Criar um Ecommerce que vende de verdade é uma tarefa desafiadora para empreendedores com pouca experiência. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar você a criar um site de Ecommerce de sucesso. 

A verdade é que, antes,  criar um site ou uma loja online era algo complexo e custava caro. No entanto, hoje, o cenário é totalmente diferente…

Com conhecimento e as ferramentas certas, é possível desenvolver sua própria loja virtual com facilidade sem depender de terceiros. 

Mas, é claro, antes de executar este trabalho, é preciso fazer um planejamento para garantir o funcionamento da sua loja no Ecommerce. 

Por isso, trouxemos 10 dicas que irão ajudar você a criar um site de Ecommerce que vende. 

1- Defina o seu Público-alvo e Persona

O primeiro passo é definir o seu público-alvo para que suas estratégias de marketing e produtos fiquem alinhadas.

Ao identificar o seu público e entender seu comportamento, será mais fácil saber quais os produtos que devem ser vendidos e como sua comunicação deve ser direcionada... 

Descubra a faixa etária, o gênero em particular ou todos, a classe social das pessoas que serão atendidas, se este público pertence a algum nicho, entre outras informações relevantes para a sua loja. 

É possível se aprofundar ainda mais quanto às informações do seu público-alvo, criando a sua persona: personagem fictício com base nas principais informações coletadas sobre os consumidores que seu negócio deseja conquistar. 

Ou seja, é a representação dos seus clientes ideais! 

Ao criar uma persona, suas campanhas e estratégias de marketing ficarão ainda mais personalizadas e direcionadas, pois terão como objetivo conquistar apenas uma pessoa, mas que na realidade representa todo seu potencial de clientes. 

Esses são alguns tópicos que você deve levar em consideração na construção da persona: 

  • Idade;
  • Ocupação;
  • Localidade;
  • Interesses;
  • Dores;
  • Desejos;
  • Poder aquisitivo;
  • Hobbies.

Leia também: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

2- Estude o mercado de Ecommerce

Aproveite para estudar a sua concorrência e entender as dinâmicas do mercado de Ecommerce… Saiba  a opinião dos consumidores e descubra quais são as dificuldades enfrentadas por eles. 

A partir daí, desenvolva soluções e as ofereça através do seu negócio. 

Você pode fazer a contratação de pesquisas de mercado, pois torna esse processo mais fácil… 

Mas, mesmo com essas pesquisas, você pode complementar com algumas perguntas sobre a sua empresa. As perguntas são as seguintes: 

  • Os consumidores deste segmento têm quais dificuldades? Seus produtos ou serviços conseguem solucioná-los?
  • Quais são seus concorrentes?
  • Qual é o diferencial que irá fazer os consumidores escolherem o seu Ecommerce?
  • Existe alguma oportunidade de mercado que ainda não foi explorada pela concorrência e pode ser resolvida através do Ecommerce?

Todas essas perguntas vão ajudar a criar o site de Ecommerce, mas também a estruturar o seu negócio de forma sólida. 

3- Crie um site profissional

Parece óbvio, mas vale ressaltar que um site profissional é indispensável para quem quer obter resultados de vendas expressivos no Ecommerce.

A contratação de programadores e designers é uma das principais maneiras de garantir um bom site, mas o custo pode ser muito alto para o seu orçamento... 

Uma alternativa acessível para você criar um site de Ecommerce profissional é utilizar  plataformas de criação de Ecommerce

Essas ferramentas oferecem a oportunidade para pessoas sem conhecimento em programação ou design de criar sua própria loja virtual. 

Ter o auxílio dessas plataformas garante que você crie um site de Ecommerce  funcional e seguro de forma gratuita ou por um preço bem acessível.  

4- Assegure uma loja online responsiva

Um site de Ecommerce otimizado e responsivo é a base dos resultados de uma loja online. Segundo os dados disponibilizados pela Entrepreneur, a taxa de pessoas que abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar em dispositivos móveis é de 40%. 

Isso reflete como as pessoas utilizam a internet… 

Elas desejam fazer tudo rapidamente, desde conferir avaliações de um restaurante até realizar compras em uma loja online. Quando a navegação não é fluída, essas pessoas podem abandonar o site e procurar por uma nova opção. 

Por isso, é importante garantir uma loja responsiva para que os consumidores que utilizam dispositivos móveis dependem de conexões 3G ou 4G e consigam conferir seu conteúdo. 

Portanto, assegure a melhor hospedagem para seu site de Ecommerce. Pois, a qualidade dos servidores em que as informações são hospedadas fazem toda diferença na disponibilidade e velocidade do seu site. 

5- Capriche no design

Designs elegantes, intuitivos e modernos podem fazer com que pessoas desejem acessar seu site, além de contribuir para manter os visitantes navegando em suas páginas. 

Boas escolhas nos elementos visuais irão ajudar a tornar seus produtos ainda mais atrativos, enquanto a navegação é facilitada. 

Outro ponto muito importante é manter a identidade visual da sua marca no seu site de Ecommerce. 

Desta forma, os clientes podem identificar com mais facilidade a presença de sua marca em campanhas e nas redes sociais. 

6- Planeje bem sua logística

Um bom planejamento de logística é responsável por boa parte da satisfação de seus clientes... Controlar seu estoque com eficiência não é algo simples, mas existem sistemas que podem auxiliar negócios a realizarem esta tarefa de maneira otimizada.

Avalie também qual é a melhor opção para as entregas eficientes. Existem diversas transportadoras no mercado, mas lembre-se que, apesar das recorrentes greves dos Correios, ele consegue cobrir o país todo. 

Portanto, não ofereça apenas uma opção e utilize os Correios na logística do seu negócio.  

7- Esteja pronto para atender os visitantes do seu site

O relacionamento com o consumidor não pode ser esquecido, afinal, o atendimento é a maior oportunidade que seu negócio tem de se aproximar dos clientes. 

Então, o melhor caminho é investir em diferentes canais de atendimento. 

O chat online do Jivochat, por exemplo,  é um canal de atendimento em tempo real, o que facilita a aplicação de técnicas de vendas para converter os visitantes do site em clientes.

Ou seja, uma maneira de começar positivamente  o relacionamento com sua marca.

Além disso, é possível criar links para atender seus clientes diretamente no WhatsApp, permitindo que seu público consiga interagir com sua empresa através de uma plataforma prática.

Inclusive, o Jivo oferece 14 dias GRATUITOS na versão completa para você testar aí no seu negócio. Clique aqui e faça o teste agora mesmo

8- Aumente as vendas com estratégias

É preciso que as pessoas primeiro conheçam sua marca para só depois elas acessarem o seu site de Ecommerce. Para isso, as estratégias de marketing digital exercem um papel fundamental, fazendo com que o seu negócio passe a ser reconhecido na internet. 

A ideia é que você pesquise e identifique quais redes são mais utilizadas pelo seu público, faça contas para gerar conversas e crie um relacionamento com essas pessoas. 

Além disso, invista na produção de conteúdo de qualidade para alimentar suas redes sociais e conquistar novos fãs. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração são relacionados aos esforços para garantir a qualidade do SEO do seu site

Portanto, invista em anúncios… Anuncie seus produtos no Google Shopping, por exemplo e coloque em prática estratégias de atendimento pós-venda para manter seus clientes ativos. 

9- Ofereça diversos métodos de pagamento

Assim como oferecer vários métodos de envio, contar com várias formas de pagamento é uma maneira de respeitar as preferências dos seus clientes, melhorando a experiência de compra. 

Para garantir a diversidade dos métodos de pagamento, é possível contar com um intermediador, que ficará responsável pelas operações geradas pelo Ecommerce. 

Caso caiba em seu orçamento, considere contratar uma solução de pagamento completa que ofereça o maior número de métodos de pagamento. 

10- Proporcione uma boa experiência ao cliente

Por fim, garanta uma boa experiência do cliente certificando-se de que ele estará satisfeito depois de comprar em seu site. 

Inclua nisso  um site que carrega rápido, fácil de usar, com vairados meios de pagamento, logística eficiente e suporte no pós-venda. 

Portanto, colete o feedback de clientes constantemente para que verifique quais aspectos do seu site de Ecommerce podem ser melhorados.

aça isso ativamente realizando pesquisas de satisfação questionando os consumidores quanto aos principais aspectos do seu serviço. 

Preparado para criar um site de Ecommerce que vende?

Esperamos que o conteúdo que trouxemos em nosso artigo possa ajudar você a criar um site de Ecommerce de sucesso. 

Mas lembre-se de investir seu tempo no planejamento e estruturação do seu negócio para então executar uma estratégia de vendas que traz resultados.

Para te ajudar nessa etapa, disponibilizamos o Checklist Ecommerce do Zero para você conhecer as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet…

… que vende todos os dias e dá lucro todos os meses.

O material é 100% gratuito!

Clique aqui para fazer o download: