Todo mundo que administra uma empresa ou é sócio de uma, já deve ter se perguntado como calcular o pró-labore. Essa é uma questão muito comum para empreendedores e por isso, hoje vamos te mostrar como fazer esse cálculo.

Isso porque  é preciso levar em consideração algumas questões para calcular o valor dessa retirada.

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala como calcular o pró-labore.

Assista:

O que é o Pró-Labore?

Caso você ainda não saiba, o pró-labore é uma forma de remuneração usada pelos sócios ou pelo proprietário de uma empresa, ou seja, é como se fosse um salário, embora não seja a mesma coisa.

Embora nem todo mundo faça retiradas no início de um negócio, com o tempo, é natural que todo empresário estabeleça um valor de retirada de pró-labore para custear suas despesas pessoais

Só que para muitas pessoas, definir o valor dessa retirada não é dos desafios mais fáceis…

E também é importante lembrar que não existe uma regra fixa para o cálculo pró-labore, mas existem alguns pontos que precisam ser levados em conta na hora de definir o valor da retirada como o faturamento da empresa, entre outros.

Qual a diferença entre pró-labore e salário?

A principal diferença entre o pró-labore e o salário é que enquanto o salário segue a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), no pró-labore não existe obrigatoriedade de receber 13° salário ou férias, por exemplo. 

Outro ponto é que o pró-labore é uma remuneração flexível, com valor da retirada definido pelo empresário e somente para sócios da empresa. 

Já o salário é uma remuneração definida pelas variações do mercado e está submetido às leis trabalhistas.

De todo modo, é importante pontuar que é fundamental declarar o valor que você retira como pró-labore, pois ele não está isento de impostos.

Leia também: Gestão de Ecommerce: entenda TUDO o que precisa para alavancar o seu negócio

Como fazer o registro do Pró-labore?

Embora o pró-labore não seja um salário, com um recibo, existe uma declaração de pró-labore, que deve ser guardado para que sirva como comprovante de renda para você.

O modelo desse documento precisa ter dados como o nome do favorecido, a data de retirada, o nome da empresa e CNPJ, o endereço da empresa e, e número de inscrição no INSS do favorecido.

Nesse recibo precisa constar ainda o valor bruto e líquido do pró-labore e os valores dos descontos do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária.

Como calcular o pró-labore para MEI?

Os Microempreendedores Individuais também podem retirar Pró-Labore. Nesse caso, a contribuição com o INSS tem o percentual mínimo de 5%.

Essa contribuição já é descontada no boleto pago para enquadramento ao programa, ou seja, você não precisa gerar outra guia específica para isso.

Mas atenção: essa regra só é válida caso a sua empresa não tenha nenhum funcionário ou seja, somente o microempreendedor recebe.

Como calcular Pró-labore na prática?

Talvez você não ache uma tarefa tão simples calcular o pró-labore da sua empresa. Por isso, nós listamos algumas dicas para te ajudar nessa definição.

Confira o nosso passo a passo para saber como calcular pró-labore do seu negócio na prática:

  • 1. Analise quais atividades são desempenhadas por você ou pelos sócios da sua empresa.
  • 2. Faça uma pesquisa dos valores praticados pelo mercado para saber qual é a média salarial de um profissional que realize as mesmas atividades.
  • 3. Avalie qual o faturamento mensal da sua empresa e também quais são os custos fixos e variáveis dela.
  • 4. Defina o valor do pró-labore, levando em conta as suas necessidades e a média do mercado.
  • 5. Estabeleça uma periodicidade para facilitar os registros contábeis e a sua organização financeira.
  • 6. Formalize sua escolha judicialmente, de preferência, com auxílio de um profissional.

Gerencie uma empresa de sucesso com a ajuda do Ecommerce na Prática!

Neste artigo falamos sobre o que é o pró-labore e qual o seu papel na vida do empreendedor. A verdade é que, para fazer a retirada de um pró-labore satisfatório, você precisa traçar um longo caminho...

Felizmente, com nossa experiência no mercado, nós conhecemos alguns atalhos!

Foi para compartilhar esses conhecimentos que criamos a assinatura Ecommerce na Prática, uma plataforma exclusiva para empreendedores digitais.

Ao assinar o Ecommerce na Prática, você vai ter acesso a centenas de conteúdos especializados e cursos completos, ministrados por alguns dos melhores especialistas em Ecommerce do Brasil.

Para assinar, clique aqui: