Se você usa redes sociais, provavelmente já sabe como os vídeos curtos são populares. Tanto que, hoje, eles não são mais exclusividade dessas plataformas. A ferramenta Mercado Livre Vídeos inaugura a entrada do marketplace nesse tipo de conteúdo. E nesse artigo, nós vamos te mostrar como usá-la. 

Segundo o relatório The State of Video Marketing 2022, criado pela Wyzowl, 86% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing. Isso não é à toa, claro. A cada dia que passa, mais clientes usam vídeos para consumir conteúdo sobre suas empresas e produtos favoritos. Sobretudo os vídeos curtos. 

O Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina, também entendeu isso e, por este motivo, criou o Mercado Livre Vídeos. A ferramenta permite que lojistas se tornem verdadeiros criadores de conteúdo, mostrando os produtos de maneira criativa e dinâmica. 

Neste artigo, vamos te mostrar o que é o Mercado Livre Vídeos, como usar a ferramenta e porque ela é importante. 

Hora de começar!

O que é o Mercado Livre Vídeos?

O Mercado Livre Vídeos é a ferramenta com a qual lojistas da plataforma podem criar e compartilhar vídeos curtos sobre os produtos anunciados. A ideia é criar um Feed exclusivo para vídeos, de onde os clientes vão poder comprar de forma direta.

Em muitos sentidos, o Mercado Livre Vídeos funciona de forma parecida com o Reels do Instagram e o Shorts do YouTube. A grande diferença é que ele oferece uma experiência de compra integrada.

Até o momento, a funcionalidade está disponível apenas para usuários do aplicativo do Mercado Livre. Os conteúdos devem ser gravados na vertical – para facilitar a visualização pelos celulares – e deve ter até 1 minuto. 

O objetivo do Mercado Livre Vídeos é permitir que lojistas criem anúncios mais chamativos, usando uma tendência que já é muito popular em plataformas de redes sociais: os vídeos curtos. Outro benefício dos vídeos curtos no Mercado Livre é melhorar a experiência do cliente e facilitar a sua tomada de decisão

Assim como nas redes sociais, o ideal é que o lojista crie vídeos realmente interessantes, que não só informem o cliente, mas também os entretenha. Uma boa estratégia pode ser destacar os benefícios do produto, mostrar modos de uso, falar sobre especificações técnicas e mais. 

Se você quer aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos que assista ao vídeo abaixo. Nele, Fabio Ludke, empresário e consultor de Ecommerce, conta mais sobre a funcionalidade e como você pode usá-la.

Leia também: Marketplace: o que é, vantagens e como utilizar [GUIA] 

Por que usar os vídeos curtos no Mercado Livre? 

Você deve usar o Mercado Livre Vídeos porque essa é uma ferramenta que pode aumentar vendas, fortalecer o branding da sua empresa e ainda fidelizar clientes. Simples assim.

Ao implementar os vídeos curtos em sua plataforma, o Mercado Livre está dando uma grande oportunidade para lojistas que desejam mostrar mais funcionalidades de seus produtos, dar mais visibilidade aos seus anúncios e alcançar novas parcelas do público consumidor. 

Ainda de acordo com o relatório The State of Video Marketing 2022, 81% dos profissionais de marketing afirmam que o vídeo ajudou suas empresas a aumentar vendas diretamente. Esse é um número que não pode ser ignorado.

Além disso, 93% dos participantes também falam que o vídeo ajudou a aumentar o reconhecimento de marca de suas empresas. 

Esse é um resultado interessante, principalmente quando colocamos eles dentro do contexto dos marketplaces, que são espaços nos quais lojistas não têm muita liberdade para usar elementos da sua marca. 

Como ativar o Mercado Livre Vídeos

Depois de entender o que é o Mercado Livre Vídeos, podemos apostar que você não vê a hora de ativar a funcionalidade em sua loja e começar a veicular os seus próprios conteúdos. 

Vale lembrar que essa ainda é uma ferramenta que está em fase de testes e validações e, portanto, pode não estar disponível para todos os lojistas do Mercado Livre. Ainda assim, vamos te mostrar como ativar a funcionalidade.

Veja o passo a passo: 

1. Cadastre-se para ser um criador

O primeiro passo é acessar a página de vídeos curtos do Mercado Livre e se cadastrar para ser um criador, ou seja, um lojista que também produz vídeos para a plataforma.

O processo pode ser completado em apenas alguns passos simples, preenchendo o formulário que se encontra na página. Algumas das informações solicitadas são o seu nome, e-mail cadastrado na sua conta de Mercado Livre, número de telefone, tipo de produtos e nome do usuário em redes sociais. 

Depois de enviar essas informações, os seus dados vão passar por uma análise e, então, você será liberado para criar conteúdos de vídeo dentro do Mercado Livre. 

2. Selecione os produtos 

Depois de ter o seu perfil autorizado, é hora de selecionar os produtos que você deseja anunciar no Mercado Livre Vídeos. Aqui, o ideal é que você siga as boas práticas indicadas pelo Mercado Livre, a fim de que o seu conteúdo alcance mais pessoas e tenha uma taxa de conversão melhor. 

Vamos falar sobre essas boas práticas logo mais…

Depois de selecionar os produtos e criar os vídeos, é necessário enviá-los para análise, a fim de que eles possam ser moderados e nenhum conteúdo fora dos padrões esperados pela empresa seja publicado. 

Após a análise, seu vídeo estará disponível na aba Vídeos automaticamente. 

Leia também: Qual a comissão do Mercado Livre? [GUIA 2023] 

Como publicar vídeos curtos no Mercado Livre

Aqui vai um passo a passo para publicar conteúdo no Mercado Livre Vídeos:

  • Preencha um formulário para ativar sua conta no Vídeo Studio;
  • Na sua conta do Mercado Livre, vá até o menu do perfil e clique em Vídeo Studio;
  • Clique em ‘Enviar vídeo’;
  • Selecione o vídeo que você deseja publicar;
  • Selecione o link do anúncio do Mercado Livre que será mostrado no conteúdo;
  • Clique em ‘Enviar vídeo’. 

Pronto! Esse é o passo a passo para publicar no Mercado Livre Vídeos.

Depois do upload, como você já sabe, o conteúdo vai passar por uma análise.O objetivo desse passo é garantir que o conteúdo segue todas as normas do Mercado Livre. Existem 3 status que o seu anúncio pode ter: 

  • Em revisão: o Mercado Livre está confirmando se ele cumpre com todas as normas e requisitos;
  • Pausado: o anúncio incluído no vídeo pode estar pausado, portanto o conteúdo fica indisponível;
  • Publicado: todos os usuários do Mercado Livre podem ver seu vídeo;
  • Recusado: seu conteúdo não foi publicado porque não cumpre com alguma exigência do marketplace.

Para saber quais as boas práticas para nunca ter anúncios recusados no Mercado Livre Vídeos, vamos ao próximo tópico…

Requisitos e boas práticas para publicar no Mercado Livre Vídeos

Se você já anuncia no Mercado Livre, sabe muito bem das regras que o marketplace tem para publicações na plataforma. Isso vale para os anúncios tradicionais, mas também para os vídeos curtos. 

Aqui estão algumas exigências do Mercado Livre Videos: 

  • É possível anunciar um produto por vídeo, apenas; 
  • A duração mínima é de 10 segundos e a máxima é de 10 minutos; 
  • Os vídeos devem ser gravados na vertical, na proporção 9:16;
  • Os formatos permitidos são: mp4, mov, mpeg e avi;
  • Tamanho máximo de 280 MB.;
  • Qualidade mínima de 360 x 640 pixels.

Além disso, você também deve publicar conteúdos que estejam de acordo com as normas de publicidade de cada categoria. Por exemplo, não é possível anunciar bebidas alcoólicas ou cosméticos para adolescentes. 

Também não é permitido que menores de 18 anos apareçam nos vídeos. Outra boa prática é usar legendas para ajudar na acessibilidade. Você também pode usar aplicativos para edição de vídeos. 

Garanta que o áudio está nítido e não tem interferências externas. Para isso, use um microfone e grave em um lugar silencioso.

Você também deve criar conteúdos que chamem a atenção do seu cliente nos primeiros 3  a 5 segundos do vídeo, afinal, esse é o período mais crucial para prender a atenção do seu cliente. 

Evite usar sons que necessitam de autorização especial para serem utilizados.  

Por último, mas não menos importante, leia todos os Termos e Condições do Mercado Livre, além da lista de produtos proibidos. Tudo isso contribui para que os seus anúncios não sejam pausados e a sua conta não seja suspensa. 

Falando em produto pausado, te indicamos este artigo completo sobre o assunto: O que significa anúncio pausado no Mercado Livre?

E, para reforçar algumas das boas práticas do Mercado Livre Vídeos, aqui vai uma lista: 

  • Use vídeos apenas no formato vertical;
  • Não inclua informações sobre promoções, valores ou cupons de desconto
  • Não promova sorteios ou jogos do tipo;
  • Não divulgue informações como e-mail, endereço da loja ou redes sociais; 
  • Não cite produtos concorrentes; 
  • Não inclua imagens da página de produto ou seções do Mercado Livre;
  • Use apenas conteúdos que você tem autorização para usar.

Além de tudo isso, lembre-se que o intuito desse formato é entregar ao seu cliente uma experiência de compra mais personalizada e prazerosa. 

Por isso, foque em criar um conteúdo original, que realmente tire suas dúvidas e mostre como o produto pode ajudar no seu dia a dia. Ou seja, crie um conteúdo autêntico! 

A chave para isso é conhecer bem o seu produto e, acima de tudo, a sua persona. Também não tenha medo de fazer testes com diferentes tipos de vídeos e produtos e sempre acompanhe o desempenho dos conteúdos e também das vendas. 

Por que vender no Mercado Livre é importante?

O Mercado Livre é, hoje, um dos principais sites de vendas do Brasil e do mundo. Além disso, ele é a primeira escolha de muitos consumidores quando o assunto são as compras online.

Além de ter mais de 211 milhões de usuários registrados na América Latina, a plataforma também conta com mais de 34 milhões de compradores ativos.

No total, 10 milhões de vendedores usam a  plataforma. Juntos, eles são capazes de ofertar mais de 60 milhões de produtos e serviços. 

Por tudo isso, o Mercado Livre conta com uma grande autoridade no mercado, além da confiança do cliente. Essa confiança, é claro, é emprestada para todos os lojistas que usam a plataforma como seu canal de vendas.

E, com o recurso de vídeos curtos criado pela plataforma, essa se tornou uma plataforma ainda mais interessante para anunciar produtos de forma orgânica e divertida para o usuário. 

Essa é apenas uma das estratégias de vendas que podem ser aplicadas na plataforma. 

Ainda que o Mercado Livre seja uma plataforma cheia de oportunidades, também é preciso lembrar que esse é um marketplace altamente competitivo. Para se destacar, o lojista precisa ter acesso à estratégias avançadas de precificação, escolha do produto e  gerenciamento da loja. 

Foi por isso que criamos o treinamento Mercado Livre do Zero. Nele, ensinamos como começar a vender no Mercado Livre e lucrar em pouco tempo, mesmo que você não tenha experiência com Ecommerce. 

Para saber mais sobre o curso e se inscrever, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é o Mercado Livre Vídeos?

O Mercado Livre Vídeos é a ferramenta com a qual lojistas da plataforma podem criar e compartilhar vídeos curtos sobre os produtos anunciados. A ideia é criar um Feed exclusivo para vídeos, de onde os clientes vão poder comprar de forma direta.

Por que usar os vídeos curtos no Mercado Livre?

Você deve usar o Mercado Livre Vídeos porque essa é uma ferramenta que pode aumentar vendas, fortalecer o branding da sua empresa e ainda fidelizar clientes. Simples assim.

Por que vender no Mercado Livre é importante?

O Mercado Livre é, hoje, um dos principais sites de vendas do Brasil e do mundo. Além disso, ele é a primeira escolha de muitos consumidores quando o assunto são as compras online.

Como publicar vídeos curtos no Mercado Livre

1. Preencha um formulário para ativar sua conta no Vídeo Studio; 2. Na sua conta do Mercado Livre, vá até o menu do perfil e clique em Vídeo Studio; 3. Clique em ‘Enviar vídeo’; 4. Selecione o vídeo que você deseja publicar; 5. Selecione o link do anúncio do Mercado Livre que será mostrado no conteúdo; 6. Clique em ‘Enviar vídeo’.