Nos dias de hoje, quando se pensa em abrir um negócio, existe uma grande quantidade de empecilhos que desestimulam o empreendedor. Por isso, muitas pessoas encontram no Ecommerce a chance de iniciar o próprio negócio. E o melhor é que é possível fazer isso sem sair de casa.

Mas, para isso, é necessário saber onde começar e o que fazer para construir o seu negócio online.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, trouxe alguns canais para você começar a vender. Confira:

Agora deixa eu te mostrar os melhores canais de venda para começar ainda hoje.

Canais de Venda para Começar a Vender

Existem 3 tipos de canais de vendas que você pode explorar para começar a vender sem sair da sua casa. São eles:

  • Redes Sociais;
  • Marketplaces;
  • Canais Próprios.

Vamos agora te mostrar em detalhes cada um desses canais:

Redes Sociais

1 - Facebook

Para quem está começando e não dispõe de um poder de investimento alto, o Facebook é o lugar perfeito para se começar a vender. Nele, é possível criar uma página para o seu Ecommerce e começar a anunciar seus produtos de forma gratuita... E o mais legal é que as pessoas podem compartilhar e comentar esses anúncios, atraindo ainda mais possíveis clientes.

Vender pelo Facebook

No Facebook, as suas vendas podem acontecer por meio da Página da marca, do Messenger e até dentro de grupos relacionados ao seu segmento. Mas preste atenção: como o Facebook é uma rede social de interação, os usuários não entram lá para comprar.

Por isso, é importante postar coisas que não sejam apenas os produtos que você estiver vendendo.

Compartilhe artigos interessantes de assuntos relacionados à loja, faça concursos e enquetes para gerar engajamento por parte dos clientes.

Quanto maior o engajamento e relacionamento entre você e os clientes, maior será o crescimento da sua marca.

Aqui no blog nós já falamos também sobre como vender no Facebook. Confira.

2 - Instagram

Como é uma rede social voltada especialmente para a postagem de fotos e vídeos, o Instagram favorece aqueles que trabalham principalmente com moda e artigos de beleza. Mas isso não significa que você não possa vender qualquer tipo de produto por lá. 

Vender pelo Instagram

Assim como no Whatsapp, a capacidade de interação com o cliente é infinita dentro do Instagram.

O cliente pode comentar suas fotos, compartilhá-las com os amigos e ainda mandar mensagens diretamente ao vendedor através dos directs.

Tudo isso gera uma possibilidade de crescimento de marca gigantesco. Afinal, quanto mais as fotos e vídeos dos produtos forem compartilhadas, mais pessoas conhecerão e se interessarão pela marca.

Outra forma de se relacionar com os clientes e criar um vínculo com eles é postar mais do que apenas fotos de produto.

Invista em mostrar os “bastidores” da sua empresa, histórias que se conectem com a marca, funcionários… 

Tudo isso aproxima o cliente da marca e faz com que eles não a enxerguem apenas como uma loja..

Dica: Se você estiver pensando em vender pelo Instagram, pense na experiência do cliente ao entrar no feed da sua loja. Nesse artigo, separamos dicas eficazes para você otimizar sua página e vender pelo Instagram.

Marketplaces

3 - Mercado Livre

O maior marketplace do Brasil não podia ficar de fora dessa lista. Afinal, não dá para ignorar os mais de 32 milhões de usuários que acessam a página e as 9 vendas que acontecem por segundo…

O Mercado Livre é um marketplace que abriga todo o tipo de produto e de vendedores. Portanto, é possível vender tanto como pessoa física quanto como empresa. Para quem está começando e ainda não tem uma ideia clara de por qual canal de venda começar, saiba que o criar uma loja e vender no Mercado Livre não pode ficar de fora. 

Se você já tem um foco definido de produto, mas deseja expandir e vender outros nichos, também pode usar o Mercado Livre para testes.

Dica: Assim como nos outros marketplaces, a chave para vender bem no Mercado Livre é caprichar nas fotos e descrições. Confira aqui algumas dicas de como aumentar as suas vendas dentro do Mercado Livre.

