Produtos, de forma similar ao ser humano, também têm vida limitada e durante essa jornada percorrem diferentes estágios, desde o desenvolvimento da solução até o momento em que entram em declínio. Quer entender tudo sobre o ciclo de vida do produto? Este artigo vai te ajudar!

Esse ciclo apresenta distintos desafios e oportunidades e é essencial conhecê-las a fundo para identificar com clareza estratégias de marketing e vendas mais adequadas a cada etapa do ciclo.

Se você é empreendedor e está se preparando para o lançamento de um produto ou quer alinhar suas estratégias comerciais, entender esse conceito é imprescindível. Isso porque existem diversos fatores ligados à ideia do ciclo de vida do produto e se você entender cada um deles, com certeza, terá bons resultados em seu negócio.

Prossiga na leitura, pois há muita informação sobre esse assunto!

O que é o ciclo de vida de um produto?

O ciclo de vida do produto diz respeito a uma ferramenta que descreve o caminho percorrido por um produto – desde o seu desenvolvimento, da ideia inicial, até o momento em que é retirado de circulação, quando o caminho se encerra.

Essa ferramenta foi criada pelo economista alemão Theodore Levitt (mestre da Harvard Business School), que era a favor da ideia de que todo produto possui uma vida útil limitada e seu ciclo de vida é composto por cinco fases.

A cada fase é preciso avaliar que as vendas e o lucro variam conforme a solução passa por essas etapas, que são:

  • Desenvolvimento;
  • Introdução;
  • Crescimento;
  • Maturidade;
  • Declínio.

Abordaremos com profundidade cada uma dessas fases e os pormenores que possuem, mas antes é importante entender bem esse conceito e a sua importância em um negócio.

O que significa ciclo de vida do produto (CVP)?

O ciclo de vida do produto é uma trajetória que permite acompanhar a evolução de um produto ao longo da sua jornada. O seu objetivo é tornar possível a aplicação de estratégias mais eficazes, a fim de aumentar suas vendas e lucratividade em cada um dos estágios percorridos.

Saber sobre este conceito também permite tomar maior conhecimento das particularidades do produto e estabelecer melhores decisões sobre questões relativas à produção, à otimização ou à descontinuação de determinado produto.

Essas medidas atuam contribuindo para a saúde do negócio a longo prazo, evitando desperdícios, declínio de lucratividade e estratégias ineficazes.

Qual a importância do ciclo de vida do produto para a sua empresa?

O ciclo de vida do produto é importante porque permite ao lojista acompanhar o desenvolvimento do item e entender qual o melhor caminho a ser seguido a partir de cada momento de sua vida útil.

É uma estratégia que torna possível ao negócio traçar estratégias de maior assertividade para impulsionar o crescimento do produto ou, em alguns casos, nortear a decisão pela descontinuação dele, caso não apresente a performance esperada.

Em outras palavras, acompanhar o ciclo é importante para verificar quando um produto não se adapta às necessidades do público-alvo ou não acompanha a evolução da tecnologia. Isso faz com que acabem perdendo espaço e caindo em declínio rapidamente. 

Também há casos de soluções que infelizmente não conseguem alcançar a união entre a satisfação e as necessidades do cliente, mesmo com um mercado promissor. Nesses casos, não vale a pena continuar investindo recursos já que o produto dá sinais de que não vai para frente.

🔍 Catálogo de produtos: o que é e como fazer um para a sua empresa

As 5 fases do ciclo de vida de um produto

Como mencionamos lá no início, o ciclo de vida do produto é composto por 5 fases, que são: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Vale ressaltar que cada produto pode apresentar suas próprias variações, o que vai depender de suas especificidades. Na prática, isso significa que não há um único padrão de ciclo de vida do produto a ser aplicado a todas as soluções.

A curva do ciclo de vida do produto é diretamente impactada pelas mudanças do mercado, pelo surgimento de novos competidores e pelo comportamento do consumidor. Ou seja, de acordo com cada produto, suas características e peculiaridades, essas fases podem sofrer alterações e modificações, sempre que se mostrar pertinente.


Vamos entender cada uma delas a seguir:

1. Desenvolvimento

O ciclo de vida de um produto começa com o seu desenvolvimento, em que são realizados o planejamento e a criação da solução. É o momento em que acontecem as pesquisas de mercado, os testes de protótipos e as melhorias na solução sempre que se mostrar necessário.

Também é a fase em que devem ser consolidadas as propostas de valor do produto, antes mesmo do seu lançamento no mercado. Isso porque esse estágio tende a exigir investimentos financeiros de porte elevado, dependendo da complexidade da solução.

Nessa etapa, o foco ainda não está voltado para a geração de vendas, mas a empresa pode trabalhar com o conceito de gatilho de antecipação, por meio de ações de marketing que anunciem o desenvolvimento de um novo produto ao público-alvo, visando despertar a curiosidade deste.

🎯 Como aplicar os princípios do Marketing 5.0 na sua empresa

2. Introdução

Após o produto desenvolvido, chega a hora de realizar seu lançamento no mercado, introduzindo-o a potenciais consumidores e iniciando as vendas.

Nessa fase do ciclo de vida do produto, seu público está conhecendo a mercadoria, avaliando suas características e benefícios, a fim de estabelecer uma relação com a solução que o produto oferece.

Dessa forma é normal que as vendas ainda sejam baixas e os custos elevados, incorrendo em baixa lucratividade – ou, muitas vezes, em nenhuma.

Sendo assim, é também nessa etapa que se mostra essencial o investimento em estratégias de divulgação e ações promocionais que incentivem os clientes a experimentar a solução. 

A esses primeiros consumidores chamamos de early adopters, pois eles costumam fazer as compras pelos benefícios anunciados.

Nessa etapa é excelente contar com estratégias assertivas de marketing de conteúdo para conscientizar e educar seu público sobre os benefícios do produto.

Por isso, aposte em ferramentas como as redes sociais, disparos de e-mail marketing, postagens no blog da empresa e parcerias com influenciadores que estejam alinhados com a área da solução oferecida.

3. Crescimento

Quando a etapa de introdução é acompanhada por estratégias bem conduzidas, ela tende a evoluir e chegar nessa fase, que é a de crescimento.

Nesta fase do caminho, o público-consumidor já conhece seu produto e começa a adotá-lo, de forma que as vendas e os lucros alcançam um rápido crescimento, reduzindo os custos em função do aumento da produção.

Mas não são apenas mil maravilhas aqui… É importante destacar que a concorrência tende a aumentar nessa fase. Portanto, o objetivo principal do estágio de crescimento é maximizar a participação no mercado para evitar o declínio precipitado da solução.

Para isso, indicamos manter ou até mesmo reforçar os investimentos em marketing, para gerar interesse em um mercado cada vez maior. Aproveite os feedbacks do produto recebidos pelos clientes para realização de ajustes para oferecer uma experiência ainda mais atrativa ao público.

📈 8 estratégias de vendas online para alavancar o seu Ecommerce

4. Maturidade

Ao atingir a etapa de maturidade, seu produto está no auge do seu ciclo de vida. Aqui, alcança-se o pico de vendas, que tende a se manterem estáveis a partir da fidelização dos clientes

Também é a etapa em que os custos tendem a apresentar mais diminuição, bem como a potencialização dos lucros.

Assim, o maior desafio neste estágio do ciclo de vida do produto é prolongar essa fase o máximo possível, de forma a maximizar os lucros e manter a sua fatia de participação de mercado em alta.

Se o volume de vendas começar a cair durante essa etapa, é provável que sejam necessárias a realização de melhorias e inovações no item de forma que ele se diferencie no mercado.

Uma ideia é adicionar novas funcionalidades ou investir na diversificação de marcas, linhas e modelos do produto. Também pode-se intensificar a distribuição. 

E caso seja necessário para se igualar ou bater a concorrência, também pode ser preciso uma redução dos preços.

👥 Análise de concorrentes: o que é e como fazer para sair na frente [+ferramentas]

5. Declínio

Essa é a última etapa do ciclo de vida de um produto. O declínio é a fase marcada pela queda das vendas e do lucro até a opção por uma descontinuação ou substituição por outro produto.

Entre os fatores principais que podem levar ao declínio, citamos a mudança de comportamento do consumidor e até o desenvolvimento de novas tecnologias que podem substituir a sua solução.

Por isso é importante sempre acompanhar de perto as métricas de vendas de forma a entender quando essa fase está para se iniciar. O foco é você tomar as providências necessárias a fim de evitar prejuízos financeiros.

Algumas estratégias que podem ser implementadas nessa fase são: redução das promoções ao mínimo possível, dos pontos de venda – que já não geram mais lucro – e dos investimentos em marketing de atração para retenção dos clientes fiéis.

Exemplo de ciclo de vida de um produto

Para que você compreenda com exatidão o conceito do CVP, selecionamos um exemplo bem pertinente e de fácil assimilação. 

É possível que você se lembre da antiga rede social Orkut – que está extinta, mas teve um tremendo sucesso no início dos anos 2000. A plataforma foi lançada em versão beta no ano de 2004 e encerrada oficialmente em 2014.

Isso ajuda a mostrar como aplicar a curva de ciclo de vida do produto. Utilizaremos, portanto, alguns dados gerais sobre as diferentes fases em que a plataforma (no caso, considerando-a como um produto) passou ao longo da sua vida útil.

Separamos dados para análise sob a perspectiva do Orkut Brasil e não da plataforma a nível mundial. Veja:

  1. O Orkut é lançado oficialmente em 2004, ganhando sua versão em português no ano de 2005, sendo vendido para o Google em 2008;
  2. Ainda em 2008, o Facebook estreia no mercado brasileiro;
  3. Até 2011 mais ou menos, o Orkut era extremamente popular aqui no Brasil, de forma que a chegou a ultrapassar a marca de 30 milhões de usuários. Ou seja, um número que impressionava por representar cerca de 50% da base mundial de usuários;
  4. Porém, ao final de 2011, a quantidade de usuários ativos do Orkut começou a cair, bem como as novas adesões, enquanto outras redes sociais mostravam uma curva acelerada de crescimento;
  5. No ano seguinte, 2012, o Orkut perde seu posto de rede social mais usada pelos brasileiros para o Facebook, que vinha crescendo em adesões e investia em diferentes funcionalidades;
  6. Em 2014, o Google anunciou o fim do Orkut a nível mundial, sob a justificativa oficial de que a estratégia da empresa estava focando no desenvolvimento de outras plataformas (Youtube, Google+).

Usar uma ferramenta auxilia a identificar os estágios do ciclo de vida do produto?

Sim. Quem é empreendedor precisa contar com um software que gere relatórios de venda e circulação de produtos, curva ABC e outras funcionalidades que permitem identificar em qual fase do ciclo seu produto está inserido.

A esse software chamamos ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa, em português). Esse sistema auxilia na tarefa de administração de pequenas, médias e grandes empresas, facilitando a gestão do negócio e minimizando possíveis erros

Além disso, também permite que os gestores do negócio estejam por dentro de cada fase do ciclo de vida do produto, antecipando ações e ampliando a lucratividade. Interessante, não é? 

Ao longo deste artigo, entendemos que, assim como o ser humano, os produtos também têm uma vida útil limitada. E se a empresa monitorar cada uma de suas fases, é possível que haja o gerenciamento das estratégias de marketing e vendas de forma mais precisa e eficiente.

E uma boa dica de ferramenta para te ajudar nisso, por exemplo, é o Bling, que é um sistema ERP de gestão on-line que permite ao seu negócio questões como:

  • Conectar aos canais de venda;
  • Automatizar os processos diários;
  • Organizar as demandas internas;
  • Emitir notas fiscais;
  • Sincronizar dados em tempo real;
  • Controlar o estoque;
  • Cadastrar e controlar as vendas realizadas;
  • Unificar as informações da empresa.

Para saber mais sobre o serviço e as funcionalidades do Bling, é só clicar no botão abaixo: