Quem está começando a operar por conta própria no Ecommerce certamente está se fazendo a seguinte pergunta: como fazer entregas de loja virtual, afinal de contas? Se este é o seu caso, temos uma boa notícia: nós vamos te ensinar tudo sobre o processo de envio de pedidos de uma loja virtual! 

Não há muito como fugir: saber como funcionam as entregas dos pedidos é o básico quando o foco é ter sucesso vendendo online. Essa ideia ganha ainda mais relevância quando falamos em uma operação própria, isto é, quando você vende por meio da sua loja virtual. 

Isso porque, diferentemente dos marketplaces, que oferecem serviços logísticos para seus vendedores na maioria das vezes, a loja virtual requer um pouco mais de independência por parte do empreendedor

Ao longo deste artigo, vamos te explicar os tipos de envios disponíveis hoje, porque as entregas são tão importantes e, claro, como fazer entregas de loja virtual. Vamos lá?

Por que é importante saber tudo sobre como enviar produtos da loja virtual?

Entender o processo necessário para o envio de produtos é crucial para que o seu negócio tenha sucesso no Ecommerce. Imagine ter um bom volume de vendas mas uma logística completamente bagunçada?

Aliás, é até difícil imaginar uma loja virtual vendendo um alto volume de produtos sem um bom sistema logístico… Dificilmente um negócio sobrevive quando as entregas não são bem feitas

Por isso, se você quer vender online mas possui o mindset de que não precisa dominar certos pontos sobre o funcionamento do seu negócio, sugiro repensar isso… A verdade é que você precisa saber tudo sobre a sua própria empresa, inclusive como enviar produtos da loja virtual. 

E a boa notícia é que, como dito antes, nós vamos te ajudar nessa missão. Continue a leitura…

Como funciona a entrega de produtos vendidos pela internet?

A entrega de produtos de uma loja virtual precisa ser feita da melhor maneira possível, isto é, sem atrasos ou quaisquer danos aos itens. Na prática, os envios devem ser eficientes. 

Para isso acontecer, é importante que você saiba que a entrega de produtos funciona a partir de algumas etapas quando falamos de uma loja virtual. São elas:

1. Confirmação da venda

A primeira etapa é a confirmação da venda, que acontece quando a pessoa efetua o pedido no site de vendas e ele, de fato, é aprovado. Durante esse processo, no entanto, também é preciso que haja a validação do pagamento…

Na prática, isso pode variar de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo comprador. Por exemplo, se PIX, a confirmação acontece instantaneamente; mas, caso seja boleto bancário, há o prazo de 3 dias. 

Se você quiser aprofundar um pouco mais seus conhecimentos nesse assunto, sugerimos a leitura do artigo: Formas de pagamento online: saiba quais oferecer na sua loja virtual

2. Coleta e embalo dos produtos

Estando tudo certo na confirmação do pedido, chega o momento de coletar o item comprado no estoque. Ou seja, é nesta parte que a equipe responsável pelo armazenamento vai separar o item adquirido para despacho junto à transportadora. Por conta disso, esse processo às vezes é referenciado como “separação de pedido”.

Também é na etapa de coleta que acontece o embalo dos pedidos. Para isso, é indispensável que você tenha boas embalagens, que protejam as mercadorias de possíveis danos e avarias. 

Outro ponto importante é disponibilizar embalagens para presentes - algo que o cliente informa sempre no ato da compra. Um bom diferencial também é investir em embalagens interessantes, que contribuam para a experiência de unboxing

Caso queira saber mais sobre tudo o que envolve a embalagem dos produtos, vale a pena ler o artigo: Guia Completo De Embalagem De Produto Para Ecommerce

3. Postagem do pedido junto à transportadora

Por último, mais não menos importante, há a postagem do pedido junto à transportadora parceira. Aqui, existem diversas opções, como os Correios ou empresas particulares. Mas vamos falar mais sobre isso adiante neste artigo…

Por ora, o que você precisa saber é que nesta etapa também é realizada a roteirização do pedido. Esse processo consiste em classificar o pedido de acordo com a localização que ele será enviado. 

A ideia é otimizar as rotas para fazer todas as entregas de uma determinada região de forma rápida e eficiente. Interessante, não é verdade?

Quais são os tipos de entregas de loja virtual?

Antes de explicarmos como fazer entregas de loja virtual, vamos apresentar quais são os tipos de envios disponíveis no mercado hoje. Preparado? Então, vamos lá:

1. PAC

PAC é a sigla utilizada para “Prático, Acessível e Confiável” e diz respeito ao serviço mais simples de envio de encomendas dos Correios. As entregas ocorrem em até 10 dias úteis, abrangendo todo o território nacional

Além disso, as encomendas enviadas pelo PAC precisam ter até 50kg (dentro do mesmo estado) ou 30 quilos (para entrega em outros estados). E os pacotes podem ter até 100 centímetros de comprimento.

Lembrando que também existe o PAC Mini, modalidade direcionada para encomendas menores no que diz respeito a tamanho e valor. Para saber mais informações sobre essas e outras modalidades dos Correios, acesse a página oficial da empresa neste link.

2. SEDEX

O SEDEX também é um serviço oferecido pelos Correios. A diferença é que é voltado para o serviço de envio expresso de mercadorias e documentos. Assim, para você dominar tudo sobre como fazer entregas de loja virtual, tenha em mente que existem algumas modalidades importantes desse serviço. São elas:

  • Sedex: são entregas realizadas em até 1 dia útil após a postagem. Há um limite de 100 cm no comprimento e 30 kg no peso para as encomendas e a modalidade abrange todo o território nacional;
  • Sedex 12: diz respeito aos envios feitos até 12h do dia seguinte da postagem. E o limite para os pacotes é de 100 cm no comprimento e 10 kg. O serviço não contempla todo país;
  • Sedex 10: abrange as entregas feitas até às 10h do dia seguinte da postagem. E o limite de dimensão e peso, além da cobertura, são iguais à modalidade anterior;
  • Sedex Hoje: são os envios realizados no mesmo dia quando a postagem é feita até às 18h. Assim, as entregas são feitas até às 23h, incluindo sábado e domingo. Quanto ao limite de medidas: 70 cm de comprimento e 10 kg. E a modalidade funciona apenas em São Paulo.

Para saber mais sobre esse tipo de entrega expressa, vale a pena a leitura do artigo: O que é entrega expressa e quais as vantagens de oferecer no Ecommerce?

3. Transportadoras particulares

Existem algumas empresas particulares que também oferecem serviços de entregas para lojas virtuais e outros negócios online. Entre as principais, estão:

  • Azul Cargo Express;
  • ASAP Log;
  • Total Express;
  • Jadlog;
  • Braspress;
  • DHL;
  • Kangu;
  • Loggi;
  • Mandaê;
  • FedEx;
  • E várias outras.

Não hesite em entrar em contato com estas e outras transportadoras particulares que achar necessário na hora de entender como fazer entregas de loja virtual, combinado? Analise os planos de cada uma delas e veja o que faz mais sentido para a sua empresa

Aqui vai uma dica: existe um serviço que centraliza diversas transportadoras diferentes e permite a contratação de fretes com preços muito vantajosos – o Melhor Envio! Te explicamos tudo sobre esse recurso aqui: Melhor Envio: como funciona e como usar? [GUIA]  

4. Envio internacional

Caso você queira que a sua loja virtual venda produtos para outros países, sem problemas. Basta que você conte com uma transportadora que faça entregas para fora do Brasil

Entretanto, fique atento apenas a alguns pontos ao contratar uma empresa que realiza entregas internacionais, como:

  • Legislação e impostos do país de destino;
  • Peso e dimensão dos produtos;
  • Demais proibições existentes em relação aos produtos.

5. Por veículo próprio

Outra opção é contar com o próprio veículo para fazer entregas. Isso funciona mais quando os envios são realizados em uma mesma região, afinal de contas, é preciso dar conta de todos os pedidos dentro do prazo. 

A não ser que você possua mais de um veículo, como vans ou caminhões. Dividir a demanda entre eles pode te ajudar a fazer mais envios. Contudo, um ponto de atenção é que isso pode sair bem mais caro para o caixa da empresa… 

Não é à toa que o mais indicado é fazer uma parceria com os Correios ou com transportadoras particulares. De qualquer forma, nós te encorajamos a analisar o seu planejamento financeiro e adaptar as opções para a realidade do seu negócio. 

Se você quiser uma ajuda para estruturar melhor essa questão, conheça o curso Mestre das Finanças, disponível em nossa plataforma de educação por assinatura!

6. Retirada em loja física

A retirada de produtos comprados online em uma loja física está cada vez mais popular entre os consumidores e isso não é à toa…

Segundo a pesquisa E-commerce Trends, feita pela Rock Content, 82% dos brasileiros já desistiram de uma compra pelo valor do frete. Assim, você pode disponibilizar uma opção alternativa, como a retirada na loja física, para evitar que isso ocorra no seu negócio. 

Esse tipo de serviço ocorre de maneira gratuita, o que chama ainda mais a atenção dos consumidores para o seu negócio… Além disso, uma vez que o cliente está na loja física para buscar o pedido, também há a chance de ele se interessar por uma mercadoria exposta nas prateleiras. Algo bem interessante, não é verdade?

E para aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre entregas de loja virtual, no vídeo abaixo Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala um pouco sobre qual é a melhor forma de envio. Assista:

Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]

Agora chegamos ao ponto mais esperado: ao passo a passo sobre como fazer entregas de loja virtual. Existem algumas etapas que não podem ser puladas ou ignoradas, pois cada uma delas desempenha um papel importante em todo esse processo. 

Logo, sem mais enrolação, vamos aos passos? Pegue papel e caneta!

1. Organize a logística da sua loja virtual

Quando o assunto é como fazer entregas de loja virtual, não tem jeito: a logística é o coração de todo esse processo e você precisa mantê-la bem estruturada. Isso é importante para que você consiga fazer envios cada vez mais rápidos e sem grandes dificuldades

Como vimos, existem algumas etapas básicas para a entrega de produtos e todas elas só acontecem se você tiver uma boa logística: 

O controle do estoque em si, a separação e o preparo dos pedidos e, por fim, o despacho para a transportadora. Fora a necessidade de acompanhar se o pacote chegou ao destinatário dentro do prazo e sem nenhuma intercorrência.

Ou seja, a sua logística precisa estar organizada para que tudo funcione perfeitamente! 

2. Conte com uma boa plataforma de Ecommerce

O que seria de uma loja virtual sem uma boa plataforma de Ecommerce? E isso diz respeito a diversos fatores e áreas do negócio... inclusive no momento de saber como fazer entregas de loja virtual. 

Essas plataformas permitem que você crie layouts personalizados, faça gestão de marketing, libere opções de pagamento e, claro, disponibilize os melhores meios de entregas. Tudo em um só lugar. 

Aqui no EnP, nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder na América Latina. Além do período de teste gratuito, nossos alunos também ganham 25% de desconto no pagamento da primeira mensalidade. Muito bom, não é verdade? Para aproveitar o benefício, basta utilizar este link

3. Defina os meios de envio

Como vimos, existem alguns tipos de envios que você pode adotar na sua loja virtual. Talvez seja um pouco difícil ter muitas opções no início da operação, mas você pode adicionar mais com o tempo.

A ideia é você entender que, atualmente, a agilidade e a qualidade caminham lado a lado quando o assunto são as entregas das compras online. E isso não é à toa… Os consumidores estão cada vez mais exigentes, querendo praticidade e rapidez para receberem o que compram pela internet. 

Logo, você, enquanto lojista, deve pensar em meios de envio que vão tornar esse processo mais eficiente. Entre em contato com as transportadoras da sua escolha e tire todas as suas dúvidas. 

E caso queira uma ajuda extra para definir seus parceiros logísticos, leia este artigo: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra

4. Ofereça frete grátis, se possível

Um dos pontos cruciais que envolve o tema sobre como fazer entregas de loja virtual é a liberação do frete grátis para os clientes. Mas, veja bem, não estamos dizendo para você fazer isso em todas as vendas - isso certamente causaria um rombo no seu faturamento…

Você pode retirar a taxa de entrega em alguns casos, como, por exemplo, em compras acima de R$150. Uma boa opção, não é verdade? 

Sendo assim, saiba que, ao liberar o frete grátis, o lojista é quem fica responsável pelos custos do envio. Logo, não defina este valor de qualquer jeito. Analise o financeiro da sua loja virtual para não comprometer a margem de lucro do seu negócio

Os benefícios são diversos, desde a diminuição da taxa de abandono de carrinho até aumento das visitas no site de vendas e, consequentemente, também das vendas. 

Para saber mais sobre isso, leia o artigo: Como oferecer frete grátis sem sair no prejuízo? Conheça 4 estratégias

5. Permita a retirada na loja física

O chamado “clique e retire” é mais comum do que você imagina hoje em dia - e já até mencionamos isso neste artigo. Por meio dessa opção, o cliente que compra na loja virtual pode retirar o produto na loja física. Pode até parecer meio básico, mas tem feito a diferença para aumentar a satisfação dos consumidores. 

Outro ponto é que os estoques das lojas acabam funcionando como pequenos hubs logísticos. Isso é bom até mesmo para evitar estoque parado e diminuir os gastos com logística. Afinal de contas, entregar produtos na casa das pessoas tem o seu custo, não é verdade?

Dessa forma, saiba que a retirada do produto comprado online em uma unidade física é uma importante iniciativa de O2O, estratégia que promove a integração entre as operações digitais e físicas de um negócio…

Para saber mais sobre isso, leia o artigo: O que é O2O (online-to-offline) e como usar para vender mais

6. Libere o código de rastreamento para os clientes

Não dá para falar sobre como fazer entregas de loja virtual sem citar a importância da liberação do código de rastreamento para os compradores. 

Pense assim: antes mesmo de o cliente finalizar o pedido no site, ele já vai estar com uma forte expectativa para recebê-lo. Tanto que é bastante comum o atendimento de compradores solicitando o código de rastreio antes mesmo de o pacote ter sido despachado. 

Lembra quando comentamos que os consumidores modernos querem agilidade? Pois é…

Tenha isso em mente ao fazer a gestão da sua loja virtual e, assim que possível, libere o código de rastreamento para os compradores. Acredite, acompanhar cada passo da entrega faz a diferença para eles!

7. Deixe claro as informações sobre frete na sua loja virtual

É algo rotineiro clientes chegarem à página de checkout sem saber informações sobre as opções de frete. E um dos reflexos disso é que alguns acabam abandonando o carrinho por não ficarem satisfeitos com o valor final do pedido. 

Isso acontece por dois motivos: falta de atenção da parte deles na hora de obter informações sobre as tarifas de entrega ou porque você não deixou isso claro na sua loja virtual

E como contornar esse problema, então?

Além da área para cálculo do frete na página do produto, divulgue também as informações sobre frete nas páginas “Como Comprar” ou “Perguntas Frequentes” da sua loja virtual. Isso vai fazer com que os consumidores fiquem mais informados e vai diminuir a sua taxa de abandono de carrinho.  

Crie o seu Ecommerce partindo do ZERO. Assista à aula gratuita!

Gostou deste artigo sobre como fazer entregas de lojas virtual? Esperamos que sim! Em meio ao forte crescimento do Ecommerce, fazer envios rápidos e eficientes nunca foi tão importante como agora, não é verdade?

Mas não pense que este é o único ponto que você precisa saber para ter sucesso empreendendo online… Existem muitos outros tópicos essenciais para você criar e estruturar um negócio de sucesso no ambiente digital.

Quer saber tudo sobre o assunto? Assista à aula gratuita  “Como Criar um Ecommerce do Zero e Faturar R$ 30 mil em 90 dias”! 

Nela, você vai aprender o nosso método para começar a empreender e criar uma fonte de renda durável e lucrativa. Preparado para começar o seu negócio da melhor forma possível?

Para participar, basta se inscrever gratuitamente clicando aqui: 

Perguntas Frequentes

Como funciona a entrega de produtos vendidos pela internet?

A entrega de produtos de uma loja virtual acontece a partir de três etapas. São elas: 1. Confirmação da venda; 2. Coleta e embalo dos produtos; 3. Postagem do pedido junto à transportadora.

Quais são os tipos de entregas de loja virtual?

1. PAC; 2. SEDEX; 3. Transportadoras particulares; 4. Envio internacional; 5. Por veículo próprio; 6. Retirada em loja física.

Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]

1. Organize a logística da sua loja virtual; 2. Conte com uma boa plataforma de Ecommerce; 3. Defina os meios de envio; 4. Ofereça frete grátis, se possível; 5. Permita retirada na loja física; 6. Libere o código de rastreamento para os clientes; 7. Deixei claro as informações sobre frete na sua loja virtual.