Está em busca de estratégias para realizar sua primeira venda no Mercado Livre? Sabemos que os primeiros passos podem ser desafiadores, mas com as orientações corretas, você estará no caminho certo para o sucesso no marketplace.
Se você está considerando vender no Mercado Livre, aqui estão alguns dados que podem te interessar: de acordo com o relatório Setores do Ecommerce, da Conversion, o Mercado Livre lidera o segmento em número de visitas, com 322.649.337 de visitantes (no aplicativo e no site) apenas em julho de 2023.
Isso porque o Mercado Livre é a maior plataforma da América Latina, reunindo milhões de vendedores e compradores a partir de mais de 60 milhões de ofertas de produtos e serviços.
No primeiro trimestre de 2023, sua receita total alcançou US$ 3 bilhões na América Latina, um crescimento de 58,4%, com o mesmo período do ano passado.
Mas como aproveitar todas essas oportunidades para realizar a primeira venda no Mercado Livre? É exatamente sobre isso que vamos conversar hoje.
Preparamos dicas valiosas para você realizar sua primeira venda no Mercado Livre, que te auxiliarão a sair de 0 vendas e alcançar a posição de Mercado Líder. Vamos lá?
Índice:
Planejando sua primeira venda no Mercado Livre
1- O Triângulo do Sucesso
Antes de começar a vender no Mercado Livre, é importante saber como fazer o planejamento do seu negócio e o primeiro passo para isso é conhecer o triângulo de sucesso.
Esse triângulo do Sucesso nada mais é do que a reunião dos 3 pilares fundamentais para conseguir fazer a sua primeira venda no Mercado Livre para que a sua empresa cresça no mercado.
O triângulo do sucesso se divide em 3 pontos: audiência, oferta e estrutura.
Audiência
A Construção de Audiência é o primeiro passo para fazer a primeira venda no Mercado Livre partindo do Zero.
Por isso, você precisa criar autoridade para a sua marca antes de começar a vender para gerar confiança e trazer mais clientes para a sua loja.
Isso será feito, principalmente, nas redes sociais. É nelas que você vai criar conteúdos para o seu público, envolvendo-os com sua marca!
Com o tempo, as pessoas vão te seguir, compartilhar os seus conteúdos, indicando a sua loja e assim, a sua audiência vai aumentando e você vai fazer a sua primeira venda no Mercado Livre.
Oferta
Além de criar conteúdos, você também terá que criar boas ofertas. As ofertas estão ligadas diretamente com o seu produto e tem a ver com a forma que você vai oferecer o seu produto para aquela audiência que foi impactada com o seu conteúdo.
Estrutura
E, por fim, para finalizar o Triângulo do Sucesso, é necessário ter uma estrutura mínima para que o seu cliente consiga comprar o seu produto.
Vamos te mostrar como construir essa estrutura no próximo tópico...
Montando sua Estrutura
2- Planejando o seu Negócio
Escolha o seu Produto
Essa é a hora de escolher o seu produto, levando em conta dois pontos muito importantes: produtos com alto potencial de lucro e baixa competitividade no mercado.
Para encontrar esse produto, faça uma pesquisa de tendências de mercado! Para isso, a ideia é usar o Google Trends e pesquisar os produtos mais buscados na internet e, a partir disso, escolher um produto.
Mas antes, é bem importante que entenda que o produto deve ter uma constância de busca, não apenas um pico, para que o seu negócio também tenha constância nas vendas.
Conheça os seus Concorrentes
Quando souber quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, você terá uma ideia das tendências do mercado, os interesses da audiência, quais os produtos que são mais ofertados.
Mas atenção: a ideia não é copiar, mas ficar atento ao que acontece no mercado para não ficar para trás. E mapeando os seus concorrentes, você também pode encontrar bons fornecedores para o seu negócio.
Escolha seus Fornecedores
Nessa parte, é importante mapear, pelo menos, 3 opções de fornecedores para ter a disposição caso o primeiro falhe e não consiga entregar os produtos.
Assim, você sempre terá outro lugar pronto para suprir a demanda.
Você pode encontrar fornecedores de várias formas:
- Pesquisa no Google;
- Comunidades no Facebook;
- Marketplaces e redes sociais;
- Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos ;
- Buscando o fornecedor dos seus concorrentes…
- Defina as suas Metas
- Nessa etapa, você vai criar um plano de ação com todas as metas iniciais que você deseja alcançar no Mercado Livre. E isso vai desde criar a conta no Marketplace, até alcançar o status de MercadoLíder.
Se organize e monte um plano de metas para começar a realizar a primeira venda no Mercado Livre.
Leia também: 600 Produtos Mais Vendidos no Mercado Livre (e na Internet).
3- Montando a sua Estrutura dentro do Marketplace
Crie sua Conta no Mercado Livre
Para criar a sua conta, é possível usar sua própria conta de consumidor para vender no Mercado Livre, mas nós sugerimos que você torne o seu perfil o mais profissional possível.
Se você ainda não tiver uma conta na plataforma, siga esses passos:
Lá no canto superior direito do site, clique em “Criar sua Conta”. Você será redirecionado a página de cadastro como pessoa, mas você também pode se cadastrar como empresa. Basta clicar no botão “Criar uma conta de empresa”.
Os dados são:
- CNPJ;
- Razão Social;
- E-mail;
- Criar uma senha.
- Com todos os campos preenchidos, clique no botão “continuar”. Imediatamente, você receberá um código de confirmação de cadastro no email que digitou na hora do cadastro.
Quando receber o código, coloque no espaço destinado e pronto, a sua conta no Mercado Livre está ativada!
Agora você está preparado para fazer a sua primeira venda no Marketplace.
Criando o anúncio da sua primeira venda no Mercado Livre
Antes de começar, tem alguns tópicos que você precisa levar em consideração na hora de criar o seu anúncio, o primeiro deles é o título.
O título é uma das primeiras impressões que o seu cliente terá da sua marca e do seu produto. É por este motivo que o título deve ser ATRAENTE, OBJETIVO E SIMPLES.
O segundo ponto importante no cadastro dos produtos é a qualidade das imagens dos produtos.
Não só a qualidade da foto em si, mas também mostrar os pontos fortes do produto que você está vendendo.
Mostre através das imagens tudo que possa atrair ainda mais os seus clientes.
Aqui temos algumas dicas que você pode usar nas fotos (e são recomendações do próprio Mercado Livre):
- A foto precisa ter um fundo branco e liso;
- Não inserir bordas;
- Não colocar marca d’água;
- Ter 1200 x 900 pixels, para que os compradores possam ampliá-las;
- Mostra um produto de cada vez nas imagens;
- Enviar várias fotos de ângulos diferentes.
- E, por fim, escreva na descrição, todos os detalhes do seu produto. Afinal, essa é uma forma de reforçar tudo que está sendo mostrado na imagem que você tirou.
Fale sobre cada função, as cores disponíveis, o número de produtos no estoque, os tamanhos, custo do frete…
Isso vai te ajudar a fazer a primeira venda no Mercado Livre, porque essa é uma forma de dar uma prévia ao cliente do que ele pode esperar daquele produto e valorizá-lo, mostrando os diferenciais.
Esses são apenas os primeiros passos do nosso método para alcançar resultados incríveis de forma simples, segura e lucrativa…
Para ler depois: 5 Dicas Para Ativar o Termômetro no Mercado Livre
Outras Estratégias para fazer sua primeira venda no Mercado Livre
4- Atendimento de qualidade
Para fazer a primeira venda no Mercado Livre, é importante ter em mente que as pessoas gostam de ser bem tratadas e preferem sentir que estão falando com outra pessoa, ou seja, você deve humanizar seu atendimento.
Por isso, evite ao máximo as respostas prontas, mas quando utilizar, lembre-se de incluir o nome do usuário e de ser simpático.
5- Entrega memorável
Os atrasos na entrega são muito prejudiciais às vendas online, por isso, evite ao máximo. Cumpra os prazos estipulados tanto para a expedição quanto para o envio da mercadoria.
Outro ponto de atenção importante de mostrar é em relação à qualidade das embalagens: jamais utilize materiais com resistência insuficiente para embalar o produto.
E quando sobrar espaço dentro da caixa ou envelope, preencha com plástico bolha ou papel pardo (opção mais sustentável) para evitar danos à mercadoria.
6- Segurança do Cliente
Antes de fazer o envio dos produtos, sempre confirme os dados de entrega e do comprador. Libere o produto somente se houver confirmação de pagamento na sua lista de vendas ou na conta do Mercado Pago.
7- Continuidade
Depois que você fizer as 10 primeiras vendas no Mercado Livre, o termômetro de reputação da sua loja estará liberado. Assim que tiver conquistado esse espaço, o trabalho será constante.
Faça um bom planejamento, tenha preços competitivos e um excelente atendimento, assim, a tendência é que você consiga escalar cada vez mais o seu negócio.
Dê continuidade à qualidade das suas vendas e conquiste cada vez mais espaço no maior marketplace do país!
Aprenda a fazer sua primeira venda no Mercado Livre e Fature + R$ 18,5 mil por mês
Essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender +18,5 mil reais por mês.
No nosso treinamento intensivo, você vai aprender tudo o que precisa para montar seu negócio e vender TODOS os dias no Mercado Livre.
E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados…
Veja só o que você vai aprender:
- Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
- Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
- Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
- Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
- Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
- Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).
Garanta a sua vaga no treinamento: