Está em busca de estratégias de como fazer as primeiras vendas no Mercado Livre? Sabemos que os primeiros passos podem ser desafiadores, mas com as orientações corretas, você estará no caminho certo para o sucesso no marketplace.

O Mercado Livre é a maior marketplace da América Latina, reunindo milhões de vendedores e compradores a partir de mais de 60 milhões de ofertas de produtos e serviços. 

Mas como aproveitar todas as oportunidades que existem por lá? A princípio, você precisa saber como fazer as primeiras vendas Mercado Livre! E é exatamente isso que vamos explicar neste artigo. 

Preparado para seguir os passos de como fazer as 10 primeiras vendas no Mercado Livre? Vamos começar!

Qual a importância da primeira venda no Mercado Livre?

A primeira venda no Mercado Livre é determinante para o sucesso a médio e longo prazo do negócio. São elas que ajudam a  ativar o termômetro e estabelecer uma  reputação positiva para o vendedor  dentro da plataforma.

Além disso, as primeiras vendas fornecem insights valiosos sobre o mercado e o comportamento dos clientes. A partir delas, é possível identificar quais produtos têm uma boa aceitação, entender as preferências dos consumidores e ajustar sua estratégia de vendas de acordo. 

De maneira resumida, as primeiras vendas no Mercado Livre servem como um ponto de partida para a validação e consolidação de um negócio lucrativo. Elas ajudam diretamente na construção de uma reputação sólida no mercado como um todo.

MLZ

Como fazer as 10 primeiras vendas no Mercado Livre?

O passo a passo de como fazer as 10 primeiras vendas no Mercado Livre engloba algumas etapas essenciais, cada uma com sua respectiva importância. Veja a seguir:

1. Pense na sua audiência

A construção de audiência é o primeiro passo para fazer suas primeiras vendas no Mercado Livre. Você precisa criar autoridade para a sua marca e gerar confiança nos clientes, a fim de atraí-los para sua loja no Mercado Livre.

No entanto, pensar na sua audiência vai além de simplesmente conhecer dados demográficos como idade, localização e gênero dos potenciais clientes. 

É preciso compreender profundamente os comportamentos de compra, interesses e necessidades dessas pessoas. 

Nós estamos falando, mais precisamente, do conceito de persona, que nada mais é do que o perfil fictício do seu consumidor ideal. 

💡 Para te ajudar a definir persona do seu negócio, indicamos que preencha o Mapa da Empatia. Essa ferramenta é gratuita e foi criada pelos especialistas do Ecommerce na Prática.

Uma boa dica também é utilizar as redes sociais para criar conteúdos para o seu público, com o intuito de envolvê-lo com sua marca. 

Com o tempo, as pessoas vão te seguir, compartilhar os conteúdos e indicar a sua loja, e assim, a sua audiência vai aumentando e você vai fazer a sua primeira venda no Mercado Livre. 

2. Anuncie produtos com alta demanda

Essa é a hora de escolher o seu produto, levando em conta um ponto muito importante: o alto potencial de lucro das mercadorias. Não esqueça também de analisar se há ou não uma baixa competitividade no mercado.

Para encontrar esse produto, faça uma pesquisa de tendências de mercado. Você pode usar o Google Trends ou usar a própria página de Tendências do Mercado Livre.

Mas é importante que entenda se o produto tem uma boa constância de busca, não apenas um pico, para que o seu negócio também tenha constância nas vendas.

⭐️ Vamos deixar aqui um artigo que pode te ajudar no processo: Confira os 600 produtos mais vendidos no Mercado Livre e na internet [2024].

3. Prepare as ofertas

Além de criar conteúdos, você também terá que criar boas ofertas. As ofertas estão ligadas diretamente ao seu produto e tem a ver com a forma que você vai oferecê-lo para a audiência que foi impactada com o seu conteúdo.  

Ofertas especiais, como cupons de desconto exclusivos, frete grátis ou brindes, podem ser poderosos incentivos para os compradores escolherem sua loja em vez da concorrência. Fazendo isso, você cria um senso de urgência e atrai a atenção dos consumidores, incentivando-os a realizar uma compra. 

🧠 Leia também: 16 gatilhos mentais para vendas: quais são e como usar?

4. Otimize o título do seu anúncio

O título é uma das primeiras impressões que o seu cliente terá da sua marca e do seu produto. É por este motivo que o título deve ser atraente, objetivo e simples

Além disso, use palavras-chave relacionadas ao produto, marca, modelo, características e benefícios para capturar a atenção dos compradores e garantir que seu anúncio seja encontrado facilmente. 

5. Capriche nas imagens dos produtos

Tão importante quanto o título para o cadastro dos produtos é a qualidade de suas imagens. É preciso mostrar os pontos fortes do produto que você está vendendo. 

Aqui temos algumas dicas que você pode usar nas fotos (e são recomendações do próprio Mercado Livre):

  • Use fotos que tenham um fundo branco e liso;
  • Não insira bordas;
  • Não coloque marca d’água;
  • Tenha imagens com 1200 x 900 pixels (para que os compradores possam ampliá-las);
  • Mostre um produto de cada vez nas imagens;
  • Envie várias fotos de ângulos diferentes.

📷 Aproveite para ler: Fotografia para Ecommerce: 10 dicas para fazer fotos incríveis de produtos.

5. Escreva descrições detalhadas e úteis

Escreva na descrição todos os detalhes do seu produto. Afinal, essa é uma forma de reforçar tudo que está sendo mostrado na imagem que você tirou.

Fale sobre cada função, as cores disponíveis, o número de produtos no estoque, as formas de uso, os tamanhos, etc.

Isso vai te ajudar a fazer as 10 primeiras vendas no Mercado Livre mais facilmente, já que essa é uma forma de dar uma prévia ao cliente do que ele pode esperar daquele produto e valorizá-lo, mostrando os diferenciais.

6. Estabeleça preços competitivos

Em um ambiente altamente competitivo como o do Mercado Livre, os compradores têm fácil acesso a uma variedade de opções de produtos e vendedores. Por isso, é vital que seus preços estejam alinhados com os praticados pelo mercado e sejam competitivos.

Isso envolve realizar uma pesquisa de preços detalhada para entender o que outros vendedores estão cobrando por produtos semelhantes e ajustar seus preços de acordo. Além disso, é importante considerar fatores como a qualidade da mercadoria, os custos de envio e os serviços adicionais oferecidos ao calcular seus preços. 

💰 Temos um artigo que vai te ajudar nesse processo: Como calcular preço de venda no Mercado Livre [GUIA]. Leia quando puder!

7. Conheça sua concorrência

Quando souber quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, você terá uma ideia das tendências do mercado, os interesses da audiência, quais os produtos que são mais ofertados, dentre outros pontos.

⚠️ Atenção: a ideia não é copiar, mas ficar atento ao que acontece no mercado para não ficar para trás. Falamos mais sobre o assunto no artigo: Análise de concorrentes: o que é e como fazer para sair na frente [+ferramentas].

8. Evite atalhos perigosos

Embora seja tentador buscar atalhos para alcançar o sucesso mais rapidamente, como comprar avaliações falsas ou usar práticas antiéticas de vendas, essas táticas – além de ineficientes – podem prejudicar sua reputação e credibilidade a longo prazo

Diante disso, concentre-se em construir um negócio sólido e honesto, baseado em oferecer produtos de qualidade e um excelente atendimento ao cliente.

9. Estude as normas antes de anunciar

O Mercado Livre possui políticas e diretrizes específicas para os vendedores, e é importante familiarizar-se com elas antes de começar a anunciar seus produtos. 

No geral, elas englobam regras relacionadas a envio, devoluções, comunicação com os clientes, entre outros. Seguir essas normas é fundamental para evitar problemas e garantir uma experiência positiva para os compradores.

10. Trabalhe com bons fornecedores

É importante mapear, pelo menos, 3 opções de fornecedores. Assim, caso um deles não possa te atender por algum motivo, outro certamente conseguirá suprir a sua demanda. 

Você pode encontrar fornecedores a partir de uma boa pesquisa no Google, no Facebook, nas redes sociais e comunidades sobre o nicho. Também vale verificar os fornecedores dos seus concorrentes. 

11. Tenha um atendimento de qualidade

Para fazer as 10 primeiras vendas no Mercado Livre é importante ter em mente que as pessoas gostam de ser bem tratadas e preferem sentir que estão falando com outra pessoa. 

Ou seja, você deve humanizar seu atendimento

Por isso, evite ao máximo as respostas prontas, mas quando utilizar, lembre-se de incluir o nome do usuário e de ser simpático.

Aprenda como vender mais de R$ 18.500 todos os meses no Mercado Livre!

O Mercado Livre possui mais de 112.5 milhões de clientes ativos e mais de 208 milhões de encomendas entregues por ano. É um mar de oportunidades para os empreendedores… mas apenas se eles souberem como aproveitar isso!

Com o Curso Mercado Livre do Zero, você vai ter acesso a um método simples e passo a passo para iniciar ou crescer o seu negócio online através do maior marketplace do país, mesmo que esteja partindo do absoluto zero!

Preparado para ter sucesso vendendo online? Clique no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

Qual a importância das primeiras vendas no Mercado Livre?

As primeiras vendas no Mercado Livre são determinantes para o sucesso a médio e longo prazo do negócio. São elas que ajudam a ativar o termômetro e estabelecer uma reputação positiva para o vendedor dentro da plataforma.

Como fazer as primeiras 10 vendas no Mercado Livre?

1. Pense na sua audiência; 2. Anuncie produtos com alta demanda; 3. Prepare as ofertas; 4. Otimize o título do seu anúncio; 5. Capriche nas imagens dos produtos; 6. Escreva descrições detalhadas e úteis; 7. Estabeleça preços competitivos; 8. Conheça sua concorrência; 9. Evite atalhos perigosos; 10. Estude as normas antes de anunciar; 11. Trabalhe com bons fornecedores; 12. Tenha um atendimento de qualidade.