A inauguração de loja é um dos eventos mais empolgantes e aguardados pelos empreendedores, não é verdade? E isso não é à toa… Afinal, este é o momento em que o seu negócio estará disponível para todos os clientes conhecerem e comprarem os seus produtos. Se você quer saber como fazer uma inauguração de loja impecável, este artigo vai te ajudar!

Não dá para negar que o mercado de Ecommerce tem crescido de forma exponencial ao longo dos últimos anos... 

Para você ter uma ideia, só em 2021, o setor registrou um faturamento de R$182,7 bilhões, alcançando uma alta de 27% em relação a 2020, segundo o relatório Webshoppers 45. Ao todo, foram 87,7 milhões de consumidores comprando online ao longo do período. Números bem expressivos, concorda?

Nesse contexto, muitas lojas são abertas todos os dias em busca da oportunidade perfeita para aproveitar esse cenário positivo. A questão é que muitas delas não vão para frente justamente por não contarem com as estratégias certas em momentos cruciais, como a inauguração de loja, por exemplo. 

Ao longo deste artigo, vamos mostrar pontos cruciais do processo de abertura e mais algumas ideias para inauguração de loja que vão fazer a diferença quando você for abrir a sua. Acompanhe!

O que é uma inauguração de loja?

A inauguração de uma loja nada mais é do que a abertura de um negócio com foco em vendas. Neste caso, vendas online.  

Quem trabalha com a comercialização de produtos ou serviços sabe o quanto as pessoas amam uma novidade. Muitas delas passam horas navegando na internet em busca de novos produtos e serviços…

Não é à toa que os lojistas aproveitam a inauguração para começar o negócio com o pé direito, ou seja, vendendo bastante em um único evento. 

Por isso, caso você ainda esteja na dúvida se deve ou não promover a inauguração da sua loja, saiba fazer isso com as estratégias certas pode te fazer atingir uma boa taxa de conversão logo no primeiro dia.

Algo bem positivo para se alcançar logo no início dos negócios, não é verdade?

Por que a inauguração de uma loja é tão importante?

A inauguração de loja é o evento que vai fazer com que diversos consumidores saibam que a sua empresa é nova no mercado de Ecommerce

Contudo, quando falamos do ambiente online, iniciativas como esta e tantas outras podem acontecer de forma um pouco diferente do varejo físico. 

No digital, não basta só abrir as portas  que os clientes passarão todos os dias na frente da sua loja – como tende a acontecer com uma loja física. No Ecommerce, é preciso desenvolver uma série de estratégias focadas em marketing digital para atrair as pessoas para a sua loja virtual. Caso contrário, ela será só mais um site aberto sem o devido tráfego

Isso significa que estratégias do marketing tradicional não podem ser utilizadas? Não, pelo contrário… As ações podem ser mescladas, mas focadas para a expansão no online, espaço em que o negócio está sendo aberto. 

Tendo isso em mente, anote bem: a inauguração de uma loja virtual é um evento importante, que marca o início de um negócio e que requer bastante planejamento por parte do lojista

Mas fique tranquilo pois vamos falar mais sobre algumas estratégias que vão te ajudar nessa tarefa um pouco mais adiante neste artigo. Continue a leitura…

Como fazer o planejamento da inauguração de loja?

O planejamento é o seu maior aliado na hora pensar na inauguração de uma loja. Por isso, comece-o com antecedência, definindo todos os pontos essenciais para que o seu site de vendas esteja no ar no dia certo. 

Algumas das perguntas que você deve levar em consideração para o planejamento da inauguração de loja são as seguintes:

  • Qual será a data da inauguração?;
  • Quais materiais gráficos serão necessários (para banners, posts nas redes sociais, e-mail marketing, etc)?;
  • Há orçamento disponível?;
  • Qual a quantidade certa de produtos que devo ter no estoque?;
  • Haverá descontos e promoções exclusivas?

Assim, ao responder estas e outras perguntas importantes, você terá uma boa base para criar o planejamento da inauguração de loja que você tanto deseja! 

14 dicas de marketing para inauguração de loja

Agora que você já sabe o que é e como planejar a inauguração de loja no ambiente digital, chegou o momento de conhecer algumas dicas valiosas de marketing para te ajudar nisso. 

Como dito anteriormente, o marketing digital é crucial para o sucesso de um empreendimento no comércio eletrônico. Então, dê toda atenção aos tópicos seguintes, combinado? 

Vamos lá:

1- Conheça profundamente a persona do seu negócio

É praticamente inviável pensar na inauguração de loja sem saber quem é o público que irá visitá-la para comprar os produtos. Aliás, isso vale não só para a abertura, mas também para todo o tempo de funcionamento do empreendimento. 

Caso você não saiba, a persona é representação fictícia do seu consumidor ideal. Isto é, quem é o seu cliente, como ele pensa, como se comporta, o que busca em termos de produtos e serviços, etc. 

Saber isso é essencial para que todos os conteúdos da campanha sejam criados com o foco nas pessoas certas. Afinal de contas, do que adianta usar uma linguagem ou utilizar canais que não vão atingir as pessoas que você deseja? 

2- Elabore uma campanha de marketing completa

Uma vez entendido o perfil dos seus clientes, o próximo passo é elaborar uma campanha de marketing detalhada, com todas as informações necessárias para atrair os consumidores

É neste processo que você vai definir quais estratégias de marketing serão utilizadas. Faz sentido apostar no marketing direto? Quais redes sociais devo dar mais atenção? E por aí vai…

Depois, verifique se há a disponibilidade de um orçamento que cubra todas as ações que você deseja implementar. E entenda quais canais deverão ser utilizados ao longo da sua campanha para a inauguração de loja e propaganda de produtos

Para dar uma ajudinha extra nesse processo, criamos um artigo super completo sobre o assunto: Campanha de Marketing: o que é e como criar uma para o seu negócio. Vale a pena a leitura!

3- Utilize fortemente as redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais já deixaram de ser canais voltados apenas para o compartilhamento de imagens e vídeos para familiares e amigos. Elas estão entre os principais canais de venda digitais e não podem ficar de fora quando o assunto é inauguração de loja

De acordo com o relatório Social Commerce, criado pela All in, as redes sociais já fazem parte da rotina de compra de 74% dos consumidores brasileiros, seja para entender qual a opinião de outros clientes sobre o produto, ou para comparar preços. 

Sendo assim, pense não só no post de inauguração de loja, mas em todos os conteúdos que possam ser explorados dias ou até mesmo semanas antes. Além disso, faça um planejamento estratégico para as redes sociais do seu negócio…

No caso do Instagram, por exemplo, considere utilizar posts no feed, stories, reels e até mesmo lives. E, tão importante quanto isso, faça anúncios pagos no Instagram por meio do Gerenciador de Anúncios (Facebook Ads). A plataforma disponibiliza este recursos para que os lojistas consigam alcançar ainda mais pessoas por lá. 

Lembre-se que a escolha das redes sociais está diretamente ligada à persona da sua empresa. Instagram, Facebook, Youtube, Tik Tok, Twitter… Analise quais delas fazem mais sentido para o seu negócio e tire proveito de todo potencial que elas têm!  

4- Anuncie com o Google Ads

O Google Ads, como o próprio nome já indica, é uma ferramenta do Google para a criação, implementação e acompanhamento de anúncios. Ele é mais focado nas interações da própria loja virtual – diferente do Facebook Ads, que é voltado para as redes sociais, por exemplo. 

Além disso, os anúncios criados pelos Google Ads podem ser veiculados na Rede de Pesquisa, na Rede de Display, em Campanhas Locais, Youtube e Google Shopping

Com os anúncios no Google Ads, você consegue criar campanhas em todos os estágios do funil de vendas. Isso é algo positivo, pois você inicialmente precisa atingir pessoas que ainda não conhecem o seu negócio, isto é, que estão no topo do funil. 

Se você quiser entender um pouco mais sobre o assunto, sugerimos a leitura de dois artigos: Funil de Marketing: o que é e quais são as etapas? e Google Ads: 4 Pilares para Aumentar a Performance dos Anúncios. Certamente eles vão te ajudar!

5- Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing mais tradicionais, mas que, mesmo com o passar do tempo, não perdeu a sua relevância para as empresas e os consumidores.

Prova disso é que, segundo pesquisa da MarketingSherpa, 72% dos consumidores escolhem o email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. Bem interessante, não é mesmo?

Sendo assim, crie um e-mail profissional para o seu negócio e, em seguida, contrate uma boa ferramenta para envio de e-mail marketing. No artigo “5 Ferramentas de E-mail Marketing Gratuitas” nós aprofundamos mais o assunto e mostramos algumas opções de empresas que prestam o serviço. Leia quando puder!

6- Otimize sua página para SEO

Imagine o cliente pesquisar no Google pelo tipo de produto que você vende e, logo de cara, visualizar o site da sua empresa no topo dos resultados. Seria incrível, não é mesmo?

Isso é totalmente possível, basta você otimizar a sua loja virtual com boas práticas de SEO. Um ponto de atenção aqui é que essa iniciativa requer um trabalho bem direcionado e constante, sendo que os resultados não aparecem da noite para o dia

O melhor caminho para você fazer isso é criando um blog com conteúdo relevante e caprichando nas descrições de produto. E, claro, não se pode esquecer de estudar sobre marketing de conteúdo! Falamos mais sobre isso no artigo: O que é Marketing de Conteúdo? O Guia Completo

7- Aplique o marketing sensorial

Ao inaugurar uma loja virtual, é importante utilizar estratégias de marketing sensorial para criar uma experiência única e envolvente para os seus clientes. 

O marketing sensorial envolve o uso dos cinco sentidos - visão, audição, olfato, paladar e tato - para despertar emoções e criar uma conexão mais profunda com a marca.

A utilização da realidade aumentada, por exemplo, é uma excelente forma de proporcionar uma experiência imersiva ao cliente. Permitir que o consumidor visualize o produto em sua própria realidade, por meio de dispositivos como smartphones ou tablets, é uma maneira inovadora de demonstrar o uso e as características do produto de forma interativa.

8. Faça parcerias com influenciadores digitais

Outra iniciativa que pode ser muito significativa quando o assunto é inauguração de loja é contar com influenciadores digitais. 

De acordo com a pesquisa feita pelo Influency.me, 40,4% das grandes empresas têm investido em marketing de influência. Além disso, também apostam no trabalho dos influenciadores: 26% das microempresas, 8,3% das médias e 15,4% das pequenas empresas

Ou seja, engana-se quem pensa que o trabalho com influenciadores digitais podem ser feitos apenas por grandes companhias. Pelo contrário, cada nicho de mercado possui influenciadores com abrangências diferentes e que podem atingir o público que você precisa.

Dessa forma, é necessário que você conheça os trabalhos dessas figuras, entenda se eles “conversam” com o seu público e, se claro, desenvolva uma boa parceria com eles. 

9- Ofereça descontos e promoções exclusivas

Todo consumidor gosta de um bom desconto, não é verdade? As promoções exclusivas também têm grande importância para eles… Diante disso, não perca tempo e ofereça essas iniciativas na sua inauguração de loja. 

Um ponto de atenção nesse sentido é não disponibilizar descontos de qualquer maneira, sem observar a saúde financeira da empresa. Faça isso sem prejudicar o seu fluxo de caixa, combinado?

Além disso, ofereça descontos e promoções com um prazo determinado para acabar. Gerar a sensação de urgência no consumidor é uma forma de ele fazer a compra sem pensar duas vezes. Inclusive, os gatilhos mentais são poderosas ferramentas para isso.

Caso você queira aprofundar o assunto, vale a pena também ler o artigo: Como dar Descontos da Forma Correta no Ecommerce?

10- Aposte no remarketing

O remarketing nada mais é do que uma estratégia para impactar novamente consumidores que já engajaram com seus produtos ou conteúdos, mas que, por algum motivo, não efetuaram a compra

O ato de adicionar itens ao carrinho e não concluir a transação é muito comum no Ecommerce. Isso pode acontecer por diversos motivos, como insatisfação com o valor do frete, problema na página de checkout ou até mesmo por falta de tempo do consumidor para concluir a compra. 

O importante é você identificar o porquê, fazer os ajustes quando necessários e, claro, apostar em remarketing! Essa é uma forma segura e eficiente de aumentar o volume de vendas não só no momento de inauguração de loja, mas posteriormente também.

11- Mensure os resultados 

Todas as iniciativas implementadas em um Ecommerce precisam ser devidamente mensuradas. Hoje, há a forte necessidade de as empresas trabalharem de maneira orientada a dados e você não pode ignorar isso.

Os números obtidos a partir da realização das ações vão ajudar no entendimento do que está dando certo e o que precisa de ajustes para funcionar como o esperado. A ideia aqui é você conseguir extrair insights valiosos com os resultados…

Para isso, monitore os números de cada ação em tempo real, se for possível. Quanto mais rápido você encontrar pontos de melhoria, mais chances de aumentar o volume de vendas ao longo da inauguração de loja. 

12- Ofereça brindes

Oferecer brindes pode parecer uma estratégia ultrapassada, mas acredite… eles podem fazer uma grande diferença durante a inauguração de loja. 

Eles podem ativar o gatilho mental da reciprocidade, que acontece quando uma empresa estabelece uma relação de ganho mútuo com seu cliente. No fim das contas, isso melhora a percepção sobre o negócio e pode ajudar na retenção de clientes

A inauguração da sua loja é o momento de causar uma boa impressão e gerar sensações positivas em seus clientes!

Essa é a chave para que eles indiquem a sua loja para outras pessoas e voltem a comprar sempre que precisarem do seu produto. Nesse caso, os brindes podem ser tanto produtos relacionados com a compra quanto itens personalizados com a sua marca.  

No segundo caso, apenas lembre-se de seguir a identidade visual da sua marca, a fim de que ela fique gravada na mente do seu cliente.

13- Garanta um bom atendimento

Quando você faz uma inauguração de loja, todo – ou quase todo – público atraído vai estar entrando em contato com a sua empresa pela primeira vez. Por isso, é essencial garantir que o atendimento nessa ocasião seja exemplar. 

Uma boa primeira experiência vai sedimentar a confiança que os clientes têm na sua proposta e pode facilitar compras futuras.

Invista em canais de comunicação de fácil acesso, como o WhatsApp, o direct do Instagram ou e-mail. E isso vale tanto para o período de pré-venda quanto para o pós-venda. Mantenha o atendimento empático e direto ao ponto. Isso vai fazer toda a diferença para seu cliente!

14- Crie uma campanha social

Atualmente, cada vez mais consumidores se preocupam com o impacto social das marcas que consomem. Se esse posicionamento se alinha com a sua empresa, porque não criar uma campanha social durante a inauguração da loja? 

Você pode, por exemplo, destinar parte das vendas a uma ONG de sua preferência ou fazer doações para instituições que tenham alto impacto em sua região. Se esse é o seu intuito, você deve analisar o seu orçamento e entender o quanto dele pode ser destinado para essa iniciativa. Além de ajudar quem precisa, esse cuidado pode estabelecer a missão da sua empresa de forma mais sólida e atrair mais clientes engajados.

Frases de inauguração de loja

Boas frases de inauguração de lojas podem ser o diferencial para atrair mais clientes para este momento tão aguardado pelos empreendedores…

Como dito anteriormente, as redes sociais, o e-mail marketing e outros canais são indispensáveis para atrair clientes para conhecer e comprar os seus produtos.

Para isso, basta que você utilize uma mensagem de inauguração de loja convidativa e persuasiva!

Vamos conhecer algumas opções, então? Veja:

  • Venha comemorar com a gente a abertura da nossa loja!; 
  • Faltam x dias para a inauguração!;
  • Frete grátis para compras a partir de x reais na inauguração!;
  • Aproveite os descontos exclusivos de inauguração de nossa loja!;
  • Você é o nosso convidado para a inauguração da loja!;
  • Não fique de fora da grande inauguração da nossa loja!;
  • Na inauguração é você quem ganha: aproveite os descontos exclusivos!;
  • Aproveite nosso cupom de desconto especial de inauguração!;
  • Você não pode faltar na inauguração de nossa loja!
  • Preparado para a inauguração de loja mais aguardada do ano? Não perca!

Alguma mensagem de inauguração de loja acima fez sentido para você? Esperamos que sim! Saber como cativar a atenção dos seus clientes é um dos pontos cruciais para fazer a sua inauguração de loja ser incrível.

Entretanto, neste ponto do artigo, queremos te dar uma dica extra no que diz respeito não só a ter uma abertura de loja incrível, mas a como ter um negócio de sucesso no Ecommerce…

Crie o seu negócio do zero AGORA!

Fazer inauguração de loja é uma tarefa um tanto trabalhosa, mas que vale muito a pena. É a maneira de contar aos consumidores que você tem o que eles precisam na sua nova loja!

Contudo, para criar um negócio do zero, existem diversas etapas que antecedem até mesmo a própria inauguração de loja… Na verdade, existem fatores que precisam ser observados e desenvolvidos por você antes, durante e depois da abertura do seu negócio.

E o mais importante de tudo: você precisa criar o seu negócio da melhor maneira possível, isto é, com um método 100% validado! 

A boa notícia nesse sentido é que nós podemos te ajudar nisso… Quer saber como?

Com o treinamento Ecommerce do Zero, disponível na assinatura Ecommerce na Prática!

Nele, você vai aprender o passo a passo para tirar sua loja virtual do papel e lucrar muito todos os dias…

Preparado para aprender como criar e desenvolver um negócio do zero com alguns dos maiores especialistas do mercado? 

Para assistir às aulas, assine clicando aqui:

Perguntas Frequentes

O que é uma inauguração de loja?

A inauguração de uma loja nada mais é do que a abertura de um negócio com foco em vendas. Mas para isso acontecer, é preciso que o seu negócio esteja preparado.

Como fazer o planejamento da inauguração de loja?

O planejamento é o seu maior aliado na hora pensar na inauguração de uma loja. Por isso, comece-o com antecedência, definindo todos os pontos essenciais para que o seu site de vendas esteja no ar no dia certo.

10 dicas de marketing para inauguração de loja

1- Conheça profundamente a persona do seu negócio; 2- Elabore uma campanha de marketing completa; 3- Utilize fortemente as redes sociais; 4- Anuncie com o Google Ads; 5- Utilize o e-mail marketing; 6- Otimize sua página para SEO; 7- Faça parcerias com influenciadores digitais; 8- Ofereça descontos e promoções exclusivas; 9- Aposte no remarketing; 10- Mensure os resultados.