Se você vende por meio do Ecommerce, seja em marketplace, loja virtual própria ou qualquer outro canal de venda, certamente entende a importância de ter bons fornecedores. Para ter acesso a eles, entretanto, só conhecendo os polos industriais do Brasil em detalhes. Vamos te ajudar com isso neste artigo! 

Os polos industriais são concentrações de grandes empresas, focadas no mercado B2B – ou seja, o processo de compra e venda que acontece entre empresas. Esses lugares são considerados grandes centros de consumo, em que empreendedores podem se conectar com fornecedores para os mais variados segmentos.

Por lá, é possível encontrar os produtos que o seu Ecommerce precisa por condições de preço mais vantajosas… E o Brasil é um país cheio de lugares como esses, recheados de oportunidades de negócio para empreendedores. 

Por isso, neste artigo, elencamos alguns dos principais polos industriais do Brasil. Temos certeza de que essa lista vai ser muito útil na sua busca por fornecedores. 

Vamos começar? 

Por que é importante conhecer os polos industriais do Brasil? 

Conhecer os polos industriais do Brasil é importante porque expande as opções de fornecedores de um Ecommerce e permite que a empresa ofereça um mix de produtos cada vez melhor para seus clientes. 

Quem tem um negócio no comércio eletrônico sabe bem o quão competitivo é esse segmento de mercado. Todos os dias surgem novas empresas, com propostas de produto e estratégias de venda diferenciadas, fazendo com que a renovação seja uma constante dentro do Ecommerce.

Exatamente por isso, é importante que lojistas do ramo se mantenham atentos às tendências, buscando sempre por fornecedores mais eficientes, melhores e mais baratos. O objetivo, no final das contas, é sempre alcançar a máxima eficiência operacional. 

Uma forma de fazer isso é conhecendo os polos industriais do Brasil e analisando a sua variedade de fornecedores. É exatamente isso que vamos te mostrar a seguir… 

📦 Leia também: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce? 

Vantagens de comprar em polos industriais

Comprar em polos industriais tem muito mais vantagens do que apenas a redução de preços. 

É preciso lembrar que as empresas B2B estão acostumadas a oferecer um serviço de alta qualidade, já que lidam com compras em quantidades maiores e um ticket médio bem mais alto. 

Com essas empresas, você pode escolher entre comprar os produtos para revenda já prontos, ou matéria-prima para produção própria. Normalmente, o atendimento é personalizado e oferece respostas rápidas às dúvidas dos empreendedores. 

Também vale notar que, ao fazer negócio com empresas de polos industriais, também é possível obter vantagens logísticas, como entregas mais rápidas e baratas. Muitas fabricantes têm, ainda, sites que permitem a compra online. Isso facilita muito a vida do empreendedor, que nem sempre conta com o capital para visitar presencialmente os polos industriais. 

13 polos industriais do Brasil que podem ser úteis ao seu Ecommerce 

Agora que você já sabe sobre a importância de conhecer novos fornecedores constantemente, queremos te mostrar quais os principais polos industriais do Brasil para Ecommerces.

Com eles, você poderá encontrar novas empresas para desenvolver parcerias e fortalecer o seu negócio. Veja só: 

1. São Paulo 

Por sua posição geográfica privilegiada e instauração precoce do processo de industrialização, São Paulo sempre se destacou como um polo industrial importante para o Brasil. Hoje, o estado detém 40,3% de todos os estabelecimentos industriais do País, sendo responsável por mais da metade (51,8%) de toda produção nacional. 

Na própria região metropolitana de São Paulo podemos ver uma concentração de indústrias muito variada, abrangendo mercados como a metalurgia, mecânica, alimentícia, têxtil, elétrica, eletrônica e mais. 

São Paulo também é a sede de várias empresas multinacionais, que buscam o acesso a um grande mercado. O estado também é conhecido pelos seus tecnopolos, ou seja, polos industriais focados em tecnologia. 

Vamos te mostrar agora alguns dos polos industriais de São Paulo que podem ser úteis para empresas de Ecommerce dos mais variados segmentos: 

1.1 Jaú (SP) | Capital dos Calçados Femininos

Jaú é um município de São Paulo que é considerado uma referência quando o assunto são calçados femininos na América Latina. No local é possível encontrar um complexo com mais de 200 lojas, entre atacadistas e varejistas, que reúnem uma variedade de produtos gigantesca. 

1.2 Ibitinga (SP) | Capital do Bordado

A cidade de Ibitinga, localizada no interior de São Paulo, é conhecida como a “Capital do Bordado”, já que a maioria das empresas ali se concentra na indústria têxtil. Ali é possível encontrar enxovais, produtos para a casa, cama, mesa e banho com preços ótimos. 

🪞 Leia também: Como montar uma loja de decoração online│Plano de negócios

1.3 Porto Ferreira (SP) | Capital da Cerâmica e da Decoração

A cidade de Porto Ferreira é conhecida pelo seu polo de cerâmica, que conta com 70 fábricas e mais de 200 lojas voltadas para o nicho de mercado. Porto Ferreira fica localizada a 200 km da cidade de São Paulo e conta com oportunidades muito interessantes para empresas que atuam nesse setor. 

1.4 Laranjal Paulista (SP) | Capital do Brinquedo 

Laranjal Paulista ficou conhecida como a capital nacional do brinquedo, já que é o 3º maior polo do setor de brinquedos no mundo. A cidade fica localizada a 135 km da capital do estado e se destaca pela sua produção diária de 5 mil peças. Interessante, não é mesmo? 

1.5 Birigui (SP) | Capital Latina do Calçado Infantil

A cidade de Birigui, em São Paulo, é conhecida pela sua produção de calçados infantis. Sozinhas, as fábricas da região são responsáveis por 52% da produção de calçados para crianças no Brasil. Essa é uma opção incrível para empresas que atuam no segmento de moda infantil

1.6 Limeira (SP) | Capital da Joia Folheada 

O mercado de semijoias e bijuterias é um dos que mais cresce ano a ano. E, se a sua empresa atua nesse nicho, a cidade de Limeira é um dos polos industriais mais importantes para o seu negócio. 

A cerca de 150 km da capital paulista, a cidade é responsável por mais de 50% da produção do setor. Nós criamos um artigo especial para aqueles que precisam encontrar fornecedores dentro desse segmento. Confira aqui: Bijuterias para revenda: saiba como escolher fornecedores

2. Rio de Janeiro

Segundo o último levantamento do IBGE, o Rio de Janeiro responde por 11,2% do PIB Nacional. Isso se deve ao fato de que o estado concentra dois dos maiores polos industriais do Brasil em sua área metropolitana e no Vale do Paraíba. 

No estado, destacam-se a produção têxtil, de roupas e alimentos, tecelagem e refino de petróleo. 

2.1 Nova Friburgo (RJ) | Capital da Moda Íntima

A cidade serrana de Nova Friburgo ganhou o apelido de capital da moda íntima, não à toa. Ela concentra mais de 1.000 fábricas de lingerie, cuecas e pijamas, produzindo cerca de 125 milhões de peças por ano. As fábricas da cidade respondem por 25% da produção nacional. 

2.2 Nova Iguaçu (RJ) | Capital dos Cosméticos

A cidade de Nova Iguaçu fica localizada na baixada fluminense e, em 2016, recebeu o título de capital nacional dos cosméticos. Hoje, mais de 30 fábricas operam na localidade. 

Empreendedores desse ramo sabem como pode ser difícil encontrar bons parceiros comerciais dentro do segmento. Foi por isso que criamos este artigo aqui: Fornecedores de cosméticos: saiba como encontrar os melhores

3. Pernambuco

Pernambuco sempre se destacou na produção industrial, competindo diretamente com outros estados do Brasil, como o Rio de Janeiro e São Paulo. As produções do estado se destacam em segmentos como o têxtil, o de alimentos, construção civil, extração de minérios e mais. 

3.1 Toritama (PE) | Capital do Jeans

Toritama é uma cidade situada no Agreste pernambucano, sendo considerada a capital do jeans. No total, mais de 3 mil fábricas dedicadas à produção do material operam na região, produzindo 20 milhões de peças todos os anos. 

3.2 Tracunhaém (PE) | Capital do Artesanato em Cerâmica

A cidade de Tracunhaém fica na Zona da Mata de Pernambuco e é conhecida como o polo industrial mais importante para produtos de artesanato em cerâmica. Quase 50% da população da cidade tira o seu sustento diretamente da produção de cerâmicas, seja para fins utilitários ou decorativos. 

🎨 Leia também: Confira 30 ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro

4. Minas Gerais 

Minas Gerais é um dos estados com maior parque industrial do Sudeste brasileiro. A região ficou conhecida pelos seus incentivos fiscais e, por isso, atraiu a atenção de diversas fábricas brasileiras e estrangeiras. 

No contexto do varejo online, o estado se destaca pela sua produção têxtil de qualidade. Veja agora alguns dos principais fornecedores do segmento: 

4.1 Jacutinga (MG) | Capital das Malhas 

A cidade de Jacutinga é conhecida pela sua produção de malhas, com mais de 1.000 empresas voltadas para o segmento de malharia. Também é possível encontrar empresas do ramo de tricô e crochê, que têm uma pegada mais artesanal. Uma ótima opção para Ecommerces que atuam dentro do segmento de moda. 

4.2 Juruaia (MG) | Capital Mineira da Lingerie

Minas Gerais também tem a sua própria capital da lingerie, é ela é a cidade de Juruaia. No local é possível encontrar mais de 200 confecções que vendem no atacado ou no varejo. Empreendedores de todo o Brasil viajam até Juruaia para comprar os produtos. 

4.3 Borda da Mata (MG) | Capital do Pijama

Já a cidade de Borda da Mata, localizada no sul de Minas, conta com mais de 200 empresas de confecção de pijamas. No total, são produzidas mais de 80 mil peças por ano. Não é à toa que a cidade foi apelidada de a capital nacional do pijama, não concorda? 

5. Ceará 

O estado do Ceará possui uma economia diversificada, com destaque para os setores de vestuário, alimentício, metalúrgico, farmacêutico, químico e calçadista. A cidade de Fortaleza é a que possui maior movimentação econômica e o maior PIB do estado.

Nos últimos anos, o Ceará diversificou suas fontes de riqueza, reduzindo a dependência da produção primária, que atualmente representa menos de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. No entanto, os efeitos negativos das secas ainda afetam a economia, principalmente nas áreas rurais ocupadas pela agricultura familiar.

O Ceará é um importante polo têxtil e de confecções, com destaque para a cidade de Fortaleza. Recentemente, duas cidades do Ceará estão discutindo com o Centro Industrial do estado a criação de novos polos industriais para desenvolvimento da região. 

Como saber se um fornecedor é bom? 

No mundo do Ecommerce, a seleção correta de fornecedores é um dos aspectos mais cruciais para garantir a eficiência operacional e a satisfação do cliente. 

Uma boa relação com fornecedores confiáveis pode levar a uma vantagem competitiva, pois impacta diretamente a qualidade dos produtos, os prazos de entrega e, consequentemente, a percepção do cliente sobre a sua marca. 

E, já que estamos falando dos polos industriais do Brasil, nada melhor do que mostrarmos alguns dos fatores que separam bons fornecedores, daqueles que você deve evitar: 

  • Qualidade do produto: o produto fornecido deve ser de alta qualidade, pois isso afetará diretamente a satisfação do cliente e a reputação da sua marca;
  • Confiabilidade: você precisa de um fornecedor que cumpra os prazos acordados e entregue os produtos dentro dos padrões de qualidade esperados. Para determinar a confiabilidade de um fornecedor sem fazer negócios com ele antes, verifique as avaliações e referências para ter uma ideia da experiência de outros clientes;
  • Comunicação: a comunicação clara e eficiente é fundamental. O fornecedor deve ser responsivo e acessível quando você tiver dúvidas ou problemas;
  • Preço: o preço dos produtos deve permitir que você mantenha uma margem de lucro saudável. Porém, lembre-se que o preço mais baixo nem sempre é a melhor opção, especialmente se a qualidade ou confiabilidade forem comprometidas;
  • Termos de pagamento: algumas empresas podem oferecer formas de pagamento variadas, além de prazos flexíveis, compatíveis com o seu fluxo de caixa. Dê preferência a esses parceiros comerciais. 

A importância de ter bons fornecedores 

Os fornecedores são parceiros comerciais importantíssimos. A sua empresa depende deles para garantir um produto de qualidade, manter o controle de estoque em dia e as entregas dentro do prazo combinado com o cliente. 

Se os fornecedores escolhidos pela sua empresa têm matérias-primas de baixa qualidade, não entregam no prazo ou têm preços muito altos, você pode ter uma certeza: isso vai impactar o seu negócio e a relação da sua empresa com seus consumidores.

Para ser competitiva, uma empresa precisa cultivar relações com fornecedores de confiança. De preferência, com vários fornecedores de confiança… sem nunca depender totalmente de apenas um deles. 

Mas nem sempre a busca por bons fornecedores é fácil… 

Uma empresa pode ter diversas experiências ruins antes de encontrar parceiros comerciais realmente confiáveis e que prestam um bom serviço. 

Para evitar que isso aconteça com a sua empresa, nós criamos o material Como encontrar fornecedores de Qualquer Segmento em 30 Minutos”. Nele, detalhamos o método usado por algumas das maiores empresas do Brasil para encontrar fornecedores, independente do seu segmento. 

Para baixar gratuitamente, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Qual o primeiro polo industrial do Brasil?

Graças à cafeicultura, São Paulo se tornou o primeiro polo industrial do Brasil. Até hoje, o estado se destaca pela produção de indústrias dos mais variados setores.

Qual é a região de maior concentração industrial no Brasil?

Sem dúvidas, a região do Brasil com maior concentração industrial é o Sudeste.

Quais são os principais polos industriais do Brasil?

Os principais polos industriais do Brasil ficam localizados na região Sudeste, Sul e Nordeste.

Quais estados brasileiros possuem maiores polos industriais?

Enquanto São Paulo é o estado com maior número de estabelecimentos industriais (aproximadamente 120 mil), Santa Catarina é o estado no qual a indústria tem o maior impacto no emprego formal, com 34%.

Qual o maior polo industrial do Brasil?

São Paulo tem o maior parque industrial da América Latina, de acordo com estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).