A força das redes digitais está cada vez maior e o crescimento do Ecommerce ajuda bastante nisso. É por meio desses canais que as empresas conquistam muitos consumidores, algo fundamental para o funcionamento de um Ecommerce

Por isso, estar presente nos canais preferidos do seu público é fundamental para conhecê-los melhor, interagindo e criando uma conexão com sua marca. 

Com isso, você consegue aumentar sua base de clientes para obter resultados. 

Então, se você deseja melhorar as estratégias em suas redes sociais para conquistar mais resultados, confira nosso artigo e aplique as nossas dicas na sua empresa. Vamos lá?

Conheça 32 ideias de Postagem para Produzir Conteúdo de valor no Facebook e Instagram [MATERIAL GRATUITO].

1- Conheça o seu público-alvo

Conhecer bem seu público é fundamental para impulsionar seus resultados nas redes sociais. É preciso entender qual é o perfil das pessoas que consomem seu produto. Assim, você consegue criar estratégias efetivas, que irão conquistar a atenção das pessoas. 

Afinal, cada produto ou serviço tem seu próprio público e mirar no público errado não irá gerar resultado. 

Portanto, esteja sempre pronto para estudar e aprender mais sobre seus clientes. Conheça suas motivações, enxergue os problemas e os desejos deles a partir de seus próprios pontos de vista. 

Desta forma, será possível gerenciar suas redes de uma forma interessante para estas pessoas. 

2- Crie conteúdo de qualidade

É comum que clientes priorizem produtos e serviços de qualidade. O mesmo acontece com o conteúdo que é publicado nas redes sociais. Os usuários da rede irão consumir naturalmente conteúdos que apresentam maior qualidade. 

Por isso, é muito importante investir no conteúdo que será produzido para seus canais. Essas são algumas dicas para você prestar atenção na hora de criar conteúdo para as redes sociais: 

  • Use imagens de qualidade;
  • Publique ideias criativas;
  • Não cometa erros gramaticais;
  • Faça publicações que ao mesmo tempo geram identificação e atraem a atenção das pessoas. 

3- Crie um calendário Editorial

Produzir um bom conteúdo é um processo fundamental para gerar bons resultados nas redes sociais. Contudo, suas publicações não podem estar sujeitas apenas à criatividade espontânea ou tendências. Seus perfis precisam manter constância na produção de conteúdo.

Uma forma de tornar este trabalho mais fácil é a criação de um calendário editorial. Através dele, é possível se programar para saber o que postar em cada data.

Para criar um bom calendário, identifique os principais assuntos abordados pelo seu negócio e página. Depois, crie um planejamento com publicações e datas definidas. 

Desta forma, será possível se preparar para produzir conteúdos mais elaborados em datas específicas. Você também pode usar ferramentas para baixar vídeo do YouTube e editar publicações originais. 

Além, é claro, de criar Stories espontâneos para seu Instagram, mostrando o “making off” e o dia a dia do seu negócio.

Leia também: Como fazer Marketing de Conteúdo para Negócios

4- Conquiste a atenção do público com infográficos

O infográfico é um recurso visual muito atrativo que permite resumir informações sobre qualquer assunto para apresentá-las de forma simples e didática. Este formato de conteúdo tem feito muito sucesso em diversas redes sociais. 

Nos infográficos, você pode utilizar informações curiosas e interessantes para seu público e incluir uma chamada para ação com seu objetivo. 

Se você não tem habilidades com design gráfico, não se preocupe. Hoje, existem diversas ferramentas de edição online que permitem a criação de infográficos simples, práticos e atraentes, como o Canva. Mas se não sente segurança em suas criações, contrate um designer gráfico. 

5- Mantenha suas redes atualizadas

Manter suas redes sociais atualizadas é muito importante para que a estratégia de marketing funcione do jeito certo. Caso uma informação sobre sua empresa ou algum produto tenha mudado, não deixe para depois, atualize estes dados nas redes o mais rápido possível. 

Confira também conteúdos que geraram bastante interesse e avalie suas informações. Caso seja necessário, atualize os dados para que as publicações continuem relevantes e gerando engajamento.

6- Monitore seus resultados

Para criar estratégias bem pensadas que geram resultados de verdade, é preciso analisar os dados sobre o seu negócio e o seu público. O acompanhamento constante de suas redes sociais é importante para coletar estas informações. 

Portanto, acompanhe comentários, visualizações de vídeos, quantidade de novos seguidores e todos os outros dados possíveis. 

7- Reaproveite conteúdos de sucesso

Seu perfil tem alguma publicação que atingiu números bem altos de engajamento, curtidas e compartilhamentos? Não tenha vergonha em reaproveitá-lo! 

Só não faça apenas uma republicação… A ideia é utilizar as informações para criar uma nova publicação. Considere comparar os dados, atualizar o conteúdo ou até mesmo mudar seu formato. 

O importante é trazer de volta um assunto que o seu público já mostrou interesse alguma vez. 

8- Aprenda mais sobre seu negócio com a sua equipe

É fundamental ouvir o que sua própria equipe tem a dizer sobre o seu negócio Afinal, dia após dia, são seus colaboradores que estão interagindo diretamente com seus clientes

Portanto, instrua sua equipe de atendimento e vendas a reconhecer histórias de sucesso de seus clientes para transformá-las em conteúdo. 

Além disso, reúna-se periodicamente com suas equipes para debater sobre o comportamento e as vontades do seu público-alvo. É bem provável que cada setor possa colaborar, nem que seja um pouco, com informações relevantes.

Esperamos que as dicas do nosso artigo possam ajudar a estruturar uma estratégia para impulsionar seus resultados nas redes sociais. Se você deseja se aprofundar mais no estudo das redes sociais, considere a possibilidade de fazer um curso online sobre Instagram e aprender diretamente com profissionais.

Além disso, nós também temos um presente INCRÍVEL para você… 

Conheça as Melhores Ideias de Postagem para o Seu Negócio!

Para te ajudar a produzir AINDA MAIS conteúdos de valor, todos os dias, nas suas redes sociais, desenvolvemos um material GRATUITO com 32 ideias de postagem para aplicar HOJE no seu negócio.

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

Baixe agora mesmo o seu: