Há alguns meses, o Pinterest Ads chegou ao Brasil e agora você pode anunciar no Pinterest! Essa é uma oportunidade para negócios como o seu a terem mais resultados dentro da plataforma.

Mas como usar o Pinterest Ads na sua empresa, considerando as particularidades?

Neste artigo, vamos resumir para você os principais pontos sobre como funciona, quais são as configurações básicas e as curiosidades da plataforma… 

No vídeo abaixo, Ana Clara Magalhães, diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, mostra tudo sobre o Pinterest ADS. Assista: 

O que é Pinterest?

Se você não está por dentro do Pinterest, vamos fazer uma breve explicação: o Pinterest nada mais é do que uma rede social de imagens e vídeos.

As pessoas utilizam bastante esse aplicativo como fonte de inspiração para criação de conteúdos, decoração de casa, possíveis looks, entre outros temas. 

Inclusive, há pessoas que dizem que o Pinterest é uma das redes sociais menos tóxicas por só ter fotos de inspiração. Brincadeiras à parte, como funcionam os anúncios dentro do Pinterest (no Pinterest Ads)?

⭕ Leia também: Como criar loja no Pinterest? Guia completo para vender 

O que é Pinterest Ads?

O Pinterest Ads é um recurso que possibilita que as empresas anunciem dentro da plataforma com o objetivo de gerar mais visibilidade para seus produtos ou serviços. 

Basicamente, funciona da mesma forma que outras redes sociais, como Facebook, Instagram, etc. Ou seja, você pode criar anúncios para atingir pessoas que possivelmente tenham interesse nos itens que você vende. 

Mas será que eles possuem os mesmos formatos dos conteúdos? Como é possível identificar?

Então, os anúncios aparecem como pins, marcados apenas como “promovido por” para que os usuários os identifiquem.

O lado bom é que esse formato simples mantém o ambiente leve, uma grande característica da plataforma.

E esse formato é bem parecido com o do Google Ads, que é baseado em interesse e busca do usuário dentro da ferramenta. 

Além disso, vale ressaltar que o entendimento sobre esse posicionamento do Ads no Pinterest é fundamental para que você consiga criar bons anúncios, que se conectem com a audiência.

E isso da mesma forma que já acontece com as publicações orgânicas, que inspiram e geram interesse no público.

Leia também: Como vender no Pinterest

Vantagens do Pinterest Ads

Além de ser uma das redes sociais mais utilizadas por usuários de todo o mundo, o Pinterest Ads conta com algumas vantagens interessantes para quem tem um negócio online:

  • Gera mais tráfego para a loja virtual;
  • Amplia o reconhecimento da marca entre os consumidores;
  • Promove o aumento das vendas;
  • Aprimora a conversão de visitantes em clientes.

Ou seja, pontos bem relevantes que contribuem diretamente para o crescimento do seu negócio no Ecommerce!

Tipos de anúncios no Pinterest Ads

Existem alguns tipos (ou formatos) de anúncios no Pinterest Ads. Para saber qual deles faz mais sentido de acordo com os objetivos do seu negócio, é preciso conhecer como funcionam:

Estático (padrão)

pinterest ads

O formato estático é o pin padrão da plataforma e é um dos que mais aparecem para os usuários ao longo do feed.

Essas imagens são ideais para fazer a divulgação de produtos inserindo o link de compra. Nesta etapa, lembre-se de caprichar nas imagens, pois o público do Pinterest é muito ligado em fotos bonitas e bem trabalhadas.

As proporções indicadas para as imagens são de 1:1 para quadrado e 2:3 para vertical. 

Aproveite para ler também: Como tirar fotos de produtos profissionais pelo celular: 7 dicas práticas

Vídeo

pinterest ads

Os vídeos também são bem populares no Pinterest Ads. Os que mais funcionam por lá são os curtos, com duração de até 15 segundos

Diferente do Instagram, por exemplo, os vídeos no Pinterest Ads normalmente são vistos sem áudio pelos usuários. Apenas quando a pessoa clica nele é que o som surge. 

Carrossel

pinterest ads

O Carrossel é o formato em que pode ser publicada uma sequência de fotos em um único post. Acontece da mesma forma como as publicações em carrossel do Instagram. 

Normalmente as imagens seguem o padrão do tipo estático e também podem ser feitas tanto na horizontal quanto na vertical. 

Shopping

pinterest ads

O Shopping é o formato que vai te permitir vender o seu produto. Na prática, o item à venda é marcado com um ponto branco que, ao ser clicado, leva o usuário direto para a loja virtual.

Inclusive, é possível marcar mais de um produto, o que é uma boa oportunidade para trabalhar imagens com mais de um item ao mesmo tempo. 

Se você vende roupas e acessórios, por exemplo, aproveite para compor um look completo, dando preferência a um cenário bem bonito e, claro, inserindo os links de compra. 

Coleções

Outro formato que faz sucesso no Pinterest é o de coleções. Nele, você pode criar um anúncio utilizando uma imagem principal e, abaixo dela, adicionar mais três outras fotos que tenham ligação com a primeira. Lembrando que essas outras fotos aparecerão em um tamanho um pouco menor. 

Assim, utilizando o mesmo exemplo anterior, se você vende roupas, é possível utilizar uma peça principal na imagem de destaque e, depois, adicionar mais três itens nas imagens complementares. 

Como configurar conta no Pinterest Ads

Agora vamos entender como funciona a configuração da conta dentro do Pinterest Ads. Assim, você já pode dar o primeiro passo dentro desse novo canal de comunicação para a sua empresa. 

Para criar anúncios no Pinterest Ads, basta criar um perfil na plataforma, seja como pessoa física ou diretamente na versão business.

Caso escolha um perfil pessoal e depois quiser utilizar o Pinterest Ads, você pode convertê-lo para a versão business de maneira bem simples e intuitiva nas configurações. 

Depois, você vai configurar o Gerenciador de Anúncios para incluir informações como a moeda da cobrança, cartão, entre outros pontos importantes para validar os anúncios. 

Por fim, é necessário integrar a conta do Pinterest com o site da sua loja, por meio de uma tag ou de um código que está disponível no seu Gerenciador de Anúncios. 

É assim que você vai conectar os anúncios do Pinterest e levar as pessoas impactadas com ele para dentro do seu site. 

Leia também: 10 Formas de usar o Pinterest Para Negócios

Quanto custa anunciar no Pinterest Ads?

Não existe um valor fixo para anunciar no Pinterest Ads. Na verdade, para anunciar na plataforma é preciso definir antes qual o seu orçamento e ter em mente o que você deseja alcançar com a sua campanha.

Isso porque os anúncios no Pinterest Ads funcionam com um modelo de preços diferente das outras redes sociais. Ao invés de cobrar pelo número de impressões ou pelo alcance, como no Facebook, o Pinterest Ads vende espaço publicitário por meio de um leilão.

Funciona assim: você decide quanto gastar e por quanto tempo os anúncios serão exibidos. Dependendo do tipo de campanha, é possível definir seus próprios lances ou deixar que as ferramentas de lances automáticos façam isso por você.

Como anunciar no Pinterest Ads?

Agora que você já entende como funcionam os anúncios e tem um cadastro no Pinterest Ads, você está preparado para criar um anúncio que converte! 

Para criar um anúncio dentro do Pinterest Ads, você precisa criar uma campanha com objetivos que podem estar relacionados a:

  • Reconhecimento de marca;
  • Visualização de vídeo;
  • Consideração;
  • Conversão;
  • Vendas de catálogo.

Em seguida, faça as configurações de status, orçamento e período antes de chegar na fase de grupo de anúncio.

Os grupos de anúncio são a estrutura do seu anúncio. Nessa etapa, você vai definir a segmentação, o período de veiculação, o lance e o orçamento. 

Ex: um anúncio do segmento de moda para ficar ativo durante uma semana com um orçamento de 10 reais por dia. 

E não podemos esquecer de escolher os pins que deseja utilizar, sejam eles pins já publicados ou novos pins (inclua título e link da loja).

Depois é só anunciar e acompanhar os resultados dentro do Pinterest! 

Essa foi apenas uma visão geral sobre como gerar tráfego para o seu negócio utilizando o Pinterest Ads…

Aprenda tudo sobre negócios com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Perguntas Frequentes

O que é o Pinterest Business?

O Pinterest Business é a central de ferramentas dedicadas a negócios que desejam investir na rede social.

O que é o Pinterest Ads?

O Pinterest Ads é um recurso que possibilita que as empresas anunciem dentro da plataforma com o objetivo de gerar mais visibilidade para seus produtos ou serviços.

Como usar o Pinterest para vender?

Para vender mais usando o Pinterest, é interessante que você invista em uma estratégia de anúncios na rede social.

Como fazer anúncios no Pinterest Ads?

Para criar anúncios no Pinterest Ads, é necessário criar uma conta business e construir uma campanha no gerenciador de anúncios.