Saber como abrir uma loja virtual de sucesso tem sido um dos principais objetivos das pessoas que querem empreender. E você sabe por quê? Porque esse canal de vendas tem ganhado cada vez mais força entre consumidores, tornando-se uma mina de ouro para quem o utiliza do jeito certo. Quer entender isso em detalhes? Leia este artigo!

De acordo com levantamento feito pelo PayPal Brasil, entre julho de 2020 e julho de 2021, foram criadas 288 mil novas lojas virtuais no Brasil. Ao todo, foram quase 800 lojas virtuais criadas por dia. 

Esses dados chamam a atenção para o poder que o comércio eletrônico vem conquistando no Brasil ao longo dos últimos anos… Mas também aponta todo o potencial de crescimento que ainda está por vir para o mercado.

Segundo dados da  ABComm, (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a expectativa para 2022 é que as vendas online cresçam 12%, com uma projeção de faturamento de R$169,5 bilhões.

Diante desse cenário positivo, diversas pessoas estão em busca de um método validado sobre como abrir uma loja virtual de sucesso. E se você chegou até este artigo é porque também tem interesse nesse assunto, certo?

Ao longo dos próximos tópicos, nós vamos explicar tudo que você precisa saber para conseguir o que deseja – além de uma dica final que vai fazer diferença na sua jornada empreendedora.   

Ah, antes disso, que tal conferir o vídeo em que o Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, ensina como montar uma loja virtual? Veja:

13 dicas de como abrir uma loja virtual de sucesso

É comum que muitos empreendedores iniciantes sintam certa dificuldade na hora de começar suas jornadas no mundo das vendas online. Hoje, há muita informação na internet sobre como empreender e isso pode, por vezes, confundir quem está começando. 

Entretanto, para não deixar nenhuma dúvida sobre qual caminho seguir, nós separamos 13 dicas de como abrir uma loja virtual de sucesso. Com elas, temos certeza que você vai se sentir muito mais seguro para tirar o seu negócio do papel.

 Confira! 

1. Conte com uma boa plataforma de Ecommerce

O primeiro passo para você ser dono de uma loja virtual de sucesso  é contar com uma boa plataforma de Ecommerce. Ela vai permitir que você não só crie o seu site, mas também faça todo o gerenciamento do seu negócio em um só lugar. 

Para isso, vale a pena fazer uma  pesquisa profunda sobre as opções de plataformas de Ecommerce disponíveis no mercado  hoje.  Existem várias opções… Aqui no EnP  nós indicamos a Nuvemshop, líder em toda a América Latina e com mais de 100 mil lojas ativas. 

Você pode criar o seu site e começar a vender gratuitamente a partir do Plano Começo ou, se preferir, também pode assinar qualquer outro plano da plataforma garantindo 25% de desconto da primeira mensalidade. Esse é um benefício exclusivo para os nossos leitores! Para aproveitá-lo, clique aqui

2. Tenha um site rápido

De nada adianta ter um site bem estruturado e organizado quando ele não funciona de maneira ágil. O consumidor hoje está priorizando sites de vendas que forneçam uma boa experiência para o usuário.

Isso reflete o bom carregamento das páginas, o layout responsivo, dentre outros pontos. Quando isso não acontece, as chances de a pessoa desistir de comprar na loja virtual é bem grande, ou seja,  algo nada positivo para o dono do negócio.

Dessa forma, para fugir desse tipo de situação, não deixe de priorizar o bom funcionamento do seu site.  É isso que vai fazer com que os clientes acessem as páginas de produtos e consigam  finalizar o processo de compra de maneira rápida e sem nenhuma intercorrência. 

3. Organize os produtos na vitrine virtual 

Outro ponto importante quando falamos em como abrir uma loja virtual de sucesso é dispor os produtos de maneira organizada na vitrine online. Muitos empresários cometem o erro de achar que basta carregar as fotos e escrever um título para cada produto e pronto... O processo está finalizado. 

Os elementos que compõem a divulgação dos seus produtos na vitrine precisam ser pensados com muita atenção.  Os títulos, as descrições, as fotos dos produtos, as tags, enfim, é preciso olhar para cada ponto na hora de organizar os produtos na vitrine da sua loja. 

Falamos mais sobre isso no texto: Vitrine online: o que é e como criar uma para atrair mais clientes

4. Crie descrições para os seus produtos

Falando em descrições de produtos, vamos ressaltar agora a importância delas para o sucesso da sua loja virtual.

Para vender no ambiente online é preciso levar em conta que o consumidor não possui o produto em mãos para verificar suas respectivas características. Peso,  dimensões, textura e materiais de acabamento são atribuições que ele não é capaz de medir…   

E todas essas informações fazem a diferença para a tomada de decisão do consumidor e precisam estar nas descrições dos seus produtos.

Além disso, aproveite para inserir também algumas dicas de uso das mercadorias, uma vez que algumas pessoas deixam de comprar um item por não saber exatamente como utilizá-lo no dia a dia. Você pode acabar com as dúvidas e fechar mais vendas ao fornecer essas sugestões de uso.

5. Utilize boas fotos 

As imagens são fatores decisivos quando falamos em como abrir uma loja virtual de sucesso. Lembra quando mencionamos que o cliente não tem o produto em mãos na hora da compra? Pois é…

Outro elemento capaz de fazê-lo decidir ou não pela aquisição do produto é a foto que você vai disponibilizar na sua loja virtual. Aliás, se você reparar bem, logo notará que as descrições e as fotos dos produtos trabalham de maneira complementar, não é mesmo?

Por isso, além de boas descrições, utilize também fotos de qualidades dos seus itens. E não pense que para fazer isso é preciso contratar um fotógrafo profissional ou comprar equipamentos caros. Você consegue fazer excelentes imagens com seu próprio celular.

Explicamos como fazer isso no artigo: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição

6. Gere tráfego para sua loja 

O tráfego nada mais é do que as pessoas que visitam e compram na sua loja. Costumamos dizer que um site sem tráfego, é o mesmo que uma loja vazia no meio do nada… não há movimento de clientes, nem compras. 

A melhor maneira de evitar isso é gerando tráfego. Para obter resultados mais rápidos, você pode investir em tráfego pago a partir de campanhas no Google Ads e Facebook Ads. Crie anúncios segmentados e direcionados para audiência que tem real interesse nos seus produtos. 

Pensando em iniciativas a longo prazo, aposte em técnicas de SEO para gerar um bom índice de tráfego orgânico. Isso vai te ajudar a colocar a sua loja virtual nos primeiros resultados dos buscadores, como o Google, por exemplo. 

Aproveite para ler: O que significa Ads? Entenda tudo sobre anúncios

7. Divulgue os produtos nas redes sociais

Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e Twitter tornaram-se canais extremamente importantes para quem deseja saber como abrir uma loja virtual de sucesso. Isso porque eles deixaram de ser plataformas de compartilhamento de fotos e vídeos há muito tempo…

Hoje, é totalmente possível criar perfis nessas redes e fechar muitas vendas por lá. Cada plataforma disponibiliza os recursos necessários para isso… O Instagram, por exemplo, possui o Instagram Shopping, voltado para empreendedores que queiram criar “lojinhas” para vender produtos. 

Para explorar o melhor resultados nesses canais, entretanto, observe em quais deles os seus clientes estão presentes. A ideia é você direcionar esforços para divulgar a sua loja virtual nas redes sociais nas quais façam sentido para a sua persona. Nada de perder tempo ou investimentos à toa, combinado?

Leia também: Como ganhar dinheiro online usando suas redes sociais [GUIA PRÁTICO]

8. Invista em marketing digital

O marketing digital não é uma opção para quem quer saber como abrir uma loja virtual de sucesso…  na  verdade,  ele é uma obrigação! Isso porque não é possível vender online sem investir em estratégias de marketing digital

Afinal de contas, você precisa atrair, engajar e converter clientes no seu site de vendas, certo? 

Por isso, não perca tempo e aprofunde o quanto antes seus conhecimentos em marketing digital. Existem diversas iniciativas que você pode implementar para aumentar as vendas do seu negócio, como:

Falamos tudo sobre o assunto no artigo: Marketing digital para iniciantes: o que é preciso para começar?. Leia quando puder!

9. Aposte no remarketing

O remarketing é uma iniciativa que permite impactar novamente um consumidor que, em algum momento, teve contato com algum de seus conteúdos ou produtos. Com ele, é possível enviar e-mails com notificações para carrinhos abandonados, por exemplo.

Muitas pessoas deixam de finalizar a compra por esquecimento, falta de tempo ou eventual problema na página de checkout. Sendo assim, a sua parte é deixar o site funcionando plenamente e, claro, também aproveitar as oportunidades para não perder vendas. O remarketing vai te ajudar neste aspecto. 

10. Faça promoções

Difícil encontrar um consumidor que não goste de promoções, não é verdade? Muitos deles aguardam datas tradicionais do calendário comercial para comprar, como Black Friday, Dia do Cliente, Dia das Mães, entre outras. Mas, não se engane, a maioria gosta de pagar menos em qualquer dia do ano.

Por isso, analise o fluxo de caixa da sua empresa e verifique se existe a possibilidade de fazer promoções para aumentar as vendas. Oferecer cupom de desconto é uma excelente iniciativa nesse sentido. 

O único ponto de atenção é criar promoções sem gerar prejuízos à saúde financeira do seu negócio. Muitos empreendedores sentem dificuldade de lidar com todas as nuances do financeiro… Algo que pode ajudar nesse sentido é participar da Jornada Mestre das Finanças, disponível pela assinatura da plataforma Ecommerce na Prática. Para saber mais, clique aqui.

11. Disponibilize formas de pagamento variadas

Depois de você já ter escolhido a sua plataforma de Ecommerce, ter desenvolvido ações para gerar tráfego e outros pontos para entender como abrir uma loja virtual de sucesso, chegou o momento de definir as formas de pagamento que ficarão disponíveis aos seus clientes.

Como você está no início dos negócios, vale a pena viabilizar as opções mais utilizadas pelos consumidores em geral. Cartões de crédito e débito, boleto bancário, PIX, link de pagamento são algumas delas.

Contudo, com o passar do tempo, não deixe de fazer pesquisas com os seus clientes para entender quais dessas alternativas fazem mais sentido para eles. Assim, você não precisa liberar todas as formas de pagamento existentes desnecessariamente. 

12. Ofereça diferentes tipos de envio

Para este tópico sobre os envios da sua loja virtual, podemos seguir a mesma linha de raciocínio do anterior…  

Você não precisa liberar para os seus clientes todas as modalidades de entregas que existem hoje no mercado. Disponibilize apenas algumas opções pontuais que atendam as necessidades deles.

Um dos grandes aliados dos empreendedores, sejam eles iniciantes ou não, são os serviços fornecidos pelos Correios.  Nesse contexto, podemos inserir principalmente o PAC e o SEDEX

Contudo, uma outra boa opção é entrar em contato com empresas particulares de envios. Elas também possuem bons pacotes para entregas expressas e certamente você encontrará uma que atenda a região que precisa.

Se você quiser entender um pouco mais sobre o assunto, sugerimos que leia o artigo: Transportadora para Ecommerce: conheça as 18 melhores

13. Personalize a embalagem do produto

Você sabia que as embalagens fazem toda diferença na experiência de compra? É o que chamamos de unboxing experience. Essa iniciativa ganhou bastante popularidade ao longo dos últimos anos graças a ascensão de vídeos em plataformas como TikTok e YouTube…

O foco desses vídeos é simplesmente mostrar às pessoas o processo de abertura da embalagem de um pedido comprado online. Isso faz com que os consumidores fiquem ainda mais interessados em adquirir os produtos, aumentando consideravelmente as vendas de um negócio.

Então, se você pensa em como abrir uma loja virtual de sucesso, mantendo-a assim por muito tempo, dê uma atenção extra para as embalagens as quais você utiliza para enviar os pedidos. Elas são mais importantes do que você imagina!

Falamos sobre isso no artigo: Embalagem para Ecommerce: tipos, dicas e fornecedores

Lojas virtuais de sucesso: 3 cases para você se inspirar

Depois de conferir todas essas dicas sobre como abrir uma loja virtual de sucesso, que tal conferir alguns cases de sucesso para se inspirar? Você já deve ter ouvido falar em alguns dos nomes que vamos citar aqui, mas certamente vale a pena conhecer suas histórias com um pouco mais de profundidade. 

Confira!

1. Amazon

como abrir uma loja virtual de sucesso

A Amazon começou como um Ecommerce de livros e, hoje, é reconhecida como uma das maiores empresas de Ecommerce do mundo. Tanto que, por muitos anos, foi considerada como a mais valiosa de todas. A companhia opera com sucesso há anos em diversos países, inclusive no Brasil. 

Por aqui, só em 2021, a Amazon teve uma adesão de vendedores de 2,3% no nosso país, o que é equivalente a pouco mais de 7 mil novas lojas. No geral, a varejista alcançou lucros de US$ 121,23 bilhões durante o período, cerca de 1,79% maior do que os US$ 119,09 bilhões previstos. Nada mal, não é mesmo? 

2. Netshoes

como abrir uma loja virtual de sucesso

A Netshoes é outra companhia que vem se destacando bastante entre os consumidores, tornando-se um dos maiores de lifestyle esportivo da América Latina. A plataforma já ultrapassou a marca de mais de 54 milhões de visitantes únicos por mês.

Em 2019, a Netshoes foi adquirida por outra gigante do varejo nacional, o Magazine Luiza. E, de lá para cá, tem se consolidado cada vez mais como referência de loja virtual de sucesso. 

3. Shopee

como abrir uma loja virtual de sucesso

Quem não ouviu falar do Shopee nos últimos anos? A plataforma chegou no Brasil em 2020 e, desde então, tem sido uma verdadeira sensação entre os consumidores. Sua estratégia é vender produtos com um ticket médio mais baixo, o que faz com que as pessoas optem por um consumo rápido. 

O seu crescimento em terras brasileiras tem sido tão forte que, segundo um levantamento feito em janeiro de 2022 pelo grupo financeiro Goldman Sachs, o Shopee pode responder por 20% da fatia de todo o setor de varejo até 2025. Ou seja, ele não poderia ficar de fora da nossa lista de lojas virtuais de sucesso, não é verdade? 

Por que abrir uma loja virtual é importante?

Abrir uma loja virtual possibilita às pessoas não só a oportunidade de serem donas dos próprios negócios, mas também terem autonomia fazendo isso. 

É possível começar a jornada empreendedora pela internet por meio de diversos canais de venda, como marketplaces, redes sociais e, claro, também as lojas virtuais. Entretanto, quando falamos em escalabilidade, elas saem na frente, tornando-se vitais para o crescimento do negócio a médio e longo prazo.

Mas basta apenas criar uma loja virtual e pronto…  as vendas acontecerão aos montes? Não mesmo!

É preciso ter uma noção completa de tudo o que deve ser feito para o seu negócio atingir o sucesso. Foi pensando nisso que criamos o treinamento Loja Virtual do Zero. Esse é o conteúdo perfeito para você iniciar o seu negócio e construir o seu próprio canal de vendas – mesmo que você não entenda nada de design ou programação. 

O treinamento – junto com centenas de outras aulas exclusivas – já está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática. Para conhecer mais sobre o treinamento, clique aqui

Perguntas Frequentes

Qual o melhor ramo para abrir uma loja virtual?

Não há um ramo ou segmento específico que seja melhor para abrir uma loja virtual. O que é realmente importante é definir o produto que vai vender e contar com o método validado para criar e alavancar os resultados do negócio.

Qual o custo para abrir uma loja virtual?

Você pode abrir uma loja virtual gratuitamente, já que existem diversas plataformas que fornecem esse tipo de serviço. A Nuvemshop mesmo é uma delas, como citamos ao longo deste artigo.

O que é preciso para abrir uma loja virtual?

Para criar uma loja virtual você precisa contar com uma boa plataforma de Ecommerce e, organizar os produtos na vitrine virtual. Além disso, é preciso criar boas descrições para os seus produtos, utilizar boas fotos, dentre outros pontos. Leia o artigo para saber mais!

Quais os produtos que mais vendem na internet?

Não há um produto específico que é o mais vendido na internet. O empreendedor pode ter sucesso vendendo online a partir do momento que escolhe o produto, descobre se existe demanda para ele e estrutura uma loja virtual apta para fazer vendas.