Você já ouviu falar sobre o YouTube masthead? Esse é um formato de anúncio que pode ajudar a sua empresa a crescer na plataforma e alcançar mais vendas. Vamos te mostrar todos os detalhes sobre o assunto neste artigo. Confira! 

Há algum tempo o YouTube se tornou uma das principais plataformas para consumo de vídeos no Brasil. De acordo com dados da Statista, 154 milhões de pessoas usaram a plataforma em 2022. Projeções mostram que este número pode chegar a 166 milhões em 2025. 

Uma outra pesquisa, esta feita pela Opinion Box, mostra que 86% dos brasileiros acessam o YouTube ao menos uma vez por dia, passando quase 5 horas no aplicativo, semanalmente. 

No total, mais da metade (61%) dos usuários são inscritos em canais de empresas ou marcas, e 50% deles afirmam já ter comprado um produto ou contratado um serviço, que conheceram no YouTube. 

E, ainda assim, empresas parecem relutantes em anunciar na plataforma – apenas 11% afirma fazer isso com regularidade. Muito disso se deve à falta de conhecimento sobre o uso de mídia paga no YouTube.

Por isso, nós criamos este guia completo sobre o YouTube masthead, uma modalidade de anúncios da plataforma que promete transformar a sua comunicação com o cliente. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

O que é o YouTube masthead?

O YouTube masthead é um formato de anúncio do YouTube. Ele fica no feed inicial da rede, na posição superior da página, e aparece em celulares, computadores e aparelhos de televisão. Em média, a veiculação do YouTube masthead dura 24 horas. 

A ideia é que ele funcione como um banner digital que não pode ser pulado. Esse formato ganhou popularidade, pois oferece grande alcance e experiências realmente imersivas para os usuários. 

Ao contrário de outros formatos de anúncio na rede social, o YouTube masthead não leva em consideração o histórico de uso do usuário. O que existe é a opção de mostrar o conteúdo para um país específico – mas as segmentações param por aí. 

Por este motivo, este é um formato de anúncios especialmente usado para campanhas de marketing que têm alcance e reconhecimento de marca como principais objetivos. 

Leia também: O que é marketing: do conceito à estratégia [GUIA]

Como o formato funciona? 

O YouTube masthead é um formato de anúncio ideal para pessoas que desejam alcançar mais pessoas e aumentar o reconhecimento de marca, dar grande destaque para um produto ou serviço e, acima de tudo, planejar a compra de mídias pagas com antecedência – sem depender dos leilões. 

Existem, basicamente, duas formas de cobrança do formato masthead do YouTube. A primeira delas é o custo por impressão (CPM), essa modalidade oferece um volume reservado de impressões durante a campanha. Também existe o modelo de cobrança de custo por hora (CPH), que oferece impressões qualificadas e faz a cobrança de acordo com o período contratado. 

Ao contrário de outros modelos de anúncio do YouTube, o masthead não pode ser configurado por meio do Google Ads. Para contratar sua compra, é preciso entrar em contato com um representante de vendas do Google.

Vale lembrar que o YouTube masthead também tem algumas especificações para ser contratado. São elas:

  • Vídeos privados não podem ser usados;
  • O limite máximo para o autoplay é de 30 segundos; 
  • Autoplay de 0 segundos não é permitido; 
  • O ratio recomendado é de 16:9;
  • Não é permitido mudar o formato, nem a cor do botão de CTA

Como já mencionamos, o formato aparece tanto em aplicativos de celulares quanto no aplicativo de televisão e nos computadores. No entanto, o formato muda sutilmente, dependendo de cada caso. Vamos explicar agora… 

1. Em celulares

Os dispositivos móveis, como celulares e tablets, são origens de tráfego muito importantes para o YouTube. Pesquisas apontam que a rede social é responsável por 37% do tráfego mobile de internet em todo o mundo. Interessante, não acha? 

Por isso, saber como os anúncios masthead performam neste contexto é muito importante. 

Em celulares, os anúncios masthead são reproduzidos de forma automática e sem som. Para celulares, você pode adicionar um título ao anúncio, assim como linhas de descrição e um botão de CTA – ou chamada para ação. Eles são mais ou menos assim: 

YouTube Masthead no celular

💻Leia também: SEO para Youtube: como destacar seus vídeos online

2. Em computadores 

Em computadores, o anúncio aparece em destaque e é reproduzido automaticamente, com o som desativado por até 30 segundos. Para ativar o som, o usuário precisa clicar no ícone no canto do anúncio.

Por se tratar de telas maiores, os anúncios podem aparecer na proporção 16:9 ou widescreen. Ao lado do vídeo, será exibido um painel de informações extraídas do seu canal.

É nessa seção que você poderá adicionar outros vídeos e deixar uma CTA para seu possível cliente.

YouTube Masthead no computador

3. Na televisão 

Muitas pessoas usam aplicativos da televisão para acompanhar seus canais preferidos do YouTube e, por isso, o popular formato de anúncios também está disponível nesses espaços.

Nestas telas, os anúncios em vídeo aparecem em widescreen ou na proporção 16:9. Depois da reprodução, o vídeo se torna uma miniatura. Lembramos que os anúncios que são veiculados na televisão não têm botão de CTA disponível. 

YouTube Masthead no aplicativo para TV

E aqui vai uma dica: você pode testar diferentes vídeos e posicionamentos do masthead, com a ferramenta de visualização do próprio YouTube. Clique aqui e teste agora.  

5 elementos do YouTube masthead

O formato de anúncio masthead é bastante simples, mas dispõe de diversos recursos interessantes. A seguir, vamos te mostrar algumas das funcionalidades permitidas pelo formato, como elas podem ser usadas e mais.

Veja agora… 

URL do vídeo no YouTube

Essa funcionalidade está disponível para computadores, dispositivos móveis e telas de TV. Esse é o link que leva o visitante diretamente para o seu vídeo. Ele deve ser configurado como “público” ou “não listado” e ter sido enviado diretamente ao YouTube. A resolução do vídeo precisa ser de 1.920 x 1.080 ou mais alta.

Vale lembrar que vídeos em 360° e campanhas de instalação de apps não são compatíveis. Além disso, as Estreias do YouTube têm compatibilidade limitada com as campanhas de masthead.

Título

Esse é o texto que aparece ao lado, em cima, ou abaixo do masthead. Ele está disponível para computadores, celulares e telas de TV. Lembramos, apenas, que esse é um elemento que sofre com algumas limitações de tamanho e, por isso, precisa ser configurado com cuidado. 

Texto do botão de call-to-action

A call-to-action está disponível apenas para computadores e dispositivos móveis, e não para os aplicativos de TV. Assim como o título, o texto da CTA sofre com limitações de tamanho e deve ser escrito tendo isso em mente. 

Toda CTA vai precisar de uma URL. Ela pode levar para uma outra página dentro do YouTube ou uma landing page específica de um site. Todos os criativos usados no masthead precisam ser a mesma página de destino. 

Programação da reprodução automática

Esse recurso permite que você configure o horário de início e duração do vídeo. O vídeo do masthead pode ser reproduzido por até 30 segundos. Essa escolha, no entanto, está disponível apenas para anúncios veiculados no computador. 

Como, muitas vezes, o anúncio é reproduzido sem som, legendas automáticas são criadas. É possível desativar essa funcionalidade no gerenciador de vídeos do YouTube. 

Vídeos complementares

Esta é uma outra funcionalidade que está disponível apenas no computador. Ela permite que você adicione até 2 vídeos exclusivos como complemento ao anúncio. E o melhor? Esses anúncios nem precisam ser do mesmo canal… 

Se, porventura, você escolher a opção de veicular vídeos complementares em seu anúncio masthead, mas não fornecer nenhuma URL, os vídeos definidos como “Públicos” de seu canal serão adicionados. 

Leia também: Qualificação de leads: saiba como fazer para vender mais 

Quais métricas estão disponíveis para anúncios no YouTube masthead?

Assim como toda iniciativa de anunciar nas redes sociais, é preciso ter objetivos claros para criação de cada anúncio – seja aumentar o reconhecimento de marca, trazer mais tráfego para o site de vendas e por aí vai…

Os anúncios de masthead têm uma variedade de métricas e indicadores de desempenho que devem ser acompanhados. Veja algumas delas agora: 

  • Impressões;
  • Impressões covisualizadas – usada para medir visualizações em aplicativos de TV; 
  • Cliques no vídeo;
  • Exibição de vídeo ("Vídeo reproduzido até: 25% / 50% / 75% / 100%");
  • Cliques no seu site (opcional);
  • Cliques no canal do YouTube;
  • Cliques em vídeos complementares.

Nem todas essas métricas estão disponíveis para todos os posicionamentos. Em telas de TV, por exemplo, as métricas são limitadas a impressões de anúncio, cliques no vídeo, visualização de vídeo e cliques em um canal do YouTube.

Você também pode usar aplicativos terceiros para medir os resultados. Métricas como as impressões de anúncio e e cliques no seu site são as que mais se enquadram neste tipo de acompanhamento. 

Não é permitido o uso de pixels destinados à coleta de dados sobre público-alvo, ou pixels em JavaScript. Também vale lembrar que todas as URLs de pixel devem começar com "https://". O YouTube aceita apenas o uso de pixels de fornecedores aprovados. Você pode conferir a lista completa no seguinte link

As vantagens de anunciar no YouTube masthead 

Agora que você já sabe o que é o formato masthead para anúncios no YouTube, pode estar se perguntando: “afinal, qual o diferencial deste posicionamento?” Nós te mostramos algumas de suas vantagens agora… 

1. Ajuda na construção de marca 

Os anúncios de masthead representam um dos posicionamentos de maior destaque na plataforma do YouTube. Isso dá aos visitantes do site uma bela primeira impressão sobre a marca e a sua força dentro do nicho de mercado

Esse é um ótimo recurso, portanto, para quem busca construir um branding forte e levar a mensagem da sua companhia para mais pessoas. 

A ShopFácil foi uma das empresas que investiu pesado nos anúncios de masthead em períodos de Black Friday. Em uma campanha que veiculava um anúncio por semana, durante 5 semanas, mais de 39,4 milhões de usuários foram impactados pela sua mensagem. 

Na prática, isso aumentou 69% o Share of Voice da companhia – uma métrica usada em marketing e publicidade para medir a porcentagem de participação de mercado – e garantiu um crescimento médio de 68% nas vendas. 

2. Atrai novos clientes 

Ainda com o mesmo exemplo da ShopFácil, dados da campanha mostram que, nos dias em que o masthead foi veiculado, o Ecommerce da marca recebeu mais de 60% novos visitantes

Na comparação YOY – ou ano contra ano – as vendas foram ampliadas em 65%. Esses são números incríveis, que mostram todo o potencial que um formato como o masthead tem para empresas. 

3. Potencializa estratégias de venda

Os anúncios masthead também podem ser boas opções para campanhas e estratégias de vendas sazonais.  Isso pode variar desde momentos importantes para o Ecommerce, como a Black Friday, até datas menores, mas que podem impulsionar as vendas temporariamente.

Em alguns casos, o anúncio de masthead foi usado para atrair tráfego para o próprio canal da marca, principalmente em dias de eventos e lançamentos por live. 

Como começar a anunciar no masthead?

Ao menos por enquanto, os anúncios do YouTube masthead estão disponíveis apenas por meio de reserva. Para começar, é preciso entrar em contato com uma agência parceira do Google, que são chamadas de Google Partner. 

Aprenda a usar o YouTube na estratégia de vendas da sua empresa! 

Como você viu, o anúncio masthead é um posicionamento muito interessante para empresas que buscam mais alcance e notoriedade dentro da plataforma. O YouTube é, cada vez mais, um canal de vendas muito relevante e, por isso, ele deve ser usado em seu máximo potencial.

E, para isso… precisamos ir muito além de um anúncio na primeira página. 

Existem diversas técnicas e ferramentas que você pode usar para fazer o seu canal do YouTube crescer, criar uma audiência fiel e vender muito mais. Em nossa plataforma de educação por assinatura, temos muitos treinamentos e aulas dedicados exclusivamente a este tema!

Ao assinar, você vai aprender como criar um canal no YouTube, além de como otimizá-lo e fazê-lo crescer em seguidores e vendas. Comece a vender mais pelo YouTube agora mesmo, com a nossa ajuda. 

Clique aqui para acessar nossa plataforma e saber mais sobre as aulas: 

Perguntas Frequentes

O que é o YouTube masthead?

O YouTube masthead é um formato de anúncio do YouTube. Ele fica no feed inicial da rede, na posição superior da página, e aparece em celulares, computadores e aparelhos de televisão. Em média, a veiculação do YouTube masthead dura 24 horas.

Como começar a anunciar no masthead?

Ao menos por enquanto, os anúncios do YouTube masthead estão disponíveis apenas por meio de reserva. Para começar, é preciso entrar em contato com uma agência parceira do Google, que são chamadas de Google Partner.

Quais as vantagens do YouTube masthead?

O YouTube masthead ajuda na construção de marca, atrai um alto volume de tráfego para um site ou vídeo e ainda pode ser usado para potencializar estratégias de venda específicas.

Que tipo de empresas devem usar o YouTube masthead?

Esse formato é ideal para empresas que querem alcançar bastante alcance e reconhecimento de marca e não desejam depender dos leilões para ter suas campanhas veiculadas.