Quer saber como criar uma loja no Pinterest? Este artigo vai te mostrar um guia completo, indo desde a criação do catálogo até a mensuração dos resultados de venda. Leia o conteúdo e tire todas as suas dúvidas! 

Hoje, o Pinterest conta com mais de 463 milhões de usuários ativos, todos os meses – um número que, de acordo com os relatório da própria rede social, cresce consistentemente ano a  ano. 

Só no Brasil, dados mostram que são mais de 34 milhões de usuários ativos! 

Dados do Pinterest também mostram que anunciantes que usam a sua plataforma podem atingir mais de 53 milhões de pessoas – considerando apenas a América do Sul. Por todos esses dados, o Pinterest se tornou um destino lucrativo para quem deseja vender na internet. 

Mas, para ter sucesso nessa empreitada, é preciso tomar alguns cuidados. Dentre eles, o mais importante é o de criar uma loja no Pinterest, seguindo todas as recomendações da plataforma. 

Se você também tem dúvida quanto a esse processo, este artigo é o que você precisa. Nele, vamos detalhar o passo a passo para criar uma loja no Pinterest e divulgá-la aos quatro ventos! 

Para começar, assista ao vídeo abaixo: 

Dá para vender no Pinterest?

Sim, é totalmente possível vender no Pinterest! Esta plataforma, que às vezes é subestimada por empreendedores e anunciantes, possui um grande potencial para impulsionar tráfego e vendas para Ecommerce. 

O Pinterest se destaca por ser um espaço onde os usuários seguem seus interesses e paixões, o que torna a plataforma extremamente valiosa para promover produtos – sobretudo se você conhece bem a sua persona e público-alvo.

Ao contrário de outras redes sociais, nas quais o conteúdo é geralmente orientado por conexões sociais, no Pinterest, os usuários estão mais focados em descobrir e colecionar ideias que se alinham com seus interesses pessoais

Isso cria uma oportunidade única para as marcas posicionarem seus produtos de maneira eficaz, atingindo um público que já demonstra interesse em categorias específicas.

como fazer collab no instagram

Como funciona uma loja no Pinterest?

Uma loja no Pinterest funciona como uma vitrine online, na qual os comerciantes podem exibir e vender seus produtos diretamente na plataforma. 

Utilizando Pins de produto, os vendedores têm a oportunidade de destacar itens individuais, que podem ser marcados com rótulos específicos como “Mais vendido” ou “Popular”, baseados na frequência de compras e cliques dentro de categorias de produtos no Pinterest. 

Esses rótulos ajudam a aumentar a visibilidade e a atratividade dos produtos para os usuários que navegam na plataforma.

Podemos dizer que uma loja no Pinterest oferece uma experiência única de Ecommerce, na qual a descoberta visual ganha o protagonismo e é fundamental para aumentar as vendas

Como abrir uma loja no Pinterest?

Após entendermos o funcionamento e o potencial de uma loja no Pinterest, o próximo passo é explorar como você pode abrir sua própria loja na plataforma. Este processo, embora simples, requer atenção a alguns detalhes importantes.

Vamos mergulhar nas etapas essenciais e nas melhores práticas para transformar seu perfil no Pinterest em uma poderosa ferramenta de Ecommerce. Continue lendo!

1. Crie seus catálogos de produtos

O catálogo de produtos no Pinterest é uma ferramenta dinâmica que permite às empresas transformar seu inventário de produtos em Pins compráveis, facilitando a descoberta e a compra por parte dos usuários da plataforma.

Para começar, você precisará de uma conta business (comercial) no Pinterest. Isso não apenas profissionaliza sua presença na plataforma, mas também desbloqueia uma série de ferramentas e análises essenciais para o seu negócio. 

Em seguida, é crucial reivindicar seu site. Essa reivindicação nada mais é do que atrelar o seu site de vendas à conta business. Uma empresa pode reivindicar vários domínios, mas cada domínio só pode ser reivindicado por uma única conta business.

Para reivindicar seu site, adicione uma tag HTML, um ficheiro HTML ou registo TXT ao código-fonte do seu website. Você pode entender como completar esse processo na página do Pinterest.

Além disso, seu site deve estar em conformidade com as Diretrizes para Comerciantes do Pinterest. Isso inclui ter políticas claras de frete e reembolso, além de dados de contato facilmente acessíveis.

O próximo passo é preparar uma fonte de dados ou um arquivo contendo uma lista dos seus produtos e seus atributos correspondentes. Este arquivo é o coração do seu catálogo de produtos, pois é a partir dele que o Pinterest extrai as informações para criar Pins de produto. 

Vamos entender como criar esta fonte de dados agora… 

2. Inclua seus produtos no Pinterest por meio de uma fonte de dados 

Agora que você já tem um catálogo de produtos, o próximo passo é incluir esses produtos no Pinterest a partir de uma fonte de dados. Este processo garante que seus produtos sejam exibidos corretamente na plataforma.

A primeira fonte de dados da sua conta deve ser adicionada pelo proprietário da conta. Caso você tenha acesso de administrador ou acesso aos catálogos de outra conta, poderá adicionar mais fontes de dados conforme necessário.

⚠️ Ao configurar sua fonte de dados, é essencial selecionar o país e o idioma corretos, pois essas informações determinam onde seus Pins serão distribuídos e não podem ser alteradas posteriormente. 

Para adicionar sua fonte de dados, siga estes passos:

  • Faça login na sua conta business do Pinterest em um computador;
  • Clique em 'Anúncios' e depois em 'Catálogos';
  • Preencha as informações do URL da sua fonte de dados, incluindo o nome e o URL do feed de produtos. Lembre-se de que o URL deve começar com http://, https://, ftp:// ou sftp:// e incluir o endereço completo do arquivo;
  • Escolha o formato do arquivo, a disponibilidade predefinida do produto, o país/região, o idioma e a moeda dos produtos. Se necessário, insira também os dados de login do feed de produtos;
  • Utilize a ferramenta de teste para validar seu feed do Pinterest, corrigindo quaisquer erros que possam aparecer;
  • Após validar o feed, clique em 'Criar Pins' para iniciar o processamento do seu feed.

Se encontrar erros após clicar em 'Criar Pins', certifique-se de que o feed atende aos requisitos do catálogo, inclui todos os campos obrigatórios e está acessível. Uma vez que esses requisitos sejam cumpridos, você pode tentar novamente.

3. Crie grupos de produtos 

Um grupo de produtos é uma coleção de itens do seu catálogo que podem ser destacados e até patrocinados com anúncios de shopping. 

Essa organização não só facilita a gestão do seu catálogo, mas também permite que você direcione suas estratégias de marketing de forma mais eficaz.

Você tem a opção de criar grupos de produtos manualmente, e o Pinterest também pode gerar e sugerir grupos automaticamente para você. 

Na hora da criação dos grupos, considere agrupar produtos similares com base em critérios como disponibilidade, marcas, categoria, condição, rótulo personalizado, gênero, ID do item, preço ou tipo de produto. 

Sempre verifique se os campos correspondentes existem e estão preenchidos na sua fonte de dados, como vimos no tópico anterior. 

Além disso, nomeie seus grupos de produtos de forma clara e intuitiva, baseando-se nos filtros selecionados. Por exemplo, um grupo chamado “Vestidos Mais Vendidos” indica imediatamente o conteúdo do grupo para os usuários do Pinterest.

Veja o passo a passo para criar um grupo de produtos: 

  • Entre na sua conta business do Pinterest no computador;
  • Clique em 'Anúncios' e depois em 'Catálogos';
  • Selecione 'Ver grupos de produtos' e clique em 'Criar grupo de produtos';
  • Escolha 'Criar manualmente';
  • Use os filtros disponíveis para selecionar os produtos que farão parte do seu grupo;
  • Após aplicar os filtros desejados, clique em 'Próxima etapa', insira um nome para o seu grupo de produtos e clique em 'Feito'.

4. Crie anúncios para patrocinar seus Pins de produto
 

No varejo online, a visibilidade é tudo. No Pinterest, isso não é diferente. Patrocinar seus Pins de produto é uma estratégia eficaz para aumentar essa visibilidade e, consequentemente, suas vendas. 

Existem duas maneiras principais de patrocinar seus grupos de produtos no Pinterest:

  • Anúncios de Shopping: estes são anúncios de imagem única que destacam um produto específico, alinhado aos interesses do público do Pinterest. Eles são uma maneira eficiente de capturar a atenção dos usuários que estão buscando inspiração e ideias na plataforma;
  • Anúncios de Coleções Personalizados: esses anúncios utilizam várias imagens, começando com uma imagem de estilo de vida seguida por um grupo de produtos relevantes. Eles são ideais para mostrar como seus produtos podem ser integrados no dia a dia dos usuários, oferecendo uma experiência mais rica e envolvente.

Além de patrocinar seus grupos de produtos, você pode aproveitar o retargeting dinâmico para alcançar pessoas que já visitaram seu site ou têm itens no carrinho de compras. Falamos mais sobre essa estratégia neste artigo: O que é remarketing? Dicas e exemplos [2024] 

E, já que estamos falando de anúncios no Pinterest, aqui vão algumas dicas essenciais sobre o assunto: 

  • Tenha em mente que, se você atualizar as imagens de todo o seu catálogo, a veiculação dos seus anúncios pode ser adiada por alguns dias;
  • O Pinterest utiliza os dados do seu produto para mostrar anúncios relevantes, eliminando a necessidade de configuração de segmentação adicional;
  • Se você gerencia várias contas de anúncios, todas podem acessar os catálogos no nível da conta business;
  • Comece com uma campanha ampla usando seu grupo de produtos padrão "Todos os Produtos". Posteriormente, refine suas campanhas para otimizar o desempenho;
  • Escolha uma janela de lookback mais longa para aumentar o alcance e otimize conforme necessário;
  • Inicie suas campanhas com lances automáticos para maximizar os resultados e o uso eficiente do orçamento.

5. Mensure os resultados e otimize

O Pinterest oferece ferramentas robustas para acompanhar, criar relatórios e otimizar suas campanhas de compras, permitindo que você refine suas estratégias e alcance melhores resultados.

Alguns dos recursos que você tem para fazer essa mensuração são:

  • Relatórios de Anúncios de Compras;
  • Relatórios de Grupos de Produtos:
  • Relatórios ao Nível de Artigos;
  • E mais!

Melhores práticas para otimização de campanhas: 

  • Organize suas campanhas por categorias de produtos para facilitar a gestão de palavras-chave negativas e otimização;
  • Evite criar estruturas de campanhas e grupos de anúncios muito detalhadas se os orçamentos diários forem limitados;
  • Use palavras-chaves negativas para proteger a marca, mas evite usá-las de forma que possam limitar a distribuição dos seus anúncios;
  • Combine grupos de produtos semelhantes em um único grupo de anúncios para um controle mais eficiente de otimização, incluindo ofertas, orçamentos e públicos-alvo;
  • Ao longo do tempo, divida grupos de produtos de alto desempenho para refinar ainda mais suas estratégias.

Como conectar minha loja no Pinterest à minha plataforma de Ecommerce? 

Existem muitas formas de conectar a sua loja no Pinterest à sua plataforma de Ecommerce, e o processo varia de acordo com os serviços que você usa. A seguir, vamos mostrar o tutorial completo para quem usa a Nuvemshop, a plataforma de Ecommerce líder da América Latina.

Na Nuvemshop, o processo é feito por meio de um aplicativo específico, o Pinterest by Empreender.

Este aplicativo facilita a conexão entre sua loja Nuvemshop e o Pinterest, permitindo uma gestão eficaz dos seus produtos na plataforma. Com ele, o envio do seu catálogo de produtos para o painel do Pinterest é simplificado, garantindo que sua oferta esteja atualizada automaticamente.

O Pinterest by Empreender é totalmente gratuito, tornando-o uma opção acessível e valiosa. Clientes Nuvemshop, no entanto, têm um desconto significativo no combo Empreender Plus, que inclui uma variedade de aplicativos úteis.

Como integrar o Pinterest by Empreender com a Nuvemshop?

O passo a passo para integrar o Pinterest by Empreender com plataforma Nuvemshop é bem simples:

  • Clique em “Instalar Aplicativo” e aceite as permissões;
  • Acesse as configurações no Pinterest, vá em Contas Conectadas e reivindique seu site;
  • Copie a tag HTML do Pinterest e cole-a na seção apropriada na Nuvemshop;
  • No app enhanced, clique em "autenticar-se no Pinterest";
  • Aguarde a validação do catálogo e da tag.

Após esses passos, sua loja estará pronta para aproveitar todas as vantagens que o Pinterest by Empreender oferece.

Como divulgar minha loja no Pinterest?

Como já descobrimos neste artigo, o Pinterest não é apenas uma rede social, mas uma poderosa ferramenta de descoberta visual, na qual os usuários buscam inspiração e ideias para suas próximas compras. 

Neste contexto, vamos explorar algumas das melhores práticas para promover sua loja nessa plataforma. Veja! 

1. Adicione o botão “pin it” na sua loja virtual 

Uma das maneiras mais eficazes de integrar sua loja virtual ao Pinterest é adicionando o botão “Pin It”. 

Este pequeno, mas poderoso recurso permite que os visitantes do seu site salvem seus produtos diretamente em seus painéis do Pinterest com apenas um clique. 

Ao facilitar que seus produtos sejam compartilhados na plataforma, você não só aumenta a visibilidade dos seus itens, mas também aproveita o poder do marketing boca a boca digital.

A maioria das plataformas de Ecommerce oferece opções simples para adicionar o botão “Pin It” em suas páginas de produto. Em alguns casos, pode ser tão simples quanto ativar uma opção nas configurações da sua loja.

Este é um exemplo clássico de marketing orgânico! Quando os clientes compartilham seus produtos, eles estão indiretamente endossando sua marca e produtos para seus seguidores.

2. Descreva suas postagens usando técnicas de SEO

O SEO no Pinterest funciona de maneira semelhante ao dos motores de busca tradicionais: ele ajuda a posicionar seus pins de forma mais eficaz nas buscas dos usuários, aumentando assim as chances de serem encontrados e compartilhados.

Para começar, identifique as palavras-chave mais relevantes para seus produtos e inclua-as nas descrições dos seus pins. Pense como seu cliente-alvo e quais termos ele usaria para encontrar produtos como os seus.

Escreva descrições claras e atraentes que não apenas incluam suas palavras-chave, mas também forneçam valor ao usuário. Lembre-se de que o objetivo é engajar quem está do outro lado e incentivá-lo a saber mais sobre o produto.

Assim como em outras redes sociais, as hashtags podem ajudar a aumentar a visibilidade dos seus pins. Use hashtags relevantes e específicas para o seu nicho.

E, já que estamos falando de palavras-chave, vale o aviso: embora elas sejam importantes, elas devem ser inseridas de maneira natural. As descrições devem ser legíveis e interessantes para as pessoas, não apenas para os algoritmos de busca.

3. Crie postagens de qualidade

A chave para o sucesso aqui é desenvolver conteúdo que não apenas chame a atenção, mas também seja relevante e eficaz em comunicar a essência da sua marca. Mas como você pode garantir que suas postagens atinjam esses objetivos e se destaquem em um mar de conteúdo visual?

Invista em imagens de alta qualidade, com boa iluminação e composição. Lembre-se de que a primeira impressão é visual, então suas imagens devem representar bem seus produtos.

Aparências não são tudo, no entanto. Além de ser visualmente atraente, seu conteúdo deve fornecer valor ao seu público. Isso pode ser feito através de dicas úteis, informações sobre o produto, ou até mesmo histórias que se conectam emocionalmente com os usuários.

Por último, mas não menos importante, mantenha uma identidade visual consistente em todas as suas postagens. Isso ajuda a construir reconhecimento da marca e confiança com seu público.

Para ajudá-lo a superar o bloqueio criativo e a falta de ideias, temos uma solução especial: o e-book "57 ideias do que postar nas redes sociais". Este material gratuito foi cuidadosamente desenvolvido para que você nunca mais fique sem inspiração na hora de criar suas postagens. 

E o melhor: todas as ideias sugeridas têm alto potencial de alcance, engajamento e conversão!

Baixe gratuitamente agora: 

Perguntas Frequentes

Como abrir uma loja no Pinterest?

Para abrir uma loja no Pinterest, crie uma conta business, reivindique seu site e siga as Diretrizes para Comerciantes. Em seguida, configure seu catálogo de produtos, utilizando a ferramenta de catálogos do Pinterest para importar e atualizar seu inventário.

Dá para vender no Pinterest?

Sim, é possível vender no Pinterest. A plataforma permite que lojistas criem Pins de produto, que podem ser usados para promover e vender itens diretamente aos usuários interessados em categorias específicas de produtos.

Como fazer para vender no Pinterest?

Para vender no Pinterest, configure sua loja e catálogo de produtos na plataforma. Use Pins de produto para destacar itens individuais e aproveite os recursos de anúncios do Pinterest para aumentar a visibilidade e atrair compradores.

Como divulgar minha loja no Pinterest?

Divulgue sua loja no Pinterest criando Pins de alta qualidade, utilizando técnicas de SEO nas descrições, interagindo com o público e usando o botão “Pin It” em sua loja virtual. Considere também anúncios pagos para maior alcance.