Você já deve ter ouvido falar de copywriting. Se não ouviu, vou te explicar: esta é uma estratégia de marketing de alta conversão que usa a escrita como arma de persuasão.

Abaixo, vou te mostrar como usar esta técnica para otimizar seus anúncios e conteúdos, potencializando a conversão.

estrategia de marketing

O que é Copywriting?

O Copywriting é uma Estratégia de Marketing que usa a escrita persuasiva com intenção de gerar uma ação. É escrever uma chamada para ação que faz as pessoas abrirem as carteiras e comprar.

Ela pode ser utilizada em todas as etapas do seu funil de conteúdo, mas vale pensar: quanto menos a pessoa conhecer a sua marca (quanto mais de topo de funil), maior é a necessidade da copy direta para fazê-la tomar uma atitude.

Essa copy pode ter o objetivo que você desejar. Pode ser voltada para engajar pessoas, para guiar a compra e fechar vendas, para conseguir leads. A decisão é sua.

O importante é entender que uma Copy bem feita leva a sua audiência a concretizar uma ação imediata.

O copywriter, portanto, deve saber se comunicar e usar uma linguagem estratégica para guiar o leitor por todo o conteúdo a fim de convertê-lo.

E esse conteúdo pode ser desde um vídeo até email e página de vendas.

passos para sua estrategia de marketing

Estratégia de Marketing em 4 passos

Antes de colocar na prática, você precisa passar por, no mínimo, esses 4 pontos.

    • Estabelecer os objetivos da copy
    • Fazer um briefing da sua oferta, passando tudo o que ela faz e entrega
    • Listar as razões pelas quais sua oferta tem valor para audiência
  • Montar uma mapa dos pontos pelo qual a copy vai passar, dividindo-os do mais para o menos importante

As Fases da Copy

fases da copywriting

1- TOPO

Na fase de topo de funil, a Copy deve ser mais direta e breve. Pode ser uma chamada para te seguir nas redes sociais, por exemplo, para ter conteúdos de valor.

O comprometimento dessa ação é baixo, mas vai fazer a pessoa começar a entender melhor a sua marca.

Pensa no seguinte: como são fases nas quais a pessoa ainda não conhece o seu trabalho e não sabe sobre a sua marca, fazer uma Copy muito longa pode assustar.

E, ainda que não assuste, o prospecto pode simplesmente não ter paciência para assistir/ler tudo, porque nem sabe quem você é.

Portanto, sua Copy precisa ser direta e objetiva.

2- MEIO

No meio do funil, sua copy pode ser mais longa, já apresentando argumentos para uma ação que requer maior comprometimento.

Esse é o momento ideal para aquisição de lead. O prospecto já tem consciência da sua marca e está na fase de consideração.

Assim, é a hora apresentar motivos e benefícios para ele passar para o próximo passo do funil, que é a etapa de compra.

Uma dica nessas horas é oferecer webinários, cadastro em lista de emails, etc. Assim, você dá uma “prévia” do que a pessoa pode esperar e ainda consegue adquirir este lead.

A sua copy, então, é voltada para crescer sua lista de emails e aquisição de clientes. Seus CTAs devem ser de acordo com isso.

3- FUNDO

No fundo de funil, sua copy é voltada para quem está pronto para comprar. Você deve usar a sua Proposição de Única de Venda para relembrar a unicidade do que está oferecendo.

A Proposição Única de Venda é o que mostra como o seu produto ou serviço é único e melhor do que os demais por aí. Ela tem que ter um benefício direto, tem que ser um benefício importante e único.

Ou seja: é importante relembrar seu prospecto disso na hora de vender.

Para isso, pode usar estudos de caso, comparações, demonstrações, etc.

Tudo para mostrar que sua Proposição é real e única.

Como é a hora da venda, faz sentido que a sua copy seja um pouco maior, assim conseguirá explicar todos os benefícios da compra.

Escolha das palavras na Copy

É muito comum vermos vendedores e marcas prometendo mais do que o produto realmente entrega.

Palavras como “Revolucionário”, “Uma vez na vida” e “Nunca Visto Antes” podem soar bonitas, no entanto, se não estiverem de acordo com a realidade, essas palavras podem afundar seu negócio.

As pessoas desconfiam de marcas que prometem demais e cumprem pouco. Mesmo que você acredite que isso vai funcionar de primeira, a verdade sempre vem à tona…  E aí vai ser muito difícil trazer esses clientes para uma recompra.

Além disso, nenhum empresário sério quer ter sua marca associada a uma visão negativa.

Por isso, em vez de usar essas palavras batidas - e muitas vezes falsas -, tente utilizar outras palavras poderosas e verdadeiras.

Alguns exemplos:

Oportunidade  - Vai perder esta oportunidade única?

Exclusivo - Peças exclusivas em parceria com Marcelo D2

Último minuto - Último minuto / Última hora para garantir esta oferta

Comprovado - Método comprovado por 8 mil alunos

Surpresa - Surpresa! Trouxe isso para você

Essas são palavras que, quando utilizadas durante a sua copy e no seu CTA, fazem diferença na mente do prospecto.

CTA (Chamada para Ação)

Uma oferta com copy forte não significa nada se o seu CTA for fraco. Por isso, assegure-se de que seu CTA traz um comando atrativo.

Para fazer isso, uma forma simples é acompanhar palavras comuns (“Compre”, “Teste”, “Junte-se”, “Descubra”, etc.) de palavras que demandam emoção e são persuasivas (Teste Gratuitamente, Descubra como ser mais jovem, Junte-se agora, Aprenda Mais, Garanta suas Férias dos Sonhos, etc.)

