Saber como investir dinheiro é a dúvida de diversos empreendedores que veem nessa estratégia a possibilidade de aumentar ainda mais o caixa de seus negócios. Contudo, infelizmente, muitos ainda acreditam que investir é algo distante ou apenas viável para grandes empresas. Se este é o seu caso, acredite: você está enganado. 

A questão importante aqui é você aprender a olhar os números da sua empresa para entender como está a rentabilidade dela e, de quebra, também investir com CNPJ e fazer ainda mais dinheiro.

No vídeo abaixo, o Diego Ciciliano, Senior Manager do Ecommerce na Prática, explica, com exemplos, como investir dinheiro com o CNPJ da sua empresa e aumentar o caixa do seu negócio. Assista:

O que você deve saber antes de investir com CNPJ

Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que organização é algo fundamental quando o assunto é investir com CNPJ. 

Ou seja, não adianta começar a falar sobre investimentos sem você saber os números da sua empresa com clareza, certo? Para isso, mantenha a gestão financeira dela em dia!

Outro ponto importante nesse sentido é o entendimento de que a sua empresa é um investimento. Isso mesmo: o seu negócio não é apenas uma ocupação, em que você vai obter seu pró-labore e pronto. Ela é um investimento. 

Tendo isso em mente, você precisa separar uma quantia para fazer ela crescer da maneira que deseja. Isto é, com os investimentos que julgar melhor fazer.  

Lembre-se apenas de separar as finanças da sua empresa das suas finanças pessoais. Isso é crucial para que você não se perca ao longo do processo…

Logo, abra uma conta em um banco e deposite o valor que você quer investir. 

Parece um pouco complicado? Fique tranquilo… nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como investir com CNPJ ao longo deste artigo. 

Por ora, vamos descobrir os tipos de investimentos disponíveis no mercado? Vamos lá.

Tipos de investimentos

É fato que existem vários ativos disponíveis para você investir dinheiro. Entretanto, cada um deles possui suas particularidades e você precisa ficar atento a isso.

No geral, eles são classificados das seguintes maneiras:

Ativos de Renda Fixa

São aqueles que têm critérios de rentabilidade e prazo estabelecidos exatamente no momento da aplicação

Ao investir em um título desse tipo, é como se você "emprestasse" dinheiro ao emissor – seja ele o governo (caso o investimento seja um título público) ou empresas (se for uma debênture, por exemplo, que é o título de dívida emitido por empresas que oferecem direito de crédito ao investidor).

Lembrando que renda fixa não é o mesmo que renda estática, ou outra de forma valorização que siga sempre o mesmo percentual ou valor todos os meses. Mas é, na prática, estável, já que está atrelada a um determinado critério.

Bons exemplos sobre onde investir em renda fixa são: Tesouro Direto, CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letras de Crédito Imobiliário), Fundos de investimento, etc.

Ativos de Renda Variável

A renda variável é aquela que não possui uma previsibilidade. Pelo contrário, ela oscila de acordo com a movimentação do mercado

Para muitos investidores, isso é justamente um atrativo, uma vez que há a chance de se ganhar mais. É válido lembrar apenas que esses ganhos crescem na mesma proporção dos riscos dos investimentos. 

Alguns exemplos sobre onde investir em renda variável são: Ações, FIIs (Fundos Imobiliários), ETFs (Exchange Traded Funds), Câmbio, Criptomoedas, etc.

5 conceitos que todo investidor precisa conhecer

Agora que você já conhece os tipos de investimentos que existem no mercado, chegou a hora de saber alguns conceitos que são básicos para quem quer compreender como investir dinheiro.

Risco

Em qualquer investimento existe a chance, seja ela pequena ou grande, de se obter um resultado abaixo do esperado. E é justamente neste contexto que o risco está inserido. 

Assim, existe o risco sistêmico, que está ligado à Economia do país e que atinge todo o mercado de alguma forma. E o risco não sistêmico, que variam de acordo com cada tipo de investimento. 

Retorno

O retorno nada mais é do que quando você ganha com um investimento. Ou seja, é basicamente a rentabilidade obtida com uma aplicação financeira.

Dessa forma, dizer que há uma rentabilidade de 15% ao ano, por exemplo, é o mesmo que ter um retorno equivalente a 15% do valor inicialmente aplicado e obtido ao longo desse período.

Liquidez

A liquidez é a capacidade de um investimento poder ser convertido em dinheiro. Isto é, nada mais é do que a possibilidade de resgatar os recursos investidos.

Na hora de saber como investir dinheiro, você poderá decidir se fará isso em investimentos com mais liquidez (que podem ser resgatados mais facilmente) ou em outros com menos liquidez (que vão reter o seu dinheiro por um determinado período). 

Inclusive, no mundo dos negócios como um todo, é extremamente importante entender mais profundamente sobre liquidez. Para te ajudar nisso, leia o artigo: “Liquidez: Como Ganhar Dinheiro de Verdade com seu Negócio

Diversificação

Basicamente, a diversificação consiste em dividir o seu dinheiro em diferentes tipos de investimentos

O principal benefício da diversificação é a redução dos riscos ao longo das aplicações e a chance de se obter uma boa rentabilidade em médio e longo prazo. 

Pense da seguinte forma: ao aplicar todo o seu dinheiro em apenas um tipo de investimento, você fica totalmente suscetível aos riscos dele.

Por isso, o indicado é que, depois de adquirir certa maturidade como investidor, você faça a diversificação dos seus investimentos. 

Como investir dinheiro e ter lucro

Sem muita enrolação, vamos às dicas sobre como investir dinheiro e ter lucro no seu negócio? Veja a seguir:

1. Faça um planejamento financeiro

Desenvolver um bom planejamento financeiro é crucial para manter a sua empresa operando plenamente e, consequentemente, também conseguir investir dinheiro com CNPJ. É com ele que você também consegue definir budgets para ações pontuais no seu negócio, por exemplo. 

Assim, um dos primeiros pontos na hora de saber como investir dinheiro e ter lucro é ter um controle de custos

É verdade que imprevistos acontecem e, com eles, gastos extras que podem afetar o caixa do seu negócio. Por isso, é importante que você controle e minimize esses custos para manter a saúde financeira da sua empresa. 

Além disso, manter as contas em dia é outro ponto essencial na hora de fazer planejamento financeiro. Isso porque acumular dívidas pode levar o seu negócio à ruína… algo que nenhum empresário deseja, correto?

Existem outros pontos cruciais para se fazer um excelente planejamento financeiro. Nós ensinamos tudo neste artigo: “Planejamento financeiro: como manter seu Ecommerce no azul

2. Construa uma reserva de emergência

Toda empresa deve ter uma reserva financeira para emergências. E quando o assunto é como investir dinheiro e ter lucro, isso se torna ainda mais importante. 

Essa reserva serve para cobrir gastos em meio a possíveis imprevistos. Tenha em mente que, apesar de ser destinada para investimentos, ela deve ser separada da sua carteira de longo prazo.

Isso porque a reserva de emergência precisa estar disponível para qualquer momento que você precisar, sempre de maneira segura e previsível.

Inclusive, ela não pode ficar de fora do seu planejamento financeiro, tudo bem? Fique atento a isso!

3. Tenha objetivos claros

A pergunta aqui é a seguinte: por que você quer investir? A resposta é que vai definir como os seus objetivos serão traçados na prática. 

Quer comprar maquinário para o seu negócio? Comprar uma sala comercial? Abrir uma loja física em outro bairro ou estado?

Nesse sentido, uma boa dica é definir seus objetivos analisando o período em que eles serão feitos:

  • Investimento de curto prazo: duração de até um ano;
  • Investimento de médio prazo: duração de um a cinco anos;
  • Investimento de longo prazo: duração superior a cinco anos.

Percebe como é importante ter objetivos claros na hora de saber como investir dinheiro? 

Com os objetivos definidos, você consegue alinhá-los ao prazo dos investimentos e ao seu próprio perfil de investidor. Aliás, vamos falar sobre isso a seguir…

4. Defina seu perfil de investidor

Caso você não saiba, o perfil de investidor nada mais é que a determinação do seu grau de tolerância ao risco nos investimentos

Os tipos mais comuns de investidor são: 

  • Conservador: não quer correr tantos riscos e foca em investimentos com maior liquidez;
  • Moderado: visa proteger o capital em longo prazo e está disponível para investir parte dos recursos em produtos com algum nível de risco;
  • Arrojado (ou Agressivo): aceitam o risco e a chance de ter perdas ao longo do caminho, caso isso represente a oportunidade para obter mais retorno.

Lembrando que não é uma regra ter apenas um perfil de investidor a vida toda e, com o tempo, você pode mudar isso. Basta levar em conta o momento em que o seu negócio está  e seus objetivos enquanto investidor. 

💲 Leia também: O que é capital social e como definir esse valor para a sua empresa?

5. Abra uma conta em uma corretora de valores

Este é um ponto primordial na hora de saber como investir dinheiro e ter lucro para o seu negócio. Isso porque todos os investidores precisam ter conta aberta e ativa em corretoras de valores.

Na prática, elas são as instituições financeiras devidamente autorizadas a receber as ordens de compra ou de venda de ações, além de executar as operações na Bolsa de Valores do Brasil (B3) em seus nomes.

Existem diversas corretoras excelentes disponíveis no mercado hoje em dia e todo o processo de cadastramento (e até o de investimento) pode ser online. 

Contudo, ao escolher a sua corretora, analise a facilidade para a utilização de seu sistema, se disponibilizam relatórios, o valor da taxa de corretagem (valor que pode ser cobrado por cada operação realizada), etc. 

6. Conheça as fases de acumulação, multiplicação e preservação/fruição

Sim, a vida de um investidor é dividida em três fases pontuais e é indicado que você entenda cada uma delas para direcionar o seu patrimônio da melhor forma possível. 

São elas:

  • Acumulação: é a etapa inicial, aquela em que o seu patrimônio é pequeno ou inexistente. Nela, o foco é começar a acumular;
  • Multiplicação: fase intermediária em que você já conseguiu obter algum patrimônio. É neste momento que você pensará em multiplicar o que possui e, ao mesmo tempo, preservar o que foi investido até então;
  • Preservação e fruição: etapa em que você já tem mais maturidade como investidor. Aqui, você vai poder trabalhar apenas para proteger, conservar e aproveitar o que já possui. Não há necessidade de correr grandes riscos nesta fase. 

Entendido isto, você já terá avançado mais um pouco em sua jornada sobre como investir dinheiro com CNPJ.

7. Tenha disciplina na hora de saber como investir dinheiro

Falta de disciplina pode ser prejudicial em diversas áreas da vida de um empresário. Mas, no que diz respeito aos investimentos, ela pode ser determinante para o fim dos seus. 

Por isso, aprenda a priorizar os seus objetivos e trabalhe constantemente para atingi-los da forma almejada e dentro do prazo traçado. 

Além disso, tenha em mente que nada no mundo dos negócios acontece da noite para o dia. O sucesso das suas aplicações vão surgir conforme a constância e a determinação que você trabalha.  

Participe do curso Mestre das Finanças, disponível na assinatura Ecommerce na Prática

Saber como investir dinheiro é uma opção bem interessante para quem é dono do próprio negócio, não é mesmo?

Mas este é apenas um dos assuntos cruciais que você precisa saber para levar a sua empresa para um outro patamar…

Na prática, você precisa ter o máximo possível de conhecimento sobre os temas que podem impactar o desempenho da sua empresa.

E nós temos uma boa notícia para você: o curso Mestre das Finanças está disponível na assinatura Ecommerce na Prática!

As aulas são ministradas por Diego Ceciliano, especialista em Finanças, Consultor, Diretor de Operações e sócio do Ecommerce na Prática.

O conteúdo possui as seguintes aulas:

  • A linguagem dos negócios;
  • Estruturação completa do seu financeiro;
  • Processos e fluxos financeiros para o sucesso;
  • Precificação e planejamento financeiro;
  • E MAIS!

Preparado para saber tudo sobre a saúde financeira do seu negócio?

Assine o Ecommerce na Prática e comece a sua jornada de estudos!

Clique aqui para começar: