Com um contexto cada vez mais globalizado, saber como exportar produtos se tornou muito útil para empreendedores brasileiros. Essa é, afinal, uma forma de tornar a sua empresa mais lucrativa e competitiva diante dos concorrentes no mercado. Nesse artigo, vamos te ensinar exatamente como fazer isso… 

Quando ouvimos falar em exportação, pensamos logo em grandes empresas que atuam dentro de nichos de mercado bem específicos. Mas a verdade é que há tempos essa deixou de ser uma atividade restrita às grandes companhias. 

Hoje, qualquer empresa pode exportar produtos com segurança e lucratividade. E neste artigo, nosso objetivo é te ensinar como fazer isso. 

Nos próximos tópicos falaremos sobre o que é a exportação, quais os tipos que existem e quais os cuidados que a sua empresa deve ter na hora de vender produtos para fora do Brasil. 

Pronto para quebrar as barreiras geográficas e expandir o seu negócio? 

Então vamos começar… 

O que é exportação de produtos? 

A exportação de produtos é a atividade de envio e venda de itens – que podem ser produtos, bens ou serviços – de um país para o outro. No nosso caso, para exportar um produto, ele precisa sair do Brasil e ser despachado para qualquer outro país. 

Por muito tempo essa era uma atividade ligada a grandes empresas, sobretudo do ramo industrial. Mas isso mudou e essa democratização pode ser vista em números… 

Em 2021, as exportações brasileiras cresceram 36% durante o primeiro trimestre. Foi nessa época que o setor também bateu o faturamento de US$ 136,42 bilhões.

Alguns dos maiores parceiros comerciais do Brasil nas exportações são a China, a União Europeia, os Estados Unidos, os países do Mercosul e o Japão. 

Quem pode exportar produtos? 

Apenas empresas legalizadas podem fazer a exportação profissional de produtos. Ou seja, para transformar a sua empresa em uma exportadora, você precisa garantir que ela esteja dentro da legalidade, sem pendências fiscais ou tributárias

Além disso, ela também precisa ter um registro no RADAR da Receita Federal (Registro de Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).

Caso essas condições sejam cumpridas, qualquer empresa, independentemente do tamanho e do setor, pode fazer exportação de acordo com a lei.

Vale dizer que pessoas físicas também podem fazer exportações, desde que usem o seu próprio nome. E, para isso, elas nem precisam de uma habilitação no sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

A exceção é para produtores rurais que têm inscrição no CNPJ

Quais os tipos de exportação que existem? 

Existem, hoje, duas principais formas de se exportar produtos: a exportação direta e a indireta

Na exportação direta a empresa dispensa o uso de intermediários. Ou seja, ela fica responsável por providenciar todos os documentos necessários – falaremos deles ainda neste artigo – e por receber o pagamento do importador.

Já no modelo indireto, a empresa faz a exportação por meio de um intermediário, ou seja, uma outra empresa. Nesse caso, a companhia responsável pela exportação também providencia todos os documentos e age como um intermediador no pagamento. 

Neste último caso, a empresa responsável pela exportação vai estar comprando o produto da brasileira e, depois, vendendo-o no mercado internacional. 

Algumas das opções para exportação indireta são: 

  • Trading companies;
  • Empresas comerciais exclusivamente exportadoras;
  • Consórcios de exportadores;
  • Empresas que atuam tanto no mercado interno quanto no externo.

A exportação indireta tem uma tributação variável, que vai depender do modelo escolhido. Vale lembrar que ambas as maneiras são válidas e podem ser muito lucrativas. Cabe ao empreendedor entender qual a melhor opção para exportar produtos de acordo com o estágio do seu negócio e o seu planejamento para o futuro. 

Como saber se meu produto é exportável?

Um dos principais desafios para empreendedores é entender se o seu negócio tem, de fato, produtos que fariam sucesso em mercados internacionais. Como você já deve estar imaginando, não existe uma única resposta para essa pergunta… 

O primeiro passo a ser tomado é identificar um mercado consumidor, ou melhor, um nicho de mercado no qual o seu produto se encaixa. Uma das maneiras de fazer isso é por meio da pesquisa e da participação de eventos do seu setor. 

Então, é importante que você realize uma análise da concorrência. O intuito dessa análise é entender qual a faixa de preço que os produtos são comercializados e se a sua exportação é financeiramente viável. 

Uma boa alternativa é visitar o Comex Stat – site do governo brasileiro que dá acesso gratuito a estatísticas do Comércio Exterior – e entender quais os países que mais têm demanda para o seu tipo de produto. 

Como exportar produtos [passo a passo] 

Agora que você conhece um pouco mais sobre os requisitos para ser uma empresa exportadora, que tal falarmos sobre como exportar produtos na prática? A seguir, vamos mostrar o passo a passo. 

Veja só: 

1. Tenha em mãos a documentação necessária 

Obter a documentação é, sem dúvidas, um passo essencial no processo de como exportar produtos. Não à toa, colocamos essa como a primeira etapa. 

Já adiantamos que a lista de documentos necessários para exportação é extensa, mas se o seu negócio estiver devidamente regularizado, você não terá problemas para juntar todos esses registros. 

Os documentos necessários dizem respeito à própria empresa e às mercadorias que estão sendo comercializadas. Podemos dividi-los em duas categorias: 

1.1 Documentos pré-embarque

  • Fatura proforma: orçamento enviado ao importador. É necessário para a formalização do negócio; 
  • Nota Fiscal e certificados adicionais, caso estes sejam exigidos;
  • Romaneio de embarque: emitido pelo exportador detalhando as mercadorias que estão sendo enviadas ao exterior;
  • Registro de exportação;
  • Carta de crédito: nesse documento constam as condições negociadas entre as partes; 
  • Contrato de câmbio: deve ser feito com uma instituição financeira para converter o pagamento feito pelo importador para a moeda nacional.

1.2 Documentos pós-embarque

  • Comprovante de exportação: emitido pela Receita Federal, atestando que a mercadoria foi embarcada;
  • Conhecimento de transporte: depende da modalidade de transporte escolhida e significa que a mercadoria foi entregue para transporte pelo exportador.

2. Faça o cadastro no RADAR/Siscomex 

Assim que a sua empresa esteja regularizada perante o fisco, a Sefaz e a Junta Comercial, é importante que você faça o cadastro do negócio como um exportador no  Registro de Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR).

Também pode ser necessário que você faça o cadastro em algum sistema específico do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), dependendo do produto que a sua empresa escolheu para exportar. 

3. Crie uma estratégia para exportar 

Nesse sentido, é importante que você entenda sobre a  cultura de importação do país de destino da carga, além da legislação aduaneira vigente no local. Assim que as formalidades estiverem concluídas, é hora de elaborar uma estratégia para exportar seus produtos.

Esse é um passo importante para garantir que a sua margem de lucro se mantenha favorável, afinal, é nessa etapa que você vai entender quais os custos envolvidos no processo de exportação e quais rotas podem ser tomadas, além de fazer um planejamento financeiro detalhado. 

Algumas empresas optam por contar com o auxílio de um agente de carga, já que a estará lidando com uma cultura diferente, além de leis e regulamentações totalmente distintas. 

Também é nessa fase que você deve aprender como diferenciar o seu produto, garantindo que ele não será visto como “mais do mesmo” no país de destino. 

Uma boa forma de fazer isso é visitando o site da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex), na seção de estudos de mercado, e entendendo quais as tendências que se mostram como as mais lucrativas. 

Não existe uma regra, é claro, para fazer essa escolha. Observe os dados com cautela e faça decisões baseadas em dados claros. 

4. Obtenha as certificações para exportar mercadorias 

No Brasil existem diversos órgãos reguladores. O seu papel é determinar se os produtos comercializados são seguros para uso e consumo – sobretudo quando falamos de itens alimentícios.

E, assim como no nosso país, todas as outras nações também têm órgãos reguladores parecidos. Para comercializar esses itens, portanto, você precisa dessas certificações. 

Ter esse cuidado vai evitar que os seus produtos fiquem retidos no porto e tenham que voltar ao Brasil sem gerar nenhum lucro. 

5. Realize o acompanhamento do produto após o embarque

É extremamente importante que você siga acompanhando a carga mesmo depois que recebeu a confirmação de embarque. 

Ao acompanhar a carga, você pode notar quaisquer atrasos e tomar providências para corrigir o curso da encomenda antes que a situação se torne um problema. Esse é um cuidado que permite um maior controle sobre onde estão os seus produtos, garantindo que eles chegarão ao local de destino dentro do prazo. 

Durante o acompanhamento você pode, por exemplo, acionar o seguro das mercadorias ou até mesmo entrar em contato com o cliente final para comunicar atrasos e combinar uma nova data de entrega. Acredite: a experiência do cliente também é importante durante a exportação. 

Devo fazer uma política de pós-venda para os meus produtos exportados?

Com certeza! O pós-venda é um dos processos mais importantes para empresas do varejo. É ele que garante a satisfação do cliente e estabelece a seriedade e confiabilidade de um negócio. 

Ainda assim, quando falamos de produtos exportados, temos um fator que precisa ser considerado: a logística.

Se você usou uma empresa intermediadora para exportar, ela pode te auxiliar nos processos de pós-venda. Mas se a sua companhia lidou com os processos por conta própria, é importante criar mecanismos para garantir a satisfação do cliente. 

Estratégias de pós-venda têm como objetivo criar uma relação de confiança com o cliente, fidelizando-o e preparando o terreno para futuras negociações. Sendo assim, essa é uma etapa que precisa ser olhada com muito cuidado. 

Por que é importante saber como exportar produtos? 

Ao contrário do que acontece no mercado nacional, quando uma empresa exporta, ela tem menos controle sobre os processos de venda do seu produto. Por isso, informar-se bem sobre os termos de exportação é essencial para evitar surpresas desagradáveis. 

Outro ponto importante é o seguinte: você vai estar lidando com uma outra cultura, com impostos, leis e costumes diferentes dos que temos no Brasil. 

Nesse caso, todo conhecimento é válido para garantir uma boa experiência de exportação tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes. 

Não é à toa que muitas empresas buscam ajuda de terceiros quando querem saber como exportar produtos. E isso vale também para outras áreas do negócio…

Foi por isso que criamos a Consultoria Ecommerce na Prática, um serviço de orientação personalizado para as necessidades da sua empresa – não importa o seu momento de mercado. 

Com ela, a sua companhia passa a contar com o apoio de especialistas em Ecommerce que vão te ajudar a entender quais os melhores caminhos para o negócio com base em dados e expertise. 

Alavanque a sua empresa de uma vez por todas, com a nossa ajuda! 

Para se inscrever na Consultoria Ecommerce na Prática, clique aqui

Perguntas Frequentes

Quanto custa para exportar um produto?

O custo para enviar produtos para fora do Brasil vai depender de diversos fatores, como o tipo de produto, o país de destino e se foram usados intermediários ou não. O ideal é que você faça uma boa pesquisa antes de decidir exportar um produto.

Quem pode exportar?

Apenas empresas legalizadas podem fazer a exportação profissional de produtos. Ou seja, para transformar a sua empresa em uma exportadora, você precisa garantir que ela esteja dentro da legalidade, sem pendências fiscais ou tributárias.

O que posso exportar do Brasil?

Qualquer produto legalizado no Brasil pode ser exportado, desde que cumpra também as legislações do país de destino.