Você sabe como postar no Instagram? Apesar desta ser uma ação simples, que está na rotina de muitos usuários, ainda existem aqueles com dúvidas sobre o processo. Neste artigo, mostramos um tutorial do básico ao avançado, para quem usa o celular ou computador. Boa leitura!

O Instagram possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, você sabia? E, desse total, grande parte é brasileira: 99 milhões. Isso faz do Brasil o 2º  maior mercado para o Instagram em todo mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com dados da Opinion Box, a popularidade da rede segue crescendo. No total,  92% de seus usuários brasileiros entram no aplicativo ao menos uma vez por dia. Por tudo isso, dizer que o Instagram é parte da rotina do brasileiro não é nenhum exagero. 

Mas como empreendedores podem tirar proveito desta popular rede social?  Existem muitas formas, mas entender como postar no Instagram já é um bom começo. 

Nesse quesito, sempre surgem muitas dúvidas: é possível postar apenas pelo app do Instagram? Se pelo computador é possível, quais são os passos corretos? 

Ao longo deste artigo nós vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, explicando como postar pelo celular e computador. Além disso, vamos mostrar como postar várias fotos ao mesmo tempo e quais recursos você pode usar para incrementar suas postagens. 

Vamos começar?

Como postar no instagram [passo a passo]

Algumas pessoas não sabem, mas é possível fazer uma publicação na plataforma tanto por um dispositivo móvel, por meio do aplicativo, quanto por um computador, no site do Instagram. 

Você pode fazer as fotos que deseja, editá-las e, em seguida, publicá-las pelo aplicativo do Instagram ou pelo computador. Bem prático, não é verdade?

A seguir, nós vamos te mostrar o passo a passo para ambas as opções. Veja:

Como postar no Instagram pelo celular

O processo de como postar foto no Instagram pelo celular é mais simples do que você imagina. Dá só uma olhada:

1. Acesse o aplicativo do Instagram

Esse é o momento que, caso você não tenha o app do Instagram, vai ser preciso baixá-lo para o seu smartphone. Depois de completar o download, abra o aplicativo e crie ou acesse a sua conta (caso já tenha uma). 

 2. Toque no botão “+” para iniciar o seu post

No canto superior direito da tela há um ícone de “+” em que você vai clicar e selecionar o tipo de publicação que deseja fazer.

Neste caso, explicaremos como ocorre a publicação de fotos - mas ainda neste artigo abordaremos como é o mesmo processo para vídeos.

Lembrando que o tamanho de post no Instagram muda de acordo com a opção escolhida. Para os stories, por exemplo, a dimensão ideal é 1080 px por 1920 px, correspondendo a uma proporção de 9:16.

📲 Falamos tudo sobre o assunto no artigo: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

3. Selecione as imagens da galeria ou faça uma

Nesta etapa, você vai acessar a galeria do seu dispositivo e escolher uma ou mais imagens que deseja publicar. Outra possibilidade é fazer uma foto na hora. 

4. Ajuste a imagem

Aqui, você pode ajustar a imagem do jeito que quiser por meio do marcador do próprio Instagram. Dá para centralizar, dar zoom e por aí vai…

Além disso, também é possível utilizar filtros disponíveis na plataforma. Após esse processo, clique em “Avançar/Próximo” no canto superior direito.

5. Escreva uma legenda

Esta parte é para você inserir a legenda da sua publicação. Aqui, é preciso usar bastante a criatividade e inserir um bom CTA (Call to Action) que chame a atenção dos usuários.

6. Poste sua foto

Por fim, poste a sua foto no Instagram. Para isso, clique em “Compartilhar”. 

Como postar no Instagram pelo PC

O processo de postar no Instagram pelo pc é bem simples também. Os passos são os seguintes:

1. Acesse o site do Instagram

Para isso, abra o navegador de sua preferência, acesse o site do Instagram. Uma vez lá, insira o login e senha para entrar na sua conta ou, caso não tenha uma, faça o cadastro. 

2. Toque no botão “+” para iniciar o seu post

No canto superior direito da tela há um ícone de “+” no qual você vai clicar e, depois, selecione ou arraste as imagens de alguma pasta do dispositivo. 

3. Visualize o formato mobile

Muitas pessoas não sabem, mas é possível visualizar a tela do Instagram mobile pelo computador. Para fazer isso, clique com o botão direito em qualquer área em branco da tela e vá em “Inspecionar”.

Na sequência, o Chrome abrirá uma visualização do código da página à direita da sua tela. Clique no ícone de visualização de tablet/mobile (ao lado da aba chamada Elements).

Pronto! Você já pode conferir a visão mobile do aplicativo. 

4. Ajuste a imagem

Aqui, você pode ajustar a imagem do jeito que quiser por meio do marcador do próprio Instagram. Depois, clique em “Avançar/Próximo” no canto superior direito.

5. Escreva uma legenda

Esta parte é para você inserir a legenda da sua publicação. As mesmas dicas dadas para as publicação via aplicativo funcionam aqui: é preciso usar bastante a criatividade e inserir um bom CTA (Call to Action).

Também é válido não cometer erros de português, combinado? Toda atenção a isso!

6. Poste sua foto

O último passo de como postar no Instagram é, de fato, fazer concluir a publicação. Para isso, clique em “Compartilhar”. 

marketing de conteudo

Como postar vídeo no Instagram?

Para postar vídeo no Instagram você vai seguir, basicamente, os mesmos passos descritos no tópico anterior. Isso porque o que muda mesmo é o formato do conteúdo. 

Você pode postar vídeo tanto no feed quanto nos Stories e Reels. Lembrando que ainda há a opção de fazer um vídeo ao vivo, que nada mais é do que as famosas “lives”.

Além disso, a publicação pode ser feita a partir de vídeos salvos na galeria do seu celular. Basta ter o arquivo no seu smartphone ou computador e seguir os passos que ensinamos anteriormente. 

A duração de cada formato de vídeo dentro da rede social, no entanto, é algo que você precisa conhecer. São elas:

  • Feed: 60 segundos;
  • Stories: 60 segundos;
  • Reels: 90 segundos.

⚠️ Um ponto importante em relação à edição dos vídeos: você deve selecionar uma foto ou um frame para a capa do vídeo. E o corte do frame pode ser feito durante a edição mesmo.

Ah, uma dúvida comum, que sempre surge nesse momento, é o que fazer caso os vídeos tenham duração superior ao limite. É possível cortar trechos, editando-os até que fiquem dentro da duração permitida ou publicar mais de um vídeo, em formato de carrossel. 

Inclusive, falando em carrossel…

Como postar várias fotos no Instagram?

Na hora de saber como postar no Instagram, tenha em mente que a rede social também permite que várias fotos sejam adicionadas em uma única postagem. 

O passo a passo para postar mais de uma foto no Instagram é semelhante ao descrito anteriormente. O único ponto de atenção é que, em vez de selecionar apenas uma imagem da sua galeria ou biblioteca, você vai escolher duas, três, quatro ou mais. O limite é de 10 fotos ou vídeos. 

Sendo assim, para facilitar a compreensão do processo, veja o passo a passo de como postar várias fotos no Instagram:

  1. Abra o app ou acesse o site do Instagram no seu pc;
  2. Uma vez que já estiver feito o login na rede social, clique no botão de “+”;
  3. Selecione o número de fotos que deseja postar (caso esteja acessando pelo pc, aperte o botão ctrl);
  4. Poste as suas fotos no Instagram.

Outro processo simples de fazer na plataforma, não é verdade? Todos os passos que mostramos aqui são bem intuitivos. E ao fazer apenas uma vez, certamente você já não terá dúvidas para executar as etapas novamente…

Contudo, caso fique inseguro em alguma delas, é só voltar neste artigo e conferir a explicação novamente. 

Como postar vídeo longo no Instagram? 

Para postar um vídeo longo no Instagram, seja nos Stories ou no Feed, a estratégia envolve dividir o vídeo em partes menores. Vamos explorar como fazer isso em cada seção da plataforma.

Postar vídeo longo no Stories

Nos Stories do Instagram, a limitação é de vídeos de até 60 segundos por storie. Para contornar isso e postar vídeos mais longos, você pode usar um aplicativos que cortam o vídeo em trechos de 60 segundos e, após a divisão, postar os vídeos em sequência nos Stories. Essa é a única forma atual de postar vídeos longos nesta seção do Instagram.

Postar vídeo longo no Feed

Já no Feed do Instagram, a limitação é de vídeos de até 1 minuto. Se você tem um vídeo que excede essa duração, a solução é semelhante à dos Stories: dividir o vídeo longo em partes de até 1 minuto

Em seguida, você pode postá-las em forma de carrossel no Feed. Isso permite que os usuários assistam ao vídeo completo, passando de um segmento para o outro, mantendo a continuidade da história ou mensagem que você deseja transmitir.

Também existe a opção de ter vídeos longos no Feed quando você faz uma live e ela fica salva em seu perfil. 

⚠️ Mas atenção: será que postar vídeos longos no Instagram é mesmo uma boa ideia?

É importante ressaltar que, embora seja possível postar vídeos longos no Instagram dividindo-os em segmentos menores, esta prática pode não ser sempre a mais efetiva para a estratégia de uma empresa. 

Vídeos muito extensos tendem a diminuir o alcance e o interesse do público no Instagram, uma plataforma conhecida por seu conteúdo rápido e dinâmico. 

Portanto, o que recomendamos é criar conteúdos específicos para este canal.  Para vídeos mais longos e detalhados, plataformas como o YouTube podem ser mais apropriadas. 

Como postar foto com música no Instagram? 

Para postar uma foto com música no Instagram, o processo é simples e direto. Primeiramente, acesse o Instagram e vá até o botão de “+”, escolhendo a opção “Publicação”. 

Depois de selecionar ou tirar a foto desejada, na tela de edição, você encontrará a opção “Adicionar música”. Aqui, você pode pesquisar e selecionar a música de sua preferência. 

O Instagram permite definir o trecho específico da música que será destacado na publicação do Feed, com uma duração que pode variar entre 5 e 90 segundos. Após escolher o trecho, conclua e compartilhe a publicação com a música. 

🎵 Se você quiser o tutorial detalhado, leia este artigo completo: Como colocar música no Instagram: guia para perfil, reels, stories, feed e notas 

É possível fazer collab no Instagram com várias fotos?

Sim, os perfis podem fazer collabs com várias fotos – ou seja, os famosos carrosséis – no Instagram. Este é, inclusive, um recurso muito utilizado por empresas em suas estratégias de marketing.

Caso não saiba, o Instagram Collabs é uma ferramenta da plataforma que permite que dois perfis criem uma publicação conjuntamente. Ela pode ser feita tanto no Feed quanto no Reels, e exibe o nome dos dois perfis que produziram o conteúdo. 

👥 Falamos mais sobre o tema no artigo: Como fazer collab no Instagram? Aprenda a postar fotos com duas contas

4 melhores ferramentas para postar foto no Instagram pelo pc

Como vimos, além de usar o aplicativo, também é possível postar foto no Instagram pelo pc. E existem algumas ferramentas para te ajudar a fazer isso…

Por exemplo, se você quiser programar um post ou uma semana inteira de publicações, basta utilizar uma delas. Bem prático, não é?

A seguir, veja a lista que preparamos com as melhores ferramentas:

1. mLabs

O mLabs é uma plataforma que permite o agendamento de posts no Instagram e até mesmo em outras redes sociais, como Facebook, Pinterest e Youtube, por exemplo. 

Por lá, fica fácil organizar o calendário editorial, gerenciar e responder comentários da audiência e realizar outras demandas que envolvem a gestão de redes sociais. 

Os planos do mLabs começam a partir de R$ 19,90 por mês e a plataforma disponibiliza um período de teste gratuito. 

2. Postgrain

O Postgrain é outra boa opção para postar foto no Instagram pelo pc, aliás, vídeos também. Com ele, você também consegue agendar publicações, gerenciar interações do público, obter relatórios de desempenho, etc. 

