A compra de 20% do canal Jovens Negócios pelo canal Primo Rico trouxe à tona um tema que não tinha um parâmetro até então: como definir um valor para ativos intangíveis. E, um canal no Youtube é um exemplo desse tipo de ativo. Mas você sabe como ganhar dinheiro no Youtube e transformá-lo em algo tangível com valor e relevância para o mercado?

Existem algumas formas de ganhar dinheiro com o Youtube, então listei para você as 4 principais maneiras de monetizar o seu canal e torná-lo em um ativo tangível. 

Desta forma, você também poderá se tornar um canal de referência na plataforma e, mais adiante, realizar negociações como a do Primo Rico. 

Mas, para isso, você precisa saber como chegar lá...

O CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, fez uma análise com vários insights sobre a negociação dos canais Primo Rico e Jovens Negócios. Assista ao vídeo abaixo: 

Primo Rico e Jovens Negócios: a negociação que mudou o jogo

A notícia que bombou na última semana foi a negociação milionária entre o Tiago Nigro (o Primo Rico) e o canal Jovens Negócios. Na negociação, o Primo Rico comprou 20% do canal Jovens Negócios por um milhão de reais.

Por que isso é relevante para você? 

Até então, não havia parâmetros para o valor de um canal no Youtube. Outras negociações já tinham sido feitas - como a venda do Porta dos Fundos e também do Parafernalha...

Mas os valores dessas negociações nunca foram divulgados.

Ou seja, era difícil entender o valor desse de um canal no Youtube.

No entanto, há uma semana, com a aquisição do Primo Rico, esse cenário mudou.

Com essa negociação, o que era considerável intangível virou tangível. Ou seja: um canal com conteúdo regular, milhares de inscritos e visualizações, com diversos anúncios, parceiros… tem valor comercial.

Um caso de sucesso como esse pode ser uma inspiração para você que quer criar um canal no Youtube, mas não sabe de fato como ganhar dinheiro com ele. 

Como Ganhar dinheiro no Youtube

Como ganhar dinheiro no Youtube

Existem 4 maneiras de monetizar o seu canal e, nos próximos tópicos, vou falar sobre isso.

Antes, porém, é importante entender como estruturar um canal no Youtube e dar os primeiros passos para o sucesso.

No artigo Como criar um canal no Youtube para vender mais, você vai encontrar o passo a passo completo com todas as dicas para criar o seu canal.

Após dar vida ao seu canal, você precisa ganhar audiência para que, enfim, consiga monetizar o canal e ganhar dinheiro. 

Não basta criar um canal e começar a postar vídeos aleatórios sem conteúdo relevante e sem regularidade. 

Você precisa ter um planejamento de longo prazo para manter a sua audiência informada e, principalmente, engajada com o seu conteúdo. 

Separei algumas dicas de como divulgar o seu canal e atrair novos inscritos

  • Faça um bom SEO para que os usuários encontrem o seu vídeo no meio de tantos outros com mais facilidade;
  • Crie um bom título que seja específico, resolva uma dor e que chame atenção; 
  • Fuja do óbvio e faça thumbs (capas dos vídeos) bem criativas; 
  • Use o CTA - call to action - para chamar a atenção do seu cliente e direcioná-lo a realizar uma ação.

Aqui, no Ecommerce na Prática, falamos sobre esse assunto em outro artigo, com 10 dicas como divulgar um canal no Youtube (Confira o artigo)

Desta forma, as chances do seu conteúdo chegar a outras pessoas que tenham interesse pelo assunto são muito maiores! 

Monetizar um canal é fruto de um trabalho contínuo. É preciso ter paciência e paixão pelo que faz para persistir e alcançar as metas desejadas.

Depois que conquistar sua audiência e seu público começar a crescer, é o momento certo de começar a se movimentar para ganhar dinheiro no Youtube! 

Veja aqui as 4 possibilidades de monetizar o seu canal!

1 - Anúncios

Esses são aqueles anúncios que aparecem antes, durante e depois do vídeo. Seja vídeos curtos, mais longos, banners na parte inferior… Tudo isso são anúncios! 

Eles são feitos a partir do Google Ads (é um serviço de publicidade criado pelo Google no qual qualquer pessoa que possui um site pode se inscrever no programa para oferecer espaço publicitário).

O Google é a plataforma que administra a exibição dos anúncios e o lucro que eles geram é baseado no número de cliques e visualizações do site. 

Ao anunciar no Youtube, por exemplo, a receita dos anúncios é distribuída entre os anunciantes (os donos dos conteúdos dos canais).

Apesar da publicidade ter diminuído o lucro dos anúncios no Youtube, ainda é um método muito lucrativo. 

2- Programas de parcerias

Criadores de conteúdo também podem conseguir monetizar o canal através de parcerias e afiliados. 

No caso, alguém cria um canal para promover determinado produto e sempre que uma venda daquele produto é realizada, a pessoa que fez o conteúdo ganha uma parte. 

Em muitos casos, isso acontece com vídeos de blogueiras. Muitas delas fazem tutorial de maquiagem, por exemplo, e as maquiagens usadas no vídeo são da própria marca delas ou marca de terceiros.

Durante o vídeo, a pessoa ensina algum tipo de maquiagem e, ao final, indica o link de compra na descrição dos vídeos.

Assim, as marcas aproveitam a grande visibilidade desses Youtubers para que, através de bons comentários sobre os produtos, consigam promovê-los. 

É uma forma simples de ganhar dinheiro no Youtube por meio de conteúdo relevante para aquele público! 

3- Vinculado a uma empresa

Diversas empresas possuem um canal no Youtube para falar sobre tudo relacionado a ela, desde produtos e serviços até o dia a dia de trabalho. 

Esse é o caso do canal do Ecommerce na Prática, por exemplo.

A ideia principal não é monetizar o canal com visualizações ou propaganda de terceiros. O nosso conteúdo agregar valor e gera mais informações sobre a escola, trazendo mais clientes para nós.

É uma maneira de familiarizar o público com a empresa.

A estratégia é educar a sua audiência para que, um dia, ela possa vir a comprar algum produto do seu negócio. 

Pode não gerar resultados lucrativos de imediato, mas, a longo prazo, você vai notar o impacto que um bom conteúdo pode causar nas vendas. 

4 - Canais patrocinados 

Vamos imaginar um canal que fala especificamente sobre futebol. Isso quer dizer que o público-alvo deste canal são pessoas que gostam de esportes e querem ficar por dentro de qualquer informação. 

O que as empresas de produtos esportivos - como Nike, Adidas e Puma - fazem? Elas patrocinam o canal, de forma que a marca aparece para toda a audiência do canal.

Geralmente o patrocínio é feito quando o canal é bem relevante no Youtube, mas vale tentar com marcas menores.

Mas, mesmo que o seu canal como um todo não seja patrocinado, o seu conteúdo, individualmente, pode receber patrocínio.

Você já deve ter visto diversos tipos de vídeos em que, no conteúdo, o assunto principal gira em torno de um produto, ferramenta ou serviço… Geralmente, isso quer dizer que esse vídeo é patrocinado por uma marca. 

Ao contrário do canal patrocinado, neste caso, apenas um ou mais vídeos estão sendo patrocinados para divulgar o produto. 

Assim, você poderá trabalhar com mais de uma marca relacionada ao tema do seu canal. Veja o que vale mais a pena e aplique no seu canal. 

5 - Venda cotas para investidores

Como fez o canal Jovens Negócios, você também pode investir na construção de uma audiência tão engajada e conquistar tantos seguidores que vai chamar a atenção de investidores do mercado.

Essa pode ser uma ótima oportunidade de vender cotas de participação nos lucros do seu canal - que, neste caso, é a sua empresa. 

Além de te fazer ganhar dinheiro com o Youtube, esses investidores ainda podem te apoiar para aumentar a sua audiência e tornar seu canal mais lucrativo ainda.

Crie o seu canal no Youtube e mais

A negociação e, principalmente, a divulgação do valor da compra do canal Jovens Negócios pelo canal do Primo Rico ajudou muito a mostrar o poder que monetário que o Youtube tem. 

Com essa inspiração, mostrei para você formas de como começar um canal no Youtube e começar a ganhar dinheiro com ele. 

S se você quer criar o seu próprio canal e começar a ganhar dinheiro, temos um artigo perfeito para você com todos os passos fundamentais. 

Confira: Como criar um canal no Youtube para vender mais

As mesmas estratégias que ensinamos lá são as que aplicamos para conseguir mais de um milhão de inscritos no nosso canal. Mas não só isso...

Quando o assunto é ter não só um canal mas também um negócio de sucesso, você precisa ter o máximo de conhecimento possível.

Por isso, nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos

Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui ou no botão abaixo: