O YouTube é um dos principais canais utilizados por empreendedores na hora de ampliar o alcance da marca e aumentar as vendas. Quer saber como anunciar no YouTube? Confira este artigo na íntegra!

O YouTube é uma plataforma de vídeos que conta com uma audiência muito grande. Ao todo, são mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, com cerca de 42,9% acessando a plataforma todos os meses.  

A força da plataforma tornou-se tão grande entre as pessoas que as empresas enxergaram nela uma forma de expandir ainda mais os resultados de seus negócios. Por lá, existem diversos recursos voltados para negócios, entre os principais, os anúncios pagos. 

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar como anunciar no YouTube, quanto custa fazer isso, além de vários outros pontos importantes. Veja!

Por que anunciar no YouTube?

Anunciar no YouTube é a maneira mais eficiente de aumentar o alcance de um canal dentro da plataforma, atingindo um maior número de interessadas nos conteúdos da marca. 

Todos os dias, milhares de conteúdos são publicados na plataforma, chamando a atenção dos mais variados públicos. Para você ter uma ideia, o YouTube é o 2º site com maior tráfego da internet, ficando atrás apenas para o Google, companhia da qual faz parte. 

Além disso, mais de 1 bilhão de horas de conteúdo são consumidas todos os dias na plataforma. E o tempo médio de uso do YouTube por usuário é de 16 minutos e 44 segundos diários.

Mas se formos para elencarmos alguns motivos básicos sobre por que você deveria anunciar no YouTube, estes seriam:

Promove o consumo de conteúdo em diferentes dispositivos

É possível assistir aos vídeos publicados dentro da plataforma por diversos dispositivos: computadores, desktop ou notebooks, celulares, tablets e mais

Se você considerar que o YouTube é um dos aplicativos mais acessados pelos brasileiros, vai perceber o mar de oportunidades que existe por lá para ampliar o alcance da sua marca. 

Aumento do alcance da marca

Falando em alcance… sim, o YouTube é um lugar perfeito para mais pessoas conhecerem a sua marca. Por lá, as pessoas conhecem diversas empresas…  e a sua pode ser uma delas

Os vídeos da plataforma estão presentes no dia a dia das pessoas de diversas maneiras, seja como passatempo, pesquisa por reviews de produtos, auxílio para a resolução de algum problema por meio de tutoriais, ou qualquer outra forma. 

Gera mais tráfego para o site

A partir do momento que você cria, publica e patrocina vídeos no YouTube, maiores são as chances de levar mais pessoas para o seu site de vendas.

Imagine que você tem uma loja de revenda de perfumes importados e faz vídeos explicando detalhes sobre eles. Por lá, além de dizer se a fragrância tem notas doces, amadeiradas ou florais, você também mostra o vidro do perfume e a caixinha, por exemplo.

E mais: se você colocar na descrição do vídeo o link de compra que leva direto para o seu site, automaticamente, aumentando o volume de tráfego deles. Muito bom, não é?

Crescimento das vendas

A partir do momento que você aumenta o tráfego do seu site com os vídeos do seu canal no YouTube, as chances de suas vendas crescerem são bem altas. Entre todas as redes sociais que possuem espaços para divulgação de produtos e vendas, o YouTube é uma das que mais se destacam. 

Não é à toa que, junto com o Instagram, o YouTube é uma das queridinhas dos influenciadores virtuais

Como funcionam os anúncios no YouTube?

Os anúncios no YouTube funcionam de maneira similar a qualquer outra rede social. A marca cria o conteúdo, faz a publicação e patrocínio para que mais pessoas consigam visualizá-lo dentro da plataforma.

Para tudo isso acontecer, é preciso que você tenha uma conta de e-mail Google (Gmail), segmente o público que vai ser atingido, defina as palavras-chave e, por fim, um budget (orçamento) para o anúncio. 

Fique tranquilo, pois vamos mostrar o passo a passo completo mais adiante neste artigo… Continue a leitura! 

Quanto custa para divulgar um vídeo no YouTube?

Não há um preço definido para os anúncios feitos no YouTube. Mas vale a pena você saber que só haverá cobrança quando os anúncios forem assistidos, clicados ou atingirem mais de mil visualizações.

Isso significa que se você escolher um formato de anúncio em que a pessoa começa a assistir, mas pode pular para não continuar vendo o restante, a cobrança será zero. Ou seja, você só paga quando o usuário realiza a ação da campanha

Quais são os formatos de anúncios do YouTube?

Antes de mostrarmos como anunciar no YouTube, vale a pena você conhecer os formatos de anúncios disponíveis na plataforma. O uso de cada um deles vai depender dos objetivos que você tem para o seu negócio.

Veja:

1. Anúncios in-stream (puláveis e não-puláveis)

Os anúncios in-stream são aqueles que podem ser vistos antes ou durante a veiculação dos vídeos. De todos os anúncios do YouTube, os in-streams são os que possuem maior duração.

Eles são classificados entre de suas formas:

  • Anúncios in-stream puláveis: como o próprio nome já indica, os anúncios in-stream puláveis são chamados assim porque podem ser pulados após 5 segundos do início de sua veiculação. 
  • Anúncios in-stream não-puláveis: já os anúncios in-stream não-puláveis, faz com que a pessoa seja obrigada a assistir todo o anúncio. Normalmente, sua duração vai até 15 segundos.  

E existem algumas formas de pagar tanto pelos anúncios in-stream puláveis quanto pelos não-puláveis, como CPV (custo por visualização), CPM (custo por mil) e CPA (custo por aquisição). 

2. Bumper ads (ou breve)

Os bumper ads, também chamados de anúncios breves, possuem duração de até 6 segundos. Assim como os demais, eles também podem ser veiculados antes ou durante o vídeo. 

O ponto de atenção é que os bumper ads não podem ser ignorados pelos espectadores. Isso faz com que a comunicação criada pela marca para o anúncio precise ser sucinta e direto ao ponto. A atenção do usuário nesse tipo de anúncio do YouTube vale ouro. 

3. Anúncio de vídeo discovery

Outra dica de como anunciar no YouTube é por meio do anúncio vídeo discovery. O termo “discovery” significa descoberta, o que já indica a finalidade desse tipo de anúncio…

Ele aparece apenas em locais tradicionais de descoberta dentro da plataforma, como acima da lista de vídeos relacionados do YouTube. Normalmente, surge como uma imagem em miniatura do vídeo, juntamente com um pequeno texto convidando o espectador a assistir o conteúdo. 

O anúncio video discovery está disponível tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. E a sua cobrança é feita apenas se a pessoa clicar na miniatura para assistir ao vídeo.

4. Anúncios de masthead

O masthead, por sua vez, é o anúncio que aparece na seção que fica na parte superior da home do YouTube. Como está em um lugar de bastante destaque dentro da rede social, a sua veiculação precisa de uma aprovação por parte de um representante de vendas do Google.

É um formato que pode ser visto em TVs, computadores e dispositivos móveis. Por isso, acaba sendo uma excelente opção para ampliar o alcance e reconhecimento da marca entre os usuários da plataforma.

5. Anúncios out-stream

Por fim, mais não menos importante, há os anúncios out-strem, que não são exibidos diretamente no YouTube, mas em sites e aplicativos ligados ao Google. 

Diferentemente dos outros tipos citados anteriormente, o out-stream possui vários formatos, como banners, intersticiais, nativos, etc. Normalmente, sua veiculação é automática e o áudio do conteúdo é desativado. Assim, cabe ao espectador decidir se deseja ou não ouví-lo.

Assim, o anunciante é cobrado por meio do vCPM, ou seja, por mil impressões visíveis, e a cada vez que o anúncio é visualizado por 2 segundos ou mais. 

Quais são os tipos de segmentação do YouTube Ads?

Já que falamos sobre os tipos de anúncios existentes na plataforma, podemos também abordar quais são as possibilidades de segmentação para eles dentro do YouTube Ads. 

Segmentar os anúncios é o básico quando falamos sobre como anunciar no YouTube, afinal de contas, o foco de todo o processo é atingir as pessoas que realmente podem ter interesse nos seus conteúdos.

Além de alcançar o público adequado, a segmentação também amplia as chances de encontrar leads qualificados, o que, automaticamente, pode gerar ainda mais vendas para o seu negócio. 

Veja, a seguir, quais são os tipos de segmentação presentes nos anúncios do YouTube:

1. Rede de pesquisa ou vídeos

Essa opção faz com que os anúncios sejam exibidos na pesquisa realizada no buscador do YouTube. Assim, eles surgirão na tela conforme as palavras-chaves pesquisadas pelas pessoas. 

Além disso, esse tipo de segmentação também faz com que os anúncios fiquem disponíveis nos resultados de pesquisas feitas no Google e em sites ligados ao buscador. Se você notar, está cada vez mais comum que anúncios apareçam entre os resultados de busca…

Por isso, quem sabe essa segmentação não pode fazer sentido para o seu negócio? Você pode implementá-la para complementar seu trabalho focado nos mecanismos de busca, a partir de técnicas de SEO

2. Localização

Quais são as principais regiões em que  a sua audiência está localizada? Você pode usar esse tipo de informação para segmentar os seus anúncios, deixando-os ainda mais eficientes.

O foco da segmentação por localização é fazer com que o anunciante não perca tempo –  nem dinheiro – criando campanhas de anúncios para localidades em que não há pessoas interessadas e seus produtos, etc.

Além disso, há uma série de opções de segmentação por localização. Basta escolher os países, regiões, raio em torno de um local, dentre outros pontos. Bem interessante, não acha? 

3. Dispositivos

Ao usar a segmentação por dispositivos, você consegue direcionar o seu anúncio para tipos de aparelhos específicos, podendo escolher também até os sistemas operacionais e as operadoras. 

Ou seja, a partir desta segmentação, você faz com que os formatos dos seus conteúdos fiquem de acordo com as telas dos dispositivos em que serão exibidos. 

Assim, tenha sempre em mente que os dispositivos móveis, como celulares e tablets, veiculam os vídeos de maneira diferente de notebooks e TVs. Por isso, é importante conhecer bem cada formato para você conseguir entregar o melhor conteúdo para os usuários. 

4. Perfil

Também existe a possibilidade de anunciar no Youtube segmentando o perfil dos usuários que você deseja atingir. Para isso, a plataforma disponibiliza possibilidades como: idade, estado civil, gênero, interesses, entre outras.

Já falamos algumas vezes aqui sobre a importância de saber a persona da empresa na hora de criar anúncios em plataformas ou traçar qualquer ação de venda. 

A persona é o perfil do seu cliente ideal. Resumidamente, é um conceito um pouco mais específico do que o de público-alvo, algo que vai te ajudar na hora de segmentar seus anúncios.

Se quiser saber mais sobre o tema, leia o artigo: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2022] 

Como anunciar no YouTube [passo a passo]

Pronto, depois de diversas informações relevantes sobre os tipos de anúncios do YouTube e suas respectivas segmentações, vamos ao ponto central deste artigo. A seguir, mostraremos o passo a passo completo sobre como anunciar no YouTube. 

Vamos começar?

1. Faça login no canal da sua empresa 

O primeiro passo sobre como anunciar no YouTube é acessar o seu canal a partir de sua conta Google, ou seja, o e-mail do Gmail. Caso ainda não tenha um para a sua empresa, sugerimos que faça isso para prosseguir com o processo. É só clicar neste link.

2. Acesse a sua do Google Ads e vincule-a ao seu canal

Feito o processo acima, abra uma outra aba no seu navegador e acesse a sua conta no Google Ads com o seu e-mail do Gmail. Depois, vincule-a ao seu canal do YouTube, certo?

Essa veiculação é bem simples: depois de ter feito o login no canal do seu negócio, vá em Configurações > Canal > Avançado > Vincular Conta. Digite o nome para o link, o ID de cliente do Google Ads e selecione as permissões desejadas. Por fim, clique em Concluído e em Salvar.

3. Adicione uma nova campanha 

Uma vez com o painel do Google Ads aberto, Adicione uma nova campanha de anúncios. Para isso, clique no botão de “+”, em azul, à esquerda da tela. Na sequência, selecione a opção de “Nova campanha”

Também é possível fazer isso ao clicar no “+ nova campanha” no centro da página. Escolha a que preferir, pois os próximos passos seguirão iguais para ambas as opções.

como anunciar no youtube

4. Defina o objetivo do seu anúncio

Depois desse processo, uma nova tela abrirá com as opções disponíveis de objetivos para o seu anúncio. Você vai poder escolher entre: vendas, captação de leads, aumentar o tráfego, aumentar o alcance e reconhecimento de marca, promoção de app e outras.

como anunciar no youtube

5. Escolha o tipo de anúncio

Com o objetivo definido, agora você precisa selecionar o tipo de anúncio que deseja fazer. Se você escolher “Alcance e reconhecimento de marca”, por exemplo, aparecerão em seguida as opções: Rede Display e Vídeo. 

como anunciar no youtube

Ao clicar em vídeo, por exemplo, será possível escolher o subtipo de anúncio que mais se encaixa aos objetivos da sua campanha. Lembrando que as informações do painel vão mudando de acordo conforme as opções que você seleciona

como anunciar no youtube

6. Configure a sua campanha

Nesta etapa você vai inserir todas as informações necessárias para configurar, de fato, a sua campanha. Vai ser preciso definir um nome para ela, a estratégia de lances, o orçamento, os locais em que o anúncio será veiculado, etc. 

como anunciar no youtube

3 dicas para criar anúncios mais eficientes no YouTube

Agora que você já sabe como anunciar no YouTube, que tal conferir algumas dicas para potencializar ainda mais os seus anúncios dentro da plataforma? Separamos algumas dicas valiosas para você… confira:

1. Faça um vídeo que chame rapidamente a atenção do usuário

Você deve ter notado que a maioria dos anúncios do YouTube aparecem antes, durante ou até mesmo depois dos vídeos, certo? Diante disso, o seu foco deve ser em criar um conteúdo que salte aos olhos das pessoas

Do contrário, elas vão querer apenas assistir ao vídeo que desejam sem prestar a atenção no seu conteúdo. Evite isso! Estruture um roteiro que prenda a atenção dos usuários.

2. Use uma linguagem que faça sentido para a sua persona

Tudo bem que o formato do anúncio é em vídeo, mas, na hora de captar o olhar das pessoas, pensem também no conteúdo escrito ou falado do vídeo. Qual linguagem você vai utilizar?

Para definir a melhor possível, lembre-se daquela parte em que conversamos rapidamente sobre a persona do seu negócio. Uma vez que você sabe muito bem quem ela é, será mais fácil definir uma linguagem que realmente “converse” com o seu público. 

3. Trabalhe com uma imagem de alta qualidade

Nada mais incômodo do que assistir a um vídeo no YouTube em que a imagem não é boa, concorda? Isso precisa ser evitado ao máximo porque um dos fatores que mais contribuem para uma boa conversão em anúncios é a qualidade da imagem utilizada

Isso significa que você precisa gastar altas quantias de dinheiro comprando equipamentos profissionais de filmagem? Não! Muitas vezes, o seu próprio smartphone pode ajudar a criar um bom vídeo para o seu anúncio. 

Fique atento também à iluminação, use de preferência a natural ou a gerada por softboxes. Elas dão mais equilíbrio às imagens, evitando que as cores estourem com o uso do flash, por exemplo.

E, para complementar todo o seu trabalho dentro do YouTube, o que mais você acha que pode ser feito? 

Acredite, existem diversas estratégias que podem ser implementadas para aumentar as vendas do seu negócio na plataforma. 

Se você quiser conhecê-las, sugerimos que assista a masterclass Como usar YouTube para vender mais, disponível pela assinatura do Ecommerce na Prática. Nela, Natália Dianno, especialista em conteúdo audiovisual da Nuvemshop, divide algumas dicas de como você pode usar o Youtube para vender mais. 

Para saber mais, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Quanto custa para fazer um anúncio no YouTube?

Não há um preço definido para os anúncios feitos no YouTube. Mas vale a pena você saber que só haverá cobrança quando os anúncios forem assistidos, clicados ou atingirem mais de mil visualizações.

Tem como pagar o YouTube para divulgar vídeo?

Sim, mas a forma de pagamento depende do tipo de anúncio que você vai utilizar. Atualmente, a plataforma disponibiliza os seguintes formatos: anúncios in-stream (puláveis e não-puláveis), bumper ads (também chamados de "breves"), video discovery, masthead, out-stream.

Como anunciar no YouTube?

O primeiro passo para anunciar no YouTube é fazer o login no canal da sua empresa. Depois, em outra aba do seu navegador, acesse a sua conta no Google Ads e faça a veiculação dela com o seu canal. Em seguida, já no Google Ads, clique em adicionar uma nova campanha, defina o objetivo do seu anúncio e o tipo de anúncio. Por fim, termine de configurar a campanha.