A compensação bancária é um processo importante e que faz parte do dia a dia de todas as empresas que vendem no Ecommerce, no varejo físico ou em ambos. Afinal de contas, os empreendedores precisam saber quando vão receber as quantias referentes aos pagamentos realizados por seus clientes, concorda? 

Não há muito como ignorar: a compensação bancária é um dos assuntos que afetam diretamente a saúde financeira de uma empresa

Imagine que você tem um sistema ineficiente para acompanhar esse tipo de processo… As datas de recebimento dos pagamentos ficarão confusas e você terá dificuldade para conseguir até mesmo lidar com as suas despesas fixas e variáveis ao longo dos meses. 

Resumindo? Isso seria uma grande complicação que, querendo ou não, você pode evitar!

Ao longo deste artigo, vamos te explicar o que é compensação bancária, como ela funciona, quais são os seus tipos e outras informações relevantes. Vamos lá?

O que é compensação bancária?

Compensação bancária é o processo feito por uma instituição financeira para verificar os valores de uma transação e dar baixa em seu pagamento. Basicamente, é o tempo que o banco leva para confirmar o valor pago, algo que pode variar de acordo com o meio de pagamento utilizado. 

Isso acontece porque nem todos os recebimentos acontecem na mesma hora do pagamento. Aliás, a maioria deles leva algum tempo para compensar. O boleto bancário, por exemplo, possui o prazo de até 3 dias úteis. 

Como funciona a compensação bancária?

A compensação bancária funciona a partir do momento em que o banco verifica a quantia, a natureza do pagamento e as informações utilizadas para a transação acontecer. Ou seja, a compensação ocorre após essa confirmação.

Para o processo ser feito com sucesso é preciso levar em conta o tipo de compensação bancária usada pelo usuário e também o seu respectivo prazo. Vamos falar mais sobre isso adiante…

Por ora, vale a pena ter em mente que, em meio a forte digitalização das instituições bancárias, a compensação tende a ser cada vez mais rápida.Muitas vezes, ela acontece até mesmo de maneira instantânea. 

Tipos de compensação bancária

Existem alguns tipos de compensação bancária e você, que precisa lidar com isso no dia a dia do trabalho, deve entender como cada um deles funciona. 

Inclusive, vale a pena entender até mesmo qual é o horário de compensação bancária das opções disponíveis hoje para os usuários. Vamos falar sobre tudo isso a seguir:

TED

TED é a sigla utilizada para Transferência Eletrônica Disponível. Esse é um dos tipos de compensação bancária mais tradicionais que existem no Brasil. 

Quando o depósito é feito no horário comercial, o valor pode cair na conta no mesmo dia. Mas, caso seja realizado em outro momento, cairá no dia útil seguinte. 

Vale a pena ressaltar que cada instituição financeira possui o seu próprio horário comercial no que diz respeito ao TED.  

DOC 

Já no caso do DOC, ou Documento de Ordem de Crédito, a compensação ocorre no dia útil seguinte à transferência ou depósito. 

Caso o depósito seja feito em dinheiro no caixa eletrônico, por exemplo, se realizado até 16h, a quantia cai no mesmo dia (D + 0). Caso seja feito depois do fechamento da agência, cai no dia seguinte (D + 1). 

Ou seja, pode demorar de um a dois dias úteis, o que vai depender da hora que a operação é feita.

Cartão de crédito e débito

No caso dos cartões, a compensação bancária tanto crédito quanto débito são quase imediatas. Contudo, pode ser que em alguns casos ela demore até 24h.

Inclusive, o cartão de crédito é uma das principais escolhas dos consumidores e está entre os meios de pagamento mais utilizados nas compras online. Quer saber mais sobre isso? Leia o artigo: Top 5 meios de pagamento para Ecommerce

Boleto bancário

Como citado anteriormente, a compensação do pagamento feito por meio do boleto bancário ocorre em até 72 horas úteis.

Mas, caso seja realizado fora do horário comercial, a quantia vai ser compensada em até 72 horas úteis a contar do dia seguinte

Depósito em caixa eletrônico

Quando o depósito no caixa eletrônico é feito em dinheiro, a compensação acontece no mesmo dia até às 16h. E, caso realizado fora do horário comercial, o valor cairá na conta no dia útil seguinte até às 16h. 

Já quando o depósito no caixa eletrônico é feito em cheque, a quantia cai na conta no útil seguinte até às 16h e, após o horário comercial, chega na conta em até dois dias úteis, a partir das 16h. 

Depósito na boca do caixa

No depósito em dinheiro na boca do caixa, isto é, quando o processo é feito por meio de um atendente do banco, o dinheiro cai na conta no mesmo dia. Aliás, quase que na mesma hora. 

E quando for o caso de o depósito na boca do caixa for em cheque, a compensação acontece em até 72 horas úteis.  

PIX

O PIX é a modalidade de pagamento instantâneo do Banco Central. Então, como o próprio nome já indica, a compensação das transações feitas por meio dele acontecem na mesma hora

Como sua adoção tem sido bem forte por parte dos consumidores e, claro, também das empresas, é imprescindível que o seu negócio também disponibilize essa forma de pagamento…

Caso queira saber mais sobre o tema, confira o artigo: PIX para empresas: Entenda a Importância

Tabela com prazos para compensação bancária

Como vimos, o horário de compensação bancária pode variar de acordo com o tipo escolhido e o horário em que o pagamento será feito. 

De qualquer maneira, para facilitar ainda mais o entendimento sobre isso, elaboramos uma tabela com prazos para compensação bancária. Veja abaixo:

Tipo de transaçãoDentro do horário comercialFora do horário comercial
TEDNo mesmo diaDia útil seguinte
DOCDia útil seguinteDia útil seguinte
Cartão de crédito Na hora ou em até 24 horasNa hora ou em até 24 horas
Boleto bancárioEm até 72 horas úteisEm até 72 horas úteis a contar do dia seguinte
Depósito em dinheiro no caixa eletrônicoMesmo dia (até às 16h)Dia útil seguinte (a partir das 16h)
Depósito em cheque no caixa eletrônicoDia útil seguinte (até às 16h)Até dois dias úteis (a partir das 16h)
Depósito em dinheiro na boca do caixaNo mesmo dia-
Depósito em cheque na boca do caixaAté 72 horas úteis-
PIXNa mesma hora-

Qual a melhor forma de cobrança bancária para o seu negócio?

Depende. O primeiro ponto que você precisa avaliar para descobrir qual é a melhor forma de cobrança bancária para o seu negócio é o perfil do seu consumidor.

É claro que nós recomendamos que você libere os principais meios de pagamento no checkout da sua loja virtual. Contudo, é preciso que você faça isso também dando atenção às formas de pagamento que os seus clientes preferem utilizar. Isto é, as preferidas deles na hora da compra. 

Para isso, conheça profundamente a persona da sua empresa. Ela nada mais é do que a representação fictícia do seu cliente ideal…

Na prática, a persona é definida a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores e outros fatores. Neste artigo aqui nós explicamos mais sobre o assunto: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

Participe da jornada Mestre das Finanças!

Saber tudo sobre compensação bancária é crucial para a saúde financeira da sua empresa, concorda? Pois é…

Mas este não é o único tema que você precisa prestar atenção nesse sentido. Para atingir o sucesso no Ecommerce, você precisa entender tudo o que diz respeito ao setor financeiro do seu negócio…

E a boa notícia é que nós podemos te ajudar nisso! Quer saber como? Com a Jornada Mestre das Finanças, disponível na assinatura do Ecommerce na Prática!

As aulas são ministradas por Diego Ceciliano, especialista em Finanças, Consultor, Diretor de Operações e sócio do Ecommerce na Prática. Nelas, você vai aprender: 

  • A Linguagem dos Negócios;
  • Estruturação Completa do seu Financeiro;
  • Processos e Fluxos Financeiros para o Sucesso;
  • Precificação e Planejamento Financeiro;
  • E MAIS!

Então, preparado para saber tudo sobre a saúde financeira do seu negócio?

Assine o Ecommerce na Prática e comece a estudar já! Clique aqui: