Saber como trabalhar com vendas online virou o desejo de muitas pessoas nos últimos anos. E não à toa. Este é um dos segmentos de mercado que mais cresce no Brasil e no mundo. 

Em 2020, o Ecommerce teve um crescimento de receita de 25,7%, comparado ao ano anterior, de acordo com estudo do eMarketer. E, seguindo as previsões de especialistas, o ano de 2021 foi igualmente lucrativo: houve um crescimento de 16,8% em receita, em comparação com 2020.

Isso representa aproximadamente US$ 4,9 trilhões movimentados ao longo do ano. Nada mal, não é mesmo? 

No Brasil, essa é uma realidade ainda mais pronunciada. De acordo com dados divulgados pelo eMarketer, a América Latina é a região com maior crescimento no segmento de comércio eletrônico em todo o mundo

Tendo tudo isso em mente, voltamos à questão-chave deste artigo: como trabalhar vendendo pela internet?

Se você também tem esse desejo, continue acompanhando os próximos tópicos. Falaremos sobre o mercado das vendas online, quais suas vantagens, como começar e ainda damos algumas ideias de produtos campeões de vendas. Vem ler! 

O que são vendas online? 

Antes de mais nada, é preciso explicar um conceito que pode parecer básico, mas ainda gera muitas dúvidas. Afinal, o que são as vendas online? 

As vendas online podem ser conceituadas como toda e qualquer transação comercial que utiliza os meios digitais para acontecer. Em muitas maneiras, ela se assemelha às vendas que acontecem em ambientes físicos, mas com algumas particularidades. 

Esses meios podem ser, por exemplo, uma loja virtual, um Ecommerce, as redes sociais, ou até mesmo um aplicativo de mensagens, como o WhatsApp

Saber como trabalhar com vendas online requer um conhecimento sobre essas diferentes plataformas, entendendo também quais são os canais utilizados pelo seu público-alvo. Não se preocupe, falaremos mais sobre canais de venda ainda neste artigo.

Quais as vantagens de se trabalhar com vendas online?

O ano de 2021 foi encerrado com um total de 1,59 milhão de lojas online, de acordo com pesquisa da PayPal Brasil. Este é um número 22,05% maior do que o observado em 2020. Isso quer dizer que foram criadas 789 novas lojas online, todos os dias, durante o ano passado

Por isso, é seguro dizer que ainda que empreender na internet e abrir a sua própria loja virtual tenha seus desafios, esse processo também tem suas vantagens. A seguir, falaremos sobre alguns dos principais pontos positivos de se trabalhar com vendas online. Veja só:  

Mais autonomia para você

A primeira coisa que você precisa saber sobre como trabalhar com vendas online é que este é um processo bastante autônomo. 

Isso quer dizer que você terá grande liberdade para escolher o que você quer vender e, mais do que isso, como apresentar esses produtos ao seu cliente.

Na sua loja online, você é o responsável por tomar decisões relacionadas ao layout do site, meios de pagamento, métodos de entrega, dentre muitas outras variáveis. O poder está todo em suas mãos! 

Além disso, a escolha sobre o seu local de trabalho também é sua. Isso quer dizer que você pode, por exemplo, conciliar o gerenciamento de sua loja online com o seu emprego formal, ou a sua faculdade. Ou optar por investir todo o seu tempo neste empreendimento. O leque de possibilidades está aberto. 

Vale lembrar, no entanto, que toda essa autonomia requer do empreendedor um grau maior de maturidade e responsabilidade. Os resultados da sua empresa dependem do seu trabalho e, por isso, eles serão diretamente proporcionais ao esforço que você coloca no projeto. 

Sendo assim, estabeleça horários determinados para trabalhar no seu Ecommerce e tenha um espaço de trabalho que limite as interrupções. 

Investimento inicial reduzido

Aluguel, conta de luz, água e salário de funcionários. Todos esses custos são reduzidos, ou inexistentes, quando estamos falando sobre como trabalhar com vendas online. Acredite, é possível, sim, abrir uma loja online gastando pouco. 

Mas, é claro, isso não quer dizer que não existem custos atrelados à criação de uma loja online. Você ainda vai precisar investir em elementos como o estoque, a plataforma de Ecommerce, o pagamento de parceiros logísticos, dentre outros pontos. 

Faça um planejamento financeiro detalhado, com todos os gastos previstos para abertura do seu negócio, desde a abertura de um CNPJ, até o pagamento de impostos. Nós temos um artigo completo, que fala apenas sobre a contabilidade para Ecommerce, leia aqui: Contabilidade para Ecommerce: como deixar sua empresa em dia? 

