Quando você faz uma pesquisa de algum produto, o Google imediatamente apresenta resultados em texto e também algumas imagens com preços. Já percebeu isso? Essas imagens são, na verdade, produtos cadastrados no Google Shopping. E isso faz toda a diferença para o seu Negócio.

Mas o que de fato é o Google Shopping e como ele pode ajudar o seu Ecommerce? Vou te mostrar exatamente isso neste artigo. Vem comigo!

O que é Google Shopping

Não tem jeito: vender online requer que você apareça para os seus clientes, estejam eles onde estiverem. E um site que mais de 90% da internet acessa é o Google, sem dúvidas.

Além disso, segundo pesquisa feita pela Ipsos em março de 2019, 67% dos brasileiros usam o Google antes de comprar algo novo.

Por isso, colocar o seu produto no Google Shopping é uma maneira eficaz de anunciar diretamente em um espaço onde o possível comprador está.

Você já deve ter sido impactado, ao pesquisar um produto no Google, por uma fileira de produtos semelhantes com imagens e preços de diversos sites diferentes. 

Esse modelo de anunciar produtos só é possível por meio do Google Shopping. 

Ele é um dos comparadores de preços mais populares por conta da praticidade que oferece para quem quer agilidade na hora de encontrar o produto ideal. Ou seja: serve como uma vitrine virtual para os produtos anunciados. 

Para o consumidor, a experiência de compra melhorou com o Google Shopping por apresentar o que ele procura na primeira página de buscas de forma muito mais organizada. 

Por conta disso, as lojas tiveram que se movimentar para melhorar o serviço e conquistar um bom posicionamento e chamar atenção dos clientes que serão convertidos em cliques no site. 

As funções do Google Shopping lembram um pouco com a funcionalidade do Buscapé e do Zoom, que também são ferramentas de comparação de preço. 

Porém, o Google Shopping já está integrado diretamente com o buscador do Google. Portanto, ao pesquisar por lá, os produtos cadastrados vão aparecer como resultado na parte superior da página.

Além disso, o Google Shopping também tem um espaço próprio que funciona como uma plataforma de vendas. Lá, você encontra todos os produtos cadastrados e faz buscas mais específicas de acordo com o que você deseja. 

Vamos fazer um teste prático para você entender de verdade sobre o que estou falando.

Abra o buscador do Google e pesquise por “tênis de corrida”. 

Nos resultados da busca, vão aparecer diversos sites, como o de costume... porém, se você observar no canto direito da tela, vai ver várias opções de tênis com fotos, preços, entre outros detalhes. 

Os produtos que apareceram nesse espaço foram patrocinados pelas marcas e sites de vendas por meio do Google Shopping. 

Se você quiser ver mais opções, basta clicar no botão “Ver mais no Google” e a página será redirecionada para a plataforma do Google Shopping. 

Leia também: 10 Produtos para Começar a Vender na Internet Agora

Então o Google Shopping é um marketplace?

Não exatamente… por enquanto.

O Google Shopping é uma ferramenta que faz a conexão entre lojistas e consumidores. Nele, são exibidos produtos de inúmeras marcas, lojas e até marketplaces.

O problema é que não é possível concluir a compra direto pelo Google Shopping. As pessoas que clicam no produto são redirecionadas para o seu site, onde podem fazer a compra. 

Por conta deste detalhe técnico, o Google Shopping não pode ser considerado um marketplace. 

Mas como colocar o seu produto nesse espaço? Veja como é bem simples…

Como anunciar no Google Shopping

Como anunciar no Google Shopping

Para anunciar os seus produtos no Google Shopping e garantir um espaço privilegiado na página de busca, você precisa criar uma conta no Google Merchant Center e fazer uma integração com o Google Ads.

É necessário utilizar o mesmo email cadastrado no Google Ads, para que as duas contas estejam integradas. 

Para fazer isso, basta clicar em “vinculação de contas” e adicionar o Google Ads.

Feito o cadastro, chegou a hora de enviar os dados dos produtos que você quer que apareçam no Google Shopping. Para fazer isso, é preciso criar um arquivo XML contendo todos os produtos e enviá-lo para o Google Merchant Center.

No Google Adwords, você terá acesso a todas as configurações das campanhas que deseja fazer com os produtos de acordo com os preços e o orçamento que tem para investir. 

A diferença entre os anúncios feitos no Google Shopping e os anúncios do Google Ads é que eles serão exibidos no topo da página de acordo com as informações que você colocar no cadastro. No Google Ads, eles são exibidos com base na palavra-chave.

Entre os dados informados no cadastro do produto, você deve incluir:

  • Nome
  • Categoria
  • Preço
  • Quantidade

Lembre-se de que quanto mais detalhes você oferecer a respeito do seu produto e sua marca, maior a chance dele ser comprado.

Para finalizar o cadastro e começar a ter seus produtos no Google Shopping, é preciso criar uma Campanha no Google Ads e colocar “Shopping” como objetivo.

Dessa maneira, as contas do Google Merchant Center e Google Ads estarão integradas.

Como dar destaque para os anúncios

Uma dúvida que costuma surgir neste momento é sobre o destaque que o anúncio vai ganhar. 

Como falei antes, quanto mais informações você oferecer, melhor. Assim será mais fácil o seu produto aparecer como as primeiras opções das pesquisas feitas.

 Veja algumas dicas: 

  • Descreva detalhadamente cada produto anunciado;
  • Nomeie todos os produtos corretamente;
  • Informe o site corretamente, colocando sempre links para ele;
  • URL nas imagens;
  • Categorize cada produto;
  • Diferentes opções de pagamento;
  • Informe preços promocionais;
  • Informe datas limites de exibição dos produtos.

Vantagens de se anunciar no Google Shopping

1- Mais tráfego e conversões para seu Ecommerce

O Google Shopping é uma solução para aumentar as conversões em vendas. Portanto, essa pode ser a ferramenta que faltava para o seu Ecommerce aumentar as vendas.

Conforme falei anteriormente, o Google é o site de busca mais popular do mundo inteiro. São bilhões de acessos diários e uma fidelidade tão grande que a maioria dos computadores estão configurados para utilizar este buscador.

Só de falar assim já dá para entender o tamanho da visibilidade que o Google tem, certo? Não tem nem comparação com outros marketplaces.

Aliás, até mesmo os marketplaces de grande porte do Brasil, como Mercado Livre e B2W, brigam para aparecer entre os produtos selecionados do Google Shopping.

Essa audiência gigante é muito importante para a sobrevivência de qualquer negócio digital. Afinal, sem tráfego não há compradores e sem compradores não há receita.

Por falar em compradores, é aí que entra a questão da conversão…

Como o Google Shopping exibe a imagem para pessoas mais propensas a comprar – ou seja, pessoas que estão buscando pelo tema -, a conversão tende a ser muito boa.

2- Integração de catálogo com sites parceiros

Caso você já tenha um catálogo de produtos em alguma plataforma que faz parceria com o Google, você pode fazer a integração de forma muito simples. 

Com isso, consegue colocar seu catálogo de produtos no Google Shopping sem precisar cadastrar os produtos um a um, o que vai economizar o seu tempo.

Conheça os parceiros: 

  • Shopify
  • WooCommerce
  • VTEX
  • Magento

3- Rede de Display do Google

Antes mesmo dos seus compradores irem pesquisar o produto, você consegue interagir com eles enquanto usam os smartphones, acessam sites, blogs e vídeos entre outras aplicativos da internet. 

Com a rede de Display do Google, o cliente é ser impactado com os anúncios em qualquer página que eles estiverem na internet… o que significa mais chances de alcançar e impactar pessoas com potencial de compra.

4- Produtos aparecem de acordo com o histórico de navegação

Toda vez que você entra no Google Shopping, aparecem produtos baseados no seu histórico de navegação. 

Ou seja, se você é uma pessoa que pesquisa muito no Google assuntos relacionados à moda, vai ser impactado por produtos deste universo quando acessar o Google Shopping. 

Isso ajuda os lojistas a terem seus produtos vistos por consumidores mais engajados, uma vez que eles passam ou passaram algum tempo recentemente pesquisando por algo relacionado ao seu produto.

5- Anúncios no Youtube

Anúncios no Youtube

De acordo com o site do Google Shopping, mais de 40% dos compradores em todo o mundo afirmam ter adquirido produtos que descobriram por meio de vídeos no YouTube. 

Só este dado já é o suficiente para entender que exibir os seus produtos nesta plataforma pode ser extremamente eficaz para alavancar o seu negócio de vez...

E dezenas de micros e médios empreendedores já estão utilizando a plataforma para vender seus produtos.

Funciona da seguinte forma:

Digamos que você está assistindo a um vídeo de culinária que ensina a fazer determinada receita. Na mesma página do Youtube, serão exibidos produtos relacionados àquele conteúdo.

Se optar por comprar algum deles, poderá fazer isso direto da página, sem nenhum redirecionamento. 

Essa é uma excelente ajuda aos profissionais que produzem conteúdo para o Youtube, pois eles podem anunciar e vender produtos – seus e de terceiros – sem que seus clientes precisem sair para outro site.

6- Anúncios no Gmail (novidade)

Anúncios no Gmail (novidade)

Esta é a mais nova atualização do serviço do Google Shopping.

O Gmail, serviço gratuito de webmail da Google, tem um papel fundamental no processo de compra online. A partir do dia 4 de março de 2020, os anúncios publicados no Shopping poderão aparecer no Gmail e estarão nos relatórios sob a designação da Rede de Display da Google. 

Ou seja, todas as campanhas padrões terão a opção “YouTube, Gmail e Discover”.

No entanto, nem todas as contas estarão aptas para este modelo de anúncios por enquanto. Veja abaixo como saber se a sua vai receber a atualização:

1. Inicie sessão na sua conta do Google Ads.

2. Clique em “Campanhas” e, em seguida, na campanha padrão do Shopping que pretende verificar.

3. Clique em “Definições”.

4. Em "Redes", procure a caixa de verificação "YouTube, Gmail e Discover". 

Se a sua publicação estiver com essa opção selecionada, a sua campanha está apta e começará a ser exibida no Gmail. 

Esse é mais um canal de comunicação para você impactar outros públicos e agilizar o processo de compra. 

4- Relatório de performance

Quem começa a anunciar seus produtos no Google Shopping passa a ter acesso aos relatórios de análise de desempenho e performance. Essas são métricas essenciais para entender o que está funcionando no seu negócio.

Assim, você pode saber quais marcas, produtos, categorias e características técnicas estão recebendo mais cliques. Além disso, é ainda possível comparar seus produtos com os da concorrência.

A partir dos dados desses relatórios bem detalhados, você vai traçar uma estratégia mais específica para otimizar o seu investimento e vender mais.

Como? Direcionando seu investimento para aqueles produtos que recebem mais cliques e geram mais vendas. 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!