4 - Amazon

A Amazon é o maior player de vendas online do mundo e vem apostando com força para conquistar cada dia mais o mercado brasileiro.  Isto quer dizer que lojistas de todos os portes têm chances muito boas de vender na Amazon todos os dias ao apostar neste canal de venda.

Se você procura por uma boa oportunidade para começar a vender na internet ou posicionar a sua loja física no mercado digital, a Amazon certamente vai te surpreender.

Afinal, já faz um bom tempo que a Amazon não é apenas um marketplace focado em livros ou eletrônicos. A verdade é que, hoje em dia, você pode vender o que quiser por lá! 

E o mais bacana é que os pequenos e médios empreendedores são responsáveis por mais da metade das vendas lá dentro, e estão crescendo cerca de 52% ao ano, comparado com 25% de crescimento das vendas diretas da Amazon. 

Ou seja, se você quer experimentar mais um canal de vendas e expandir a sua loja na internet, trazendo mais visibilidade para sua marca, a Amazon é perfeita para isso.

Além disso, a Amazon traz a possibilidade de crescimento incrível, por ser conhecida mundialmente pela inovação e investimento em tecnologia.

5 - Olist

O Olist é não é bem um canal de vendas, mas uma porta de entrada que distribui, vende e gerencia seus produtos nos principais marketplaces brasileiros - ele, em si, não é um Marketplace. Em outras palavras, o Olist funciona como uma ponte entre os lojistas e os consumidores na internet. 

Entre os marketplaces com quem o Olist trabalha estão Mercado Livre, Americanas, Amazon, Ponto Frio, Submarino e Casas Bahia. Portanto, com um só contrato, você passa a vender em marketplaces diferentes e a acessar todos os dados das vendas em um único dashboard.

O Olist realiza essa ponte através do Olist Store, um canal de vendas digital no estilo one-stop-shop que está presente nos maiores marketplaces do país. E o melhor de tudo é que eles têm opções para lojistas de todos os tamanhos e nichos, o seu certamente está entre eles.

Para vender com o Olist você não precisa trabalhar com muitos produtos nem ser um expert no universo digital. O que você vai precisar é saber identificar qual a solução mais adequada para o seu momento atual. 

Vale ter em mente que o Olist trabalha com duas frentes principais: uma para lojistas que precisam de estruturas maiores e outra para quem está começando, uma espécie de vitrine virtual gratuita.

6 - Enjoei

Vender moda no Enjoei

O Enjoei é um site que começou como um espaço para pessoas comuns revenderem peças de roupa e acessórios que não queriam mais. Exatamente como um brechó, onde os clientes chegavam para comprar peças usadas, porém em bom estado e com valores mais acessíveis.

Com o tempo, porém, o Enjoei se tornou um grande marketplace que oferece produtos de todos os tipos, sejam novos ou usados. 

Sim, é possível vender de tudo lá dentro.

No entanto, se você vende moda, vai ser muito mais fácil vender no Enjoei. Uma vez que o site ficou conhecido por este segmento, moda continua sendo o carro-chefe.

Assim como a OLX, o Enjoei também já tem uma marca bem validada e consolidada no mercado. Com isso, o tráfego de consumidores em potencial nesse site também é muito grande.

A diferença do Enjoei para a OLX é que, no Enjoei, a compra já é realizada diretamente no site.

A plataforma libera um código de rastreio para o vendedor, que embala e envia pelos Correios. Feita a entrega, o valor da compra é depositado na conta.

7 - OLX

Vender qualquer tipo de produto

A OLX já é um marketplace muito conhecido dos brasileiros. Por ser um marketplace já bem estabelecido no mercado, os produtos anunciados lá são vistos por milhares e milhares de pessoas todos os dias. É possível anunciar praticamente de tudo na OLX, independentemente de você vender como empresa ou pessoa física. 

Por não ter um nicho definido, é um ótimo lugar para começar a um Ecommerce do Zero.

Como, em geral, as pessoas não sabem bem o que vender quando estão no início, é um lugar para testar diferentes produtos de forma simples. 

Inclusive, é um ótimo site para “desapegar” daquilo que tem em casa e já não usa mais.

Um aspecto interessante a respeito deste marketplace é que ele privilegia produtos que estão próximos dos compradores.

Ou seja, o resultado que aparece para o possível cliente é com base em regionalidade e proximidade com o vendedor.

Funciona assim: se você mora em São Paulo, os clientes que vão chegar até você são dessa região. Se mora em Salvador, o mesmo. 

Isso ajuda muito quando pensamos no custo de envio de mercadoria. Com clientes morando mais perto, o valor do frete tende a ser menor.

Dica: capriche nas fotos e ofereça  uma descrição detalhada dos produtos. Somente assim as pessoas sentirão segurança para comprar de você.

Ao se interessarem por um produto seu, os compradores entrarão em contato através dos dados fornecidos por você e combinarão a melhor maneira de efetuar a compra.

8 - Elo7

O Elo7 é um marketplace voltado especialmente para produtos de artesanato.

Diferentemente da OLX e Enjoei, nesse marketplace você não encontra uma grande variedade de nichos de produtos. Justamente por essa razão, o volume de vendas também é menor.

Mesmo assim, o Elo7 ainda é um ambiente lucrativo.

Para conquistar bons resultados, a chave é se destacar. Preste bastante atenção aos detalhes dos seus produtos, pois os consumidores estão em busca de coisas visualmente agradáveis e bonitas.

Bijuterias, cartões de visitas e aniversários, vasos e pulseiras são só alguns dos produtos vendidos dentro do Elo7.

Vender artesanato no Elo7

Assim como o Enjoei, a compra já é feita diretamente no site. Depois que for realizado o pagamento, o Elo7 avisa o vendedor, que fica encarregado de enviar o produto até o consumidor. Feita a entrega, o site libera o valor da compra.

Veja aqui mais dicas de como vender no Elo7.

9 - Americanas Marketplace (antiga B2W Digital)

A Americanas Marketplace (antiga B2W) é um conglomerado que controla Americanas.com, Submarino e Shoptime. Entre eles, as Americanas não têm um nicho bem definido, então é possível encontrar qualquer produto por lá. Já Submarino se orgulha por ser um marketplace líder em inovação e referência de tecnologia - para se vender nesses marketplaces, um produto mais voltado para a área de tecnologia tem mais chances de conseguir boas vendas. Por último, a Shoptime é uma loja voltada mais para produtos de cozinha e eletrodomésticos.

Nesse artigo você encontra um passo a passo de como vender na B2W (Americanas Marketplace).

Canais Próprios

10 - WhatsApp

Vender pelo Whatsapp

O Whatsapp tem se mostrado um excelente canal de vendas. Várias empresas de pequeno, médio e grande porte já utilizam a plataforma como um canal de vendas. 

A grande vantagem do Whatsapp é a possibilidade de interação entre consumidor e vendedor. Através dele, o vendedor pode tirar dúvidas, enviar áudios, vídeos e criar um vínculo com os clientes. Dessa forma, a fidelização fica mais fácil.

Para efetuar a venda, você pode enviar os dados bancários para um depósito ou um link de pagamento, que pode ser do PagSeguro, Mercado Pago ou outro serviço desse tipo.

Aqui no blog temos um guia completo de como se vender no WhatsApp. Confira.

11 - Loja Virtual

Se você está dentro do grupo de varejistas que trabalham com produtos que não tem demanda no mercado e tiver que criar a sua própria demanda, a loja virtual é a opção para você.

Claro que começar a vender com uma loja virtual própria demanda tempo e esforço para conseguir tráfego, algo mais fácil dentro dos Marketplaces.

Mas, se o produto não tem demanda e você tiver que criar, uma a Loja Virtual própria é o canal de vendas que vai te possibilitar isso.

Conheça as estratégias para começar seu Ecommerce

Depois de conhecer esses 8 canais de venda para começar a vender sem sair de casa, chegou a hora de meter a mão na massa e dar o pontapé inicial no seu negócio.

Para isso, você precisa conhecer as técnicas e atalhos para tirar o negócio do papel e mantê-lo lucrativo e em constante crescimento.

Que tal assistir a aula GRATUITA do Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática?

Nela, ele mostra os passos para tirar as ideias do papel e finalmente vivenciar de verdade o mercado, em vez de viver no plano da teoria.

E aí, vai deixar essa passar? É de graça!