O mercado Ecommerce é cheio de desafios. Mesmo empresários experientes passam por momentos em que as estratégias não funcionam e o negócio para de crescer no ritmo esperado. Uma Mentoria com uma pessoa que já vivenciou o mercado é essencial nessas horas, porque te traz uma visão externa e mais clara do que pode estar acontecendo.

Se você não quer perder mais tempo e muito menos ter prejuízo com tentativas falhas de fazer seu negócio crescer e se solidificar no Ecommerce, entenda qual é o papel do mentor no seu negócio e conheça os 4 sinais claros de que você precisa de uma mentoria.

Você também pode assistir a este conteúdo no vídeo abaixo. Nele, Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática, conta sua visão sobre o assunto. Confira:

Preencha o formulário para participar da nossa mentoria Ecommerce na Prática. Clique aqui e garanta a sua vaga agora!

O que um mentor faz? 

O mentor é um profissional do ramo dos negócios que adquiriu muito conhecimento sobre o assunto através de experiências que ele mesmo teve com os seus projetos. Assim, é provável que o mentor já tenha passado pelas mesmas dificuldades que você enfrenta hoje. 

Com o tempo, ele superou todos os desafios e aprendeu, na prática, o que deve ser feito para não perder dinheiro. Ou seja: ele adquiriu uma boa bagagem, o suficiente para se manter no mercado.

Com um vasto conhecimento acumulado, esse empreendedor resolve compartilhar toda a experiência adquirida com outras pessoas que sonham com o sucesso no mundo dos negócios. É a partir daí que surgem as mentorias especializadas. 

O mentor vai pontuar para você todas as dificuldades que podem ser encontradas pelo caminho e quais as estratégias que devem ser utilizadas para superar e continuar avançando. 

Além do conhecimento técnico e específico que o seu negócio precisa para ajustar todos os setores, o mentor possui um "feeling" - uma intuição - que foi adquirido nos anos em que trabalhou para chegar no nível que está hoje. 

Essa, inclusive, é a principal diferença entre um consultor e um mentor.

A experiência do mentor no mundo dos negócios é o que vai te orientar de forma mais assertiva, com grandes chances de crescer e se tornar um caso de sucesso.

Diferença entre Mentor e Consultor 

Diferença entre Mentor e Consultor

Não confunda mentoria com consultoria. Esses são dois profissionais com trajetórias de aprendizado diferentes.

Enquanto o Mentor compartilha o conhecimento que ele tem com base nas experiências que adquiriu com o tempo de trabalho nos negócios, o consultor vai te direcionar de acordo com o conhecimento que ele adquiriu no meio acadêmico

Ou seja, um consultor não tem, de forma obrigatória, experiência prática no assunto. 

Isso significa que ele pode te falar sobre Ecommerce e nunca ter tido uma loja virtual. Em geral, o conhecimento do consultor é baseado no seu conhecimento acadêmico, estudos de casos e etc. 

Mas isso não quer dizer que um seja melhor que o outro… só que eles vão te ajudar de formas distintas. Os dois profissionais têm sua importância dentro do mundo dos negócios e são recomendados para crescer de forma saudável e contínua. 

Tenha em mente as diferenças entre eles para não criar expectativas ao contratar o serviços de um consultor, mas na verdade está contratando um mentor e vice-versa. 

Caso ainda tenha dificuldade de saber qual a melhor opção, separei alguns indícios de que o seu negócio precisa de uma mentoria para ir mais longe.  

4 Sinais de que você Precisa de uma Mentoria

1- Problemas de Gestão

Esse é um dos principais e mais importantes indícios de que você realmente precisa de um mentor: Problemas na Gestão do negócio.

O funcionamento regular e produtivo de um Ecommerce vem de uma ótima gestão.

Ou seja, é de extrema importância que o seu negócio se prepare para crescer e tenha planejamento para suportar qualquer imprevisto nos setores, desde o atendimento ao cliente até o financeiro, processos e produtos. 

Não continue insistindo nos métodos que trazem problemas de gestão. Procure por uma mentoria para alinhar de vez as engrenagens do seu negócio, solucionando todas as falhas que impedem o seu crescimento.  

2- Vai expandir a área de atuação ou mudar

Mudar de área de negócio ou expandir o mesmo para novas áreas digitais ou físicas pode trazer dores de cabeças desnecessárias para você. 

Suponha que você tem negócio físico e quer levá-lo para o digital ou, em outro caso,  vende por meio de Marketplaces e quer mudar ou se desenvolver em outra plataforma. 

Só que o conhecimento que tem hoje não é o suficiente para movimentar e fazer essa mudança com qualidade, de forma eficaz e sem erros...

Neste caso, a experiência de um Mentor pode te dar segurança e oferecer uma outra visão de fora do seu negócio, ampliando as oportunidades.

Além disso, ele terá um plano de ação com todos os passos essenciais que vão garantir a eficiência dessa mudança. 

3- Precisa escalar o Negócio

Talvez as estratégias que você está aplicando no seu negócio não estejam trazendo os resultados que você tanto almeja para melhorar de vida e se consolidar no mercado. 

E, sozinho, você não vai conseguir mudar essa situação… Ou talvez até consiga, mas pode demorar mais tempo do que espera.

Mas o seu negócio precisa de escala rápido.

Nada melhor do que um mentor para tornar o seu negócio escalável em pouco tempo. Só assim você evitará a perda de dinheiro de forma desnecessária. 

4- Economizar tempo

Por último, mas não menos importante que os outros sinais, é o tempo que você perde ao fazer as coisas sozinha, naquele velho método de tentativa e erro. 

Qualquer orientação antes de tomar uma decisão importante, traçar estratégias ou criar um plano de ação vai fazer você economizar tempo.

Um mentor perdeu muito tempo errando para descobrir o caminho ideal para alcançar bons resultados. E uma ótima opção é usar esse conhecimento para evitar que você perca o mesmo tempo.

Com a mentoria, você vai poupar todo esse tempo e dinheiro que foi investido na experiência negativa do mentor e vai direto ao ponto.

Isso vai te trazer resultados muitos mais eficientes e de forma mais rápida.

Como encontrar um Mentor?

Como encontrar um Mentor?

Esses sinais vão despertar em você o reconhecimento da importância de um mentor na vida de um empreendedor, independente em qual nível a sua empresa está. 

Em um certo momento, você não vai conseguir enxergar soluções para os seus problemas sem ajuda de um profissional da área.  

Portanto, não deixe o seu negócio perder força por conta de decisões equivocadas. 

Assine o Ecommerce na Prática!

Se você quer ter um Ecommerce de Sucesso e estar sempre em evolução, conhecer tudo sobre o universo do Empreendedorismo e do Ecommerce é essencial. Por isso, nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos

Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui ou no botão abaixo: