Os smart lockers são armários inteligentes que permitem aos clientes retirar suas encomendas em locais estratégicos, nos horários mais convenientes para eles. Quer saber como um smart locker pode contribuir para o seu negócio? Este artigo vai te ajudar!

Esses armários são equipados com sistemas de segurança avançados, como códigos únicos de acesso ou tecnologias de leitura, garantindo a privacidade e a proteção das compras até que sejam retiradas pelo destinatário. 

A adoção dos smart lockers tem se mostrado uma tendência crescente no Ecommerce, justamente por oferecer uma solução prática e eficiente para o desafio logístico das entregas em meio à crescente demanda de compras online.

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é smart locker, suas vantagens, como implementar e mais. Leia agora mesmo!

O que é um smart locker?

O smart locker, ou armário inteligente, é um sistema de armazenamento automatizado que visa facilitar o processo de entrega de produtos comprados online. Trata-se de uma espécie de armário com compartimentos individuais, cada um deles destinado a armazenar uma encomenda específica.

Quando um cliente faz uma compra pela internet e opta pela entrega em um smart locker, em vez de receber o produto em sua casa ou local de trabalho, ele escolhe retirá-lo em um armário inteligente previamente instalado em um ponto estratégico da cidade.

Esse tipo de serviço é especialmente conveniente para pessoas que têm uma rotina agitada, que não ficam em casa durante o dia ou que não querem se preocupar com o recebimento de encomendas em sua residência. 

Além disso, os smart lockers proporcionam maior segurança nas entregas, reduzindo o risco de extravios ou roubos, já que as encomendas ficam armazenadas em compartimentos individuais, cada um acessível somente pelo código exclusivo do cliente.

Essa opção de entrega tem se popularizado no comércio eletrônico e é uma alternativa interessante também para as empresas, pois contribui para uma experiência de compra mais flexível, além de proporcionar uma logística de entrega otimizada.

consultoria EnP

Como funciona o smart locker?

Assim que a encomenda chega ao smart locker, o cliente recebe uma notificação, normalmente por meio de uma mensagem de texto (SMS) ou e-mail, contendo um código único de acesso. Esse código é o que permite ao cliente abrir o compartimento onde sua compra foi armazenada de forma segura.

A retirada é feita pelo próprio cliente, que se dirige ao local do smart locker escolhido, insere o código fornecido e, em seguida, o compartimento correspondente à sua encomenda se destrava automaticamente

Se tivéssemos que listar quais são as etapas do funcionamento dos smart lockers, elas seriam: 

  • Preparação da encomenda;
  • Definição da localização;
  • Adição da encomenda no smart locker;
  • Envio da notificação para o cliente;
  • Retirada da encomenda.

A iniciativa tem conquistado os consumidores, justamente por permitir a retirada da compra de forma prática, sem a necessidade de interações com atendentes ou esperas em casa por entregas. Interessante, não é?

📤 Picking e packing: o que é e como implementar na sua logística [+ dicas]

Quais são os benefícios dos armários inteligentes?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um smart locker, podemos avançar no conteúdo e apresentar os benefícios dessa modalidade. Analisando cada uma delas, certamente você ficará mais próximo da decisão de adotar smart lockers na sua empresa.

Confira:

Conveniência para os clientes

A conveniência é um dos principais atrativos dos smart lockers. Como os clientes podem retirar seus pedidos em pontos estratégicos da cidade – perto do trabalho ou da faculdade, por exemplo –, maiores são as chances da sua empresa fechar a venda.

Falamos isso porque, embora o Ecommerce tenha gerado inúmeras facilidades para os consumidores, muitos deles não têm disponibilidade para receber suas compras em casa, por exemplo. 

Para o empreendedor, nada mais interessante do que disponibilizar esses armários inteligentes para a retirada, não é verdade? Assim, todo mundo sai ganhando. 

Segurança das encomendas

Cada compartimento do smart locker é individual, o que faz com que todo o processo seja mais seguro para evitar perdas, danos e furtos

Além disso, o acesso aos compartimentos é controlado por códigos únicos ou tecnologias de leitura, garantindo que somente o destinatário da encomenda possa retirá-la. Isso elimina a possibilidade de que terceiros não autorizados tenham acesso às compras.

Flexibilidade de localização

Como dito anteriormente, os smart lockers podem ser instalados em diversos pontos estratégicos, proporcionando uma cobertura mais ampla de entregas. 

Eles podem ser colocados em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings, estações de transporte público, supermercados e prédios residenciais. E essa flexibilidade de localização é especialmente útil para alcançar clientes que vivem em áreas de difícil acesso ou que não possuem endereços fixos, por exemplo. 

Lembrando que disponibilizar diversos pontos de retirada também reduz a distância que os clientes precisam percorrer para retirar suas encomendas.

Redução do custo com logística

Com a opção de entrega em armários inteligentes, as empresas podem otimizar suas rotas de entrega, o que reduz o uso de combustível e o tempo gasto em trânsito

Outro ponto interessante é que o smart locker permite agrupar várias entregas em um único local, diminuindo a necessidade de várias viagens para endereços individuais. O resultado disso não poderia ser outro se não uma economia significativa nos custos de frete, especialmente em entregas expressas ou para regiões mais distantes.

🚚 Como calcular a taxa de entrega do seu negócio? [GUIA PRÁTICO] 

Melhoria da eficiência operacional

A automação do sistema de armazenamento e retirada das encomendas simplifica todo o processo logístico. Os armários inteligentes podem ser integrados ao sistema de gestão do Ecommerce, facilitando o rastreamento e o controle das entregas

Fora isso, existe o fato de que, como os clientes retiram suas próprias encomendas nos smart lockers, não há necessidade de dispor funcionários para orientá-los no processo. Assim, a sua empresa agiliza as operações e aumenta a produtividade da equipe de logística.

Melhora a experiência do cliente

A conveniência, segurança e flexibilidade proporcionadas pelos smart lockers tendem a contribuir para uma experiência de compra positiva para os clientes. 

Eles se sentem mais satisfeitos ao terem a possibilidade de escolher onde e quando retirar suas compras, além de terem a garantia de que suas encomendas estão protegidas em compartimentos individuais. 

Essa melhoria na experiência do cliente pode levar a um aumento da fidelidade à marca, maior probabilidade de recomendação a amigos e familiares e potencialmente mais vendas recorrentes.

 🤩 O que é retenção de clientes: 10 dicas de como reter mais consumidores

Funcionam para diversos segmentos

Os armários inteligentes são versáteis e adaptáveis a diferentes segmentos do comércio eletrônico. Eles podem ser utilizados para entregar uma ampla variedade de produtos, desde eletrônicos e roupas até alimentos – desde que não sejam perecíveis ou de consumo imediato – e produtos de supermercado. 

E o mais interessante disso é que essa flexibilidade torna os smart lockers uma opção viável para empresas de diversos tamanhos, desde grandes varejistas até negócios menores. 

Como implementar os smart lockers na sua empresa?

A implementação dos armários inteligentes se tornou uma opção atrativa para empresas que buscam dinamizar seus meios de entrega. Isso acontece porque essa solução possibilita que os compradores tenham mais flexibilidade para receber seus pedidos comprados online. 

Mas como fazer para implementar os smart locker armários inteligentes na sua empresa? Vamos apresentar os passos certos para isso a seguir:

1. Entenda a demanda do cliente

Antes de adotar os smart lockers, é fundamental compreender as necessidades e preferências das pessoas que compram na sua loja virtual. Eles realmente buscam ou gostariam da possibilidade de retirar os pedidos em um armário inteligente?

Para descobrir isso, vale a pena não só fazer uma pesquisa com os consumidores, mas analisar o mercado como um todo. Quais empresas do seu nicho estão apostando nessas práticas? Elas estão obtendo bons resultados?

Por mais que o smart locker tenha a vantagem de diminuir os custos com logística, ainda existe o gasto com a implementação e gestão da modalidade. Por isso, certifique-se de que há demanda antes de adotá-la na sua empresa.

Caso exista essa procura, busque também entender em quais regiões e localidades fariam sentido de acordo com a persona do seu negócio. Não sabe o que é persona? Sem problemas…

Explicamos isso no artigo: Como definir a persona para a sua loja? [Guia 2023]

2. Escolha uma empresa confiável de smart locker 

Aqui, o foco é entender qual é a empresa que vai prestar esse tipo de serviço para você. É importante pesquisar sua reputação e experiência no mercado, verificar a tecnologia e a qualidade dos armários oferecidos, e garantir que haja suporte técnico e serviço de manutenção disponíveis

Considere também a possibilidade de personalização dos armários conforme as necessidades do seu negócio e certifique-se de que eles possam ser facilmente integrados ao sistema de gestão da empresa.

Lembre-se que a escolha acertada garantirá a qualidade dos smart lockers, proporcionando uma experiência positiva para os clientes e otimizando a logística de entregas.

3. Planeje a infraestrutura logística

O planejamento cuidadoso da infraestrutura logística é essencial para aplicar os smart lockers do jeito certo. Para isso, considere questões como: 

  • Locais onde há maior concentração de clientes, como regiões residenciais, áreas comerciais movimentadas ou proximidades de transportes públicos;
  • Quantidade de lockers necessários para suprir a demanda;
  • Capacidade de armazenamento de cada unidade;
  • Número de funcionários necessários para cuidar do operacional;
  • Horários em que os armários inteligentes serão abastecidos;
  • Dentre outras.

Esses detalhes são importantes para que sua infraestrutura logística fique completa e não deixe brechas para erros ou problemas que possam atrapalhar a liberação do serviço.

4. Faça integração com seu sistema de gestão

Depois de planejar a estrutura logística, saiba que a integração dos smart lockers com o sistema de gestão da empresa precisa ser feita para que tudo funcione plenamente. 

Por isso, garanta que os armários estejam conectados ao sistema de rastreamento de pedidos, por exemplo. Isso vai permitir que tanto a equipe de logística quanto os clientes possam acompanhar o status das entregas em tempo real. 

No geral, essa integração também ajuda a empresa a ter maior controle das operações, entendendo a disponibilidade de cada armário, se o seu uso está sendo feito da maneira correta, etc. A ideia é a integração melhorar ainda mais a eficiência do serviço.

📦 O que é gestão logística? Entenda para que serve e como melhorá-la

5. Invista no treinamento dos seus colaboradores

Caso seja necessário contar com uma equipe para gerenciar os smart lockers, não deixe de investir em um treinamento adequado. 

Basicamente, você deve garantir que os colaboradores responsáveis pelo atendimento aos clientes e pela manutenção dos armários estejam capacitados para operar o sistema e solucionar possíveis problemas. 

Como a iniciativa será uma novidade na sua empresa, todos os funcionários envolvidos devem aprender como os armários inteligentes funcionam, o que pode e o que não pode ser feito, etc. O treinamento é essencial para garantir um serviço de qualidade e uma experiência positiva para os clientes.

🙋‍♂️ Gestão de Pessoas: o que é e como aplicar no seu time de Ecommerce

6. Monitore os resultados

Você implementou os smart lockers e tudo está funcionando bem? Ótimo! Mas calma que o processo ainda não acabou… É preciso manter um monitoramento constante do serviço. 

Falamos isso porque você precisa entender o que está dando certo e o que, por algum motivo, pode não estar saindo como o esperado. Por exemplo, todos os armários estão sendo utilizados? Em quais horários? Algum cliente não buscou o pedido dentro do prazo? E por aí vai…

Essas informações ajudarão a identificar oportunidades de melhoria e a tomar decisões estratégicas para aprimorar o serviço. Lembre-se que, no fim das contas, uma empresa não se faz apenas pela quantidade de produtos vendidos… mas pela boa experiência que ela gera para seus consumidores.  

7. Divulgue a opção de smart locker

A divulgação para os seus clientes e potenciais clientes pode fazer toda a diferença para o sucesso do serviço. Afinal de contas, eles precisam saber que os smart lockers estão disponíveis, certo?

Uma boa opção é divulgar nas regiões em que as unidades estão implementadas. Use banners, outdoors e outras opções para chamar a atenção das pessoas. Mas só apostar em mídia offline é o suficiente? Não!

Você também deve investir em mídia paga feita no ambiente digital. Para isso, é possível criar anúncios em ferramentas como Google Ads, Facebook Ads – o que engloba Facebook e Instagram –, etc. Caso a sua empresa esteja presente em outros canais, como TikTok e YouTube, por exemplo, invista em anúncios por lá também. 

Além disso, aposte em estratégias de marketing digital, como e-mail marketing. Ele é um dos canais mais tradicionais que há hoje, mas ainda gera excelentes resultados.  

🧲  Marketing Tradicional vs Marketing Digital: qual usar no seu negócio?

Exemplos práticos de smart locker no Brasil

Neste ponto do artigo, você já sabe bem quais são os passos para adotar os smart lockers na sua empresa. Que tal agora conhecer alguns exemplos de companhias que fazem isso na prática? Confira abaixo:

Americanas

A Americanas foi uma das primeiras varejistas no Brasil a disponibilizar o serviço de retirada de pedidos via smart locker. Essa iniciativa foi feita não só para otimizar as entregas, mas também reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente

Existem diversos espalhados pelo Brasil. E para consultar as regiões, é preciso cadastrar o CEP no ato da compra e checar as opções mais próximas disponíveis. 

smart locker

Farmácias Panvel

A  Panvel é uma rede de farmácias da região sul do Brasil que também adotou o uso de smart lockers. Além das mais de 400 lojas distribuídas por cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná – além de São Paulo –, o Grupo também disponibiliza armários inteligentes em pontos estratégicos.

As opções de lockers aparecem para os clientes de acordo com as lojas que possuem em estoque os produtos desejados.

smart locker

Devo adotar o smart locker no meu negócio?

Depende. Adotar o smart locker no seu negócio é uma decisão estratégica que pode trazer diversos benefícios, mas também requer uma análise cuidadosa de acordo com as características da sua empresa.

Primeiro, você precisa entender se há demanda para isso e se, de fato, esse tipo de serviço faz sentido para o perfil dos seus clientes. Depois, vale a pena considerar os gastos, isto é, o quanto a iniciativa vai custar e se vale ou não a pena investir nela. 

Não esqueça também de fazer uma boa análise do mercado. Entenda se os seus concorrentes já estão trabalhando com esse tipo de estratégia e se estão tendo um bom retorno com ela. 

É claro que cada negócio é um negócio… E você precisa analisar o funcionamento do seu de maneira individual. A inovação é totalmente bem-vinda, mas apenas se não causar problemas ao fluxo de caixa. 

Caso precise de uma ajuda para entender se deve adotar o uso desses armários inteligentes – ou outras iniciativas –, nós temos uma sugestão: conte com a ajuda dos nossos consultores de Ecommerce!

Eles fazem parte de um programa de aceleração que ajuda empresas a otimizarem suas operações e multiplicarem suas vendas. E todos são formados pela nossa metodologia exclusiva.

Quer saber mais? É só clicar no botão abaixo: