O TikTok Shop é uma ferramenta dentro do aplicativo TikTok que permite que marcas e empresas vendam seus produtos diretamente para os usuários, tornando a experiência de compra ainda mais integrada e completa. Quer entender como o recurso funciona e outras informações relevantes? Acompanhe este artigo!

Todo empreendedor que reconhece o potencial que o TikTok tem para vendas se questiona sobre o porquê ou quando a rede social permitirá que transações sejam feitas sem a necessidade de o usuário sair do aplicativo. 

A resposta para esse questionamento é a seguinte: isso já é possível por meio do TikTok Shop! Mas calma… Não sou todos os países que estão com o recurso disponível no momento

E para esclarecer se o Brasil está ou não na lista, além de outras dúvidas sobre a ferramenta, nós criamos este artigo com tudo que sabemos até o momento sobre o TikTok Shop. 

Nós vamos explicar o que é TikTok Shop, como ele funciona, suas vantagens, como se cadastrar e mais. Boa leitura!

O que é TikTok Shop?

TikTok Shop é uma ferramenta que permite a venda direta de produtos dentro do TikTok. Ele foi criado com foco em vendedores, influenciadores e afiliados, a fim de facilitar o processo de divulgação e venda por lá.

Por enquanto, o recurso não está liberado no Brasil, apenas para alguns países, como Estados Unidos, Inglaterra (Reino Unido em geral), Cingapura, dentre outros. Mas na impede os lojistas brasileiros de entender sobre o funcionamento do TikTok Shop, afinal, o país é um grande candidato para receber o recurso nos próximos meses.

Vale ressaltar que, antes, já era possível comercializar produtos pela rede social por meio de uma loja no TikTok, parcerias com marcas, etc. Agora, o processo de compra e venda ocorre de maneira mais direta e totalmente dentro da plataforma.

Isso significa que não há redirecionamento para aplicativos ou sites de vendas, o que contribui para um aumento considerável da taxa de conversão.

🛍️ Vale lembrar que o TikTok Shop não é a única maneira de vender na plataforma. Você também pode integrar a sua loja virtual à rede e vender diretamente do seu site. Ensinamos como fazer isso neste artigo: Loja no tiktok: como criar e divulgar a sua para vender mais [TUTORIAL]

Como funciona o TikTok Shop?

De acordo com a própria plataforma, o TikTok Shop funciona com o objetivo de possibilitar que as marcas, influenciadores e demais profissionais se conectem mais com os consumidores que utilizam a rede social.

Isso acontece por meio da combinação dos interesses dos usuários e dos novos recursos disponíveis, gerando uma experiência de compra completa. Na prática, esses recursos são os seguintes:

Venda de produtos em vídeos e lives

Até há algum tempo, uma das maiores dores dos lojistas que utilizam o TikTok para divulgar seus produtos era conseguir fazer as vendas, de maneira direta, em seus vídeos e lives. Agora, isso é totalmente possível. 

As marcas podem disponibilizar seus itens nesses modelos de conteúdos tão populares dentro da plataforma. Os vídeos do feed e as lives agora ganharam uma seção específica para que as transações ocorram de maneira rápida e prática.

📷 Como fazer live no TikTok: vantagens, restrições e como fazer

Vitrine de produtos

Outra possibilidade é a vitrine de produtos. As empresas podem expor seus itens à venda em seus perfis, funcionando como uma grande vitrine online. Assim, os usuários conseguem navegar pelas opções do catálogo de produtos da marca, ler as avaliações e comprar diretamente na plataforma.

Guia loja

Outro recurso disponível são as recomendações de produtos, que ocorrem por meio de listas e conteúdos compráveis, fazendo com que os clientes possam gerenciar seus pedidos facilmente. Tudo isso em uma única guia.

Assim, as empresas podem exibir seus produtos e os usuários conseguem pesquisar e descobrir promoções mais facilmente dentro do TikTok. 

Anúncios de loja 

Além dos anúncios tradicionais feitos para divulgação dos produtos pelo TikTok Ads, a plataforma liberou novos anúncios para o TikTok Shop. No geral, eles geram mais oportunidades para os vendedores promoverem suas mercadorias para que os clientes possam descobrir e concluir compras, tudo dentro do TikTok.

Fulfilled by TikTok

Os vendedores cadastrados no TikTok Shop podem contar com uma nova solução de logística que garante todo o armazenamento dos produtos, embalo e envio dos pedidos aos clientes. Interessante, não é?

Checkout seguro

Todas as transações dentro do TikTok Shop são feitas por meio de plataformas de pagamento de empresas renomadas no mercado e conhecidas pelos consumidores. A ideia é garantir um processo de checkout rápido, tranquilo e seguro, sem deixar as pessoas inseguras quanto à proteção de seus dados, etc. 

💳 Checkout transparente: o que é, vantagens e como implementar

Quais são as vantagens do TikTok Shop?

O TikTok Shop possui algumas vantagens bem interessantes para os lojistas, como:

Tráfego qualificado

O TikTok já atrai um público altamente engajado, composto por pessoas que já estão ativamente usando a rede social para consumir conteúdo. Com o TikTok Shop, a visibilidade nas compras melhora, gerando um tráfego de maior qualidade para sua loja.

Isso significa que as marcas têm a oportunidade de alcançar um público que já está interessado em explorar novos produtos e serviços.

📱 TikTok para empresas: qual a sua importância e como usar [+exemplos] 

Melhor experiência de compra

A integração direta entre os conteúdos do TikTok e os produtos disponíveis para compra oferece uma experiência de compra fluida e envolvente – principalmente se também considerarmos o checkout rápido e seguro.

Maior conversão

Não é novidade que os usuários se sentem inspirados pelos conteúdos que promovem produtos no TikTok, eles estão mais propensos a fazer compras, não é mesmo?

E com o processo de compra ocorrendo completamente dentro do aplicativo, isto é, não havendo redirecionamento para aplicativos ou sites, as chances de conversão ficam ainda maiores.

Análise de desempenho detalhada

O TikTok Shop oferece ferramentas de análise de desempenho que permitem às marcas e comerciantes monitorar o desempenho de seus produtos e campanhas. Isso inclui dados sobre visualizações, engajamento, conversões e muito mais, permitindo otimizar estratégias com base em insights detalhados.

📊 Data driven marketing: o que é e como tomar decisões com base em dados

O que é preciso para começar a usar a TikTok Shop?

Para começar a usar o TikTok Shop, primeiro, você precisa residir e vender em um dos países em que a ferramenta está disponível. Como dito anteriormente, o TikTok Shop ainda não está disponível no Brasil. 

Contudo, nada impede que o recurso chegue a solo brasileiro em breve. Afinal de contas, o TikTok é extremamente popular por aqui. Para você ter uma ideia, o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (113,3 milhões) e da Indonésia (109,9 milhões) – segundo dados da DataReportal. 

Além disso, outro requisito básico é fazer o cadastro de vendedor corretamente na plataforma. Vamos explicar isso no próximo tópico… Continue a leitura!

Como fazer o cadastro no TikTok Shop?

Para que uma empresa possa utilizar o TikTok Shop é preciso seguir alguns passos que podem variar de acordo com o país de atuação. Nos Estados Unidos, por exemplo, deve-se seguir o seguinte caminho:

  1. Acessar ou criar uma conta no conta no TikTok;
  2. Fazer o cadastro no TikTok Shop, inserindo informações pessoais/comerciais;
  3. Escolher o tipo de negócio em que você atua;
  4. Enviar documentos (Para um vendedor comercial: documento de registro de empresa no país e passaporte ou carteira de motorista do proprietário da empresa. E para um vendedor individual: passaporte ou carteira de motorista emitida nos EUA;
  5. Aguardar pela aprovação do cadastro por cerca de 2 a 3 dias;
  6. Vincular sua conta bancária e adicionar seus produtos na plataforma para começar a vender.

Todas essas informações estão disponíveis na página oficial do TikTok Shop. Para acessá-las, clique aqui

Como adicionar produtos ao TikTok Shop?

Após a conclusão e aprovação do cadastro como vendedor no TikTok Shop, é possível cadastrar os produtos pela central do vendedor. O processo é similar ao de outras plataformas, solicitando que o seller adicione fotos, descrição e demais dados sobre os itens. 

Lembrando que os produstos precisam estar em conformidade com as qualificações e regulamentos do país em questão. Para saber mais sobre as listagens de produtos, é importante que o vendedor tenha ciência sobre as políticas da Loja TikTok e as Diretrizes da Comunidade.

É possível vender no TikTok Shop com poucos seguidores?

Sim. Na verdade, o TikTok Shop não determina uma quantia mínima ou máxima para um perfil poder começar a vender. Isso quer dizer que se uma marca não tiver nenhum seguidor, não há problemas. A plataforma permite normalmente o acesso ao recurso.

De qualquer maneira, é importante que você saiba como conseguir seguidores por lá. O primeiro passo é ter uma produção de conteúdo alinhada com a persona do seu negócio. Mas existem outros pontos importantes…

👥 Falamos tudo sobre isso no artigo: Como ganhar seguidores no TikTok? Veja 12 dicas para aumentar sua audiência

Vale a pena usar o TikTok Shop?

Apesar de a ferramenta por enquanto não estar disponível para vendedores brasileiros, podemos afirmar que, sim, vale a pena usar o TikTok Shop. A rede social faz um enorme sucesso no Brasil e em diversos países, tornando-se uma excelente opção para empresas comercializarem produtos.

De acordo com levantamento realizado pela Opinion Box, 43% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que indicados TikTok. Além disso, segundo pesquisa feita pela Nielsen, 76% dos usuários estão abertos a anúncios sobre novos produtos na plataforma. 

Mas, neste ponto do artigo, você pode estar se perguntando: “como aproveitar todo esse potencial de vendas enquanto o novo recurso não chega por aqui?”

Simples: criando campanhas incríveis a partir do marketing de conteúdo. Afinal de contas, a produção de conteúdo relevante é a chave para o sucesso nas vendas dentro da rede social. 

Foi pensando nisso que nós criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Ele vai te ensinar a mapear tópicos e produzir conteúdos realmente personalizados para a sua audiência. 

As aulas já estão disponíveis em nossa plataforma de educação por assinatura. Clique aqui para saber como participar: 

Perguntas Frequentes

O que é TikTok Shop?

TikTok Shop é uma ferramenta que permite a venda direta de produtos dentro do TikTok. Ele foi criado com foco em vendedores, influenciadores e afiliados, a fim de facilitar o processo de divulgação e venda por lá.

Como funciona o TikTok Shop?

O Tiktok Shop funciona a partir de recursos como: venda direta de produtos em vídeos e lives, vitrine de produtos, guia loja, anúncios de loja, fulfilled by TikTok, checkout seguro e mais.

O que é preciso para começar a usar a TikTok Shop?

Para começar a usar o TikTok Shop, primeiro, você precisa residir e vender em um dos países em que a ferramenta está disponível. Isso porque o TikTok Shop ainda não está disponível no Brasil. Também é preciso fazer o cadastro como vendedor na plataforma.