Sempre que puder, faça com que o seu CTA reafirme a sua Proposição Única de Valor. Por exemplo: um CTA para o Ecommerce do Zero poderia ser “Comece agora seu Ecommerce do Zero” ou, ainda, “Descubra aqui como ir do Zero aos 10 mil em 90 dias.”.

formatos para a sua copywriting

Os formatos da Copywriting

Não caia nessa de achar que Copy é apenas escrita. A arma principal da Copy é a comunicação e isso pode ser transmitido em diversos formatos.

Pense na sua persona a na melhor forma que ela consome conteúdo. Então, construa a sua Copy de modo que funcione no formato escolhido.

Vídeo

Sabe o que funciona bem em vídeos? Histórias. Introduza a sua copy em uma história que chame a atenção do seu prospecto e que o faça engajar.

Redes Sociais

Você está competindo com outras centenas de pessoas no feed do seu prospecto. Portanto, vá direto ao ponto com algo que chame a atenção. Do contrário, vai passar despercebido.

Áudio

Como as pessoas não podem e não têm paciência para reproduzir o áudio, preocupe-se em ser extremamente claro no que quer dizer.

Repita os tópicos principais sobre os quais falou e o seu CTA para garantir que as pessoas estão seguindo o seu raciocínio.

Texto

A copy deve trazer proposições de valor fortes e variar entre textos longos ou curtos que expliquem e desenvolvam a proposição.

crie valor para o seu cliente

Mostre o seu Valor

Mensagens atrativas têm o poder de gerar mais conversões. E, quando digo “atrativas”, quero dizer algo que chama a atenção e compele o prospecto a tomar a ação necessária.

Otimizar as suas mensagens para que isso aconteça é fundamental. Seja em seus anúncios, conteúdos ou conversas com clientes, essa técnica funciona.

Alguns tipos de mensagens atrativas que vão te ajudar a transformar uma oferta comum em uma oferta persuasiva:

  • Crie Urgência: Você pode fazer isso ao mostrar que os benefícios oferecidos na oferta são limitados e exclusivos.  Assim, o prospecto tende a tomar a decisão na hora, do contrário pode acabar perdendo a oferta.
  • Atenção total ao cliente: Mesmo quando falar sobre o seu produto, o foco deve ser no seu cliente.
    Não adianta você dizer: “Este sabonete é artesanal e tem um cheiro ótimo.” Você tem que mostrar porque isso é relevante para o seu cliente e porque é diferente de todos os outros sabonetes.Por que a pessoa deve agir imediatamente? Responda a esta pergunta!
  • Mostre os benefícios de forma clara para o prospecto: O que eles vão conseguir com aquela oferta e com o seu produto? Quais são os benefícios e valores da sua marca? Compartilhe isso para que ninguém tenha dúvidas.

Na sua página de venda, por exemplo, a sua Proposição Única de Valor do produto deve estar visível e em lugar de destaque de modo a atrair a atenção do prospecto.

Em suas redes sociais, pode fazer postagens que mostrem na prática os benefícios, comprovando-os para quem assiste.

A sua copy tem que mostrar para a audiência que você pode resolver um problema como ninguém mais pode. Ou seja: que você é único no mercado.

Calma! Eu sei que parece complicado à primeira vista, especialmente quando se tem tantos concorrentes na internet, mas é aí que entra a questão de se diferenciar.

Além disso, tem uma fórmula que pode usar para conseguir fazer uma Copy que transmita isso.

formula da estrategia

A fórmula da Copy de venda

Eu não ia te dizer isso tudo sem mostrar como pode aplicar no seu negócio. A fórmula é assim:

PROMESSA + IMAGEM + PROVA + AÇÃO

PROMESSA: Identifique um medo ou desejo, algo que o cliente vai passar a noite pensando sobre, e diga o que fazer para eliminar ou solucionar esta noite mal dormida.

Por exemplo: O guia definitivo para mães de primeira viagem não precisarem ligar para sogra pedindo ajuda no meio da madrugada.

IMAGEM: Crie uma imagem de como a vida dessa pessoa poderia ser com o que você está oferecendo, como ela se beneficia com isso. É a hora de fazer seu prospecto imaginar.

Por exemplo: Imagine você conseguir entender o motivo pelo qual seu bebê está chorando a cada momento do dia. E o que fazer se, de repente, ele tem uma gripe. Saber o que dar para comer, como colocar para dormir e como lidar com cada coisa que acontece na vida do seu bebê...

PROVA: Fortaleça esta imagem com provas de que está falando sério. Casos de sucesso, depoimentos e estudos, por exemplo, funcionam aqui. Lembre os benefícios enquanto apresenta as provas, trazendo credibilidade com autoridades comprovando o que você diz.

AÇÃO: É aqui que entra a venda, uma provocação que traz uma oferta específica, clara e irresistível. Pode ter um deadline, para reforçar a escassez. Ele diz o que normalmente custaria, e depois diz quanto custa agora.

Teste tudo na sua Estratégia de Marketing

Quando montar uma Estratégia de Marketing, é importante fazer testes para entender o que funciona melhor. É muito comum empresas fazerem testes A/B em emails, por exemplo, ou página de vendas.

Mas você pode ir além: pode fazer diferentes vídeos, apresentando a oferta em tempos diferentes, para entender qual funciona melhor. Pode testar CTAs também, assim como imagens e posicionamentos.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!