Você já deve ter percebido que, de tempos em tempos, uma empresa dá o que falar com uma propaganda viral. Essa não é nenhuma coincidência e a estratégia tem até nome:  Buzz Marketing. Você já ouviu falar neste conceito? 

O Buzz Marketing tem como intuito gerar um burburinho ao redor do nome da marca, elevando o seu alcance e fortalecendo o seu lugar no mercado. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, essa estratégia não precisa ser implementada apenas por grandes empresas. Neste artigo, explicaremos o que é Buzz Marketing e todas as mecânicas por trás dessa tática. 

Bateu a curiosidade? Basta continuar acompanhando o artigo para descobrir do que estamos falando. 

O que é Buzz Marketing?

Buzz Marketing é um tipo de estratégia de divulgação que tem como objetivo chamar a atenção do consumidor e criar conversas orgânicas que envolvam uma determinada marca. Isso é feito por meio de gatilhos mentais poderosos. 

A palavra “Buzz” vem do inglês e, ainda que não tenha uma tradução direta para a nossa língua materna, ela pode ser entendida como um burburinho, um barulho ou uma conversa animada. 

É claro que, invariavelmente, vão existir discursos negativos, mas este é um risco controlado que empresas que desejam investir no Buzz Marketing precisam passar. Principalmente se desejam gerar um interesse real de seu público. Lembre-se: é impossível agradar a todos. 

Mas, com um pouco de criatividade e bastante conhecimento de persona e público-alvo, é possível criar peças de publicidade que encantem seus clientes e dão a eles assunto por muito tempo. 

Como o Buzz Marketing funciona? 

Quando falamos em Buzz Marketing, precisamos entender que nem sempre um alcance amplo é necessário. É perfeitamente possível que a sua empresa crie um burburinho entre um público-alvo bem determinado. E este é o melhor cenário possível! 

Além disso, também é importante destacar que esse tipo de estratégia não tem como objetivo gerar controvérsias desnecessárias. Por isso, é importante que haja um excelente planejamento por trás de cada peça publicada. 

Na hora de planejar a sua campanha de Buzz Marketing, é importante que você entenda o contexto social em que a sua empresa está inserida, evitando piadas de mau gosto. A reputação da sua empresa deve vir antes de qualquer coisa! 

Os gatilhos mentais do Buzz Marketing

Ainda que o Buzz Marketing tenha como objetivo gerar conversas orgânicas, o planejamento que existe por trás dele não tem nada de improvisado. 

O livro mais famoso sobre o assunto, o Buzzmarketing, de Mark Hughes, mostra alguns dos gatilhos mentais mais importantes por trás dessas estratégias. Segundo o autor, pelo menos um deles precisa estar presente para que uma campanha alcance o impacto desejado.  

Fizemos um resumo deles nos tópicos abaixo. Confira!

O tabu 

Quando falamos em tabus, não estamos nos referindo a assuntos ilegais, mas aqueles que têm potencial para gerar debates acalorados. A ideia aqui é tornar fácil o ato de as pessoas escolherem lados. 

Lembre-se: essa não é uma oportunidade para ser desagradável. Fuja de temas que possam realmente ofender seu público-alvo, tais como assuntos relacionados à religião, classe e minorias sociais. 

O hilário

Quem não ama dar uma boa risada? A verdade é que fazer alguém rir é uma das maneiras mais eficientes de se criar vínculos e gerar uma boa impressão. Não à toa, este é um dos gatilhos mais importantes do marketing de buzz. 

Fazer rir, no entanto, não é um processo tão simples. Sendo assim, entenda o que o seu público-alvo gosta e não gosta antes de colocar sua estratégia em ação. 

O extraordinário

O extraordinário é o gatilho que serve para mostrar aos seus clientes os verdadeiros diferenciais do seu produto ou serviço. A estrela da sua campanha é a solução que você oferece! 

Para que esta abordagem seja bem sucedida, invista tempo em conhecer o seu produto, comparando-o também com outras soluções do mercado. 

O chocante 

Pense na última campanha de marketing que realmente te impactou, ou que gerou um burburinho entre as pessoas que você conhece. É possível que ela tenha algum fator chocante.

Este é um dos gatilhos mais utilizados no Buzz Marketing, e isso não é à toa. Chocar as pessoas – principalmente se o choque for positivo! – é uma das maneiras mais eficazes de ganhar a sua atenção.

O segredo 

A curiosidade é uma habilidade inata do ser humano. Se nós desconfiamos que existem peças faltando em determinada situação, nosso cérebro imediatamente torna-se mais interessado em resolver o mistério! 

Além disso, também adoramos nos sentir exclusivos, com o acesso privilegiado a determinado conteúdo. Por isso, o gatilho do segredo é bastante eficiente na captação de conversas sobre marcas. 

O incomum

Quando falamos do incomum, nos referimos a um conteúdo que foge dos padrões

Digamos, por exemplo, que o segmento de sua empresa é conhecido por se comunicar de certa maneira. Ao ver um tipo de comunicação diferente, o seu cliente perceberá essa característica e certamente ficará interessado. 

💡 Já conhece o nosso treinamento Marketing de Conteúdo Para Negócios? Ele ensina o passo a passo para produzir conteúdo de valor, atrair seguidores e transformá-los em clientes fiéis.

Quais as vantagens do Buzz Marketing? 

Agora que você já conhece algumas das técnicas por trás do Buzz Marketing, que tal entender o porquê dessa estratégia de marketing ser tão utilizada pelas empresas? Nos próximos tópicos, mostramos as vantagens dessa abordagem de marketing. Veja agora… 

Maior alcance

Todas as estratégias descritas neste artigo têm um objetivo claro: tornar um conteúdo viral. Isso quer dizer que, organicamente, uma campanha que segue os parâmetros do Buzz Marketing tem mais chances de alcançar  um público maior

Baixo investimento

Não há dúvidas de que o investimento financeiro em campanhas de marketing é essencial para o crescimento de uma empresa, mas este não é o único caminho possível. 

As campanhas de Buzz Marketing têm o potencial de aumentar o alcance orgânico, ou seja, aquele que não depende do pagamento de anúncios para ser veiculado. 

Maior estabelecimento de marca

Quando bem planejada, uma campanha de marketing focada em gerar engajamento orgânico pode ajudar a estabelecer a sua empresa como um grande nome daquele segmento. 

Dessa forma, seus consumidores lembrarão o nome da sua marca com mais facilidade, tornando os negócios mais difíceis para seus concorrentes. 

Buzz Marketing: 03 cases de sucesso para te inspirar 

Toda essa teoria é importante, mas também queremos mostrar alguns cases de sucesso do Buzz Marketing para que você possa sair deste artigo com a inspiração necessária para colocar a mão na massa:

Metrô da Austrália – Dumb Ways To Die

A campanha Dumb Ways to Die – ou Formas Estúpidas de Morrer, em português – foi uma iniciativa do serviço de metrô público da Austrália. O que era para ser um vídeo bem-humorado, com veiculação nacional, rapidamente tornou-se uma febre mundial na internet. Tudo graças à sua melodia chiclete. 

A campanha ganhou 7 Webby Awards em 2013 – prêmio concedido pela  Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais – incluindo o Melhor Filme e Vídeo de Animação e Melhor Serviço Público e Ativismo (Conteúdo Social e Marketing). 

O vídeo também foi premiado em Cannes, levando para casa 18 Leões de Ouro, 3 Leões de Prata e 2 Leões de Bronze. Você pode assistir o vídeo completo aqui: 

Itaú - #IssoMudaoMundo

Com Fernanda Montenegro e a pequena Alice – menina que se tornou sensação da internet por conseguir enunciar palavras perfeitamente, apesar de ter apenas 2 anos – a campanha #IssoMudaoMundo do Itaú bateu recorde de visualizações. 

O vídeo emocionou muitas pessoas, mas também foi objeto de memes bem-humorados. Foram mais de 4 milhões de visualizações em apenas 4 dias de veiculação. Incrível, né? 

Nissan – Pôneis Malditos

O polêmico vídeo Pôneis Malditos, lançado pela Nissan em 2011, tinha como objetivo promover a picape Nissan Frontier. A campanha faz uma brincadeira bem-humorada referente aos cavalos de potência do veículo, comparando outros carros a pôneis. 

Assim como o exemplo anterior, a campanha rapidamente ganhou força nas redes sociais, onde era possível encontrar paródias de todos os tipos. 

Logo após a veiculação do irreverente anúncio, a Nissan vendeu 5.375 unidades da Frontier, um número 81% maior do que o observado no ano anterior.

Aprenda as melhores técnicas de marketing para sua empresa com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!