Saber como fazer anúncio pago no Instagram se tornou uma necessidade para empreendedores de todos os segmentos. Afinal, a plataforma tem mais de 2 bilhões de usuários ativos e é preciso saber como atrair o máximo possível deles para os produtos da sua loja a partir dos anúncios.

O Instagram, hoje, não é só uma das redes mais utilizadas do mundo. É também uma das plataformas com maior engajamento. Em outras palavras, essa é uma grande oportunidade para empresas que desejam escalar as suas vendas e atingir um público mais qualificado. 

Neste artigo, vamos falar sobre como fazer anúncio pago no Instagram, explicar algumas das particularidades dessa rede e ainda mostrar alguns exemplos de anúncios que fazem sucesso. Vamos começar? 

O que é o Instagram Ads?

Instagram Ads é a forma que muitos conhecem o Gerenciador de Anúncios da Meta, a plataforma usada para criar e veicular anúncios no Instagram e no Facebook. 

Dentro da ferramenta é possível criar campanhas e anúncios dos mais variados tipos. Alguns dos formatos disponíveis são fotos, vídeos, carrossel, Stories e Reels. Essa é uma forma poderosa de gerar cliques, vendas e aumentar a visibilidade da sua marca. 

Para que suas estratégias de marketing dentro do Instagram tenham sucesso, é essencial que você conheça bem a sua audiência e a linguagem com a qual eles se comunicam. Saber, por exemplo, se eles consomem mais vídeos ou fotos pode fazer toda a diferença… 

Se você quer saber como fazer anúncio pago no Instagram e ter sucesso, fazer um estudo de persona – um personagem semifictício, que representa o seu cliente ideal – é o caminho mais indicado. 

Dessa forma, você vai ter um entendimento profundo do seu público e seus comportamentos. Nós falamos um pouco sobre como fazer isso nesse artigo: Confira 14 ferramentas para criar uma persona. 👤

Por que investir em anúncios pagos no Instagram?

Nós já falamos sobre como a rede superou a marca de 2 bilhões de usuários ativos, segundo a própria Meta. Mas esse dado, por si só, pode não ser suficiente para te fazer enxergar o Instagram como um canal de grande potencial. 

Felizmente, temos muitas outras pesquisas que podem ajudar com isso… 

Por exemplo, você sabia que o Brasil é o segundo país com mais usuários na plataforma? Perdemos apenas para os Estados Unidos. E, de acordo com a pesquisa da Opinion Box, publicada em 2022, 92% dos brasileiros entram no Instagram diariamente, às vezes, mais de uma vez por dia

Mas, e quanto aos comportamentos de consumo dentro da rede? 

A mesma pesquisa mostra que 55% dos entrevistados já usaram a rede para entrar em contato com empresas dos mais variados segmentos. E, além disso, 15% dos jovens – o público entre 16 a 29 anos – usa o Instagram para fazer compras.

Por tudo isso, o Instagram desponta como uma grande oportunidade para empreendedores de todos os segmentos, tanto para a criação de conteúdo orgânico, quanto para a criação de anúncios, o foco deste artigo. 

📱 Se o seu interesse maior é no engajamento orgânico, temos um artigo que pode ajudar: Stories do Instagram: o que é, por que usar e ideias de conteúdo

Quem pode anunciar no Instagram? 

Qualquer empresa ou empreendedor pode anunciar no Instagram. A única exigência é que o conteúdo esteja dentro das políticas de publicidade da Meta. Todos os anúncios precisam passar por um processo de aprovação. 

Ainda que o acesso ao Instagram como ferramenta de marketing seja democratizado hoje, nem sempre foi assim… 

A plataforma abriu as portas para anunciantes em 2015 e, no início, apenas empresas selecionadas poderiam veicular campanhas. Algumas das companhias escolhidas foram a Coca-Cola, Avon e Nívea. 

Interessante pensar em como as coisas mudaram em tão pouco tempo, não acha? 

Grandes empresas certamente continuam aproveitando todo o potencial do Instagram, mas hoje empresas menores também têm acesso ao amplo público que acessa o Instagram todos os dias. 

Vale lembrar que, ao anunciar no Instagram, você não tem acesso apenas a uma grande audiência, mas também a um público extremamente qualificado, graças às ferramentas de segmentação de campanhas. 

Quanto custa anunciar no Instagram? 

O custo para fazer um anúncio no Instagram varia de acordo com o seu orçamento. Existem maneiras de fazer campanhas de grande alcance e duração, investindo muito dinheiro; ou campanhas mais específicas e econômicas. 

Tudo vai variar de acordo com os seus objetivos de marca e, é claro, com o orçamento disponível para essa estratégia. 

Um dos grandes benefícios dos anúncios no Instagram é que você pode controlar exatamente o quanto cada campanha usa do seu orçamento, estabelecendo tetos de gastos diários, semanais ou gerais. 

Isso pode ser configurado diretamente na criação da campanha, mas falaremos mais sobre isso daqui a alguns tópicos. 

Por enquanto, é importante que você saiba que a ferramenta estabelece, sim, gastos mínimos, que costumam girar em torno de US$ 1. Por isso, o custo final de cada campanha pode variar de acordo com a cotação do dólar

Por fim, também precisamos destacar que, na grande maioria das vezes, os resultados da campanha estão diretamente conectados ao orçamento disponível para essa iniciativa. O que quer dizer que, quanto mais você investir em determinado anúncio, maiores serão os seus cliques, visualizações e compras. 

Qual a plataforma usada para fazer anúncio pago no Instagram? 

Para fazer propaganda no Instagram você vai utilizar o Gerenciador de Anúncios. Recentemente, a ferramenta mudou de nome e agora se chama Meta Business. Mas, a plataforma ainda é popularmente conhecida como Facebooks Ads.

Ué, mas por que não existe um “Instagram Ads”? Vamos te explicar… 

Como você deve saber, o Instagram é parte de um grupo de empresas – que engloba o Instagram, o Facebook, o WhatsApp e uma série de outras companhias – que são propriedade da Meta. 

Sendo assim, a Meta utiliza uma plataforma apenas para centralizar o gerenciamento dos anúncios que vão ao ar em todos esses canais. 

Dentro do Gerenciador de Anúncios, você será capaz de fazer campanhas para o Facebook, Instagram e centenas de outros sites e aplicativos parceiros. Interessante, não acha? 

Bom, agora que você sabe a plataforma utilizada para se fazer anúncios no Instagram – o Gerenciador de Anúncios, ou Facebook Ads – é hora de colocar a mão na massa e publicar as suas primeiras campanhas. Vem com a gente para aprender como fazer isso! 

Como fazer anúncio pago no Instagram em 9 passos

Saber como fazer anúncio pago no Instagram pode até parecer uma tarefa complicada, mas acredite… com a orientação certa, temos certeza de que você terá as suas primeiras campanhas no ar em tempo recorde. 

Nos tópicos a seguir, vamos mostrar o passo a passo para planejar e executar uma estratégia de anúncios pagos no Instagram. Veja só: 

1. Planeje a sua campanha antes de executá-la 

Antes de abrir qualquer ferramenta ou escrever qualquer anúncio, é importante que você tenha objetivos bem definidos para suas campanhas

Por exemplo, você quer gerar mais reconhecimento de marca com os seus anúncios? Ou aumentar as vendas de determinado produto? Você deseja atrair mais clientes para o seu perfil? Ou anunciar uma novidade no seu negócio? 

Além disso, também é preciso conhecer profundamente o seu público. As opções de segmentação das ferramentas de anúncio para o Instagram são gigantescas e, por isso, você precisa ter uma ideia clara de quem deseja atingir. 

Aqui vai outro exemplo… o seu público é mais feminino ou masculino? Qual a faixa etária mais comum entre eles? E onde eles moram, em sua maioria? Eles utilizam mais os Stories ou o Feed? Todos esses são questionamentos importantes…

Mas, por quê? Bom, é possível dizer que tudo isso vai impactar decisões cruciais para sua campanha tais como os posicionamentos utilizados – ou seja, Feed, Stories e etc – os tipos de fotos e imagens usadas, a duração da campanha e por aí vai. 

2. Configure sua conta no Gerenciador de Negócios 

Agora que você já idealizou a sua campanha, é hora de irmos para a prática. O seu primeiro passo para publicar anúncio no Instagram deve ser configurar a conta no Gerenciador de Negócios. 

Se você já tem uma conta na rede social, adicione sua conta atual do Instagram ao Gerenciador de Negócios. Se você ainda não tem, e não quer criar, saiba que também é possível anunciar no Instagram usando a sua página do Facebook. 

Para adicionar uma conta do Instagram ao seu Gerenciador de Negócios, você precisa seguir os seguintes passos: 

  • Acessar o Gerenciador de Negócios do Facebook
  • Clicar em Configurações do Negócio > Contas do Instagram, no lado esquerdo da página; 
  • Clicar em Reivindica
  • Clicar em Reivindicar nova conta do Instagram;
  • Fazer o login com usuário e senha da conta que deseja adicionar;
  • Clicar em Salvar Alterações

Para criar uma página no Facebook, os passos são os seguintes: 

  • Acessar o seguinte endereço: facebook.com/pages/create;
  • Escolher uma categoria para sua página; 
  • Preencher todas as informações necessárias; 
  • Adicionar foto de perfil e capa;
  • Clicar em Criar Página;
  • Clicar em Salvar.

3. Escolha o objetivo do seu anúncio 

Bom, agora que você já tem a sua conta configurada no Gerenciador de Anúncios do Facebook, a próxima etapa consiste na escolha do objetivo do seu anúncio. Estes são os objetivos que estão disponíveis: 

  • Reconhecimento da marca;
  • Alcance;
  • Tráfego (para cliques para o site ou na loja de aplicativos para seu aplicativo);
  • Instalações do aplicativo;
  • Envolvimento (somente para envolvimento com a publicação);
  • Visualizações do vídeo;
  • Conversões (para compras no site ou no aplicativo).

Vale lembrar que a escolha do objetivo pode impactar nos formatos de criativos – ou seja, imagens, vídeos ou textos – que poderão ser utilizados. Por isso, faça testes e, se necessário, mude a sua estratégia. 

4. Segmente o seu público 

Este é um dos momentos mais importantes de todos: a segmentação do público. É nessa etapa que você vai delimitar quais pessoas vão receber os seus anúncios. 

Já avisamos logo de cara que as opções de segmentação do Gerenciador de Anúncios são gigantescas… você pode utilizar o gênero, a idade e a localização geográfica e por aí vai. 

Também é possível criar públicos com base em interesses bem específicos, curtidas em determinadas páginas e perfil de engajamento. Muito legal, não é mesmo? Essa é uma etapa que requer cuidados, afinal de contas, muitos empreendedores erram na hora de segmentar os seus públicos. 

O primeiro erro é tentar atingir o máximo de pessoas possível. O problema com essa estratégia é que ela requer um orçamento mais robusto e não necessariamente pode se traduzir em mais resultados. 

O segundo erro acontece quando empreendedores segmentam demais, criando audiências muito específicas, ou seja, com baixa densidade. O que acontece é que as mesmas pessoas veem os mesmos anúncios repetidamente, o que pode causar um problema com a imagem da sua empresa. 

Portanto, ao segmentar o seu público, tente equilibrar o uso das ferramentas para criar audiências qualificadas que não sejam extremamente limitadas. 

⚠️ Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA]

5. Configure o orçamento 

Nesta etapa, você determina o quanto quer gastar com cada anúncio. Existem diversos tipos de cobrança disponíveis na plataforma: por clique, por visualização de página de destino, por alcance, dentre outros… 

Você pode determinar um teto de gastos diário ou limitar o orçamento para a campanha como um todo. 

As cobranças são feitas de acordo com o alcance das metas estabelecidas. Por exemplo: se você escolheu um objetivo de campanha que prioriza o alcance de uma publicação, a cobrança será feita sempre que um determinado número de pessoas ver o seu anúncio. 

Ou, se o objetivo da campanha for a compra de um produto, a cobrança será feita cada vez que um cliente acessar o seu site por meio do anúncio e completar uma transação. Metas como essa são acompanhadas por meio do Pixel do Facebook, que precisa estar instalado em seu site. 

Para otimizar o uso do orçamento, você também pode fazer com que seus anúncios sejam exibidos apenas em um horário específico. 

6. Determinem em que canais os anúncios serão exibidos

Até agora estamos falando sobre como fazer anúncio pago no Instagram, mas é importante entender que a rede conta com vários posicionamentos diferentes – e você pode usar todos eles em suas campanhas. 

Por exemplo, um conteúdo que vai para os Stories não tem o mesmo formato que o feed, concorda? Sendo assim, essa é a hora de determinar onde você deseja que os seus anúncios apareçam. 

Ah, vale lembrar que um mesmo anúncio pode aparecer em todos os posicionamentos disponíveis para o Instagram – Feed, Página do Explorar e Stories – com apenas algumas alterações de criativo. 

E, aproveitando que falamos de criativo… 

7. Crie os criativos de cada anúncio

Criativo é o nome dado às imagens e textos que acompanham os seus anúncios. É nesse momento em que você vai precisar colocar um título e uma descrição em cada anúncio, portanto, capriche!  

As imagens que acompanham o seu anúncio também são muito importantes, afinal de contas, estamos falando do Instagram… uma das redes mais visuais que existem atualmente. 

Algumas das boas práticas que indicamos nesta etapa são: 

  • Utilize as cores da sua empresa; 
  • Prefira imagens mais simples, sem textos escritos; 
  • Leve em consideração os gostos da sua persona ao criar as imagens; 
  • Menos é mais: os textos não precisam ser grandes para chamar a atenção do seu público.

🎨 Se você quer melhorar a qualidade das imagens utilizadas, temos um artigo que pode ajudar: Aprenda Como usar o Canva. 

8. Publique seus anúncios

Depois de configurar todos os seus anúncios, é hora de revisar as informações e publicá-los. Vale lembrar que todas as alterações são salvas automaticamente, à medida que você altera o seu anúncio, mas não custa nada verificar se está tudo certo, não é mesmo? 

Depois de clicar em Publicar, o seu anúncio vai para a análise. Esse processo pode demorar desde alguns minutos, até algumas horas ou dias. 

Se você suspeita que o seu anúncio pode ser rejeitado, leia novamente as regras para anunciar no Facebook e faça qualquer alteração necessária. Em seguida, publique novamente a sua campanha. 

9. Acompanhe resultados e implemente otimizações

A publicação da campanha é apenas o começo. Depois que os seus anúncios estiverem sendo veiculados, você precisa acompanhar de perto a performance de cada um deles. Esse é um passo importante para determinar o sucesso da estratégia e te ajudar a planejar melhorias para o futuro. 

Ficar de olho em seus anúncios também permite que você acompanhe o uso do seu orçamento e faça os ajustes necessários.

Impulsionar postagem no Instagram vale a pena? 

Sim. Mas é preciso se atentar ao fato de que muitas pessoas que procuram como fazer anúncio pago no Instagram confundem a criação de campanha com o impulsionamento de postagens. Isso é bastante comum porque, como você pode imaginar, ambas as estratégias envolvem o investimento de dinheiro. 

Contudo, saiba que impulsionar uma postagem e fazer um anúncio são atividades diferentes. Vamos explicar o porquê…

Ao criar uma campanha dentro do Gerenciador de Anúncios, você tem acesso a uma gama muito maior de configurações, segmentações e opções de criativos. Enquanto isso, ao impulsionar uma postagem faz com que determinado post alcance mais pessoas, apenas. 

Ao contrário do que muitos pregam, impulsionar uma postagem não é “jogar dinheiro fora”. Muito pelo contrário… essa pode ser uma opção viável, desde que faça parte de uma estratégia. 

🚀 Falamos mais sobre isso no artigo: Como impulsionar no Instagram em 7 passos

E se quiser complementar, assista ao vídeo abaixo em que Bruno de Oliveira, nosso CEO e Fundador, explica o assunto com mais detalhes. Assista: 

Tipos de anúncios no Instagram

Existem 6 principais tipos de anúncios no Instagram: imagem, vídeo, carrossel, Stories, Reels e Loja – ou Instagram Shopping. Cada um desses anúncios pode ser posicionado em lugares diferentes da plataforma. 

Vale lembrar que todos os anúncios do Instagram terão um ícone que indica que aquela é uma comunicação patrocinada. Quase todos os tipos de anúncios permitem que você crie uma CTA em botão, com o intuito de levar os usuários para o seu site ou outra página.

de Patrocinado e podem conter um botão de chamada para ação sob a imagem. A legenda do anúncio também será exibida sob a imagem.

Vamos conhecer alguns detalhes sobre eles agora? 

1. Anúncio em imagem 

Os anúncios em imagem podem aparecer no formato quadrado, paisagem ou vertical. Os anúncios em imagem podem ser veiculados no Feed – na página explorar ou na página inicial – ou nos Stories. 

Como você sabe, o Instagram é uma rede muito visual, onde a estética fala mais alto. Por isso, é importante que você cuide muito bem da qualidade das suas imagens, caso escolha esse formato de anúncio. No Instagram, as pessoas não desejam apenas comprar, mas também se inspirar! 

Certifique-se de que as imagens representam bem a sua marca e a mensagem que você deseja transmitir. Além disso, use um esquema de cores que esteja dentro da identidade visual da sua empresa. Tudo isso contribui para o branding do seu negócio! 

Muitos empreendedores pensam que precisam de equipamentos caros ou conhecimentos técnicos avançados para tirar boas imagens. A verdade é que, hoje, é possível tirar boas fotos com o seu celular! 

Nós falamos mais sobre o assunto neste artigo aqui: Como tirar fotos de produtos profissionais pelo celular: 9 dicas práticas

Veja um exemplo de anúncio em imagem no Instagram: 

como anunciar no instagram

2. Anúncio em vídeo

O anúncio em vídeo também pode aparecer no Instagram no formato quadrado ou paisagem, no Feed. Já nos Stories, ele vai aparecer apenas no formato retrato. 

De acordo com uma pesquisa da Meta, o consumo de vídeos no Instagram aumentou em 80% nos últimos anos. Sendo assim, essa se tornou uma grande oportunidade para empresas que desejam tornar as suas campanhas mais chamativas. 

Ainda que outros formatos funcionem, o mais indicado é que você mantenha a proporção do seu anúncio em 1:1 (proporção quadrada), pois esse é o formato mais comum para os usuários. 

como anunciar no instagram

3. Anúncio em carrossel

O anúncio em carrossel nada mais é do que um grupo de imagens e vídeos. Eles podem ser usados no Feed e nos Stories. Para rolar pelo carrossel, o usuário desliza os dedos sobre a tela ou clica sobre a seta, caso esteja vendo o anúncio em um desktop. 

Esse é um formato interessante e dinâmico, usado principalmente quando você precisa passar mensagens mais complexas. Veja agora alguns dos possíveis usos do formato de carrossel: 

  • Apresentar vários produtos ou modelos, com links para diferentes páginas; 
  • Mostrar todos os recursos de um único produto; 
  • Contar histórias; 
  • Criar um tutorial; 
  • E mais!

Aqui está um bom exemplo de anúncio feito em formato carrossel usando vídeos e imagens: 

como anunciar no instagram

4. Anúncio em Instagram Stories

Os anúncios em Stories são dinâmicos e têm uma alta taxa de sucesso, principalmente porque estão inseridos em uma das funcionalidades mais usadas da plataforma. 

Para anunciar nos Stories, o mais indicado é que você use o formato vertical, a fim de otimizar a experiência do usuário. Mas isso não quer dizer que outros formatos não funcionem. As proporções aceitas são as seguintes: 9:16 e 16:9 e 4:5

Dentro desse formato podem ser usadas imagens estáticas ou vídeos de até 120 segundos. Ao contrário dos Stories orgânicos, os anúncios que usam esse formato não desaparecem depois de 24h.

De acordo com pesquisas conduzidas pela Meta, mais da metade das pessoas que usam o Instagram, usam os Stories diariamente – e também mais da metade delas afirmam fazem mais compras online por conta disso! 

Veja alguns exemplos de anúncios em Stories: 

como anunciar no instagram

5. Anúncios em Reels

Os anúncios no Reels só podem usar um ativo vertical em tela cheia. No Reels é possível usar apenas vídeos. Esse é um formato que tem crescido cada vez mais em popularidade, o que o transforma em um ativo muito interessante para empresas que desejam anunciar no Instagram. 

O Reels é um formato muito utilizado em campanhas que têm objetivos como reconhecimento de marca, alcance, tráfego e engajamento com a publicação. 

Se você quer usar o formato de Reels, procure criar um anúncio em vídeo que tenha a ver com a linguagem usada nesse posicionamento, ou seja, evite a comunicação mais institucional. Vamos te mostrar um exemplo: 

como anunciar no instagram

Exemplos de anúncios pagos no Instagram

Agora que você já sabe como fazer anúncio pago no Instagram, queremos te mostrar alguns exemplos de campanhas do Ecommerce na Prática, para que fique alguns dos conceitos que exibimos neste artigo fiquem mais claros. 

Vamos lá? 

1. Semana do Ecommerce sem Estoque

Esse foi um dos anúncios veiculados durante o evento Semana do Ecommerce sem Estoque, evento criado pelo Ecommerce na Prática. O nosso objetivo era levar interessados em aprender sobre o assunto para uma landing page onde eles poderiam se inscrever em aulas gratuitas. 

2. Sobre o Ecommerce na Prática

Já este outro anúncio tem o objetivo de apresentar o Ecommerce na Prática e, nessa estratégia, escolhemos o vídeo como principal criativo. 

3. Convite para palestra

Neste outro anúncio, que é um convite para uma palestra sobre empreendedorismo, utilizamos o Carrossel, ou seja, uma sequência de imagens, como criativo do nosso anúncio. 

Domine o Facebook Ads e faça campanhas arrasadoras! 

Como você pode perceber, para saber como fazer anúncio pago no Instagram é preciso entender muito sobre o Facebook Ads e todas as suas funcionalidades. Essa é uma ferramenta poderosa, que pode ajudar o seu negócio a entrar em contato com o público certo… 

Se você quer aprender como usar o Facebook Ads a favor da sua empresa, nós podemos ajudar. No ebook gratuito Manual Completo de Facebook Ads você vai encontrar todas as informações sobre a plataforma e como utilizá-la. 

Impulsione suas campanhas, atinja o público certo e venda mais! Baixe agora o ebook gratuitamente: 

Perguntas Frequentes

O que é o Instagram Ads?

Instagram Ads é a forma que muitos conhecem o Gerenciador de Anúncios da Meta, a plataforma usada para criar e veicular anúncios no Instagram e no Facebook.

Quem pode anunciar no Instagram?

Qualquer empresa ou empreendedor pode anunciar no Instagram. A única exigência é que o conteúdo esteja dentro das políticas de publicidade da Meta. Todos os anúncios precisam passar por um processo de aprovação.

Por que investir em anúncios pagos no Instagram?

Porque o Instagram é, hoje, uma das principais vitrines online para empresas. Além de ter mais de 1 bilhão de usuários ativos, ela é usada diariamente por 92% dos brasileiros, de acordo com pesquisa da Opinion Box.

Quanto custa anunciar no Instagram?

O custo para fazer um anúncio no Instagram varia de acordo com o seu orçamento. Existem maneiras de fazer campanhas de grande alcance e duração, investindo muito dinheiro; ou campanhas mais específicas e econômicas.

Qual a plataforma usada para fazer anúncio pago no Instagram?

Para fazer propaganda no Instagram você vai utilizar o Gerenciador de Anúncios da Meta. A ferramenta é popularmente conhecida como Facebook Ads. Até o momento, não existe uma plataforma chamada “Instagram Ads”.