Uma live de vendas nada mais é do que uma estratégia de vendas que promove a divulgação e venda de produtos por meio de transmissões ao vivo. Na grande maioria das vezes, são feitas por influenciadores digitais ou personalidades relevantes no nicho de atuação da empresa.

De acordo com levantamento feito pela Opinion Box, 28% dos brasileiros já são adeptos às compras por transmissões ao vivo. Além disso, 35% dos entrevistados responderam que pretendem comprar dessa forma.

A verdade é que as lives de venda tomaram grandes proporções no mercado de Ecommerce há alguns anos e isso não foi à toa… As transmissões ao vivo são mais dinâmicas e espontâneas, o que agrada bastante os consumidores na hora de comprar um produto.

Mas não pense que basta ligar a câmera e começar a falar sobre uma mercadoria e pronto… as vendas acontecerão aos montes! Não é bem por aí.

Para que as lives de venda gerem um bom resultado – ampliando o alcance e as vendas de uma marca –, é preciso que exista uma compreensão ampla de como a estratégia funciona. 

Se você quer saber o que é live de vendas, por que apostar nessa estratégia vale a pena, quais são os seus benefícios e como fazer uma, acompanhe os próximos tópicos!

Vamos começar? 

O que é live de vendas?

Live de vendas, também chamada de live commerce, é uma estratégia de vendas que acontece por meio de transmissões ao vivo. Nela, empresas conseguem promover a venda de produtos e serviços de diversos segmentos. 

É uma iniciativa muito similar aos programas de televisão como os do canal Shoptime, em que apresentadores mostravam todos os detalhes de um produto e promoviam a sua venda. Uma live de vendas, entretanto, acontece por meio de redes sociais, como YouTube e Instagram, e permite que os consumidores adquiram os itens que desejam com apenas poucos cliques. 

Além disso, ass livres de vendas são feitas em sua grande maioria por influenciadores digitais – com base no marketing de influência – ou personalidades que tenham alguma relevância para a empresa e a sua audiência. 

Por que apostar no live de vendas?

Com a popularização do uso do uso de dispositivos móveis, a pesquisa e a compra de produtos ganhou um novo fôlego entre os consumidores. Por isso, a live de vendas é uma excelente oportunidade de as empresas se aproximarem de seu público e aumentar o volume de suas vendas.

Segundo o estudo The 2022 Global Digital Shopping Playbook, feito pela Cybersource, 52% dos brasileiros fazem compras pelo celular. O levantamento também aponta uma estimativa de 33 milhões de indivíduos que utilizaram o smartphone pelo menos uma vez em suas últimas compras. 

Como as lives de vendas ocorrem em grande partes pelas redes sociais, esta se tornou uma estratégia de outro para os empreendedores que tem o objetivo de expandir o alcance de suas marcas.

Se tivermos que elencar alguns motivos básicos para as empresas adotarem a live de vendas, eles seriam:

  • Proporciona maior conexão entre loja e consumidor;
  • Permite a interatividade por parte do cliente;
  • Apresenta os produtos e serviços de forma prática à audiência; 
  • Aumenta a captação de leads qualificados.

Para deixar o conceito ainda mais claro, vamos falar com mais profundidade sobre as vantagens da live de vendas a seguir… Continue com a gente!

Quais são as vantagens da live de vendas?

Já destacamos neste artigo alguns pontos interessantes sobre a estratégia. Contudo, vale a pena você conhecer algumas vantagens das lives de vendas que podem fazer a diferença para sua empresa. 

Confira!

Amplia o diálogo e o engajamento dos consumidores

As lives de venda são ao vivo, dinâmicas e possuem um espaço aberto para que consumidores dialoguem e engajem com conteúdo que está sendo transmitido

Durante a transmissão ao vivo, as pessoas podem interagir por meio de comentários, fazendo sugestões, tirando dúvidas e trocando informações entre si. O moderador também tem um papel importante na live de vendas, já que é ele que conduz toda a transmissão.

Isso significa que quanto mais dinâmico e alinhado com a persona da empresa ele for, mais chances de aumentar o engajamento de quem está assistindo. E isso, consequentemente, também facilita o aumento das vendas.

Promove a humanização da marca

Não há dúvidas de que a vitrine de uma loja virtual é excelente para exposição e venda de produtos... Mas você já experimentou todo dinamismo que há em uma live de vendas? Isso torna toda a experiência de compra e venda muito mais humanizada.

Para muitos consumidores, há uma grande diferença quando há uma pessoa pronta para falar tudo que ele precisa saber sobre um produto. Não estamos dizendo que você precisa escolher entre uma e outra… 

Pelo contrário, o ideal é que você adote as duas estratégias no seu negócio para atender as necessidades e gostos de todos os seus clientes.

Ajuda no alcance de novos clientes

As lives feitas nas redes sociais ganharam muita importância para as pessoas ao longo dos últimos anos. A epidemia da Covid-19 foi um dos motivos para isso acontecer… Mas a estratégia é tão poderosa que não perdeu a sua importância mesmo com o fim das regras de distanciamento social.

E como grande parte das lives de vendas acontecem pelas redes sociais, as empresas conseguem alcançar ainda mais clientes, já que essas plataformas são extremamente abrangentes.

Por lá, as pessoas conseguem criar avisos para o início da live, compartilhar a transmissão com outros usuários, dentre outras ações. Por isso fica tão fácil conseguir expandir a marca e alcançar novos clientes.

Como fazer uma live de vendas?

Agora que você já tem um bom conhecimento sobre o tema, podemos avançar para o foco deste artigo. Vamos, então, aprender como fazer uma live de vendas?

Veja todos os passos a seguir:

1. Conheça o seu público

Como toda estratégia feita no âmbito digital a live de venda também precisa estar alinhada com a persona da sua empresa. Por persona, podemos entender o perfil ideal do seu consumidor.

O conceito é um pouco mais amplo do que o de público-alvo, uma vez que considera não só dados demográficos, idade, gênero ou algo do tipo. A persona, na verdade, é definida a partir da análise do comportamento, interesse, expectativa e necessidade do seu consumidor.

Ressaltamos a importância de você conhecer o seu público porque você precisa saber se, de fato, ele se interessa por essas transmissões ao vivo para venda de produtos. A ideia é aproveitar todo o potencial das lives de venda, mas só se isso fizer sentido para os seus consumidores, combinado?

Caso ainda não tenha certeza, uma boa alternativa é fazer um teste com a sua audiência. Faça uma publicação no perfil da sua empresa em uma rede social e analise o número de curtidas, os comentários, etc.

2. Busque por influenciadores

Lembra que mencionamos anteriormente que os influenciadores digitais são os responsáveis por popularizar as transmissões ao vivo? Vale a pena, então, você fechar parcerias com essas personalidades para fazer a sua live de vendas.

Isso não significa que você só pode entrar em contato e contratar influenciadores renomados, com milhões de seguidores. Não é por aí…

O mais importante nesse sentido é você fechar a parceria com influenciador digital que tenha relevância dentro do seu nicho de mercado. E ele não precisa ter um grande número de seguidores, mas uma quantidade razoável para te gerar um bom engajamento e volume de vendas.

Estamos falando até mesmo de nanoinfluenciadores – que possuem menos de 10 mil seguidores – e micro influenciadores – que têm de 10 mil a 100 mil seguidores. Se você conhece bem o seu nicho de mercado, é provável que já tenha alguns nomes em mente. 

Faça uma boa pesquisa e crie um planejamento para fechar parcerias com essas personalidades. 

3. Planeje promoções e condições especiais

O foco da live de vendas é vender produtos, certo? Nada mais atraente para o consumidor do que encontrar promoções e condições especiais durante a transmissão ao vivo. Isso, na verdade, é um verdadeiro chamariz de clientes!

O único ponto de atenção é oferecer cupons de desconto, frete grátis ou qualquer outra ação sem causar prejuízos financeiros para o seu negócio. O objetivo da live de vendas é aumentar a taxa de conversão, mas sem causar problemas para o fluxo de caixa da sua empresa.

Se por acaso você ainda não está totalmente seguro sobre como fazer isso ou, até mesmo, lidar com maior precisão e eficiência com as finanças da sua loja, nós temos uma sugestão: participe do treinamento Mestre das Finanças, disponível pela assinatura da plataforma Ecommerce na Prática. Clique para saber mais!

4. Monte um roteiro 

Por mais que as lives de vendas sejam bastante intuitivas em dinâmicas, é indicado que exista um roteiro bem elaborado para que todas as informações necessárias sejam passadas do jeito adequado.

Falamos isso porque essas transmissões ao vivo costumam apresentar não só um produto, mas dois três ou mais. Por isso, trabalhar com o roteiro pode ajudar o apresentador a não se confundir, nem apresentar nenhuma informação errada sobre os itens.

Neste roteiro você pode definir todas as informações que vão ser repassadas do início até o final da live de vendas. Se possível, uma boa sugestão é repassar todo o roteiro com o apresentador antes da transmissão ao vivo começar, a fim de esclarecer dúvidas ou fazer ajustes pontuais para que tudo ocorra da melhor maneira possível. 

5. Tenha atenção ao cenário 

Nesta etapa, Você vai precisar definir onde a live de vendas será feita. Na sua empresa? Na casa do influenciador digital? Em um estúdio? As opções são variadas…

Mas, para decidir o melhor local e cenário, não deixe de considerar o que é interessante para os seus clientes

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas infantis, não faz sentido fazer uma live em que uma oficina de carros é o plano de fundo, concorda? Esse é um exemplo extremo, mas serve para tornar o ponto mais claro: os elementos da sua marca e do cenário da sua live precisam conversar entre si. 

Outro ponto importante é checar a iluminação, as caixas de som (ou fones), o microfone, dentre outros equipamentos.Tudo tem que estar funcionando perfeitamente para que a sua live renda os resultados esperados.

6. Humanize para se aproximar e encantar o consumidor

As lives de vendas são apresentadas por uma pessoa e isso, por si só, já é um fator importante para humanizar toda a estratégia. 

Ideia é você utilizar essas transmissões ao vivo para se aproximar e encantar os consumidores, fazendo com que eles queiram comprar os produtos ofertados. Por isso, evite falas engessadas, termos difíceis ou linguagens que não fazem sentido para sua Persona.

Quanto mais leve, espontânea e fluida o conteúdo ao vivo for, mais chances você tem de cativar o público e fazer novas vendas.

7. Divulgue sua live de vendas 

Faça a divulgação completa de sua live de vendas por meio de seus principais canais de comunicação para atrair um bom número de clientes e potencializar vendas. 

Você pode fazer publicações nas redes sociais – como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e mais –, campanhas de e-mail marketing, anúncio via Google Ads e mais. 

Aproveite também para criar uma publicação de colab no Instagram com o influenciador digital que vai fazer a live de vendas. Essa estratégia tem ganhado bastante espaço dentro da plataforma.

Aproveite para ler também: O que é Koo: entenda como funciona a rede social rival do Twitter

8. Prepare o seu estoque

O objetivo é que a sua live de vendas seja um verdadeiro sucesso, concorda? Então, para não deixar nenhum dos seus consumidores na mão, certifique-se de preparar o seu estoque para o evento.

É muito comum que empreendedores adotem esta ou qualquer outra estratégia de venda sem ter o cuidado adequado com o estoque. O reflexo disso são clientes frustrados por encontrar a mensagem “produtos fora do estoque”. Você não quer que isso aconteça na sua loja, certo?

Para saber um pouco mais sobre como fazer isso confira o artigo: Controle de estoque: o que é, importância e como fazer [PLANILHA GRATUITA]

Plataformas para fazer live de vendas

Para deixar este conteúdo sobre live de vendas ainda mais completo, vamos citar também algumas plataformas que você pode utilizar na hora de fazer as transmissões ao vivo da sua empresa.

Pega  papel, caneta e anote as opções da lista abaixo:

1. YouTube

Como dito ao longo deste artigo, o YouTube é uma das principais plataformas para fazer live de vendas..

Para você ter uma ideia, o YouTube é o 2º site com maior tráfego da internet, ficando atrás apenas para o Google, companhia da qual faz parte. Por lá, são mais de 1 bilhão de horas de conteúdo consumidas diariamente pelos usuários.

Nada mal aproveitar a parte dessa audiência para vender seus produtos em sua live de vendas, não é verdade?

live de vendas

2. Mimo

Outra plataforma relevante e que pode ser uma boa opção para a sua live de vendas é o Mimo. Ele é considerado a primeira plataforma de shopstreaming de toda a América Latina, conectando diariamente diversas marcas, influenciadores e consumidores. 

Se você quiser fazer uma live de vendas e não tem certeza sobre qual influenciador para contato, Mimo pode te ajudar. Basta fazer o cadastro e a plataforma vai fazer sugestões de influenciadores e parceiros para você se conectar.

live de vendas

3. Stream Shop

O Stream Shop também é uma excelente opção para fazer live de vendas. A plataforma possui diversos planos de assinatura, com valores a partir de R$ 1500. 

Também existe a possibilidade de os empreendedores entrarem em contato e definirem um plano sobre consulta, que funciona de maneira mais personalizada e de acordo com as necessidades do negócio.

live de vendas

4. Alive.haus

Por último, mas não menos importante, há a Alive.haus, desenvolvida pela Huia. A proposta da plataforma é conectar marcas a seus clientes sem a necessidade de um aplicativo para isso. 

A plataforma também promete interações em tempo real, botões dinâmicos, personalização, suporte e mais. E os planos estão disponíveis apenas sob consulta.

live de vendas

Vale a pena fazer live para vender?

Sim, vale a pena fazer live para vender. Mas, para isso, você deve criar um bom planejamento e entender se, de fato, a iniciativa faz sentido para a persona da sua empresa. 

Esperamos que, depois de todo esse conteúdo, você tenha entendido o quanto as lives de vendas  podem ser valiosas para  encantar seus clientes  e aumentar a taxa de conversão da sua  loja. 

Esse é apenas um dos muitos processos que você precisa estabelecer para operar no Ecommerce e ter sucesso com as vendas. 

Em nossa plataforma de educação para empreendedores nós te ensinamos tudo sobre logística, vendas, atendimento ao cliente e mais. Assine agora e tenha acesso a todo suporte que você precisa para levar o seu negócio ao sucesso. 

Conheça um pouco mais sobre a plataforma aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é live de vendas?

Live de vendas, também chamada de live commerce, é uma estratégia de vendas que acontece por meio de transmissões ao vivo. Nela, empresas conseguem promover a venda de produtos e serviços de diversos segmentos.

Quais são as vantagens da live de vendas?

As lives de vendas são vantajosas porque ampliam o diálogo e o engajamento dos consumidores, promovem a humanização da marca e ajudam no alcance de novos clientes.

Como fazer uma live de vendas?

Para fazer uma live de vendas você deve, antes de tudo, conhecer o seu público e buscar por influenciadores digitais que dialoguem com ele. Depois, planejar promoções e condições especiais e montar um roteiro a ser seguido. Não deixe de ter atenção ao cenário, humanizar para se aproximar e encantar o consumidor, divulgar a live e preparar seu estoque.