Você sabe o que é mix de marketing e como esse conceito impacta o seu negócio? Se o seu objetivo é fazer a sua empresa crescer, é hora de aprender sobre o assunto. Neste artigo vamos te mostrar como aplicar os 4 Ps na sua estratégia. Leia agora! 

Os 4 Ps do marketing se referem a um modelo para aprimorar os componentes do seu mix de marketing, que nada mais é que a maneira pela qual você leva um novo produto ou serviço ao mercado

O mix de marketing e os 4Ps de marketing são termos usados normalmente ​​como sinônimos um do outro. Mas, na verdade, eles não são necessariamente a mesma coisa.

Isso porque o mix de marketing é um termo geral, usado para descrever os diferentes tipos de escolhas que as organizações precisam fazer durante o processo de lançamento de produto ou serviço. Enquanto isso, os 4Ps são uma forma de definir o mix de marketing.

Neste artigo vamos falar sobre o que é mix de marketing, por que ele é importante, como você pode usá-lo e mais!

O que é mix de marketing? 

O mix de marketing – também conhecido como composto de marketing – é um conjunto de 4 elementos que representam as principais atividades de venda de uma empresa. Esse conceito é usado para com o objetivo de influenciar o público a consumir um produto de uma determinada marca

A origem do conceito é da década de 1960 e surgiu a partir da definição dos 4Ps do marketing – os quatro pilares que iriam desenvolver a técnica: produto, preço, promoção e praça.

Desde então, delimitar esses 4 fatores se tornou o primeiro passo para divulgar um novo produto ou serviço e gerar desejo de compra no público. 

Vale lembrar que, ainda que essas variáveis pareçam independentes umas das outras, elas não são. É preciso pensar nelas como um coletivo, a fim de que a melhor estratégia de divulgação seja definida.

Para que serve o mix de marketing? 

O mix de marketing serve para guiar as estratégias de divulgação e fortalecer a comunicação da empresa com o seu público.

Mas, como isso acontece na prática? 

Primeiramente, o mix de marketing torna mais fácil comunicar o posicionamento da marca. Esse é um fator essencial, principalmente quando falamos sobre branding. Uma marca que sabe bem quem é e tem as suas visões bem definidas passa mais credibilidade para o público. 

O mix de marketing também serve para integrar toda a empresa dentro de uma mesma estratégia. Lançar um novo produto ou serviço não é fácil. Isso requer que todos os times da empresa trabalhem em prol de um objetivo comum… e uma forma de fazer isso é delimitando os 4 Ps. 

Uma decisão de compra raramente é tomada rapidamente. Isso quer dizer que o consumidor leva um tempo pesquisando até decidir pelo seu produto. Trabalhar os 4 Ps também coloca a marca mais próxima do consumidor ao longo do funil de vendas

Por último, mas não menos importante, todos esses fatores contribuem para que a sua empresa se diferencie da concorrência. Isso é essencial, já que nem sempre é possível competir com os concorrentes no quesito preço. Mostrar os outros diferenciais da sua marca, nesse caso, é decisivo para trazer mais clientes. 

Aqui vai, portanto, um resumo das principais funcionalidades do mix de marketing para empresas: 

  • Transmite o posicionamento da marca ao público;
  • Ajuda a integrar todos os setores da empresa em uma mesma estratégia;
  • Torna a empresa mais presente durante o processo de decisão de compra
  • Diferencia a sua companhia dos concorrentes. 

Qual a importância do mix de marketing? 

Neil Borden popularizou a ideia do mix de marketing – e os conceitos que mais tarde seriam conhecidos principalmente como os quatro Ps – na década de 1950. Borden era professor de publicidade na Universidade de Harvard. 

Seu artigo de 1964 intitulado "O conceito do mix de marketing" demonstrou as maneiras pelas quais as empresas podem usar táticas de publicidade para engajar seus consumidores. Décadas depois, os conceitos que Borden popularizou ainda estão sendo usados ​​pelas empresas para anunciar seus produtos e serviços.

Quando foram introduzidas pela primeira vez, as ideias de Borden foram muito influentes no mundo dos negócios e foram desenvolvidas e refinadas ao longo de vários anos por outros participantes importantes do setor. 

Na época em que o conceito foi criado pela primeira vez, o mix de marketing ajudou as empresas a considerar as barreiras físicas que impediam a adoção generalizada do produto. Hoje, a Internet tem ajudado as empresas a alcançar um maior nível de integração entre empresas e consumidores, e também a superar algumas dessas barreiras. 

Quais os 4 Ps do marketing? 

Os quatro Ps do marketing são os principais fatores envolvidos na comercialização de um bem ou serviço. Eles são o produto, preço, praça e promoção de um bem ou serviço. 

Muitas vezes referido como o mix de marketing , os 4 Ps são usados ​​pelas empresas para identificar alguns fatores-chave para seus negócios, incluindo o que os consumidores desejam deles.

Uma forma de pensar nisso é avaliar como seu produto ou serviço atende ou deixa de atender a essas necessidades, como seu produto ou serviço é percebido no mundo, como eles se posicionam frente aos seus concorrentes, e como eles interagem com seus clientes.

Vamos entender esses conceitos mais a fundo? 

Produto

O produto refere-se a um bem ou serviço que uma empresa oferece aos clientes. Idealmente, um produto deve atender a uma demanda existente do consumidor. Ou um produto pode ser tão atraente que os consumidores acreditam que precisam dele e isso cria uma nova demanda. 

Para entender se o produto está cumprindo seu papel dentro do mix de marketing, é preciso responder algumas questões: 

  • Quais são as características do produto?
  • Por que o cliente compra esse produto?
  • Como o consumidor usa o produto?
  • Quais são os benefícios gerados pelo produto?
  • Como o seu produto se diferencia do concorrente?

O tipo de produto também determina parcialmente quanto as empresas podem cobrar por ele, onde devem colocá-lo e como devem promovê-lo no mercado.

Muitos dos produtos de maior sucesso foram os primeiros em sua categoria. Por exemplo, a Apple foi a primeira a criar um smartphone com tela sensível ao toque que podia tocar música, navegar na Internet e fazer chamadas telefônicas. 

Além disso, para ter sucesso, os profissionais de marketing precisam entender o ciclo de vida de um produto, e você precisa ter um plano para lidar com os produtos em cada estágio de seu ciclo de vida.

O ciclo de vida de um produto

O ciclo de vida de um produto se divide em 4 principais fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio:

  • Introdução: a introdução de um produto marca os seus primeiros passos no mercado. É nessa etapa que são feitos planejamentos e ajustes na estratégia. Nessa fase, a recepção do público deve ser mapeada constantemente;
  • Crescimento: o crescimento é a fase em que o cliente reconhece o valor do seu produto. É nessa hora que estratégias de impulsionamento – como campanhas publicitárias e cupons de desconto – funcionam melhor; 
  • Maturidade: durante a estabilização de um produto ele experimenta o ápice de sua lucratividade. É aqui que muitas empresas têm a oportunidade de aumentar a sua margem de lucro;
  • Declínio: a grande maioria dos produtos vai passar por um período de declínio. Nesse momento, é importante rever as características do item e as necessidades do alvo. 

Leia também: Propaganda de produtos: 12 dicas para anunciar de forma criativa  

Preço 

Já o preço é o custo que os consumidores pagam por um produto. Os profissionais de marketing devem vincular o preço ao valor real e percebido do produto, mas também devem considerar os custos de fornecimento, descontos sazonais e preços dos concorrentes.

Esse elemento está vinculado a dois principais pilares: a viabilidade financeira da empresa e o poder aquisitivo do seu cliente. 

Nessa hora você precisa considerar os custos de produção do negócio, assim como os investimentos feitos em sua operação. Também é preciso levar em conta o lucro desejado. 

A precificação também passa pela concorrência. É preciso analisar o quanto outras empresas cobram por produtos semelhantes. Vale lembrar que, quanto mais específico for o seu produto, mais você deve tomar cuidado com a análise de nicho de mercado

Em alguns casos, os varejistas podem aumentar o preço para dar ao produto a aparência de um luxo. Alternativamente, eles podem baixar o preço para que mais consumidores possam experimentar o produto.

Também é importante determinar quando e se o desconto é apropriado. Às vezes, um desconto pode atrair mais clientes, mas também pode dar a impressão de que o produto é menos exclusivo ou menos luxuoso em comparação com o preço mais alto.

Dentro dessa variável do mix de marketing, também vale considerar que valor e preço são duas coisas diferentes. Enquanto o preço refere-se ao custo que o cliente paga pelo produto ou serviço, o seu valor é intangível e diz respeito à relevância do item aos olhos do cliente. 

Para definir um bom preço, leve em consideração os seguintes pontos: 

  • Meu preço é competitivo em relação à concorrência? 
  • Quais os diferenciais do meu produto ou serviço? 
  • Qual a percepção de valor do público sobre esse item? 
  • Aumentar o preço pode melhorar o posicionamento da minha marca? 
  • A demanda pelo produto é alta? 

Se você precisa de uma ajuda com o quesito preço de seu mix de marketing, saiba que o Ecommerce na Prática criou uma planilha automatizada para te ajudar com isso. Faça o download gratuito de nossa planilha de precificação aqui. 

Praça

Quando uma empresa toma decisões sobre o local, ela está tentando determinar onde deve vender um produto e como entregá-lo ao mercado. Em outras palavras, a praça nada mais é do que o canal de vendas. 

O objetivo dos executivos de negócios é sempre colocar seus produtos na frente dos consumidores mais propensos a comprá-los.

Quando o conceito de mix de marketing foi criado, os canais de venda disponíveis eram bem mais limitados, concentrando-se apenas no varejo físico. Hoje, com a evolução do Ecommerce, os tipos de praça são muitos: marketplaces, lojas virtuais e redes sociais, com o Instagram Shopping, por exemplo.

Mas como saber quais desses canais é o mais adequado para a sua empresa – e o seu produto? 

Primeiramente, é importante entender quem é o seu cliente e quais os seus hábitos de compra. Só isso já vai te dar insights preciosos sobre as plataformas mais lucrativas dentro do seu nicho. 

Então, entenda os custos e investimentos envolvidos em cada canal disponível. Marketplaces podem diminuir o custo investido em anúncios, por exemplo, mas têm comissões sobre as vendas. 

Nós temos um artigo completo para te ajudar nessa escolha, leia quando puder: Canais de vendas digitais: conheça as melhores opções

Promoção

A promoção inclui publicidade, relações públicas e estratégia promocional. O objetivo de promover um produto é revelar aos consumidores por que eles precisam dele e por que devem pagar um determinado preço por ele.

Os profissionais de marketing tendem a unir os elementos de promoção e posicionamento para que possam alcançar seu público-alvo principal. Por exemplo, na era digital, os fatores "lugar" e "promoção" estão tanto online quanto offline. 

Especificamente, onde um produto aparece na página da web ou mídia social de uma empresa, bem como quais tipos de funções de pesquisa acionam anúncios direcionados e correspondentes para o produto.

Falando em promoções, temos um artigo com ideias incríveis de promoções para o seu negócio: Promoção de vendas: o que é, como fazer e exemplos

Como aplicar os 4 Ps em 5 passos  

Embora o marketing tenha mudado desde que os quatro Ps foram desenvolvidos, os elementos fundamentais da indústria não mudaram. Você pode aplicar os conceitos do mix de marketing para criar estratégias de marketing vencedoras que o ajudem a lançar e promover de forma lucrativa os produtos da sua empresa.

E é isso que vamos te mostrar como fazer agora… 

1. Defina a sua persona

Toda estratégia de venda começa com o cliente. Afinal, ele é o alvo de todas as suas definições de preço, promoção, praça e produto. Por isso, conhecê-lo bem é essencial. 

E você não deve fazer essa definição partindo de suposições apenas. É interessante que você invista em um estudo de persona e investigue os comportamentos por trás da compra. 

Uma persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Essa definição leva em conta elementos demográficos, geográficos e comportamentais. A persona te ajuda a entender as necessidades do mercado e como você pode vender mais ao suprir esses desejos. 

Leia mais sobre o assunto aqui: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2022]

2. Faça uma análise de concorrência 

Depois de definir a sua persona, é hora de olhar para o resto do mercado. O ideal é que você observe os seus concorrentes em potencial e analise a forma como conduzem seus negócios. 

É interessante entender como eles posicionam os seus produtos – em relação a preço e praça, principalmente – e como eles se relacionam com os seus clientes. Esse exercício pode revelar lacunas no mercado e mostrar caminhos que podem ser lucrativos para a sua empresa. 

3. Defina o posicionamento de mercado 

Depois de fazer essas análises, é hora de definir o posicionamento de mercado que a sua empresa vai adotar. A ideia é desenvolver uma oferta mais robusta, que tenha alinhamento com a visão do seu negócio. 

Existem algumas opções de posicionamento de mercado. Vamos conhecer algumas delas: 

  • Por atributo: quando o seu produto oferece uma funcionalidade pioneira; 
  • Por usuário: quando o serviço ou produto corresponde a um comportamento do cliente; 
  • Por benefício: quando o seu produto tem uma funcionalidade destacada; 
  • Por categoria: quando a sua marca já tem destaque no mercado; 
  • Por concorrente: quando a sua marca se destaca como uma concorrente de um líder de mercado; 
  • Por preço ou qualidade: quando o seu produto é o mais barato ou o melhor. 

4. Faça um plano de ação 

Nesse ponto, você já investiu tempo e dinheiro para planejar o seu mix de marketing. Mas ainda existem pontos a serem ajustados… 

O plano de ação do seu negócio vai delimitar metas a curto, médio e longo prazo, os responsáveis por cada demanda, quais as etapas para finalizar cada estratégia e os resultados esperados. 

O papel do plano de ação é dar mais controle do andamento das estratégias, dando mais visibilidade para os diferentes times. Isso torna mais fácil que o plano seja ajustado caso alguma das estratégias não esteja tendo os resultados esperados. 

5. Pense na experiência do cliente 

Em todas as etapas da aplicação do mix de marketing você precisa pensar na experiência do cliente, colocando o consumidor como protagonista. 

A verdade é que o caminho que leva uma pessoa até a compra não é uma linha reta. Existem muitos processos que vão desde a comparação de preços, até a verificação de valor do frete, análise da opinião de outros clientes e mais…

E ter o cuidado de oferecer uma experiência excelente em todos esses pontos é o que pode fazer a diferença na sua taxa de conversão. Isso envolve a precificação, o atendimento ao cliente, a escolha dos canais de venda e todos os outros pontos que mencionamos acima. 

Conhecendo as evoluções do mix de marketing 

Como você sabe, os 4 Ps do mix de marketing foram criados na década de 1960. É inevitável que, desde então, os conceitos tenham passado por atualizações e evoluções. 

Além disso, ao longo do tempo, também surgiram metodologias complementares. Nesse tópico, o nosso objetivo é falar sobre elas, começando pelas principais:  7 Ps do marketing, 8 Ps do marketing, 4 Cs do marketing e SAVE.

Leia agora! 

7 Ps do marketing

Os 7 Ps do marketing são um complemento aos 4 Ps que vimos neste artigo. Eles foram criados na década de 1980, com o intuito de traduzir as novas demandas do mercado. Por trás da sua criação estão os professores Mary J. Bitner e Bernard Booms.

Os 7 Ps são: 

  • Produto;
  • Preço;
  • Promoção;
  • Praça;
  • Pessoas ( ou seja, os colaboradores, consumidores e todas as pessoas envolvidas);
  • Processos;
  • Evidências físicas (do inglês Physical Evidence, que representa as sensações que a marca desperta no cliente).

8 Ps do marketing

Os 8 Ps do marketing também partem dos 4 Ps originais, adicionando mais 4 à mistura. Eles foram criados por Philip Kotler e Kevin Lane Keller. Os 8 Ps do marketing são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Promoção;
  • Praça;
  • Pessoas;
  • Processos;
  • Programas;
  • Performance.

4 Cs do marketing

Os 4 Cs do marketing são interessantes pois, ao contrário das metodologias que mencionamos até agora, ela parte do ponto de vista do consumidor. Eles foram criados na década de 1990, por Robert Lauterborn, Veja quais são os 4 Cs: 

  • Cliente;
  • Custo;
  • Comunicação;
  • Conveniência.

SAVE

Já o SAVE também tem importância porque aplica a lógica do mix de marketing às empresas B2B – ou seja, companhias que vendem para outras companhias. Os elementos do SAVE são os seguintes: 

  • Solução (equivalente ao produto);
  • Acesso (equivalente à praça);
  • Valor (equivalente ao preço);
  • Educação (equivalente à promoção de vendas).

3 exemplos de mix de marketing na prática

Agora que já conhecemos o que é mix de marketing, quais os passos para implementar essa estratégia e algumas das suas evoluções ao longo dos anos, nada mais justo do que olharmos para exemplos práticos. 

Veja agora… 

1. Spotify

O Spotify é uma plataforma de streaming de música muito popular em todo o mundo. Esse é um bom exemplo pois mostra que os conceitos do mix de marketing podem ser aplicados também em infoprodutos – ou seja, produtos não tangíveis. 

A plataforma conta com mais de 320 milhões de usuários e está disponível em mais de 92 países. Mas ao que se deve tamanho sucesso? 

Para começar, podemos destacar a sua estratégia de preço: o plano freemium. Nesse plano, o usuário pode experimentar a plataforma por tempo indeterminado, sem pagar mensalidade. No caso do Spotify essa versão tem recursos limitados, como a impossibilidade de fazer o download de músicas, não poder pular faixas e ter que ouvir anúncios. 

Esse modelo alavancou a adesão ao serviço, fazendo com que mais pessoas tivessem a necessidade de assinar o plano premium. De acordo com dados da Statista, o Spotify saiu de 18 milhões de assinantes em 2015 para mais de 144 milhões em 2020. 

Mas não é só na estratégia de preço que ele se destaca. O produto, em si, também é inovador. Além de concentrar a maior variedade de artistas, a plataforma também é uma referência em outros tipos de conteúdo, como o podcast. 

Quanto à praça, o aplicativo é oferecido gratuitamente em lojas de aplicativos no Android e iOS, além de ter cartões de ativação físicos em mercados e lojas. Já na promoção o Spotify se destaca por usar dados sobre usuários para criar comunicações criativas e personalizadas. Essas comunicações podem ser vistas dentro e fora do ambiente digital. 

2. Havaianas

A Havaianas dispensa apresentações para qualquer brasileiro. A marca, que foi fundada em 1962 e ficou conhecida pelos seus chinelos de borracha acessíveis, passou por uma grande reformulação de seu mix de marketing no final da década de 1990. 

Analisando o seu mix de produtos, é possível ver uma expansão sensível nos tipos de itens que passaram a ser oferecidos. E isso pode ser visto não só na variedade dos modelos – considerando cores e materiais, por exemplo – mas também nas categorias de produtos. 

E isso, é claro, influenciou o preço. Ao oferecer produtos mais variados e diferentes dos que eram encontrados no mercado, a Havaianas pode abandonar o seu lugar de marca acessível, cobrando mais caro pelos seus produtos. 

E como tudo isso afetou os lugares onde os produtos Havaianas eram vendidos? 

Bem… antes era comum que as famosas sandálias fossem encontradas apenas em supermercados. Mas, com a expansão do mix de produtos e o reposicionamento de marca, a empresa passou a ter lojas físicas próprias – o que fortaleceu o seu branding e facilitou a promoção – além de investir pesado no comércio eletrônico

3. Apple

É impossível falar de exemplos de mix de marketing sem mencionar uma das empresas mais bem-sucedidas nesse quesito: a Apple. Essa é uma marca adorada, que conta com uma legião de fãs, mas que tem um produto com alta competitividade no mercado. Como eles conseguiram alcançar tamanho sucesso? 

A principal estratégia da Apple é, sem dúvidas, a diferenciação. Ela atrela conceitos como inovação, criatividade, minimalismo e elegância à sua marca, tendo como base um alto investimento em pesquisa e desenvolvimento.

O resultado disso é que o seu principal produto, o iPhone, é comercializado em margens maiores do que os concorrentes, independentemente do país de atuação. Esse se tornou um produto premium, com alta reputação. Isso beneficia também a promoção da marca. 

Baixe gratuitamente o checklist: 6 passos para estruturar um Ecommerce do Zero

Baixe agora mesmo o checklist Ecommerce do Zero e conheça as 6 etapas fundamentais para estruturar um negócio próprio na internet.

Esse checklist é gratuito e vai te mostrar todas as etapas ESSENCIAIS para você começar seu Ecommerce do Zero.

Isso porque ele foi criado com base no treinamento mais consagrado do Ecommerce na Prática, o Ecommerce do Zero, que já formou mais de 30 mil alunos.

O material é 100% gratuito!

Clique  no banner abaixo para fazer o download:

Perguntas Frequentes

O que é mix de marketing?

O mix de marketing – também conhecido como composto de marketing – é um conjunto de 4 elementos que representam as principais atividades de venda de uma empresa. Esse conceito é usado para com o objetivo de influenciar o público a consumir um produto de uma determinada marca.

Para que serve o mix de marketing?

O mix de marketing serve para guiar as estratégias de divulgação e fortalecer a comunicação da empresa com o seu público.

Quais os 4 Ps do marketing?

1. Produto; 2. Preço; 3. Praça; 4. Promoção.