O ato de vender é quase tão antigo quanto a civilização. Durante o desenrolar da História, é claro, essa prática se desenvolveu bastante e hoje nós temos diversos tipos de comércio disponíveis para quem quer empreender. Neste artigo vamos falar sobre cada um deles! 

Entender quais são os tipos de comércio é um conhecimento essencial para empreendedores dos mais variados segmentos e níveis de experiência. Entre o atacado, o varejo e o Ecommerce, existem muitos ensinamentos que podem ser adquiridos ao se estudar sobre tipos de comércio.

Neste artigo, nós vamos te mostrar quais são os tipos de comércio que existem, como eles funcionam hoje e quais são os seus papéis para a economia. Se esse é um assunto que te interessa, vamos começar! 

O que são os tipos de comércio? 

Os tipos de comércio são categorias usadas para agrupar empresas que têm áreas de atuação semelhantes. 

O comércio pode ser conceituado como uma atividade de compra, venda ou troca que engloba produtos e serviços. Por mais que os meios usados possam ser diferentes, todo comércio tem um objetivo em comum: o lucro. 

Como todos sabem, o ato de comercializar não é novo… na verdade, essa pode ser considerada uma das atividades mais antigas da civilização humana. Desde a Antiguidade as pessoas trocam produtos e serviços, antes por meio do escambo, hoje, através das trocas monetárias.

Com a evolução das relações comerciais, a prática ganhou complexidade e, por isso, a criação de tipos de comércio foi necessária. 

Como conhecer os tipos de comércio pode ajudar na gestão do negócio? 

Para que uma empresa seja bem-sucedida, ela precisa ser bem administrada. E, por isso, é preciso conhecer muito bem o tipo de comércio que o negócio se encaixa para entender quais ações devem ser tomadas para seu crescimento. 

Este é um fator o qual poucas pessoas discordam, não é mesmo? 

Acontece que cada tipo de empresa funciona dentro de determinadas regras e convenções. E saber quais são essas boas práticas pode ajudar a tomar decisões estratégicas que levem ao crescimento do negócio. 

Leia também: O que é gestão empresarial e como aplicá-la no seu negócio [GUIA] 

8 principais tipos de comércio que você precisa conhecer

Como você já sabe, existem diversos tipos diferentes de comércio e cada um deles tem as suas particularidades

Uma coisa que todos têm em comum, no entanto, é o uso de CNPJs. Ou seja, cadastros únicos que diferenciam cada empresa e permitem que os empreendedores separem suas finanças pessoais e das empresariais. 

O uso do CNPJ também permite que empresas se mantenham em dia com suas obrigações fiscais, pagando os devidos impostos ao governo. 

Na prática, todos os tipos de comércio têm suas vantagens e desvantagens, assim como objetivos distintos. A seguir, vamos te mostrar as 8 principais categorias de comércio. Veja só: 

1. Atacado

O comércio atacadista é aquele que vende em grande escala. Usualmente, essas empresas são B2B, ou seja, vendem para outras companhias que, por sua vez, repassam os produtos para o consumidor final.

Os preços dentro do segmento atacadista costumam ser mais baixos, pois essas empresas lidam diretamente com os fabricantes ou, em alguns casos, fabricam os seus próprios produtos. Por outro lado, o volume de unidades vendidas por pedido é muito maior.

Uma empresa do segmento atacadista não vai, por exemplo, vender apenas uma unidade de determinado produto, mas sim 10, 20, 30 ou mais unidades em um único pedido. Então, o preço por unidade é menor, mas as compras compensam em volume. 

As empresas de atacado, usualmente, são as fornecedoras de empresas varejistas, sendo peças essenciais para o controle de estoque das lojas que lidam diretamente com o consumidor. 

Leia também: Como vender atacado no Ecommerce? 

2. Varejo

O varejo se caracteriza pela venda de produtos em pequena escala. Todo o comércio varejista tem como objetivo atingir o consumidor final, uma vez que são vendidos menos produtos por pedido, com um markup maior. 

No contexto brasileiro, esse é um dos tipos de comércio mais importantes, representando mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O varejo é dividido em duas subcategorias: o varejo restrito e o ampliado. 

A principal diferença entre eles é que o varejo restrito é usado para medir a performance de venda de bens não-duráveis ou semi-duráveis, excluindo os números referentes à venda de  veículos e materiais de construção. Enquanto isso, o varejo ampliado engloba também o comércio de bens duráveis. 

Durante 2021, o varejo restrito teve uma expansão de 13,9%, movimentando R$ 1,99 trilhão na economia nacional. O varejo ampliado, por outro lado, teve um crescimento de 18%, respondendo por R$ 2,41 trilhões em movimentação. 

Esses são números impressionantes, que mostram a força que o varejo tem na economia brasileira. Alguns exemplos de empresas de varejo são: 

  • Mercados, supermercados e hipermercados; 
  • Livrarias; 
  • Lojas de departamento;
  • Farmácias; 
  • Loja de móveis e eletrodomésticos;
  • Lojas de decoração; 
  • Concessionárias;
  • Lojas de material de construção;
  • E mais! 

Se você quiser aprofundar mais seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos a leitura desses dois artigos: 

3. Ecommerce

O Ecommerce, ou comércio eletrônico, é um modelo de vendas que usa a internet como seu principal meio. Dentro do Ecommerce é possível vender para pessoas em todo o país e fora dele, usando diferentes canais, como loja virtual própria, redes sociais e marketplaces

Esse é um tipo de comércio que tem crescido nas últimas décadas, mas que passou por uma grande aceleração nos últimos anos. De acordo com o índice MCC-ENET, o Ecommerce cresceu 12,59% durante o primeiro trimestre de 2022.

E, de acordo com estudo promovido pelo PayPal Brasil, 288 mil novas lojas de comércio online nasceram no Brasil entre julho de 2020 e julho de 2021. Isso equivale a 789 novas empresas por dia! 

Números como esse mostram que este é um mercado aquecido e um dos melhores tipos de comércio para se investir na hora de criar uma empresa hoje. Dentre as vantagens do modelo, estão:

  • Vendas 24h por dia, 7 dias por semana;
  • Baixo custo inicial; 
  • Entregas para todo o Brasil; 
  • Maior controle sobre indicadores de desempenho;
  • Possibilidade de integrar ações de marketing digital;
  • Possibilidade de segmentar públicos de acordo com interesses e estágios de compra. 

Existem, hoje, ferramentas que permitem a criação de sites de vendas mesmo que o lojista não tenha nenhuma experiência com programação. Essas são as chamadas plataformas de Ecommerce

A Nuvemshop é um exemplo disso. Para conhecer mais sobre a plataforma e ainda aproveitar 25% de desconto na primeira mensalidade de qualquer plano, basta clicar aqui

4. Comércio especializado

O comércio especializado tem esse nome, pois foca na venda de um mix de produtos bem reduzido ou de apenas uma categoria. Uma loja que vende apenas celulares, por exemplo, é um tipo de comércio especializado.

Mas se limitar a apenas determinados produtos não é uma estratégia de vendas ruim? Afinal, quanto maior o seu leque de opções, maiores as chances de que o cliente compre, certo? 

Bom, não necessariamente… 

Comércios especializados levam vantagem exatamente por serem vistos como referências em sua área de atuação. 

Além disso, especializar-se em apenas um tipo de produto também pode ser interessante do ponto de vista da gestão de estoque e logística, que permite a otimização de processos personalizados para as necessidades daquele produto. 

Por outro lado, a falta de opções pode ser, sim, um fator que afasta determinados perfis de clientes. Como todos os tipos de comércio, esse é um segmento que tem seus pontos fortes e fracos e cabe ao empreendedor saber medir os riscos e atuar de maneira inteligente. 

Negócios em período de estabilização, no entanto, devem se atentar para o fato de que um mix de produtos menor e mais específico pode facilitar o gerenciamento. A ideia é que essa gama de produtos oferecidos seja expandida uma vez que o seu negócio esteja validado. 

5. Comércio independente

O comércio independente é outro nome para o comércio familiar. Sabe aqueles restaurantes gerenciados pela mesma família há gerações? Ou aquela loja do bairro que passa de pai para filho? Então, todos esses são exemplos de comércios independentes… 

Uma característica desses tipos de comércio é o seu porte, que não costuma ser muito grande. 

Esse é um tipo de empresa bastante comum tanto em ambientes urbanos quanto rurais e podem ser encontrados nos mais variados segmentos, como o da Alimentação e o de Serviços. 

6. Comércio exterior 

O comércio exterior pode ser conceituado como a venda de serviços ou produtos entre empresas de diferentes nacionalidades. Esse é um dos tipos de comércio que envolve a importação e a exportação

Vale ressaltar que o comércio exterior também envolve a transação comercial entre governos. Por exemplo, o Brasil é um grande importador de produtos como petróleo e óleos combustíveis. Enquanto isso, o país também é uma potência na exportação de produtos como carne, soja, celulose, milho e outros. 

Todas essas atividades são de extrema importância para a economia nacional, elevando o PIB e garantindo a saúde econômica do Brasil. Vale lembrar também que esse é um tipo de comércio que se relaciona intimamente com outros modelos comerciais, sobretudo o mercado atacadista. 

Leia também: Tipos de Empreendedorismo: quais são e qual o melhor?

7. Franquia

A franquia é um modelo de negócio em que um empreendedor se torna um franqueado, ou seja, compra os direitos de uso de determinada marca, passando a oferecer os seus produtos e serviços.  

As franquias precisam seguir um padrão estético e processual, a fim de garantir a melhor experiência do cliente. Esse é um tipo de comércio muito comum no mercado alimentício… por exemplo, todo McDonald's, Subway e Cacau Show são franquias. 

Existem também, é claro, franquias fora do segmento de restaurantes. Lojas como O Boticário, por exemplo, também são franqueadas. 

Nesse modelo, franqueado e franqueador dependem do trabalho um do outro para gerar lucros. A ideia é que a empresa detentora da marca retenha parte dos lucros de cada unidade.

A franquia é um tipo de comércio que funciona bem, já que o franqueado conta com uma empresa de renome e aceitação entre o público, enquanto o franqueador fortalece a sua marca e o seu lucro tendo mais unidades espalhadas pelo país. 

8. Comércio Integrado

O comércio integrado é um tipo de comércio em que empresas trabalham juntas em uma cadeia de produção integrada, compartilhando informações, recursos e tecnologias. Normalmente, elas possuem centros logísticos próprios.

Essa integração pode ocorrer de diversas formas, como por meio de acordos comerciais, alianças estratégicas ou fusões entre empresas. A ideia é que, ao trabalharem juntas, as empresas possam aumentar sua eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade de seus produtos.

Alguns exemplos são: Amazon, Lojas Americanas, Carrefour, etc.

Monte o seu Ecommerce! 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor quais os tipos de comércio e como eles desempenham um papel importante dentro da economia nacional. 

Como empreendedor iniciante, é comum se perguntar qual o melhor segmento de atuação para sua empresa… 

E, se essa também é a sua dúvida, te convidamos a assistir a aula Ecommerce do Zero, em que mostramos o método Ecommerce na Prática para planejar, criar e validar um negócio digital em apenas 90 dias. 

Assista gratuitamente clicando aqui: 

Perguntas Frequentes

Quantos tipos de comércio existem?

Basicamente, existem 8 tipos de comércio: Comércio varejista; comércio atacadista; comércio independente; comércio especializado; comércio exterior; Ecommerce, comércio integrado e franquias.

O que pode ser considerado comércio?

Comércio é toda atividade de compra e venda de produtos ou serviços que tenha como o objetivo o lucro.

Quais os 8 tipos de Ecommerce?

Comércio varejista; comércio atacadista; comércio independente; comércio especializado; comércio exterior; Ecommerce, comércio integrado e franquias.

Quais são os segmentos do comércio?

Alguns dos principais segmentos do comércio são moda, alimentação, supermercados, eletrodomésticos e eletrônicos, itens esportivos, peças para automóveis, materiais de construção, serviços e mais.