Quem nunca foi atraído pelas ofertas de um banner? Esses elementos gráficos são muito populares nas lojas físicas, mas também têm um papel importante para o comércio eletrônico. Neste artigo, vamos te explicar o que é banner e ainda daremos dicas de como criar banners incríveis para o seu site. Vem ler!

Os banners são elementos versáteis e muito úteis para lojistas de todos os segmentos. Eles podem servir como apoio para campanhas de marketing, promoções sazonais ou até mesmo como um canal de comunicação mais próximo dos clientes. 

Sua principal função é passar mensagens com clareza, de forma sucinta. Por isso, nesse artigo, nosso objetivo é te mostrar o que é um banner digital e qual é o passo a passo para criá-los em seu Ecommerce

Bateu aquela curiosidade? Então vamos começar…

O que é banner? 

Por definição, um banner é uma peça publicitária que pode ser digital ou impressa. Ele tem o intuito de ser exposto temporariamente, servindo como uma ferramenta de comunicação para as empresas. 

Banners podem ser encontrados em sites de vendas, Ecommerces, pontos de venda físicos, lojas, fachadas e outros espaços. 

Por muito tempo, os banners eram uma exclusividade do varejo físico, ajudando lojistas a mudar temporariamente a sua loja, atraindo os clientes com promoções sazonais. 

Dentro do contexto do comércio eletrônico, os banners ainda desempenham um papel parecido, mas ganham ainda mais dinamismo, visto que podem ser trocados com mais frequência, já que não são impressos. 

Os banners também podem ser encontrados em redes sociais como o YouTube, alocados na página inicial de cada canal. De qualquer forma, o papel do banner é sempre o mesmo: chamar a atenção para uma mensagem. 

O origem do banner na internet 

A palavra banner é de origem inglesa e, em tradução livre para o português pode ser entendida como “bandeira”. Nas gráficas e meios mais tradicionais, o termo banner é usado para determinar peças gráficas impressas que podem ser penduradas ou coladas em fachadas. 

Com a popularização da internet e, especialmente, do comércio eletrônico, o banner adquiriu um novo sentido. Hoje, usamos o termo banner digital para falar de anúncios que vemos em sites. Estes banners podem ser estáticos ou dinâmicos, dependendo do objetivo da campanha de marketing de cada lojista. 

É bem comum encontrarmos banners no formato “.jpg”, “.png”, ou “.gif”. Existem diversas ferramentas que permitem a criação de banners digitais. Falaremos sobre elas daqui a alguns tópicos! 

Quais os principais tipos de banners para sites? 

Como falamos anteriormente, os banners se popularizaram na internet por conta das lojas virtuais. Hoje, a maioria das plataformas de Ecommerce oferecem recursos nativos para upload de banners, facilitando o gerenciamento desse recurso para o lojista. 

A Nuvemshop, por exemplo, é uma dessas plataformas. Nós inclusive temos um artigo completo falando sobre como personalizar banners em lojas Nuvemshop. Para ler, clique aqui: Como colocar banner na Nuvemshop [TUTORIAL].

Existem diversos modelos de banners para loja virtual e conhecer os principais deles pode te ajudar a entender quais têm mais sintonia com a proposta da sua empresa e com os seus clientes.

Vamos ver alguns deles agora… 

Banner horizontal

O banner horizontal é o tipo mais usado em lojas virtuais. Ele é, usualmente, encontrado na home das lojas e tem um formato largo, que permite a exploração de vários recursos interessantes. 

A ideia por trás do banner horizontal quase sempre é chamar a atenção para promoções, incentivar a compra e se comunicar com o cliente. Usualmente, eles podem ser vistos em formato de carrossel na página inicial dos Ecommerces. Isso acontece para dar mais dinamismo ao site e mostrar mais opções de produtos aos clientes. 

Banner estático

O banner estático é o mais comum entre os banners para loja virtual. Ele é composto por uma imagem única, que pode ser em formato horizontal, vertical ou quadrado. Por serem mais simples, eles também são bem leves e não prejudicam o carregamento do site… 

Banner animado

Os banners animados seguem a mesma lógica dos banners estáticos, ou seja, podem ser feitos em formato horizontal, vertical ou quadrado, mas têm uma importante diferença: as imagens se mexem

Por isso, os banners animados são entendidos como pequenos vídeos e o seu objetivo dentro da página pode variar desde a comunicação de uma promoção até a função estética apenas. 

No entanto, aqui vale um aviso… os banners animados são mais pesados que outros tipos de banner. Isso quer dizer que, se o lojista não tiver cuidado, esse elemento pode prejudicar o carregamento do site e interferir na experiência do cliente

Banner de texto

O banner de texto, por sua vez, tem uma função bem mais utilitária. Seu intuito é comunicar mensagens importantes de forma breve e concisa. Eles podem ser usados para indicar páginas de categoria e landing pages

As melhores ferramentas para criar banners 

Agora que você sabe o que é banner e quais os principais tipos de banner que encontramos em lojas virtuais, nada mais justo do que falarmos sobre as ferramentas necessárias para criar esses elementos, certo? 

A seguir, listamos algumas das principais plataformas e serviços que você pode usar para criar banners incríveis. Veja só: 

1. Photoshop 

O Photoshop pode até não ser a ferramenta mais fácil do mundo de se usar, mas acredite: ela é a mais completa. Dentro da plataforma, você vai encontrar uma infinidade de recursos para criação de banners estáticos e animados nos mais diferentes formatos. 

Existem diversos tutoriais na internet que utilizam o photoshop, por isso, você não terá muitas dificuldades para encontrar meios de fazer seus banners com a ferramenta. 

Além disso, também existem vários templates prontos, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades da sua empresa.

Essa é uma ferramenta paga, mas você pode aproveitar a versão gratuita por 30 dias, baixando o programa no site da Adobe. 

2. Canva 

O Canva é, certamente, uma das ferramentas favoritas de lojistas, designers e entusiastas das artes gráficas. A plataforma permite que você crie peças como banners sem ter muito conhecimento sobre design. Ela é intuitiva, fácil de usar e ainda tem uma versão gratuita com recursos avançados. 

A ferramenta pode ser usada no computador ou no celular. O Canva permite que você exporte imagens nos mais variados formatos, dando até mesmo opções de animação simples. 

Essa é uma ferramenta que indicamos a todos os lojistas que desejam melhorar a apresentação visual da sua loja, mas não têm experiência em design gráfico. Para conferir um tutorial completo de como usar o Canva, leia: Como usar o Canva [TUTORIAL]

3. Creatopy

O Creatopy é uma ferramenta que apresenta diversas opções de template para banner, que podem ser facilmente personalizados ao seu gosto. Nele, você pode inserir textos e filtros de forma facilitada, além de escolher uma imagem de fundo personalizada. 

O serviço oferece uma versão gratuita, com acesso a recursos mais limitados. Vale a pena conferir!

8 dicas para criar banners incríveis para sua loja virtual 

Agora você já conhece todas as possibilidades que um banner pode trazer para sua empresa! Ainda assim, existem boas práticas que devem ser seguidas para garantir que os seus banners tenham o impacto desejado nos visitantes.

A seguir, listamos algumas dicas que vão te ajudar na hora criar os banners para sua loja virtual. Veja: 

1. Menos é mais 

Na hora de criar os banners para sua loja virtual, é importante se colocar no lugar de seus visitantes. Eles provavelmente entram e saem de centenas de sites por dia, sendo expostos a uma enorme variedade de peças gráficas e visuais. 

Se os seus banners tiverem um excesso de informação, é provável que, em vez de atrair o clique dos usuários, o efeito seja contrário. Por isso, busque sempre equilibrar os seus banners com informações úteis e evite usar elementos visuais em excesso. 

Lembre-se: mensagens simples são, quase sempre, mais efetivas

2. Invista em um design responsivo 

Imagine que você investiu muito do seu tempo criando e fazendo o upload de banners para o seu site, mas uma boa parte dos usuários não consegue enxergar a peça. É isso que acontece quando o layout do seu site não é responsivo.

Na prática, um site responsivo vai garantir que seus visitantes tenham uma boa experiência, estejam eles usando um computador, um smartphone, um tablet ou qualquer outro tipo de dispositivo. 

Atualmente, muitas plataformas de Ecommerce oferecem essa funcionalidade de forma nativa, mas se você criar um site do zero – ou seja, com código – é preciso ter atenção a este ponto. 

3. Coloque apenas as informações mais relevantes 

Muitos lojistas veem no banner uma forma de se comunicar diretamente com os seus clientes e, por isso, tentam colocar o máximo de informações possível dentro desses elementos. 

Como falamos alguns tópicos atrás, este é um erro. 

Em seu banner, você deve colocar apenas as informações mais relevantes, sendo conciso e direto ao ponto. Isso vale para imagens, é claro, mas também para textos. Escolha bem as palavras que você vai usar e dê destaque para os termos que mais importam. 

E, já que estamos falando de texto, tenha atenção ao contraste das letras com o fundo da imagem. Use combinações que facilitem a leitura do cliente, a fim de que a mensagem possa ser passada sem empecilhos. 

4. Use imagens de alta qualidade 

Outro erro comum que lojistas cometem ao criar banners é usar imagens pixeladas ou de baixa resolução. Esse é um fator que reflete de forma negativa na imagem da sua empresa e pode afastar potenciais clientes

Você pode conseguir essas imagens em bancos de foto gratuitos. Algumas opções são: 

5. Cuidado com o tamanho dos arquivos

Você certamente já acessou um site que demorou para carregar e acabou desistindo de visitá-lo, não é mesmo? Bom, a sensação de frustração é a mesma para o seu cliente. Seu site deve carregar de forma rápida e eficiente. De acordo com o Google, o conteúdo deve aparecer na tela em menos de 3 segundos. 

Diversos fatores podem influenciar no tempo de carregamento… incluindo os banners. Se você usa imagens pesadas ou muitos elementos gráficos, é natural que o arquivo fique um pouco mais pesado. 

Para contornar essa situação e garantir uma boa velocidade de carregamento, você pode comprimir as imagens de seus banners em ferramentas próprias para isso. Vamos listar algumas delas abaixo: 

Leia também: Quer velocidade? Confira 5 dicas sobre como deixar o site mais rápido.

6. Use a identidade visual da sua empresa

A coesão visual da sua empresa deve ser algo fácil de notar em todos os canais de contato com o cliente. Isso é ainda mais importante se o banner estiver em sua loja virtual. 

Por isso, na hora de criar os seus banners, pense em como usar os elementos da sua identidade visual e construir uma experiência mais coesa para os seus visitantes

Se esse assunto te interessa, este artigo pode te ajudar: O que é Branding: entenda TUDO.

7. Use CTAs  

Os CTAs, ou Call to Actions, são textos curtos e imperativos, que mostram ao seu cliente a ação que é esperada. Algumas CTAs comuns para banner são: 

  • Clique aqui;
  • Compre agora;
  • Confira; 
  • Aproveite.

Ao usar esses elementos em seu banner, você diminui os espaços para interpretação e aumenta as chances de que o seu cliente realmente se engaje com o site. Nós falamos mais sobre CTAs neste artigo: O que é CTA: descubra como utilizar Call to Actions no seu Ecommerce.

8. Faça testes com diferentes versões de banner 

Assim como em muitos outros elementos do seu site, é difícil encontrar a perfeição logo de cara. 

Isso quer dizer que talvez você precise fazer várias versões do mesmo banner – ou até mesmo tentar modelos diferentes! – para encontrar aquele que mais vai chamar a atenção dos seus clientes. 

Por isso, te encorajamos a fazer testes e expor os seus visitantes a diferentes modelos de banner, monitorando os resultados que cada tipo desperta. Varie as cores, os textos e os CTAs utilizados. 

Isso vai te ajudar não só a entender melhor a sua persona, mas também a  aumentar a sua taxa de conversão

Aprenda a criar a sua própria loja virtual com o Ecommerce na Prática!

Depois de ler este artigo, agora você sabe o que é banner digital, quais os principais formatos disponíveis e ferramentas que podem ser usadas para criar essas peças gráficas. Além disso, você também viu algumas boas práticas na criação de banners. 

Sabemos que, com este conteúdo, você está mais do que preparado para começar a personalizar a sua loja virtual! 

Mas, se você está criando o seu Ecommerce, ou quer criar, saiba que os banners são apenas uma parte desse grande projeto.

Foi por isso que desenvolvemos o treinamento Crie sua Loja Virtual do Zero. Nele, você vai entender como tirar o seu negócio do papel desde o planejamento até as primeiras vendas. 

Para começar, assine o Ecommerce na Prática

Perguntas Frequentes

O que é banner?

Um banner é uma peça publicitária que pode ser digital ou impressa. Ele tem o intuito de ser exposto temporariamente, servindo como uma ferramenta de comunicação para as empresas.

O que é banner digital?

O banner digital pode ser visto em sites de venda e Ecommerces. Ele tem o intuito de comunicar promoções, direcionar o fluxo do visitante para determinadas páginas do site e dar mais dinamismo à loja.

Como fazer um banner no celular?

Se você precisa fazer um banner no celular, é possível usar o aplicativo Canva. Ele tem recursos avançados que ajudam você a criar peças gráficas profissionais, mesmo que você tenha pouco conhecimento sobre design.