avaliação”.

Nossa primeira recomendação é que você use um e-mail profissional neste momento. Se necessário, crie uma conta do Google para a sua empresa para, só então, usar este e-mail na sua conta do Google Analytics. 

Nós detalhamos esse processo no seguinte artigo: Como criar um e-mail profissional para você e sua empresa? Descubra.  

como configurar o Google Analytics

2. Gere o código de acompanhamento gtag.js 

Depois de criar a sua conta, é preciso criar uma propriedade do Google Analytics. Esse nada mais é do que um código único, que permite que você concentre todas as informações sobre um site em um só lugar. 

Ele é útil para empresas que têm sites em mais de um domínio ou contam com aplicativos. 

Para gerar o código de acompanhamento, chamado de gtag.js, acesse a página do Google Analytics e faça seu login.

como configurar o Google Analytics

Depois, adicione um nome para sua conta. Isso é importante para diferenciar cada conta caso você decida criar novos perfis no futuro. 

Depois, preencha os campos de propriedade com o nome do seu site e a URL. Em seguida, informe a categoria do seu setor. 

como configurar o Google Analytics

Depois desse processo, clique no botão  “Ver ID de acompanhamento”. Você verá um pop-up com os termos de serviço e, assim que aceitá-los, poderá ver o código que precisa ser instalado em seu site. 

Copie-o e vamos ao próximo passo! 

3. Instale o GA em seu site 

Existem algumas opções de como configurar o Google Analytics em seu site. São elas: 

Instalação manual 

A instalação manual costuma ser a mais usada, mas ela requer um certo conhecimento de HTML, ou a ajuda de um profissional da área. 

Para começar, você precisa ter acesso ao código do site. Antes de iniciar o processo, faça um backup de todos os dados. Esse é um cuidado necessário caso algo dê errado e você precise restaurar a versão antiga do seu site. 

Então, pegue o código de acompanhamento gerado no passo anterior, abra o HTML do seu site e cole o código inteiro, sem alterações, depois da tag <head>. Você deve fazer isso em todas as páginas que deseja medir. 

Normalmente, são medidas todas as páginas do site, até aquelas que só estão disponíveis depois do login do usuário. Depois de realizar o processo, basta salvar o arquivo e pronto! 

Instalação com o Google Tag Manager 

O Google também disponibiliza uma tarefa cujo único objetivo é facilitar o gerenciamento de tags em sites – o Google Tag Manager.  Para usá-la você deve ter uma conta criada e vinculada ao seu site. 

Para completar esse processo inicial, você pode conferir o tutorial do Google sobre o assunto: Configurar e instalar o Gerenciador de tags

E, uma vez que você tenha feito isso, os passos para configurar o Google Analytics no seu site são os seguintes: 

Abra seu Google Tag Manager e selecione o contêiner para o qual você quer implementar a sua tag. Depois, clique em “Adicionar nova tag”. Selecione a tag do Google Analytics e escolha a opção de “Todas as páginas” para que a tag seja implementada no site inteiro. 

como configurar o Google Analytics

Como testar se o Google Analytics está funcionando? 

Depois de completar todo esse processo, você quer saber se o código está realmente funcionando, certo? 

A forma de fazer isso é bem simples… 

Em uma guia anônima, de preferência, acesse o seu site e navegue por algumas páginas. Então, acesse o painel do Analytics e siga o caminho: Tempo real > Visão geral ou Tempo real > Comportamento.

O ideal é que você consiga identificar os passos da sua visita. Se isso é possível, o seu Google Analytics está configurado corretamente! 

Por que saber como configurar o Google Analytics é importante? 

Através do Google Analytics você é capaz de entender quantos usuários acessam diariamente a loja. 

Além disso, você também consegue reunir informações sobre quais são os produtos mais visitados, taxa de conversão do negócio, dados demográficos e geográficos dos clientes, comportamento desses consumidores no funil de vendas e mais.

Basicamente, o Google Analytics é uma plataforma a ser acessada diariamente pelo empreendedor. É por lá que você vai descobrir onde estão alguns de seus principais erros e acertos e entender o tráfego do seu site.

Com o seu Google Analytics pronto para ser analisado na sua loja virtual, o próximo passo é entender o que fazer com todas as informações, dados e métricas.

O Google Analytics serve como um mapa para mostrar quais caminhos você deve seguir no seu negócio.

A partir dos dados e relatórios, é possível usar as informações para criar estratégias de alta performance e tomar decisões assertivas para aumentar visitas, conversão, vendas e turbinar o seu Ecommerce.

E é exatamente isso que te ensinamos a fazer no curso Tráfego Pago para Ecommerce. Ministrado pelo especialista em tráfego e referência nacional no assunto, Diego Santana, o curso detalha todos os passos para trazer mais visitantes para um site de vendas. 

As aulas estão disponíveis na assinatura Ecommerce na Prática! 

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de coleta e análise de dados disponibilizada pelo Google sem nenhum custo. Seu intuito é monitorar todo o fluxo de visitantes dentro de um site e criar relatórios que ajudam na tomada de decisão.

Como configurar o Google Analytics no meu site?

Primeiro, crie uma conta no Google Analytics. Depois gere um código de acompanhamento de uma propriedade e instale o código em seu site usando a instalação manual ou o Google Tag Manager.

Como testar se o Google Analytics está funcionando?

Em uma guia anônima, de preferência, acesse o seu site e navegue por algumas páginas. Então, acesse o painel do Analytics e siga o caminho: Tempo real > Visão geral ou Tempo real > Comportamento. O ideal é que você consiga identificar os passos da sua visita. Se isso é possível, o seu Google Analytics está configurado corretamente!