As landing pages são uma parte importante de qualquer estratégia de marketing digital. Mais do que isso: uma landing page bem feita pode ser um instrumento poderoso para conquistar novos clientes e aumentar as suas conversões. Quer saber como criar uma landing page? Este artigo vai te ajudar!

A melhor parte é que você não precisa ter quase nenhum conhecimento técnico para fazer uma landing page de alta conversão e turbinar o seu negócio.

Nos parágrafos a seguir, explicaremos o que é uma landing page, daremos algumas dicas de por onde começar e falaremos sobre algumas das melhores ferramentas para você criar as suas próprias landing pages.

Antes, que tal assistir ao vídeo em que Babi Tonhela, especialista e consultora de Ecommerce, explica como criar uma landing page na Prática? Veja:

O que é landing page?

Landing page — às vezes chamada de página de destino, em português — é o nome que se dá a uma página da web que tem um propósito único e específico. Esse propósito dependerá do seu objetivo, mas geralmente ele envolve convencer seus visitantes a realizar uma ação, como comprar algum item ou compartilhar suas informações de contato em troca de um item gratuito, como um e-book ou uma videoaula.

Em outras palavras, o objetivo de qualquer landing page é gerar conversões, isto é, transformar visitantes em leads (consumidores em potencial). Isso é feito por meio de um projeto gráfico bem resolvido, um texto (copy) bem escrito e um botão de chamada (call-to-action) atraente.

Esta é a principal diferença entre uma landing page e a homepage do seu site. Enquanto a primeira é focada em um objetivo específico, com navegação simplificada e poucos elementos para direcionar a atenção do visitante à conversão desejada, a segunda precisa cobrir todos os principais aspectos do seu negócio, como sua área de atuação, produtos/serviços, informações de contato e afins.

Confira abaixo um exemplo de landing page da Adobe Creative Cloud:

como criar uma landing page

A página, que tem como objetivo atrair novos assinantes para o serviço, tem todos os elementos de uma landing page de sucesso: layout simplificado e atraente, direcionando a atenção do usuário ao texto e aos dois calls-to-action ("Economize agora" e "Teste grátis"). 

Além disso, tem elementos para convencer o visitante a transformar-se em usuário — como o desconto já destacado no texto principal e alguns exemplos de aplicativos disponíveis na assinatura.

Vale notar que você não precisa ter um site completo para ter uma landing page, já que as duas coisas não necessariamente estão ligadas. Por outro lado, se você já tiver uma presença consolidada na web, é possível linkar sua landing page ao seu site principal para conferir credibilidade à página.

Leia também: Como criar um blog: 5 passos para estabelecer sua presença online

Quais são os tipos de landing pages?

Quando falamos em como criar uma landing page, é importante você ter em mente que existem alguns tipos que podem ser interessantes para o seu negócio. Veja quais são eles a seguir:

Landing pages de captura de leads

Esse tipo de landing page é utilizado nas estratégias de geração de leads, sendo uma boa opção para empresas que desejam atrair mais clientes. Sua estrutura é bem simples e você só vai precisar solicitar algumas informações das pessoas, como nome, e-mail, telefone, etc. Em troca, você deve oferecer algum conteúdo de valor, como um e-book, por exemplo. 

Landing pages de vendas

A landing page de vendas, por sua vez, é voltada para conversão de vendas. Ela pode conter mais informações que a opção anterior, mas não deve ser muito extensa. Você pode falar sobre o produto ou serviço que esteja oferecendo, provas sociais, informações sobre para quem o item é destinado, etc. Não esqueça de colocar um bom botão de chamada para ação (CTA) ao final. 

Landing pages de eventos

Por fim, temos também a landing page de eventos. Como o nome já indica, ela é utilizada por companhias na hora de reunir e organizar todas as informações relevantes sobre um determinado evento. Nele, você pode inserir o horário, o local (caso seja um evento físico), pessoas que participarão, etc. Lembre-se de também deixar evidente para o público todas as vantagens do evento.