Ah, além disso também temos um vídeo completo, que mostra o quanto custa abrir uma empresa em 2022. Veja agora: 

Trabalhar com o que você gosta

Uma outra grande vantagem de se trabalhar com vendas online é fazer o que você gosta. 

Aqui no Ecommerce na Prática, sempre indicamos que você monte um Ecommerce baseado em seus interesses pessoais. Digamos, por exemplo, que você tenha interesse em artesanato, moda ou itens de decoração. Todas essas são coisas que podem ser vendidas pela internet. 

Nós indicamos isso porque, dessa maneira, todo o trabalho envolvido em se criar um Ecommerce do zero fica mais leve. Além disso, se você optar por atuar num segmento de mercado que já conhece, essa é uma vantagem competitiva enorme.

Trabalhar com o que você gosta dentro de uma loja virtual também pode ajudar a melhorar a comunicação e os esforços de marketing, uma vez que você pode ter um entendimento melhor sobre o público-alvo. 

Mais liberdade para o cliente

Quando falamos de vender pela internet, também precisamos lembrar que este é um modelo vantajoso para o cliente. 

Ao contrário de ter que se deslocar até lojas físicas, que funcionam em períodos limitados de tempo, em uma loja online, os produtos estão disponíveis 24h por dia.  

Isso quer dizer que a compra pode ser feita no horário que for mais conveniente, o que aumenta as chances de conversão e adiciona muita praticidade à rotina do seu cliente. 

No fim das contas, esta também é uma grande vantagem para sua empresa, que não precisa depender do horário comercial para lucrar

Como trabalhar com vendas online? Responda a essas perguntas

Agora que você já conhece as principais vantagens de como trabalhar com vendas online, que tal entender quais os passos mais importantes para se mergulhar nesta empreitada? 

A seguir, elencamos as três principais perguntas que você precisa se fazer para abrir uma loja virtual de sucesso. 

Vale lembrar, apenas, que esses passos dependem uns dos outros e, apesar de estarem organizados em lista, não há uma ordem certa para completar cada um deles. Cada mercado tem as suas particularidades e cabe a você entender qual o melhor caminho para começar a sua loja online - esse é o primeiro passo para uma gestão estratégica de marketing e vendas da sua loja. 

Confira agora: 

1 - O que você quer vender? 

Você já sabe que quer começar a empreender pela internet, mas antes de colocar a mão na massa, é preciso responder a um questionamento muito importante: o que você vai vender? Ter essa resposta, clara e concisa, é a chave para começar o seu negócio da maneira certa. 

Uma dica que podemos compartilhar logo de cara é: seja específico. Não tente vender de tudo um pouco, ou ser muito generalista. Muitas pessoas pensam que agir dessa maneira atrairá mais clientes, mas na prática o que acontece é o contrário.

Primeiro, encontre o seu nicho de mercado e, logo em seguida, defina o seu produto estrela. Esses são dois elementos básicos para começar a empreender na internet. 

2 - Quem é a sua persona? 

Saber para quem você vai vender também é essencial. Afinal de contas, essa é a pessoa com quem você vai se comunicar em suas campanhas de marketing. Sendo assim, a sua comunicação deve estar bem alinhada. 

A persona nada mais é do que o seu modelo de cliente ideal. Este é um personagem fictício, que precisa ter uma descrição detalhada. Nós temos um artigo específico sobre criação de personas para Ecommerce, você pode ler aqui: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

3 -  Quais os canais de venda que você pretende utilizar? 

Como falamos lá no início do artigo, existe uma infinidade de canais de venda para aqueles que buscam como trabalhar com vendas online. Redes sociais, WhatsApp, Marketplaces ou lojas virtuais próprias – cabe a você decidir qual o canal mais adequado. 

Usualmente, quando um empreendedor está dando os seus primeiros passos, indicamos que deem preferência para os Marketplaces. Estes são espaços que grandes empresas “alugam” em seus sites, para que pequenos comerciantes possam vender seus produtos. 

Eles trazem uma grande vantagem para pessoas que estão começando, pois já oferecem a estrutura necessária para vender e enviar itens, sem necessidade de um grande investimento inicial. 

Vale lembrar, no entanto, que os canais de venda devem ser escolhidos cuidadosamente, de acordo com as preferências de seu público-alvo. Falamos um pouco mais sobre canais de venda neste vídeo aqui: 

Quais os canais de venda disponíveis para quem quer vender online?

Aproveitando que falamos sobre canais de venda no último tópico, que tal entendermos um pouco mais sobre as opções que você tem ao seu dispor quanto decide começar a vender pela internet? Veja só: 

Loja virtual

Uma loja virtual nada mais é do que o seu próprio espaço de vendas. Ao contrário dos Marketplaces, que estão centralizados dentro do site de outras empresas, um site próprio para o seu Ecommerce te dá muito mais autonomia

Esta é uma solução interessante para empresas que precisam escalar as suas vendas e construir uma marca mais forte. 

Para ter uma loja virtual própria, você precisa de uma plataforma de Ecommerce. Existem algumas opções no mercado, mas aqui no Ecommerce na Prática nós indicamos a Nuvemshop, tanto pela sua confiabilidade, quanto pela sua praticidade. 

Nós encorajamos, é claro, que você faça a sua própria pesquisa e decida por si próprio se a uma plataforma própria é a melhor opção para sua empresa. A decisão, como sempre, está em suas mãos. 

Mas, se você quiser entender mais sobre o porquê de indicarmos a Nuvemshop, basta ler o review completo da plataforma. Para aproveitar os 30 dias gratuitos da Nuvemshop e ter 25% de desconto na primeira mensalidade, clique neste link

Marketplaces

Como já falamos alguns tópicos acima, os Marketplaces são plataformas em que você pode “alugar” um espaço para o seu negócio operar. Eles oferecem uma estrutura pronta para que você publique o anúncio de seus produtos e já faça vendas. 

Alguns dos Marketplaces mais populares são o Mercado Livre, as Americanas e a Magazine Luiza, mas existem muitos outros. 

Outra grande vantagem deste canal é o seu volume de tráfego. Usualmente, estes grandes sites já têm uma base de visitantes fiéis, uma vez que são referências de mercado. Dessa maneira, você pode aproveitar a visibilidade da plataforma, mesmo que esteja começando agora. 

Redes sociais

As redes sociais, como o Instagram e o WhatsApp também se tornaram grandes ferramentas de venda nas últimas décadas. Com soluções integradas de pagamento, em muitos dos casos não é preciso nem ter um site próprio para começar a fazer vendas nestes canais. 

Apesar disso, é importante lembrar que, quando você tem um site próprio, essas ferramentas podem ser ainda mais úteis. Além disso, uma loja virtual com o nome da sua marca passa mais credibilidade e confiança para os clientes. 

No geral, as redes sociais devem ser encaradas como um canal inicial e complementar para vendas, uma vez que pode ser difícil escalar o volume de conversões dentro dessas plataformas. 

Como trabalhar vendendo pela internet: 3 ideias de produtos para vender em sua loja online

Agora você já conhece alguns dos principais canais para trabalhar com vendas online, certo? Sendo assim, vamos aproveitar a oportunidade para mostrar alguns dos itens que você pode passar a vender nesses espaços. Veja só: 

Itens de decoração

Você sabia que o segmento de Casa e Decoração cresceu 155% em vendas durante 2021?  Este é um número expressivo, que pode ser explicado pela maior quantidade de tempo que as pessoas passaram dentro de casa nos últimos anos. 

Sendo assim, itens de decoração tornaram-se uma ótima alternativa para Ecommerces que estão começando agora. 

Moda e vestuário

De acordo com o NuvemCommerce 2021, uma pesquisa promovida pela Nuvemshop, aproximadamente 42% das vendas de sua plataforma são do segmento de moda. A categoria tem um ticket médio que gira em torno de R$ 236!

Também vale lembrar que a Moda é um segmento com muitas possibilidades de nicho, tais como o Plus Size, moda praia, moda infantil, para gestantes e por aí vai…

Consultorias, cursos e outros produtos digitais

Nem todo o produto vendido em Ecommerces precisa ser um objeto físico. O Ecommerce na Prática, é um bom exemplo disso. Ainda que boa parte do nosso conteúdo seja gratuito, nós também vendemos cursos e consultorias.

Você também pode fazer isso! Muitas pessoas vendem, por exemplo, aulas relacionadas à atividades artísticas ou culinárias. Apesar disso, você também pode oferecer cursos relacionados ao segmento de profissionalização. Analise as suas áreas de expertise e descubra como você pode lucrar com elas. 

Quer saber como trabalhar com vendas online e ter um Ecommerce de muito sucesso? Baixe agora a checklist Ecommerce do Zero

Entender como trabalhar com vendas online é um passo importante para começar a complementar a renda ou virar um empreendedor. Neste artigo, mostramos alguns dos passos mais importantes para começar a aventurar-se nesse mercado, mas ainda podemos te ajudar mais… 

O checklist Ecommerce do Zero é uma lista elaborada por nossos profissionais de Ecommerce, que conta com todos os passos necessários para tirar a sua loja virtual do papel em apenas 6 etapas simples

Este é um fruto de nossos muitos anos de experiência no segmento. E você pode baixar o material gratuitamente agora mesmo. Clique no link abaixo para começar a sua jornada empreendedora no digital!