Assim como o mLabs, o Postgrain disponibiliza período para teste gratuito. E seus planos começam a partir de R$ 20,83 por mês. 

3. Later

O Later, por sua vez, é bastante conhecido no mercado de marketing. Ele oferece soluções para diversas redes sociais, inclusive, para gestores que precisam gerenciar mais de uma conta ao mesmo tempo.

Com a ferramenta, você consegue usar funções como agendamento de posts e stories, monitorar as pessoas estão dizendo sobre a sua marca, dentre outras funções. 

O plano iniciante possui o valor de $18 e você pode criar uma conta gratuitamente também. 

4. Hootsuite 

Por fim, mas não menos importante, há o Hootsuite. A plataforma é gringa mas possui sistema de tradução para portguês. 

Por lá, você pode programar as suas publicações, dividir o uso da ferramenta com outros integrantes do time, analisar métricas, etc. 

Além do período de 30 dias como teste grátis, a Hootsuit tem alguns planos… o mais básico possui o valor de $ 49 por mês. 

8 dicas para melhorar seus posts no Instagram

Depois de tanta informação relevante, que tal conferir agora algumas dicas para deixar as postagens ainda mais incríveis no Instagram?

Confira a lista abaixo!

1. Use imagens de qualidade

Não importa o nicho de mercado no qual você atue, ou o formato de publicação que vai fazer… enfim, independentemente de qualquer coisa, você precisa usar imagens de qualidade no Instagram. 

Essa rede social é bastante visual e as marcas que costumam ter sucesso por lá dão total atenção ao uso de fotos e vídeos bem feitos

Dessa forma, para você não perder nenhuma oportunidade de as pessoas conhecerem e comprarem os seus produtos, não cometa o equívoco de usar qualquer imagem, combinado?

E não pense que é preciso ter equipamentos profissionais, pois hoje já é totalmente possível utilizar bons smartphones para fazer fotos e vídeos incríveis. Leia mais sobre isso no artigo: Como tirar fotos de produtos profissionais pelo celular: 9 dicas práticas

2. Planeje o conteúdo do feed

Toda produção de conteúdo deve ser feita com base em um planejamento estratégico para redes sociais, ou melhor dizendo, um calendário editorial. 

É importante que você mantenha uma frequência nos posts e um calendário editorial pode te ajudar muito a não perder nenhuma publicação. 

Além disso, existem as datas comemorativas importantes que não podem ficar de fora dos conteúdos que você publica no perfil da sua empresa no Instagram. 

Falamos tudo sobre elas no artigo: Calendário comercial 2022: as principais datas do Ecommerce [+ modelo gratuito]

3. Utilize os mesmos padrões na edição das imagens 

Já entrou no Instagram de uma marca e reparou o quanto o feed estava desorganizado? Isso não é necessariamente um erro grave, mas certamente atrapalha os clientes a entenderem mais sobre o negócio. 

Vamos explicar melhor…

Como o Instagram é uma ferramenta bastante visual, é importante manter algum padrão nas publicações. Para fazer isso, você pode utilizar as paletas de cores da identidade visual da sua empresa, por exemplo. 

Isso vai fazer com que os posts fiquem mais harmônicos, gerando uma sensação de organização, algo cada vez mais atraente para os consumidores que usam o Instagram. 

🎨 O guia das cores que chamam atenção para vendas

4. Crie legendas interessantes

Não subestime o poder de uma boa legenda. A legenda no Instagram é muito mais do que apenas um complemento de texto para a sua imagem ou vídeo…

Ela é uma parte fundamental da sua estratégia de mídia social e desempenha várias funções cruciais que podem impactar significativamente o desempenho das suas postagens.

Basicamente, uma boa legenda pode te ajudar a se conectar mais profundamente com o seu público, estimular as interações, contar histórias, transmitir informações importantes e muito mais.

Pode ser uma história, uma pergunta, uma citação inspiradora ou até mesmo um toque de humor. Legendas cativantes podem aumentar o envolvimento com suas postagens. Lembre-se disso!

5. Estude a concorrência

Ao competir por atenção dos usuários no Instagram, é preciso entender o que seus concorrentes estão fazendo. Ou seja, você deve estudar a concorrência!

Na prática, estudar a concorrência envolve uma análise detalhada das estratégias e práticas das contas semelhantes à sua. Isso significa que você vai estudar os concorrentes para copiar o que eles estão fazendo? Não, longe disso…

A ideia é você observar o mercado, o que as outras empresas estão fazendo, e traçar as suas próprias estratégias

Por exemplo, se você nota que um concorrente fez uma campanha publicitária que não deu certo, por que investir em algo parecido? Não cometa o mesmo erro que ele. 

Conheça bem o seu público-alvo e foque em ações que façam sentido para ele na hora de divulgar e vender os seus produtos pelo Instagram.  

6. Promova o engajamento da sua audiência

Engajar a audiência significa encorajar as pessoas a interagirem com suas postagens no Instagram. Isso é importante para construir uma comunidade de seguidores e aumentar a visibilidade da sua marca. Você pode fazer isso de várias maneiras:

  • Responda aos comentários: interaja com as pessoas que comentam nas suas postagens;
  • Faça perguntas nas legendas: estimule os seguidores a comentar, fazendo perguntas relevantes;
  • Use enquetes e perguntas nos Stories: use os recursos interativos do Stories para envolver os seguidores;
  • Use hashtags relevantes: aumente o alcance das suas postagens usando hashtags relacionadas;
  • Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário: reconheça e compartilhe postagens de seguidores que mencionam sua marca.

7. Monitore as métricas pelo Instagram Insights

Outro recurso valioso para os empreendedores é o Instagram Insights, disponível para as contas comerciais na plataforma. 

O Instagram Insights – ou como alguns chamam, Instagram Analytics – permite o monitoramento das métricas relacionadas ao perfil. Na prática, isso é indispensável para uma  tomada de decisão mais estratégica e baseada em dados. 

Na ferramenta, há três categorias: 

  • Atividade: dados sobre o alcance e impressões de postagens, além do número de pessoas que acessaram o seu perfil e outros pontos;
  • Conteúdo: informações sobre campanhas e publicações;
  • Público: dados variados como idade, localização geográfica, horários de pico, etc.

8. Crie conteúdo de valor

Quando falamos em como postar no Instagram, não dá para deixarmos de citar a importância do conteúdo de valor. 

Para isso, você precisa conhecer muito bem a persona do seu negócio. Isto é, o perfil do seu cliente ideal, o que engloba seus gostos, comportamentos, etc. 

A ideia é que você produza conteúdo que realmente interesse aos seus clientes

E é claro que ter ideias de publicação nem sempre é fácil. Nós sabemos tanto disso que pensamos em uma forma de ajudar os empreendedores nessa tarefa... 

Quer saber como?

Com o e-book 32 Ideias de Postagens para BOMBAR suas Redes Sociais!

Nele, você vai conferir uma lista valiosa com dicas que vão te ajudar a nunca mais ter problemas com falta de novas ideias ou bloqueio criativo. 

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

Baixe agora o seu clicando aqui:

Perguntas Frequentes

Como postar no Instagram pelo celular?

1. Acesse o aplicativo do Instagram; 2. Toque no botão “+” para iniciar o seu post; 3. Selecione as imagens da galeria ou faça uma; 4. Ajuste a imagem; 5. Escreva uma legenda; 6. Poste sua foto.

Como postar no Instagram pelo PC?

1. Acesse o site do Instagram; 2. Toque no botão “+” para iniciar o seu post; 3. Visualize o formato mobile; 4. Ajuste a imagem; 5. Escreva uma legenda; 6. Poste sua foto.

Como postar várias fotos no Instagram?

1. Abra o app ou acesse o site do Instagram no seu pc; 2. Uma vez que já estiver feito o login na rede social, clique no botão de “+”; 3. Selecione o número de fotos que deseja postar (caso esteja acessando pelo pc, aperte o botão ctrl); 4. Poste as suas fotos no Instagram.