Quais são os principais elementos de uma landing page?

Uma landing page é composta por alguns elementos essenciais, que vão contribuir diretamente para que o usuário tome a ação que você deseja. São eles:

Título e Subtítulo

O título é o responsável por mostrar ao usuário o tema central da sua landing page, enquanto o subtítulo reforça a mensagem presente no título. Dentro de uma landing page, eles são elementos cruciais para atrair a atenção do usuário e precisam ser diretos, claros e concisos. Ou seja, não devem passar informações desnecessárias.

Descrição da oferta

Uma vez captada a atenção do visitante com o título e o subtítulo, a descrição chega para fornecer mais informações sobre a oferta em si. Nela, você vai vender a sua ideia por meio de argumentos válidos, exposição de benefícios, frases curtas, uso de bullets points, dentre outros recursos. O foco da descrição é conquistar aquele cliente. 

Conteúdos visuais

As imagens, muitas vezes, são decisivas para a conversão. Elas podem ser tanto imagens estáticas quanto em vídeo e seu principal objetivo é dar mais embasamento e complementar a oferta. Uma boa dica é evitar o uso de imagens de banco e buscar sempre por imagens que reflitam a persona do seu negócio. 

Formulário

O formulário é um elemento crucial e que não pode faltar em uma landing page porque  vai permitir que os visitantes preencham os seus dados. Ao elaborá-lo, busque solicitar apenas os dados essenciais aos leads, sem pedir informações desnecessárias ou que tome muito tempo para completar o processo. Muitas vezes, a pessoa desiste de realizar uma ação por conta de formulários longos demais. 

CTA

O CTA (call to action, em inglês) nada mais é do que a chamada para a ação. Em uma landing page, são aqueles botão em que o usuário deve clicar para que você consiga a conversão que deseja. Para que funcione, é essencial que o CTA seja claro e conciso, ou seja, deve ser apenas uma frase curta convidando a pessoa a clicar.

Quais são as principais métricas de uma landing page?

Antes de entender como criar uma landing page, não podemos deixar de fora a importância de você conhecer as principais métricas que devem ser acompanhadas nessas páginas. São elas:

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das mais importantes a serem observadas em uma landing page. Ela diz respeito à quantidade de pessoas que convertem na sua página, ajudando na compreensão se o objetivo central está sendo realmente alcançado. Isto é, se as vendas estão acontecendo, se os usuários estão se inscrevendo ou qualquer outro propósito. 

Taxa de rejeição 

A taxa de rejeição, por sua vez, mostra a quantidade de usuários que acessaram a sua landing page, mas, por algum motivo, abandonaram sem realizar uma ação (download de material gratuito, compra de um produto, etc). É uma métrica importante para auxiliar na identificação de problemas técnicos e ou até mesmo estratégicos da oferta

Visitantes únicos

A métrica de visitantes únicos foca em apontar o número de pessoas que visitaram a sua página, desconsiderando quantas vezes elas fazem isso em um dia. Dessa forma, caso um usuário acesse a sua landing page 10 por dia, serão contabilizadas 10 visitas e um visitante único. É um indicador interessante para mostrar o quanto a sua página é atrativa.

Origem do tráfego

De onde o seu visitante está vindo: rede social? Anúncio feito no Google Ads? Publicação de blog? A métrica de origem de tráfego vai te ajudar a compreender isso porque ela mostra a origem daquele usuário. É um indicador ideal para compreender toda a jornada do visitante e fazer os ajustes necessários para melhorar a experiência dentro da sua landing page.

Tempo médio na página

A métrica de tempo médio na página indica o quanto dura a visita dos usuários na sua landing page. Por exemplo, se eles estiverem entrando e, logo em seguida, fechando a página, pode ser um indicador de que as informações não estão claras ou há alguma falha impedindo que eles pratiquem a ação desejada. 

Como criar uma landing page de alta conversão?

Antes de colocar a mão na massa para criar a sua primeira landing page, é necessário planejar os detalhes da página. Para isso, a primeira pergunta que você deve fazer é: qual o seu objetivo?

Por objetivo, não nos referimos ao propósito específico da landing page, mas ao objetivo do seu negócio naquele momento. Pode ser que você esteja começando um novo empreendimento e queira obter leads para futuras vendas, ou pode ser que você esteja tentando emplacar um novo produto em uma empresa já consolidada — objetivos muito diferentes, mas que podem ser alcançados com as estratégias certas para landing pages.

Ao responder esta primeira pergunta, é hora de começar a esquematizar a sua landing page. Uma boa ideia é fazer um rascunho da página — pode ser à mão, num editor de imagens ou numa ferramenta especializada, como as de wireframing. Pense nos elementos gráficos que você irá utilizar, no texto, no call-to-action e nas estratégias de convencimento que você utilizará para realizar as conversões.

Concisão é tudo

O objetivo de qualquer landing page é capturar a atenção do visitante rapidamente, então pense em frases curtas e de impacto, que consigam atrair o usuário rapidamente com algum elemento de persuasão;

Evite menus e links excessivos

Como a landing page tem um objetivo específico (geralmente contido no botão de call-to-action), disponibilizar menus ou muitos links para o usuário pode criar rotas de fuga indesejadas;

Foco no visual

Use cores contrastantes (dentro da paleta da sua empresa, de preferência), imagens grandes, ilustrações personalizadas e outros elementos que atraiam a atenção do visitante logo de cara. Vídeos curtos também são ótimos elementos para landing pages;

Evite elementos genéricos

Isso vale tanto para os elementos gráficos da página quanto para o texto. Criar uma página simples não significa que ela deve ser igual a todas as outras, muito pelo contrário — certifique-se de que a landing page tem a identidade visual e a linguagem do seu negócio, para ajudar no fortalecimento da sua marca e para que seus visitantes façam a conexão desde o primeiro momento;

Pense em um bom call-to-action

O botão de call-to-action é o principal elemento da sua landing page, então invista tempo para pensar na melhor frase possível para ele. Pense numa combinação de palavras curta que incentive o usuário a seguir adiante, lembrando da principal vantagem oferecida pela sua oferta.

Agora que você já sabe de todos os princípios para criar a sua landing page, é hora de colocá-la no ar. Continue a leitura!

Landing pages precisam de domínio e hospedagem?

Em resumo, sim — assim como qualquer página da web, landing pages precisam ter um domínio e uma hospedagem para funcionar. A boa notícia é que isso não necessariamente acarretará em gastos adicionais para você ou para o seu negócio.

Digamos, por exemplo, que a sua empresa já tenha um site institucional completo. Neste caso, você pode hospedar a sua landing page no mesmo plano no qual já está armazenado o seu site — a maioria das empresas de hospedagem permitem a criação de múltiplas páginas dentro de um mesmo plano, contanto que você não ultrapasse o limite de armazenamento (ou de tráfego) contratado.

Em relação ao domínio, você pode criar um subdomínio ou uma subpágina para a sua landing page. Por exemplo: caso o seu site tenha o domínio “minhaempresa.com.br”, você pode usar o subdomínio “assine.minhaempresa.com.br” ou a subpágina “minhaempresa.com.br/assine” para a landing page. 

A maioria dos planos e empresas permite que isso seja feito sem custos adicionais.

Por outro lado, caso você ainda não tenha um site, é uma boa ideia investir em um domínio próprio e um plano de hospedagem básico para a sua primeira landing page. São investimentos de baixo custo que dão muito mais visibilidade e credibilidade para a sua página — e, de quebra, permitem que você dê o passo seguinte e comece a construir uma presença completa na web assim que possível.

Alternativamente, também é possível contratar serviços específicos para landing pages, como empresas que se encarregam de todos os aspectos técnicos da publicação das páginas. Falaremos sobre alguns destes serviços, bem como ferramentas relacionadas, na seção a seguir.

5 ferramentas para landing pages

Caso você tenha um bom conhecimento técnico em linguagens de programação, é possível criar a sua landing page diretamente no código. Entretanto, sabemos que esta não é a realidade para a maioria das pessoas… 

E, felizmente, já há uma série de ferramentas que podem te ajudar a criar a sua landing page facilmente, sem que você precise mexer em código.

Vamos conferir, abaixo, algumas dessas ferramentas:

1. Criador de Sites da Hostinger

como criar uma landing page

Se você já é cliente de algum plano de hospedagem da Hostinger, é possível usar o criador de sites nativo da plataforma para criar a sua landing page com uma série de ferramentas de auxílio.

Você pode começar a construção da sua landing page a partir de templates com aparência profissional, ou simplesmente iniciar do zero e criar o seu próprio design. É possível editar facilmente a sua página numa interface fácil e intuitiva, totalmente baseada em movimentos de arrastar e soltar.

Além disso, o Criador de Sites da Hostinger traz uma série de recursos baseados em inteligência artificial, como uma ferramenta de mapa de calor que indica os melhores locais da página para posicionar elementos, como botões e chamadas, é um recurso de sugestão para aprimorar os seus textos.

Todos os planos de hospedagem da Hostinger incluem acesso ao Criador de Sites, e partem de R$ 12,99 por mês na assinatura de dois anos.

2. Unbounce

como criar uma landing page

O Unbound se diferencia dos seus concorrentes com um serviço inteligente, que utiliza técnicas de inteligência artificial para aprimorar as suas landing pages e potencializar as suas taxas de conversão.

A plataforma permite que você crie páginas de maneira fácil e intuitiva, dando liberdade também a usuários que já tenham algum conhecimento em linguagens de programação. Além disso, as sugestões embutidas no construtor tornam as landing pages mais atraentes e eficientes.

Você pode optar pelo construtor de páginas tradicional, baseado no modelo arrastar e soltar, ou o construtor inteligente, baseado em aprendizado de máquina, que "entende" o seu objetivo com aquela landing page e monta a página de maneira automática, permitindo que você realize mudanças antes da publicação.

O plano mais barato do Unbounce custa US$ 90 por mês e dá direito a landing pages ilimitadas, com no máximo 1 domínio, 500 conversões e 20.000 visitantes.

3. Carrd

como criar uma landing page

Se você não precisa de tantos recursos e ferramentas de medição, o Carrd pode ser uma solução mais apropriada. Com direito a uma versão gratuita, o serviço permite que você crie páginas responsivas num ambiente simples, fácil de usar e com vários templates pré-definidos.

Apesar dos recursos limitados, o Carrd permite a criação de landing pages simples e efetivas, com imagens, texto, calls-to-action e muito mais.

Na versão gratuita, o serviço permite a criação de até três páginas, publicadas gratuitamente como subdomínios do domínio carrd.co. Por US$ 19 anuais, também é possível assinar a versão premium do serviço para utilizar seus próprios domínios, criar uma quantidade ilimitada de páginas, habilitar formulários de contato, entre outros benefícios.

4. WordPress

como criar uma landing page

Sim: o maior CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) do mundo é, também, um ótimo candidato para ser o seu construtor de landing pages.

Além de ser gratuito e de código aberto, o WordPress está cada vez mais fácil de usar. Embora tenha opções extremamente complexas para usuários avançados, a plataforma também é apropriada para usuários iniciantes. Basta usar o editor de blocos nativo do WordPress, o Gutenberg, e criar suas landing pages sem nenhuma dificuldade, num ambiente baseado em clicar e arrastar com feedback visual imediato.

Por ser um software utilizado por milhões de pessoas e sites ao redor do mundo, o WordPress tem também fontes quase inesgotáveis de suporte, documentação e fóruns de discussão. Além disso, várias empresas de hospedagem oferecem planos específicos para o WordPress, com configurações já ajustadas para a plataforma e instalação rápida.

5. Mailchimp

como criar uma landing page

Embora seja um serviço especializado em e-mail marketing, o Mailchimp tem uma ferramenta integrada para construção de landing pages completas. Faz sentido: você pode alcançar potenciais clientes na sua landing page e, a partir dela, conseguir contatos para enviar emails promocionais regularmente utilizando os serviços da plataforma.

O Mailchimp oferece um construtor intuitivo de páginas, com várias opções de templates prontos e a possibilidade de personalizar a sua landing page com textos, ilustrações e CTAs próprios. Embora a flexibilidade não seja das maiores, é possível criar páginas com a identidade visual da sua empresa e acompanhar estatísticas de uso com facilidade.

A plataforma permite que você use seu próprio domínio ou opte por um domínio do próprio Mailchimp gratuitamente. O serviço oferece uma versão gratuita, já com acesso ao construtor de landing pages, e planos pagos a partir de R$ 55 ao mês, com recursos mais avançados e limites maiores de uso.

Como otimizar uma landing page?

Agora que a sua landing page já está pronta e no ar, é hora de começar a otimizá-la para aprimorar o seu tráfego e a sua taxa de conversão.

Para isso, o elemento primordial é entender o comportamento dos seus visitantes e quais pontos da sua página podem ser ajustados. Para isso, você precisará de uma ferramenta de análises e estatísticas, como o Google Analytics.

Com uma ferramenta desse tipo, você pode conferir dados como taxa de rejeição, taxa de cliques, tempo que os visitantes passam na sua página, segmentação do público que acessa a landing page, origem do tráfego (orgânico ou pago, por exemplo) e muito mais. 

A partir desses dados, você pode começar a compreender o desempenho da sua landing page e definir se ela está entregando os resultados desejados. Caso os números ainda não estejam dentro do previsto (ou caso você queira expandir esses números), é hora de aplicar algumas técnicas de otimização.

Fique de olho no SEO

A otimização para mecanismos de busca é uma das principais técnicas para aprimorar o tráfego orgânico de qualquer página da web, e com as landing pages não é diferente. Você pode usar ferramentas como o Google Search Console, o Yoast e o Ahrefs para planejar palavras-chave, entender as estratégias da concorrência e melhorar o ranqueamento das suas páginas, especialmente aquelas que ficarão ativas a longo prazo.

Faça testes A/B

Os testes A/B são formas de experimentar diferentes abordagens para uma mesma página. Isto é, você coloca no ar dois (ou mais) modelos de landing page e coleta as estatísticas de cada uma, averiguando qual atrai mais usuários e tem uma maior taxa de conversão. Para isso, você pode usar ferramentas como o Adobe Target e o Google Optimize.

Mantenha seus formulários curtos

A maioria das landing pages tem como objetivo conquistar dados básicos (como os de contato) dos visitantes, geralmente em troca de um item gratuito. Portanto, atenha-se aos dados básicos: um formulário muito longo ou complexo afugenta os visitantes e faz as suas taxas de conversão caírem.

Tenha atenção à qualidade da página

Páginas lentas, mal-otimizadas ou sem versão para dispositivos móveis aumentam significativamente a sua taxa de rejeição e comprometem os seus resultados. Certifique-se de que sua landing page é rápida e tem o layout certo para todos os tamanhos de tela.

Tenha resultados incríveis com as landing pages do seu negócio!

Como vimos, para criar uma landing page matadora e com alto potencial de conversão é preciso contar com um bom serviço de hospedagem. 

Nesse sentido, vale a pena conhecer a Hostinger, plataforma provedora de hospedagem de sites que tem a missão de ajudar quem quer começar sua jornada online!

Por lá, você vai entender tudo sobre como criar um blog, contando com um suporte profissional e deixando a experiência dos seus clientes ainda mais incrível. 

Para saber mais sobre a empresa e seus planos de assinatura, clique aqui ou no botão abaixo: