O YouTube é, há algum tempo, o queridinho das estratégias de marketing de conteúdo. E, o YouTube Shorts, funcionalidade inaugurada para responder à tendência de vídeos curtos, é mais uma ferramenta que empresas têm na plataforma. Vamos entender como ele funciona? 

Assistir aulas, aprender novas receitas, acompanhar influenciadores ou curtir a sua música preferida. O uso do YouTube é realmente amplo. Não à toa, este é o 2º site mais acessado do mundo, com 2 bilhões de visitantes mensais

Apesar da sua grande popularidade, o YouTube não está imune à concorrência. Plataformas como o Reels do Instagram e o TikTok têm ganhado cada vez mais usuários, ameaçando a hegemonia da rede social do Google, que está no mercado desde 2005. 

E a resposta para isso? O YouTube Shorts.

Neste artigo, vamos te mostrar o que é o YouTube Shorts, quais os passos para usá-lo e quais as suas vantagens para a estratégia da sua empresa. Vamos lá? 

O que é o YouTube Shorts?

O YouTube Shorts é uma funcionalidade do YouTube que permite a criação de vídeos curtos na plataforma. Nesse modelo, os conteúdos devem ter até 60 segundos, além de serem gravados na vertical. 

A ferramenta é uma clara resposta a plataformas como o Reels do Instagram e o TikTok, que aumentaram muito em popularidade nos últimos anos. E, assim como as ferramentas mencionadas, o YouTube Shorts também permite a adição de filtros, legendas e áudios externos ao vídeo. 

Cada vez mais, vemos o formato de vídeos curtos ser popularizado. O próprio Mercado Livre lançou a sua própria versão da funcionalidade, com o Mercado Livre Vídeos.

Qualquer canal pode publicar YouTube Shorts, sem limite mínimo de inscritos no canal. Todos os vídeos postados neste formato vão para uma aba especial do aplicativo e site, onde usuários podem consumir apenas conteúdos Shorts. 

Vale reforçar que o formato do YouTube Shorts é diferente: eles precisam ser feitos na vertical e devem ter, no máximo, 60 segundos. Os vídeos podem ser assistidos tanto no aplicativo quanto no computador.

Leia também: Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA]

Os benefícios do YouTube Shorts para o seu canal 

Apesar de ainda ser um formato relativamente novo, o YouTube Shorts já se mostra muito promissor. Ele marca um novo momento para a plataforma, que anteriormente era conhecida pelos seus vídeos mais longos e produzidos. 

Essa é uma alternativa muito interessante para criadores de conteúdo que já têm uma base de seguidores considerável, mas que sofrem com baixas taxas de engajamento. O YouTube Shorts dá a oportunidade de experimentar com novos conteúdos e, quem sabe, atingir uma parcela nova do seu público. 

Empresas também podem aproveitar muito esse recurso, mostrando os bastidores da marca, dando dicas mais práticas ou até mesmo fazendo divulgação de produtos. E o melhor de tudo é que a produção pode ser feita diretamente do seu celular, sem a necessidade de usar nenhuma ferramenta extra. 

Aqui vai um resumo dos principais benefícios do YouTube Shorts para empresas:

1. Aproxima seus espectadores da marca 

Como você já sabe, os vídeos curtos vieram para ficar. Eles representam a nova linguagem usada pelos consumidores na hora de consumir e produzir conteúdo na internet. Dessa forma, a sua empresa precisa estar preparada para responder a essa tendência. 

Além disso, os Shorts podem dar uma oportunidade de criar um conteúdo mais despojado, aproximando os espectadores. Essa é uma grande ferramenta para humanizar a sua marca, mostrar os bastidores e compartilhar dicas. 

2. O YouTube Shorts é monetizado

Com o objetivo de incentivar a adesão ao YouTube Shorts, a plataforma destinou uma verba de US$ 100 milhões para pagar criadores de conteúdo que optam pelo Shorts. 

Esse é o chamado “Fundo do YouTube Shorts”. Essa também foi uma estratégia usada pelo TikTok e o Instagram, durante o lançamento do Reels. De acordo com a plataforma, todos os criadores de conteúdo estão aptos a participar do fundo

A quantia é paga de acordo com o engajamento gerado pelos conteúdos e pode chegar até 45% da receita dos anúncios.

3. O formato tem grandes perspectivas de crescimento 

Muitos podem pensar que os vídeos curtos são apenas uma tendência passageira, mas nós podemos afirmar que não. Cada vez mais empresas têm investido no formato para tornar as suas plataformas mais interessantes – e essa tendência veio para ficar. 

Além disso, ao se atualizar, o YouTube assegura a sua posição no topo das plataformas mais relevantes do mercado. Isso faz com que os produtores de conteúdo do YouTube Shorts ganhem uma gigantesca vantagem competitiva

Quais são as diferenças entre o Shorts e o TikTok? 

Quando falamos do YouTube Shorts, a comparação com o TikTok é inevitável. Afinal, ambas as plataformas oferecem a opção de criar e compartilhar vídeos curtos de uma forma bem semelhante

Apesar disso, por se tratar de plataformas completamente diferentes, o Shorts do YouTube e o TikTok são plataformas complementares, que devem ser estudadas e usadas na estratégia de conteúdo da sua empresa. 

Para algumas empresas, o YouTube Shorts pode ser mais interessante, por contar com um público mais amplo, que já frequenta a rede social para acompanhar outros formatos de vídeo. Por outro lado, o TikTok é a plataforma mais popular entre as camadas mais jovens do público. 

Por isso, na hora de escolher investir no YouTube Shorts ou TikTok, vale a pena estudar sobre o seu mercado e observar o comportamento do público e dos seus concorrentes, a fim de determinar qual a melhor plataforma. 

Vale lembrar que não existe uma plataforma melhor ou pior – apenas a que mais se adequa às necessidades da sua empresa. 

Como postar Shorts no YouTube?

Agora que você já sabe o que é o YouTube Shorts, quais suas principais vantagens e como ele se compara a outras plataformas do mercado, vamos te explicar como criar um e postá-lo em seu canal.

O processo é bem simples. Temos certeza de que, depois desse tutorial, você estará pronto para criar seus próprios Shorts. Vem ver… 

1. Abra o aplicativo do YouTube 

Vá até à página inicial e clique no botão “+”, que fica no centro da tela. Em seguida, escolha a opção "Criar um Short" para acessar o YouTube Shorts.

Como postar Shorts no YouTube?

2. Clique no botão vermelho 

Ao completar os passos anteriores, você vai ser levado até a câmera do YouTube, onde poderá clicar no botão vermelho no centro da tela e começar a sua gravação. Para pausar, clique no botão novamente.

youtube shorts

3. Grave o vídeo

A barrinha vermelha na parte superior indica o tempo de gravação. Na barra lateral, você vai encontrar ferramentas para tornar o seu vídeo mais atrativo. Você pode aplicar filtros, alterar a velocidade do seu conteúdo, ajustar a iluminação e até mesmo usar um fundo diferente. 

Na parte superior, você pode escolher uma música para o seu YouTube Shorts, escolhendo uma faixa entre as mais populares ou salvando uma canção específica. Quando o conteúdo estiver pronto, selecione o título do seu Short e toque no círculo branco, para finalizar. 

youtube shorts

4. Adicione detalhes e faça a publicação

O último passo consiste em adicionar os detalhes sobre o conteúdo, como a legenda, a visibilidade e o público – nesse caso, se o conteúdo é recomendado para crianças ou não. Quando tudo estiver finalizado, clique em “Enviar Short”.

Como postar Shorts no YouTube?

Como usar o YouTube Shorts na sua estratégia de marketing de conteúdo? 

Nós já falamos sobre o que é o YouTube Short, como criá-lo e quais seus benefícios. Agora, queremos deixar algumas dicas de como você pode usar esse formato em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Vamos lá? 

1. Estruture o conteúdo do seu canal

O YouTube Short é uma ferramenta de engajamento, mas também uma ferramenta que te ajuda a aumentar a sua audiência. Isto é, se o seu canal tem conteúdo de qualidade. 

Imagine só… um visitante chega em seu canal por meio de um Short e, ao analisar os conteúdos que você postou recentemente, se depara com um canal desatualizado, com vídeos antigos ou que não trazem nenhum conteúdo relevante. Você se inscreveria em um canal como esse? 

Por isso, se preocupe em criar bons conteúdos, que tragam benefícios para os seus espectadores. Dessa forma, você tem mais chances de alcançar novos assinantes e engajar aqueles que já conhecem a sua empresa. 

2. Entenda o que o seu público quer ver 

Quando falamos de conteúdo de qualidade, nos referimos a um conteúdo que o seu público deseja ver. E, como você sabe, isso pode variar muito de empresa para empresa. Por isso, te convidamos a estudar a sua persona e entender quais as suas dores e necessidades. 

É o seu público que deve nortear as suas ações, como em todas as iniciativas do marketing digital. Afinal de contas, até mesmo o YouTube Short é apenas um veículo – o que importa é o seu conteúdo. 

Pode ser que o seu público se interesse mais por conteúdos humorísticos ou educativos. Ou, talvez, vídeos de tutorial e dicas práticas tenham maior adesão. Faça testes e acompanhe os indicadores de perto… 

3. Siga tendências

O YouTube é um canal muito dinâmico, usado por criadores de conteúdo dos mais variados segmentos. Por isso, é essencial que você se mantenha atento às tendências e aplique-as ao seu próprio conteúdo

As tendências podem ser um desafio específico, um formato de conteúdo, um áudio viral ou qualquer outro elemento que possa te ajudar a alavancar o alcance dos seus conteúdos.

Nem sempre é fácil saber o que postar nas redes sociais – seja no YouTube, Instagram ou TikTok. Mas, ainda assim, a consistência nas postagens é tão importante quanto a qualidade dos conteúdos

Foi para ajudar empreendedores nessa missão que criamos um guia exclusivo, com 32 ideias de postagens para redes sociais. Nele, você vai encontrar diversos modelos de conteúdo prontos para personalização. Nunca mais sofra com o bloqueio criativo!

Faça agora o download gratuito do guia: 

Perguntas Frequentes

O que é o YouTube Shorts?

O YouTube Shorts é uma funcionalidade do YouTube que permite a criação de vídeos curtos na plataforma. Nesse modelo, os conteúdos devem ter até 60 segundos, além de serem gravados na vertical.

Como funciona o Short do YouTube?

Qualquer canal pode publicar YouTube Shorts, sem limite mínimo de inscritos no canal. Todos os vídeos postados neste formato vão para uma aba especial do aplicativo e site, onde usuários podem consumir apenas conteúdos Shorts. Os conteúdos do Shorts devem ser feitos na vertical e ter até 60 segundos.

Quanto o YouTube paga por Shorts?

Criadores de YouTube Shorts que acumularem 10 milhões de visualizações em 90 dias recebem até 45% da receita de anúncios.

Como ganhar dinheiro com o YouTube Shorts?

Para ganhar dinheiro com o YouTube Shorts você deve ter um canal que esteja de acordo com as Diretrizes da Comunidade, com as regras de direitos autorais e políticas de monetização do YouTube. Além disso, seu conteúdo precisa ser original.

Como fazer Shorts no YouTube?

Para fazer Shorts no YouTube, acesse a página inicial, clique no botão “+”. Depois, grave o seu Short e personalize-o com as funcionalidades disponíveis. Então, basta definir uma legenda e fazer a publicação.