Lead, Landing Page, CTA… São tantos termos do Marketing Digital utilizados nas empresas, como siglas ou palavras em inglês que, provavelmente, você já ficou perdido para entender do que se trata exatamente… 

Essa não deixa de ser uma linguagem própria que você precisa conhecer...

Ainda mais se você está começando agora nessa área e quer aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado, aí mesmo é que é INDISPENSÁVEL saber o que cada termo significa…

Afinal, para fazer parte do universo dos termos de Marketing, é preciso conhecer cada um deles muito bem, caso contrário, você fica suscetível ao erro...

E isso não é nada bom para você conseguir se destacar, conquistando as melhores oportunidades no Ecommerce.

Para que você não se confunda mais e se torne um profissional de Ecommerce de Sucesso, nós criamos um Dicionário de Termos do Marketing com o TOP25 termos! 

Vamos lá?!

banner do treinamento marketing de conteúdo para negócios.

1- Inbound Marketing

Quando o assunto é atrair clientes, o Inbound Marketing está na linha de frente, unindo diferentes estratégias para conquistar a sua persona. 

Diferente do Marketing tradicional, o Inbound não corre atrás dos clientes… 

Aqui, a ideia é unir diversos recursos do Marketing, como SEO, Marketing de Conteúdo, entre outras estratégias, para atrair os seus novos clientes até a sua loja.

Então, se você quer ser um profissional de Ecommerce, é bom aprender mais sobre essas estratégias que são fundamentais. 

Leia também: Como usar o Inbound Marketing no seu Ecommerce

2- Outbound Marketing

Ao contrário do Inbound, o Outbound Marketing trabalha com a oferta direta para o cliente. Mas é importante lembrar que esse já é um cliente com alto potencial de compra… 

Essas são as ofertas direcionadas para aquelas pessoas que já estão no fundo do Funil de Vendas… 

Se ainda não sabe o que significa o termo Funil de Vendas, não se preocupe, pois mais a frente vamos explicar sobre ele também…

Mas voltando ao Outbound Marketing, essa é uma estratégia muito eficaz para a empresa, inclusive, se for aliada ao Inbound… 

Por exemplo, você pode atrair os clientes com estratégias de Inbound para deixá-los totalmente aquecidos e com as estratégias de Outbound, você influencia diretamente a ação de compra. 

3- CTA (Call To Action) 

Falamos muito sobre CTA aqui no Ecommerce na Prática, mas muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o que significa esse termo de fato. 

Traduzindo para o português, o “Call to Action” significa “Chamada para a ação”. 

Sabe aquelas frases que são escritas no imperativo e fazem um convite final numa página de venda ou artigo? 

Esses são os CTA’s! 

Vou mostrar dois exemplos na prática: “Baixe Agora seu Ebook Grátis com 58 receitas Fitness” ou “Compre seu iPhone 11 com 50% de Desconto!”

Ou seja, os CTA’s devem incentivar a ação da pessoa do outro lado, seja para comprar o produto ou baixar uma isca. Isso vai depender de qual ação você quer que as pessoas tomem. 

4- Lead 

Esse é bem simples: o lead é aquele cliente em potencial que você tem, mas que ainda não comprou o seu produto.

A sua missão é converter esses leads em verdadeiros clientes e o melhor caminho é por meio de Marketing de Conteúdo, gerando ainda mais valor da marca para o lead. 

5- Landing page

Se você não conhece esse termo, com certeza já ouviu falar em “Página de Pouso”, “Página de aterrissagem” e  “Página de Destino”. 

Apesar dos nomes diferentes, todos eles têm o mesmo intuito, que é converter visitantes da loja em leads. 

É aqui que você vai utilizar os elementos de conversão, como o  CTA que falamos antes, de forma que seja bem atrativo, induzindo a ação final do visitante para comprar ou baixar uma isca.  

Leia também: Aprenda a criar uma Landing Page de Sucesso

6- CRM

Também conhecido como “Customer Relationship Management”, que em português significa Gestão de relacionamento com o cliente, o CRM está relacionado aos sistemas da empresa. 

Ou seja, são aqueles softwares que ajudam a organizar toda parte de atendimento da empresa, reunindo os contatos dos clientes em um só lugar, armazenando histórico de compras, além dos canais de contato. 

7- CAC

A sigla CAC significa “Custo de Aquisição por Cliente”. Esse termo representa um cálculo criado para saber quanto a sua empresa gasta para conquistar novos clientes. 

Isso faz parte das métricas de Marketing e é fundamental para você entender quanto custa cada uma das suas campanhas… 

Além, é claro, de ser uma forma para você diminuir os gastos, ajustando o orçamento do Marketing de acordo com o que é necessário.

8- Link Building

O link Building está relacionado ao SEO e também é conhecido como Hiperlink, no qual você coloca links para outras páginas ao longo de um artigo, por exemplo. 

Esses links são todos relacionados aos temas citados para que o leitor tenha acesso a mais informações sobre o assunto… 

Esses links que indicamos ao longo deste artigo são um exemplo prático de Link Building, para você entender melhor. 

9- ROI

O Return On Investment ou, em português, “Retorno Sobre Investimento” é um cálculo para você conseguir mensurar os resultados das suas campanhas de marketing digital.

Lembre-se de que não é o mesmo que o CAC, aqui estamos falando do lucro que o Marketing trouxe para a empresa e não o custo para atrair clientes… 

Essa é uma forma de você analisar e usar apenas as ações que realmente trouxeram resultado… Isso faz com que a empresa ganhe tempo e dinheiro, já que sabe o que funciona ou não. 

10- CPC

Esse é o famoso Custo por Clique de anúncios patrocinados. Dessa forma, a cada clique no link, o anunciante deve pagar o valor combinado. 

Essa é uma das estratégias mais simples de fechar parceria e conseguir mensurar os resultados da ação, pois é baseada apenas no clique por link. 

Inclusive, pode ser uma ótima opção para quem ainda não tem muita experiência em anúncios desse tipo. 

11- SEO

Esse é um dos termos de Marketing Digital mais conhecidos, mas não podemos deixar de fora dessa lista… 

O SEO (Search Engine Optimization) quer dizer o mesmo que “Otimização para mecanismos de busca”...

Na prática, esse termo representa um conjunto de técnicas para otimização dos sites, páginas e Blogs.

Ou seja, o objetivo principal é posicionar o conteúdo de forma orgânica e no topo das páginas de busca, para aumentar o tráfego do site.

Se o foco da empresa é ganhar visibilidade no Ecommerce e conquistar mais leads para vender, o SEO é o principal aliado. 

Leia também: Técnicas de SEO: como chegar ao topo do Google

12- AIDA

 Atenção, Interesse, Desejo e Ação são os termos escondidos por trás dessa sigla. Mas o que ela significa exatamente? O AIDA é um modelo de comportamento humano. 

Para convencer uma pessoa a comprar algo da sua marca, você precisa conhecer ela muito bem para conseguir engajar e aumentar a conversão da empresa.

E, por meio da análise de comportamento humano, você é capaz de tornar essa pessoa em cliente de forma mais assertiva. 

13-CPM  

Essa sigla representa o formato de pagamento utilizado para pagar os anúncios patrocinados… 

É outra forma diferente do CPC, mas que também é muito utilizada pelo profissional de Ecommerce. 

O CPM vai trabalhar com o pagamento a cada exibição do anúncio, como é Custo Por Mil, significa que quando o anúncio for exibido 1000 vezes, o anunciante realiza o pagamento.

14- KPI

São os indicadores Chave de desempenho usados justamente para mensurar o desempenho de um estratégia aplicada na empresa. 

Só que diferente das outras, essa é uma métrica bem mais detalhada, que antecipa possíveis problemas e até ajuda a encontrar oportunidades na área de Marketing. 

Essa é uma forma de você se precaver e já planejar algo para saber exatamente o que fazer, caso ocorra um imprevisto ou algo do tipo. 

15- Funil de vendas

O Funil de Vendas representa toda a jornada de compra do cliente e todas as etapas pelas quais ele deverá passar até comprar o produto. 

Então, o que é necessário ser feito fica mais claro para levar a sua audiência que está no topo até o fundo do funil, convertendo as pessoas em verdadeiros clientes. 

Isso ajuda muito aquelas pessoas que pensam apenas em vender e esquecem que de preparar a audiência para ação de compra… 

Cada etapa é referente a uma fase em que você precisa trabalhar individualmente para atingir as pessoas certas. 

Leia também: Funil de Vendas: Tudo o que você Precisa Saber [e mais]

16- API

A  “Interface de Programação de Aplicativos” nada mais é do que os códigos que liberam as funções de outro software para o uso do aplicativo. 

Para você entender melhor, vamos usar o Facebook como exemplo. Essa rede social permite que você crie anúncios por meio da integração de dados justamente por ter um API. 

17- NPS

Outra métrica na lista, o NPS é uma métrica desenvolvida para medir os níveis de LEALDADE do cliente.

Isso serve para otimizar os produtos de acordo com os feedbacks e satisfação do cliente… Mas, para conseguir esse dado, você deve fazer apenas uma pergunta para o cliente:

Quanto, em uma escala de 0 a 10, ele recomendaria a sua empresa de uma forma geral (produto, atendimento, entrega) para os amigos, familiares e colegas mais próximos?

Com isso, você vai definir uma pontuação, de acordo com a visão do cliente. Para saber mais sobre essa métrica, nós temos um artigo completo (Clique aqui para ler).

18-  Branding

O Branding, de forma resumida, é tudo que está relacionado à construção de uma marca. 

Esses são alguns elementos que compõem o Branding:

  • Identidade visual;
  • Logotipo;
  • Canais de comunicação;
  • Cores;
  • Design;
  • Layout do site;
  • Valores da empresa;
  • Posicionamento. 

19- Rebranding

Enquanto no Branding houve toda a construção de marca literalmente do zero, no Rebranding você vai repaginar a marca, trazendo uma nova identidade. 

É pegar aquilo que já existe e melhorar ou até mudar totalmente para recomeçar ou lançar uma nova fase da marca. 

20- Remarketing

O Remarketing são as estratégias de Marketing direcionadas para aquela pessoa que já está envolvida com a sua marca, é engajada, está no fundo do funil, mas ainda não comprou o  produto. 

É aquele empurrãozinho final para convencer de vez essa pessoa a comprar e se tornar um cliente fiel. 

Também é ótimo na estratégia também é ótima na recuperação de carrinho abandonado, utilizando o e-mail para enviar mensagens como “olha só o que você esqueceu aqui” ou até mesmo oferecer um desconto exclusivo, dependendo da estratégia da empresa. 

21- Copywriting

Aos amantes da escrita persuasiva, o termo Copywriting tem esse objetivo: gerar uma ação por meio da escrita.

Ou seja, é escrever uma chamada para ação IRRESISTÍVEL que faz a sua persona comprar sem pensar duas vezes. 

Se você fizer uma Copy muito bem feita, é certo que a audiência vai sair do topo ou meio de funil direto para a ação de compra. 

22- Newsletter

Podemos chamar também de Boletim informativo que empresas usam para enviar conteúdos exclusivos para fidelizar clientes. 

Inclusive, esse é um modelo de comunicação muito efetivo, além de ter um custo bem baixo, o que gera ótimos resultados. 

23- Lifetime Value

Também conhecida como LVT, essa é uma métrica utilizada para estimar quanto será o lucro líquido da “vida” do cliente na empresa…  

Em outras palavras, com o LVT você consegue calcular quanto um cliente vai gastar com a  marca se continuar comprando da empresa sempre.

24- CTR

Traduzindo para o português, a Taxa de Cliques é uma métrica utilizada para saber quantas visualizações de um anúncio são necessárias para que o usuário clique.

É uma ótima forma de saber se os recursos que você usou no anúncio realmente atraíram novos clientes para a loja. 

Isso ajuda até mesmo na criação de novos anúncios mais potentes, uma vez que você sabe o que realmente encanta os olhos da sua persona, fazendo com que ela clique no anúncio. 

25- Persona 

Esse é um termo bem popular, mas vale ressaltar aqui, por fazer parte do Ecommerce, e ser muito importante para uma empresa…

A persona é uma representação fictícia do seu público, um personagem criado para simbolizar o cliente ideal da sua empresa. 

Para criar uma persona, é necessário captar informações da sua audiência, como:  

  • Personalidade; 
  • Gostos;
  • Problemas;
  • Hobbies;
  • Gênero;
  • Idade.

Entre outras informações que servirem para entender quem é o seu cliente ideal. 

Leia também: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

[AULA GRATUITA] Aprenda sobre Marketing de Conteúdo com o Ecommerce na Prática

O Marketing de Conteúdo ainda é um dos pilares mais importantes da estratégia de diversas empresas que vendem muito na internet.

Por isso, dominar seus conceitos é essencial. Foi para te ajudar nessa missão que criamos a aula exclusiva de Marketing de Conteúdo.

Nessa aula você você vai aprender como:

  • Produzir conteúdo de valor para o seu negócio;
  • Gerar tráfego qualificado (clientes com alto potencial de compra);
  • Aumentar a Relevância da Sua Marca;
  • Atrair, Engajar e Vender para Milhares de Clientes nas Redes Sociais;
  • Usar o poder do Instagram e do Facebook para potencializar seus resultados;
  • Terceirizar a produção de conteúdo do seu negócio (se quiser);
  • Usar ferramentas simples e gratuitas para criar conteúdo de alto alcance;
  • Potencializar o Alcance do seu negócio.

Assista gratuitamente aqui: