Saber como calcular preço de venda no Mercado Livre é uma obrigação para os lojistas que vendem por lá ou desejam fazer isso em breve. Por isso, entenda como precificar os seus produtos do jeito certo na plataforma com este artigo!


Apesar de extremamente importante, a precificação correta de mercadorias ainda representa uma grande dificuldade para muitos empreendedores. Afinal de contas, existem vários elementos que precisam ser considerados na precificação, como os custos do produto, a margem de contribuição, etc. 

Para quem vende no Mercado Livre, esta tarefa é ainda mais importante, já que a concorrência dentro do marketplace é bastante acirrada. Para você ter uma ideia, por lá, são mais de 10 milhões de vendedores de diversos nichos de mercado. 

A principal estratégia para fisgar a atenção dos consumidores e fechar vendas, então, é saber como calcular preço de venda no Mercado Livre. E nós vamos te ensinar a fazer isso ao longo deste artigo!

Vamos começar?

O que é preço de venda?

Preço de venda nada mais é do que o valor cobrado pela venda de um produto dentro da plataforma do Mercado Livre – ou qualquer outro canal de vendas. Basicamente, é a quantia paga pelo consumidor do ato da compra

Para ser estabelecido da melhor forma possível, o preço de venda precisa englobar os custos de compra da mercadoria – ou de sua produção –, as despesas fixas e variáveis e o percentual de lucro a ser obtido

Dessa forma, fica claro que o cálculo do preço de venda não é algo aleatório, feito com base em achismos ou intuição. Mas a partir daconsideração de todos os elementos que envolvem a comercialização do produto em si

Vamos falar sobre cada um deles mais adiante neste artigo… Continue a leitura!

Por que calcular o preço de venda corretamente é importante? 

Calcular o preço de venda corretamente no Mercado Livre é crucial para manter uma boa margem de lucro na plataforma. Isso porque produtos com a preços errados podem causar um grande problema para o fluxo de caixa do negócio. 

Vamos explicar…

Se você estabelecer um preço muito abaixo do mercado, certamente vai perder dinheiro e, como consequência, ainda gerará uma má impressão para seu produto aos olhos dos consumidores, já que o item terá um preço barato demais. 

A mesma linha de raciocínio vale ao contrário. Caso você defina um preço muito acima da média, há grandes chances de a mercadoria ficar parada no estoque.

Por isso que precificar os produtos vendidos no Mercado Livre é tão importante. Faça uma anotação mental: quando falamos em precificação, o equilíbrio é o melhor caminho a ser seguido. 💡

E se tivéssemos que elencar os motivos que tornam a precificação correta dentro do marketplace tão importante, eles seriam:

  • Contribui para uma margem de lucro positiva;
  • Ajuda na boa percepção do cliente em relação ao seu produto;
  • Mantém o equilíbrio entre os concorrentes.

Vantagens de calcular preço de venda no Mercado Livre corretamente

Antes de aprender, de fato, como calcular preço de venda no Mercado Livre, que tal conferir as principais vantagens de fazer isso corretamente? Veja:

Visão clara do faturamento que gerou lucro

Precificar adequadamente os produtos no Mercado Livre proporciona uma visão clara do faturamento. Isso significa que você terá um entendimento preciso de quanto dinheiro sua empresa está ganhando e quanto disso é lucro real. Essa clareza é fundamental para tomar decisões financeiras informadas e sustentáveis.

Maior controle dos resultados ao final do mês

Ao definir preços de venda de maneira precisa, você terá maior controle sobre seus resultados financeiros ao final do mês. No geral, isso facilita o acompanhamento do desempenho do seu negócio, a identificação de áreas que podem ser otimizadas e a implementação de estratégias para maximizar os lucros.

Aumento da atração e fidelização de clientes

Quando os preços dos seus produtos refletem o valor real que eles oferecem, os consumidores tendem a perceber isso. Isso pode atrair mais clientes em busca de negócios justos e de qualidade

Além disso, preços competitivos e transparentes podem contribuir para a fidelização de clientes, uma vez que eles se sentirão mais satisfeitos e propensos a fazer compras recorrentes em sua loja no Mercado Livre. Lembrando que a fidelização de clientes é essencial para o crescimento sustentável do seu negócio online.

💡 Quer saber mais sobre precificação? O e-book Precificação Inteligente é um guia completo para te ajudar a definir uma estratégia de preço. Baixe agora, gratuitamente!

Como calcular preço de venda no Mercado Livre

Agora que você já sabe o que é preço de venda e qual a sua importância, vamos te ensinar como calcular o preço de venda no Mercado Livre

Dar a devida atenção a isso vai garantir que os seus produtos sejam vendidos por um preço justo, considerando tanto a realidade dos seus clientes quanto as necessidades do seu negócio. 

Confira os tópicos a seguir…

1. Analise os custos para adquirir o produto

Quando falamos em como calcular preço de venda no Mercado Livre, não podemos deixar de citar os custos de compra ou produção do produto. 

Mais precisamente, estamos nos referindo aos custos fixos e variáveis dele, que são:

  • Custos fixos: gastos da mercadoria ou da matéria prima para sua produção, frete, embalagem, etc.;
  • Custos variáveis: impostos, comissões, tarifas de máquina de cartão, dentre outros.

Tenha em mente que esse processo já se inicia com a busca por fornecedores, que ofereçam produtos de qualidade, além de boas formas de pagamento e preços  justos, claro. 

Fechar um bom negócio com eles já é uma grande vantagem para que você consiga aplicar um preço de venda interessante tanto para os seus consumidores quanto para sua empresa.

2. Acompanhe o preço da concorrência

Outro passo importante é analisar o preço praticado pela concorrência. Você não pode cobrar um preço muito menor, nem muito maior do que o cobrado pelos seus concorrentes.

Falamos isso porque qualquer mudança de preço pode modificar o cenário competitivo dentro do Mercado Livre. Mas, veja bem, isso não significa que você deve entrar em uma guerra de preços…

Pelo contrário, evite essa briga a todo custo para que a sua empresa não saia no prejuízo! Afinal, não são todas as empresas que sabem calcular preço de venda corretamente e tentar cobrir ofertas absurdas pode gerar sérios danos à saúde financeira do seu negócio.

A melhor saída é analisar a concorrência para ter uma visão mais ampla da média do mercado e, com isso, calcular o preço de venda correto para os seus produtos.

💰 Qual a melhor estratégia de preço? Conheça 5 opções para o seu negócio

3. Estabelecer a margem de contribuição

Entender os preços praticados pelos concorrentes e tudo o que envolve o mercado é importante… Mas também é preciso que você defina a margem de contribuição ao longo desse processo de preço de venda. 

A margem de contribuição nada mais é do que o valor que sobra da receita total gerada pelas vendas de produtos, menos os custos e as despesas variáveis.

Se você quiser entender um pouco mais sobre esse indicador financeiro, nós temos um artigo que vai te ajudar: Como calcular margem de contribuição. Leia quando puder!

4. Defina o markup

O markup nada mais é do que um índice que considera o preço de custo de cada item, todas as despesas, os impostos e outros encargos que incidam na venda.

Você pode utilizar a seguinte  fórmula para calcular e definir o markup:

Markup = 100 / [100 – (Custos variáveis + Custos fixos + Lucro desejado)]

Para deixar o conceito mais claro, vamos dar um exemplo… Imagine que o seu negócio possui os seguintes índices: 

  • Custos fixos: 20%;
  • Custos variáveis: 25%;
  • Margem de lucro desejada: 10%.

A fórmula para calcular o markup, portanto, ficaria assim: 

  • Markup = 100 / [100 – (25 + 20 + 10)]
  • Markup = 100 / [100 – (55)]
  • Markup = 100 / 45 = 2,2.

Relativamente simples, não é? Caso queira entender o conceito em mais detalhes, sugerimos a leitura do artigo: Markup: o que é, para que serve e como calcular [GUIA]

5. Utilize uma planilha de precificação de produtos

É claro que você pode realizar esse processo de calcular preço de venda no Mercado Livre na mão… Mas saiba que utilizar uma planilha vai deixar todas as informações mais organizadas e fáceis de interpretar.

A que sugerimos que você use, no caso, é a nossa Planilha de Preço de Venda. Com ela, você consegue:

  • Definir o preço de venda dos seus produtos de maneira automática;
  • Evitar prejuízos na hora de vender; 
  • Descobrir a margem real de cada produto;
  • Entender se você está vendendo barato ou se pode aumentar o preço dos seus produtos. 

Muito bom, não é verdade? Fazer isso não é necessariamente uma regra, mas é uma dica que vai te ajudar bastante na hora de entender como calcular preço de venda no Mercado Livre.

🌟 E já que estamos falando de Mercado Livre, que tal conhecer um de nossos casos de sucesso na plataforma? Leia: Ela faturou R$250 mil com grama sintética no Mercado Livre

Como usar o simulador de custos do Mercado Livre

Além de saber como calcular o preço de venda, você também pode utilizar a ferramenta de simulação de custo do marketplace. Ela é gratuita e bastante útil para você entender o quanto você receberá por unidade vendida dentro do marketplace

O primeiro passo é acessar o Simulador de Custos do Mercado Livre e fazer login na sua conta. Depois, há 2 formas de simular seus custos: antes da criação de um anúncio e após ele já ter sido criado. 

Veja mais detalhes a seguir:

Antes de anunciar um produto

A primeira opção que vamos mostrar é a feita antes do anúncio do produto ser criado dentro da plataforma – por meio do Mercado Livre Ads. Veja:

  1. Informe o produto, marca e principais características do produto;
  1. Insira o preço do produto que deseja anunciar;
  1. Escolha o tipo de anúncio e as condições de envio;
  1. Pronto! Agora você já pode conferir a estimativa de custos e o valor que receberá por uma venda.
como calcular preço de venda no mercado livre
Imagem: site Mercado Livre

A partir de um anúncio já criado

A outra possibilidade disponível para simular os custos é a partir de um anúncio que já foi criado. Para isso, é preciso seguir os passos: 

  1. Acesse o simulador de custo por meio de sua lista de anúncios e procure pela opção "Simular custos", nas ações secundárias, ou vá em "Alterar" e, depois, na seção de "Preço", clique em "Ir para simulador de custos".
  1. Uma vez na página, você encontrará a simulação de custos do seu anúncio, desenvolvida a partir das informações escolhidas na hora de anunciar.

Vale lembrar que, se achar válido, você poderá simular os custos desse anúncio usando outro preço, ou alterar as condições de venda selecionadas anteriormente, até encontrar a opção mais adequada.

como calcular preço de venda no mercado livre
Imagem: site Mercado Livre

Feito todo esse processo, você já estará pronto para aplicar os melhores preços para os seus produtos… Mas será que isso seria o suficiente para sair na frente da concorrência?

Quanto custa vender no Mercado Livre?

O custo para vender no Mercado Livre varia de acordo com o tipo de anúncio que você escolhe e do valor do produto que está sendo vendido.

Isso porque existem os seguintes tipos de anúncios:

  • Anúncio gratuito: como o nome já indica, não há custos. Em contrapartida, o alcance também é menor;
  • Anúncio Clássico: a comissão para anúncios clássicos fica entre 10% e 14%, de acordo com a categoria do produto. Também é cobrada uma taxa de R$ 6 de custo fixo por unidade vendida em produtos, caso eles custem menos que R$ 79;

Anúncio Premium: já a comissão para anúncios premium fica entre 15% e 19%, de acordo com a categoria do produto. Além disso, a taxa de R$ 6 por unidade também é cobrada em itens que custam menos de R$ 79.

Aprenda a vender no Mercado Livre do jeito certo!

Depois de consumir todo o conteúdo deste artigo e executar cada passo, você certamente chegou ao preço ideal do seu produto. Contudo, este é apenas o primeiro passo para ter sucesso por lá…

Existem outros assuntos essenciais que você precisa conhecer para conseguir bons resultados no marketplace. E nós, claro, vamos te ajudar nisso com o  treinamento Mercado Livre do Zero!

Nele, nós mostramos como vender na plataforma usando técnicas testadas e aprovadas por milhares de lojistas em todo o Brasil. Desde o planejamento até as otimizações necessárias para vender todos os dias. 

Além das aulas, você terá acesso exclusivo a diversos materiais como bônus. Muito bom, não é verdade?

Para começar a estudar agora, basta assinar o Ecommerce na Prática! 

Perguntas Frequentes

Por que calcular o preço de venda corretamente é importante?

Calcular o preço de venda corretamente no Mercado Livre é crucial para manter uma boa margem de lucro na plataforma. Afinal de contas, produtos com a preços errados podem causar um grande problema para o fluxo de caixa do negócio.

Qual a porcentagem que o Mercado Livre cobra do vendedor?

O percentual cobrado pelo marketplace varia de acordo com as categorias de produtos e os tipos de anúncios escolhidos pelos lojistas. Mas vale lembrar que os itens que custam abaixo de R$79 possuem uma taxa fixa de R$6 por venda.

Como calcular o preço de venda no Mercado Livre?

Para calcular o preço de venda no Mercado Livre você deve analisar os custos para a aquisição do produtos (ou de suas matérias-primas, em caso de produção própria), acompanhar o preço praticado pela concorrência, estabelecer a margem de contribuição, definir o markup e utilizar uma planilha de precificação de produtos.