Em algum momento, você já pode ter se perguntado se vale a pena criar um app para tornar a experiência de compra mais agradável para os seus clientes. Levando em conta que estamos num mundo cada vez mais digital, ter esta dúvida é super compreensível. Por isso, hoje vamos te ajudar a avaliar se esse investimento vale ou não a pena.

Querer buscar alternativas para ampliar as possibilidades do seu negócio no digital não apenas mostra que você está preocupado com o crescimento da sua empresa como também em oferecer uma experiência digital de qualidade para o seu cliente

Isso porque os aplicativos ou sistemas web estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. A verdade é que o mercado de desenvolvimento de aplicativos cresce sem parar, ano após ano e quando isso se encaixa com a estratégia da sua empresa, pode sair uma excelente ideia daí. 

Mas, você sabe qual o melhor momento para criar um aplicativo para a sua empresa e também se esta é realmente a melhor opção? 

Acompanhe este artigo com bastante atenção para refletir sobre o assunto e tomar a melhor decisão. 

Criar um aplicativo pode melhorar a Experiência Digital com a sua empresa

A experiência digital tem sido muito falada nos últimos tempos e não é à toa, isso porque ela é um fator muito importante para que o seu cliente consiga interagir com a sua marca de forma leve e fluida.

Por isso, facilitar esta interação é praticamente sua obrigação para ser encontrado na internet e consequentemente aumentar suas vendas. 

Quando você tem isso em mente, consegue perceber que a experiência digital pode ser proporcionada de muitas formas diferentes e por meio de diferentes canais, como os aplicativos. 

Os aplicativos podem te ajudar em diversos níveis de interação com os seus clientes, como por exemplo:

  • Atendimento;
  • Comunicações através de notificações, 
  • Compras, 
  • Para tirar dúvidas;
  • Trocas e Resolução de problemas. 

Levando em conta todos esses fatores, muitas vezes vale muito a pena investir em um aplicativo para o seu negócio estabelecer uma conexão mais forte com o seu cliente, mas é preciso saber se a sua empresa está madura o suficiente para isso.

Logo mais vamos detalhar melhor como saber se esse é o melhor momento para a sua empresa criar um app…

Por hora, vamos entender melhor os benefícios de criar um Aplicativo para sua empresa.

Criar um App pode te ajudar a Melhorar seu atendimento

Se você trabalha com atendimento direto aos seus clientes, certamente criar o aplicativo vai te ajudar a melhorar esse atendimento, tornando a ligação do cliente com a empresa  mais fácil, rápida e acessível, o que torna os vínculos com eles mais fortes.

Nessa parte, você pode utilizar o app para tirar dúvidas sobre os produtos ou entrega, enviar notificações de ofertas, auxiliar no momento da compra e até mesmo resolver problemas, como em caso de trocas e devoluções.

E isso é só o começo. Você pode avaliar melhor a sua empresa para imaginar quais as melhores maneiras de melhorar seu atendimento com um app.

Isso porque, se você parar para pensar que os seus clientes estão conectados 24h por dia e em qualquer local, logo perceberá que criar um app pode facilitar a comunicação da sua empresa  com seus clientes. 

Ou seja,um aplicativo pode abrir portas para ações de marketing extremamente eficientes, que podem ocorrer a qualquer hora do dia.

Leia também: Como Registrar uma Marca: Veja o Passo a Passo

Utilizar um App pode te ajudar a conhecer melhor seu público

Não é segredo para ninguém que conhecer o seu público muito bem é fundamental para o sucesso de um negócio. Mas nem sempre a parte de coleta de informações é tão simples ou barata quanto você gostaria.

Nesse sentido, ao criar um app mobile, essa tarefa se torna mais fácil, levando em conta  que as informações podem ser coletadas a qualquer momento, logo na instalação do aplicativo. 

Novas informações também podem ser pedidas mais adiante pelo aplicativo, tornando os apps uma excelente ferramenta para realizar pesquisas de mercado e conhecer seu público para atendê-lo cada vez melhor.

Como você pode ver, os aplicativos apresentam uma infinidade de possibilidades para  alavancar as vendas da sua empresa de diversos segmentos. 

Analise que tipo de app mobile sua empresa pode criar e como ele pode aumentar suas oportunidades de negócios ou melhorar a experiência dos seus clientes.

Como é o Mercado de aplicativos no Brasil?

O mercado de aplicativos tem crescido muito no Brasil nos últimos tempos. Segundo um estudo da a consultoria IDC, esse crescimento foi de até 400% em alguns estados no último ano.

E por mais que esse crescimento tenha sido alavancado pela pandemia, pela necessidade das pessoas recorrerem mais ao uso de aplicativos para delivery e compras, essa é uma tendência que veio para ficar.

Por isso, aproveitar esta tendência para se comunicar com seus clientes pode ser um fator determinante para o crescimento do seu negócio. 

Observe, por exemplo, que muitas empresas já adotam o conceito do “mobile first”, ou seja, desenvolvem seus sistemas primeiramente para versões mobiles,  com o objetivo de fazer com que seus clientes acessem primeiro por ali e depois migrem para outros canais.  

Qual a hora certa de investir em um aplicativo?

Você provavelmente concorda comigo que vale a pena criar um aplicativo para o seu negócio, o próximo passo é entender qual o momento certo para isso. 

De forma geral, a sua empresa deve estar preparada para criar um app e alguns pontos devem ser levados em conta nesta decisão:

  • Qual a maturidade digital da sua empresa;
  • Financeiramente o seu negócio precisa estar pronto para este investimento;
  • Saber qual a quantidade de novos clientes está chegando até você;
  • Avaliar a necessidade de automatizar processos de atendimento e vendas;
  • Ter clareza deste investimento em relação aos os objetivos da empresa;
  • Entender se um app é capaz de suprir as demandas dos seus clientes;
  • Saber se o seu público  tem afinidade do com este tipo de tecnologia.

Todas essas questões devem ser avaliadas antes de tomar esta decisão, afinal, criar um aplicativo demanda tempo dos desenvolvedores e da sua equipe, sem contar no investimento necessário. 

Por isso, é sempre bom estar ligado nas inovações tecnológicas do mercado para saber como você pode inserir a sua empresa nelas. 

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso aos melhores cursos sobre empreendedorismo!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!