Todo mundo adora experimentar uma comida saborosa, não é mesmo? Mas, se além de comer, você também gosta de preparar alimentos, aprender como vender comida pela internet vai te permitir viver esse seu lado criativo em um dos mercados mais fortes e rentáveis que existem.

O comércio de alimentos pela internet tem crescido absurdamente nos últimos anos. Por se tratar de uma opção simples e acessível, a compra de comida em sites ou redes sociais tem sido cada vez mais favorável aos consumidores.

Isso acontece porque esse tipo de comércio permite uma boa visualização dos alimentos além de ter uma maior facilidade de escolha e pagamento, isso tudo no conforto e segurança do lar do cliente.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar como vender comida pela internet em 13 passos simples.

Vamos nessa?

Como vender comida pela internet em 13 passos

Administrar um negócio de alimentos envolve uma série de etapas fundamentais para alcançar o sucesso. Pensando nisso, nós listamos 13 passos de como vender comida pela internet. Acompanhe:

1. Defina o que vai vender

Saber com que tipo de comida o seu negócio vai trabalhar é o primeiro ponto para saber como vender comida pela internet. Quanto mais específico e segmentado você for, mais fácil será conquistar uma clientela fixa.

Veja algumas opções do ramo alimentício:

  • Doces artesanais;
  • Marmitas fitness congeladas;
  • Comidas veganas e vegetarianas;
  • Produtos gourmet;
  • Alimentos orgânicos e naturais;
  • Comidas para pessoas com restrições alimentares (como intolerância à glúten ou lactose);
  • Produtos para datas sazonais.

Depois que escolher o tipo de culinária com a qual você vai trabalhar, é hora de montar o seu cardápio.

2. Monte o seu cardápio

O cardápio pode ser considerado como o cartão de visitas do seu negócio e uma das maiores motivações para um cliente comprar de você.

Por isso, ele deve ser muito bem pensado e elaborado, para que seja claro, objetivo e atrativo. Afinal, ele é a sua vitrine, a primeira forma de contato com sua comida.

Algumas dicas para criar um bom cardápio são: 

  • Escolha os itens de acordo com a estrutura e perfil do seu negócio;
  • Capriche nas imagens, mas seja realista;
  • Acrescente uma descrição criativa.

E lembre-se: o cardápio vai orientar o cliente, mas antes de tudo, ele deve atrair a atenção e estimular o consumo. 

Uma boa forma de fazer isso é mexer com o lado emocional do consumidor utilizando elogios para definir os pratos ou ainda incluindo cores que estimulam a vontade de comer.

Leia também: Como lidar com a sazonalidade no ramo alimentício

3. Aposte em um mix de produtos

Depois de definir o cardápio, monte alguns mix de produtos bem equilibrados para atender aos desejos do cliente e aumentar a lucratividade de seu negócio. 

Por exemplo: se você vende refeições para o almoço, pode oferecer acompanhamentos variados e a possibilidade de escolha de opções pelo cliente. Outro ponto é incluir bebidas geladas e a opção de sobremesas em seu mix de produtos. 

Essas são técnicas de cross sell e up sell. Muitos acham que elas só surtem efeito no varejo mais tradicional, como o de roupas e eletrônicos, mas quando bem executadas, essas estratégias de venda também podem surtir efeito no ramo alimentício. 

Assim, você explora melhor o potencial de cada pedido e ainda pode vender mais para o mesmo consumidor.

Para saber mais sobre esse tema, leia: Mix de produtos: o que é, importância e como definir

4. Faça uma pesquisa de mercado

Uma boa forma de fazer uma pesquisa de mercado é realizar entrevistas ou pedir para os seus conhecidos responderem um formulário indicando o que eles gostariam de encontrar num comércio de comida.

Além disso, outra ideia é fazer uma boa análise da concorrência, pesquisando as principais empresas que também atendem o nicho escolhido por você. Observe as qualidades dos serviços oferecidos e procure também encontrar o que eles não fazem, e que você poderia oferecer.

Com esses dados em mãos será bem mais fácil criar um plano de negócios para a sua empresa.

5. Crie o seu plano de negócio

O plano de negócios é o documento em que você vai definir, de fato, como as suas vendas de comida pela internet vão acontecer. 

Esse plano deve conter todas as informações e etapas para iniciar o seu negócio, desde o processo de produção dos alimentos até a fase da venda.

Para facilitar essa etapa, elaboramos o checklist abaixo, para te ajudar a se organizar e realizar o planejamento do negócio de forma eficaz e assertiva. Você pode adaptar esse checklist de acordo com a sua necessidade.

Confira:

1. Produção

  • O que você vai vender?
  • Quanto precisa produzir diariamente para o negócio ser viável?
  • Você vai cuidar de tudo sozinho ou vai precisar de um auxiliar?
  • Quais regiões pretende atender?
  • Como fará a divulgação?

2. Estrutura

  • Local onde será feita a produção;
  • Bancada com computador para recebimento de pedidos e emissão de notas;
  • Espaço de despacho de pedidos prontos;
  • Depósito de alimentos.

3. Equipamentos

  • Mesa de produção;
  • Bancada;
  • Fogão, forno, microondas, chapa;
  • Geladeira e freezer;
  • Armários, prateleiras e estantes;
  • Utensílios de cozinha;
  • Computador, impressora e máquina de cartão; e
  • Ar-condicionado ou ventilador.

4. Fornecedores

  • Procure saber a procedência dos alimentos;
  • Opte por produtos orgânicos;
  • Conheça as formas e facilidades de pagamento;
  • Negocie preços mais acessíveis;
  • Informe-se sobre o histórico do fornecedor; e
  • Compare fornecedores antes de fechar parceria.

Quando tiver completado o seu plano de negócios, será o momento de colocar a mão na massa…

6. Encontre um ambiente adequado para estocar e preparar os alimentos

Ainda que o seu público não veja onde os alimentos são preparados e estocados, é importante que o ambiente esteja sempre limpo e organizado. 

A limpeza é fundamental para atender à legislação vigente e entregar produtos de qualidade. Já a organização vai te ajudar a verificar o que precisa ser comprado, além de facilitar o dia a dia.

7. Regularize a sua empresa

Se você está começando um negócio agora, o primeiro passo é regularizá-lo. Uma ótima opção é criar um MEI (Microempreendedor Individual), pois nesse modelo de formalização, o regime tributário é reduzido.

Observe também o tipo de alimento que você vai comercializar, pois alguns deles exigem regulamentações, como é o caso de produtos de origem animal, que precisam de um selo do Ministério da Agricultura.

8. Defina o seu preço de venda

Se você deseja ter um negócio rentável, é fundamental saber como fazer a precificação correta. Para quem trabalha em um restaurante delivery, isso é feito confrontando os custos fixos, o valor dos insumos e o custo por prato produzido.

Uma forma fácil de definir o preço de venda em negócios de alimentação é definir que o valor dos ingredientes deve ser, em média, de 25 a 35% do preço final do prato. Caso o seu custo seja maior que isso, você vai precisar negociar com seus fornecedores ou aumentar o preço.

Crie metas de lucratividade e faça os cálculos constantemente, para evitar perder a noção dos custos e, consequentemente, do seu lucro. Fazer o cálculo do custo de cada porção é uma forma de assegurar que a venda é lucrativa. 

Na hora de montar os pratos, não se esqueça de fazer a medição e a pesagem das porções, para vender exatamente o peso anunciado, para evitar problemas nas estimativas de produtividade.

Temos um conteúdo para te ajudar a calcular o preço de venda: Planilha para calcular preço de venda de um produto: por que usar uma?

9. Capriche na apresentação dos pratos

A percepção  de qualidade de um produto está diretamente ligada a maneira como ele é apresentado. Por isso, quanto melhor for a apresentação dos pratos do seu negócio, melhor será a ideia que os consumidores terão dele.

Nesse sentido, existem boas práticas a serem observadas por quem vende comida pela internet. Na hora de apresentar os produtos, é importante tirar boas fotos dos produtos antes de cadastrar no local de venda, além de escrever descrições completas a respeito de cada item.

10. Capriche nas embalagens

Quem deseja saber como vender comida pela internet precisa entender que o cuidado com as embalagens é um ponto essencial. Até porque não existe nada mais desagradável do que receber um pedido em mal estado. 

Para evitar esse tipo de problema, escolha as embalagens de acordo com o tipo de produto que você vai comercializar.

Você pode aproveitar a embalagem, inclusive, como um cartão de visitas do seu negócio. Principalmente no caso das vendas que são feitas por meio de apps de delivery, pois assim você consegue apresentar a sua marca ao cliente. 

Uma ideia, nesse sentido, é criar algo com a sua identidade visual, seu logotipo e, até mesmo, uma mensagem carinhosa para fidelizar o cliente.

11. Escolha os meios de entrega

Quando se trata de alimentos, o ideal é que as entregas sejam feitas o mais rápido possível.

Nesse sentido você pode optar por fazer você mesmo a entrega ou ainda trabalhar com outros entregadores.

Caso opte por trabalhar com seu próprio aplicativo, site ou pelas redes sociais, você precisará montar a sua equipe de entregas. 

Você pode contratar funcionários para fazer isso ou ter prestadores de serviços, o que diminui o seu custo, mas pode ter alguns desafios em relação a cumprimento de horários e atendimento. 

Independente do tipo de entrega que escolher, é importante que os seus colaboradores sejam cuidadosos com a entrega e principalmente com o atendimento ao cliente

12. Crie estratégias de divulgação

Criar boas estratégias de marketing e divulgação também é uma etapa essencial no processo de como vender comida pela internet.

Nesse sentido, ter uma conta no Google Meu Negócio vai facilitar a chegada dos possíveis clientes que pesquisam o seu nome ou nicho de mercado no Google.

Porém, isso é só o começo. Você precisa buscar também outros canais para criar anúncios personalizados, como nas redes sociais ou no próprio Google.

Outra estratégia que vale considerar também é utilizar os meios de comunicação tradicionais, como folhetos, mídia em elevadores, entre outros formatos.

Para saber como divulgar o seu negócio, leia também: Inauguração de loja: como divulgar e 10 ideias de marketing

13. Fidelize seus clientes

Quando se trata do comércio de comida pela internet, é comum as pessoas comprarem com uma certa recorrência, principalmente quando ficam satisfeitas com o que receberam. 

Por isso, esteja atento para que todas as etapas prezem pela boa experiência do consumidor. Para isso, além de garantir a qualidade das comidas que você vende, ofereça um atendimento impecável ao cliente.

Outra forma de fidelizar clientes é criar programas de fidelidade, promoções e cupons de desconto para quem já comprou de você algumas vezes. Esse tipo de marketing pode ser o diferencial que leva o cliente a escolher o seu negócio e não a concorrência.

Plataformas para vender comida pela internet

Agora que você já sabe como vender comida pela internet, é hora de definir as plataformas em que os pedidos serão feitos pelos clientes. Neste tópico, confira quatro meios de comercializar os seus produtos. 

1. Aplicativos de delivery

Os aplicativos de delivery são a maneira mais conhecida de vender comida pela internet. Eles oferecem uma diversidade enorme de opções, que varia de acordo com a localização dos estabelecimentos.

A vantagem de vender em aplicativos de delivery é a grande quantidade de usuários. Assim, as oportunidades de ser encontrado por novos clientes aumentam, uma vez que essas plataformas disponibilizam as opções de acordo com a categoria de alimento que o consumidor deseja naquele momento.

Porém, há a desvantagem das altas comissões cobradas, tanto para a assinatura mensal, quanto para as taxas sobre cada venda realizada.

Abaixo, nós reunimos as principais opções de aplicativos de delivery para o seu negócio:

  • Ifood;
  • Rappi;
  • Uber Eats;
  • 99 Food.

Leia também: Como vender no iFood? Entenda como funciona e por onde começar

2. Aplicativo próprio

Caso você não considere os aplicativos de delivery uma boa opção, outra forma de vender comida pela internet é por meio de um aplicativo próprio do seu negócio. 

Para isso, você terá que contratar uma empresa especializada no assunto ou, então, um desenvolvedor para programar o app para a sua empresa.

A vantagem de ter um aplicativo próprio, além da ausência de taxas e mensalidades, é a possibilidade de manter a sua identidade visual, o que cria uma conexão maior entre a sua marca e o cliente. 

No entanto, como desvantagem temos o preço de desenvolver um aplicativo do zero, que não é dos mais baratos. É importante garantir também que o usuário terá uma boa experiência durante toda a jornada de compra, sem que existam problemas de usabilidade dentro do seu aplicativo.

Para saber mais sobre o tema, leia nosso artigo: Vale a pena Criar um Aplicativo para sua empresa?

3. Ecommerce

Para vender comida na internet, você não precisa ficar limitado apenas a aplicativos. Uma boa alternativa é montar uma loja virtual que pode englobar diversos tipos de negócio, como a venda de salgados, bolos, hortifrutis, comidas congeladas e muito mais.

Além disso, ao criar uma loja virtual, toda a estratégia da empresa fica nas suas mãos. Isso significa que você terá total controle sobre as diretrizes do seu negócio, sem precisar se submeter a regras de terceiros.

Veja algumas das vantagens de ter a sua própria loja virtual para vender alimentos pela internet:

  • Ter a sua marca em evidência, o que facilita a construção de um posicionamento;
  • Poder seguir as próprias regras, além de escapar das altas taxas de aplicativos;
  • Controlar a forma como os produtos são expostos;
  • Escolher os meios de envio que achar mais vantajoso;
  • Optar pelos meios de pagamento que melhor atendam às suas necessidades.

Lembre-se, porém, que para vender comida através do Ecommerce você vai precisar ter um site responsivo, leve e fácil de navegar.

Aqui no Ecommerce na Prática indicamos a Nuvemshop como a melhor plataforma de Ecommerce para quem está começando ou quem já tem um bom volume de vendas e quer expandir ainda mais. E o melhor de tudo:

Nossos leitores ganham 25% de desconto na primeira mensalidade de qualquer plano. Muito bom, não é verdade? Para utilizar o benefício, clique aqui.

4. Redes sociais

Existe ainda a oportunidade de vender comida pela internet por meio das redes sociais. A cada dia que passa, novos negócios culinários estão aproveitando o poder visual do Facebook ou do Instagram para divulgar e oferecer seus produtos aos clientes.

Esta é também uma excelente opção porque, além de você conseguir estar mais próximo dos possíveis clientes, nas redes também é possível criar anúncios patrocinados pelo Facebook e Instagram Ads.

Vale lembrar, porém, que as redes sociais não oferecem opções de envio e pagamento dentro da própria plataforma. Por isso, o ideal nesse caso é combinar esta estratégia com a loja virtual própria, integrando as duas plataformas e redirecionando o usuário das redes sociais para a sua loja virtual para então finalizar a compra.

Erros para evitar ao vender comida online

Para fechar, vamos te mostrar alguns erros que devem ser evitados para não comprometer o negócio de quem busca saber como começar a vender comida pela internet:

  • Atendimento lento e falsas promessas;
  • Oferecer prazos menores dos que você consegue atender;
  • Cardápio desatualizado;
  • Desorganização na equipe de entrega;
  • Produtos muito diferentes das fotos ou descrições.

Ao evitar esses erros no seu negócio, você estará no caminho certo para o sucesso vendendo comida pela internet!

Aprenda como Vender no iFood do Zero

Agora que você já entendeu como vender comida pela internet, pode dar um passo maior em direção ao negócio dos seus sonhos…

Já pensou em se especializar para vender em uma das maiores plataformas de delivery da atualidade? É exatamente isso que o curso Como Vender no iFood se propõe a fazer! 

O treinamento, disponível  com a assinatura Ecommerce na Prática, vai te preparar para alcançar o sucesso na plataforma de forma estruturada e validada.

Nesse curso você vai aprender:

  • O que é necessário para iniciar no iFood;
  • Qual melhor segmento para trabalhar dentro deste aplicativo;
  • Como criar um CNPJ MEI;
  • Como configurar sua loja no iFood;
  • Visibilidade e precificação na plataforma;
  • E muito mais! 

Assine o Ecommerce na Prática agora mesmo, aprenda como vender no iFood. Para assinar, clique aqui: