O mercado de moda plus size vem ganhando cada vez mais destaque por promover a diversidade corporal e disseminar a importância da autoaceitação. Se você quer saber como vender roupas plus size, este artigo vai te ajudar!

À medida que a conscientização sobre as diferentes formas de corpos continua a aumentar, os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de encontrar peças que reflitam a realidade, seus gostos e estilos. 

Esse movimento, é claro, impulsionou o mercado de roupas plus size, criando oportunidades valiosas para empreendedores que desejam ter um negócio de sucesso nessa área. 

Contudo, entrar neste exigente mercado requer uma compreensão profunda não apenas das necessidades dos clientes, mas também das estratégias para alcançá-los e satisfazê-los.

E é sobre isso que vamos falar neste artigo! 

Aqui, você vai compreender todos os passos de como vender roupas plus size e ter sucesso. Vamos começar?

Vender roupa plus size dá dinheiro?

Sim, vender roupas plus size é um negócio rentável. Com a constante conscientização sobre a importância da representatividade e inclusão na moda, a demanda por roupas plus size não para de crescer.

De acordo com um levantamento realizado pela ABPS (Associação Brasil Plus Size), o mercado brasileito de moda plus size movimentará R$ 15 bilhões em 2027. Para você ter uma ideia, o segmento cresceu 75% no país nos últimos 10 anos.

Esse cenário animador só acontece porque os consumidores estão cada vez mais buscando marcas especializadas em roupas plus size ou que que ofereçam uma variedade de tamanhos e estilos que atendam às suas necessidades.

E é justamente aí que surge a oportunidade para os empreendedores criarem uma loja plus size de sucesso.

Vantagens de começar uma loja plus size

Antes de entender como vender roupas plus size, vale a pena você conhecer as vantagens de ter um negócio desse tipo de negócio. Veja:

Demanda crescente

Há uma mudança nas percepções de beleza e um aumento na conscientização sobre inclusão e diversidade. Diante disso, mais consumidores estão buscando opções de moda que atendam suas necessidades específicas de tamanho e estilo

O principal reflexo disso é a oportunidade valiosa para empreendedores que desejam entrar nesse mercado em expansão e atender a essa demanda crescente.

👗 Leia também: Qual o melhor site para vender roupas? Confira 13 opções.

Menos concorrência

Apesar do aumento da demanda, o mercado de roupas plus size ainda enfrenta certa falta de concorrência em comparação com o mercado tradicional de moda. Esse cenário pode oferecer uma vantagem estratégica para você, que deseja abrir um negócio no segmento.

Fidelização de clientes

Quando os consumidores se sentem valorizados e representados por uma marca, eles tendem a se tornar mais leais e engajados. Não à toa, boa parte dos clientes retorna para compras futuras e recomenda a loja para amigos e familiares. 

No geral, isso significa que se você oferecer uma boa experiência de compra, sua loja plus size terá a oportunidade de construir relacionamentos sólidos e duradouros com os compradores. E a fidelização de clientes vai aumentar significativamente, é claro.

Mais representatividade

É verdade que ter uma loja plus size oferece oportunidades comerciais importantes. Mas não só isso…

Esse tipo de negócio também permite que os empreendedores contribuam para a representatividade e inclusão na indústria da moda. Em termos simples, ajuda a promover uma imagem mais realista e diversificada da beleza.

Isso não apenas impacta positivamente os consumidores, mas também contribui para que eles tenham uma boa autoestima e segurança na hora de se expressarem a partir de suas roupas e acessórios. 

Ou seja, é um tipo de negócio com um propósito – e esses crescem 3x mais do que outros tipos de negócio, de acordo com o relatório Global Marketing Trends, da Deloitte. 

📱 Leia também: 9 Tipos de Ecommerce: veja quais são, como funcionam e suas diferenças.

Como vender roupas plus size?

Até aqui, já entendemos o quanto o mercado de moda plus size pode ser lucrativo para os empreendedores, certo? 

Agora, para complementar, vamos ensinar todos os passos para você abrir a sua loja. 

Já adiantamos que será preciso conhecer bem o mercado e ter uma boa plataforma de Ecommerce. Para facilitar, essas são as etapas de como vender roupas plus size:

1. Conheça bem o mercado plus size;

2. Conheça seu público;

3. Criar um plano de negócios;

4. Encontre bons fornecedores;

5. Desenvolva a identidade da sua marca;

6. Escolha uma boa plataforma de Ecommerce;

7. Estabeleça os meios de pagamento e entrega;

8. Invista em representatividade;

9. Tenha um bom atendimento;

10. Faça uma boa divulgação;

11. Acompanhe as tendências.

Vamos entender melhor cada um desses itens? Veja a seguir…

1. Conheça bem o mercado plus size

A primeira coisa que você deve fazer para vender roupas plus size é conhecer profundamente o mercado. Ou seja, como é a demanda, quem são seus concorrentes diretos e indiretos, qual o perfil do público, dentre outros pontos.

Como o mercado de moda é bastante dinâmico, também é importante acompanhar todas as tendências. Entenda a frequência com a qual elas surgem e a rapidez com que as peças entram no mercado. 

A ideia é você saber absolutamente tudo sobre o segmento de moda plus size, a fim construir um negócio coerente e com o real potencial para crescer nesse mercado. 

🔎 Aproveite para ler também: Pesquisa de mercado: o que é, como fazer e principais ferramentas.

2. Conheça seu público

Você já sabe que o seu público é aquele interessado em modo plus size, correto? Mas só isso não é o suficiente. Existem diversas oportunidades de público dentro desse mercado

Moda praia, roupas de inverno, vestidos para festas, peças mais formais para trabalho em escritórios, etc. Cada um desses públicos tem as suas características próprias e necessidades, e é o seu papel entender tudo sobre o perfil dos clientes que deseja atingir

Um ponto importante é que, quando falamos sobre conhecer o seu público, estamos nos referindo mais precisamente ao conceito de persona. Já ouviu falar dele?

A persona nada mais é do que o perfil fictício do seu consumidor ideal. É construída com base em informações específicas, comportamentais e psicográficas, dando-lhe uma personalidade e histórias de vida únicas.

💡 Para te ajudar nesse processo, sugerimos que preencha o Mapa da Empatia.  Essa ferramenta é totalmente gratuita e criada pelos especialistas do Ecommerce na Prática,  com o objetivo de ajudar os empreendedores a encontrar suas personas de maneira simples e rápida.  Aproveite!

3. Crie um plano de negócios

Um plano de negócios detalhado servirá como um guia para o sucesso do seu empreendimento. 

Ele deve incluir uma visão geral da sua empresa, análise de mercado, estratégias de marketing e vendas, detalhes sobre produtos, capital de giro, margem de lucro desejada, etc.

Em termos simples, criar um plano de negócios sólido permitirá que você defina metas claras, identifique áreas de oportunidade e tome decisões informadas ao longo do desenvolvimento do seu negócio.

📝 Temos um artigo sobre o tema que pode te ajudar: Como montar um plano de negócios para loja de roupas?. Leia quando puder!

4. Encontre bons fornecedores

Os fornecedores serão a base do seu negócio de moda plus size. Isso porque a qualidade dos seus produtos será um dos diferenciais competitivos da sua loja. 

Diante disso, é vital encontrar fornecedores confiáveis que ofereçam roupas de alta qualidade e uma variedade de estilos e tamanhos. Não tenha só um, mas dois, três, quatro ou mais. 

Falamos isso porque o foco é não deixar os seus clientes sem as peças que desejam. Assim, caso um parceiro comercial não possa suprir a sua demanda, outro certamente fará isso. 

Até aqui, tudo bem. Mas como encontrar fornecedores de confiança? Isso pode exigir pesquisa online e participação em feiras do segmento plus size, por exemplo. Explicamos isso em detalhes no artigo: Como conseguir fornecedores de roupas? Veja 15 opções confiáveis. 😉

5. Desenvolva a identidade da sua marca

Como a sua marca será reconhecida no mercado? É preciso pensar nisso, já que a identidade da marca é o que diferencia sua empresa das demais no mercado

Ela engloba elementos de sua identidade visual, como o nome da marca, logotipo e paleta de cores. Além de missão, tom de voz da comunicação, dentre outros pontos.

Tenha em mente que desenvolver uma identidade de marca autêntica ajudará a construir o reconhecimento da marca, estabelecer uma conexão emocional com os clientes e diferenciar sua empresa da concorrência.

📌 Aproveite para ler também: Posicionamento de marca: o que é e como criar um para destacar sua empresa?

6. Escolha uma boa plataforma de Ecommerce

Outro passo importante de como vender roupas plus size é escolher uma boa plataforma de Ecommerce. Ela deve ser capaz de te auxiliar a não só criar uma loja virtual do zero, mas também estruturar e gerir seu negócio de maneira eficiente

Para isso, nós indicamos a Nuvemshop, líder de seu segmento em toda a América Latina e com mais de 110 mil lojistas ativos. Com ela, você pode começar pelo plano gratuito ou um dos pagos. Leitores e alunos da nossa escola ganham 25% de desconto na primeira mensalidade. 

Para saber mais, clique no banner abaixo:

12 BANNER BLOG - NUVEMSHOP

7. Estabeleça os meios de pagamento e entrega

Como a sua loja plus size vai receber os pagamentos pelas peças compradas? É preciso que ela ofereça as opções mais populares entre os consumidores, como:

Caso queira saber mais, explicamos o tema no artigo: Como receber pagamentos online? Confira as 10 melhores opções. 💳

Quanto aos meios de entrega, um bom aliado dos lojistas no início – e em qualquer outra fase do negócio – são os Correios, já que as suas agências fecham contratos específicos que tendem a caber no bolso dos empreendedores. 

Também é possível fazer parcerias com outras transportadoras, como Azul Cargo Express, Mandaê e Jadlog, por exemplo. Temos um artigo que vai te ajudar a entender melhor esse processo: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]. 🚚 

8. Invista em representatividade

A representatividade é um aspecto vital da moda plus size e não pode ser ignorado na hora de estruturar a sua loja. Então, garanta que a sua marca promova a inclusão, diversidade e aceitação do próprio corpo em todas as suas iniciativas de marketing.

Isso pode envolver o uso de modelos plus size em suas campanhas, representação autêntica de diferentes tipos de corpo e promoção de uma mensagem positiva de autoaceitação. 

É isso que vai te ajudar a construir uma conexão mais forte com seu público e contribuir para essa mudança positiva na indústria da moda que vem acontecendo.

9. Tenha um bom atendimento

Quando o atendimento é de qualidade, dificilmente os clientes ficam insatisfeitos. E todo empreendedor sabe que consumidor feliz é o mesmo que mais vendas sendo feitas, não é verdade?

Por isso, esteja presente durante todas as etapas da jornada de compra. Resolva questões com rapidez e profissionalismo, a fim de transformar uma situação negativa em uma experiência positiva e fortalecer a relação com o cliente.

Você pode fazer isso por meio de ferramentas de chat online, chatbots, além das tradicionais, como e-mail, telefone, etc. Falamos mais sobre isso no artigo: O que é o serviço de atendimento ao consumidor? Entenda conceito e importância. 📞

10. Faça uma boa divulgação

Dentro do processo de como vender roupas plus size há também a necessidade de divulgação das pelas. Ou seja, você precisa impulsionar as vendas da sua loja com anúncios

Para isso, conte com plataformas de publicidade, como o Google Ads (para anúncios nos mecanismos de busca), e Facebook Ads (para anúncios nas redes sociais). Nesse sentido, também há o YouTube Ads, TIkTok Ads, dentre outros. Tudo vai depender das plataformas que você utiliza para divulgar suas peças plus size.

Além disso, é claro que você também precisa produzir conteúdo orgânico, isto é, aquele que não será anunciado. A produção de conteúdo relevante é parte vital para uma boa estratégia de divulgação

É com ela que você vai conscientizar seus potenciais clientes de que as peças da sua loja plus size são as melhores para suas necessidades. 

11. Acompanhe as tendências

Por último, mas não menos importante neste passo a passo de como vender roupas plus size, há a necessidade de acompanhar todas as tendências.

Isso pode envolver ficar de olho em desfiles de moda, pesquisar influenciadores e blogueiros de moda plus size, e monitorar as mídias sociais para identificar as últimas tendências e preferências dos consumidores. 

Fazendo isso, você pode ajustar sua oferta de produtos e manter sua marca como a primeira opção dos clientes.

Vale a pena apostar no mercado plus size?

Sim, vale muito a pena apostar no mercado de moda plus size. Como mencionado anteriormente, este é um segmento em plena expansão, atingindo cada vez mais consumidores brasileiros. 

Outro ponto importante é que há uma concorrência relativamente mais baixa do que no segmento de moda tradicional, o que pode te ajudar a destacar e posicionar mais facilmente a sua loja.

Isso é o suficiente para ter uma loja plus size de sucesso? É claro que não! Antes de qualquer dado sobre o mercado, você também deve considerar olhar para a base para a construção e gerenciamento de um negócio online.

Em termos práticos, é preciso saber como criar, estruturar e alavancar a sua loja de roupas plus size do jeito certo. Para isso, é claro que nós podemos te ajudar! Sabe como?

Com o treinamento Ecommerce do Zero! Nele, você aprende o passo a passo para criar seu Ecommerce partindo do zero e faturar R$ 30 mil em 90 dias

As aulas estão disponíveis na escola Ecommerce na Prática, plataforma onde você encontra dezenas de cursos e centenas de aulas disponíveis sobre Ecommerce, loja virtual, dropshipping, marketing, tráfego pago e muito mais.

Saiba mais sobre o Ecommerce do Zero:

Perguntas Frequentes

Vender roupa plus size dá dinheiro?

Sim. De acordo com um levantamento realizado pela ABPS (Associação Brasil Plus Size), o mercado brasileito de moda plus size movimentará R$ 15 bilhões em 2027. Para você ter uma ideia, o segmento cresceu 75% no país nos últimos 10 anos.

Como vender roupas plus size?

1. Conheça bem o mercado plus size; 2. Conheça seu público; 3. Criar um plano de negócios; 4. Encontre bons fornecedores; 5. Desenvolva a identidade da sua marca; 6. Escolha uma boa plataforma de Ecommerce; 7. Estabeleça os meios de pagamento e entrega; 8. Invista em representatividade; 9. Tenha um bom atendimento; 10. Faça uma boa divulgação; 11. Acompanhe as tendências.