Quer entender como minerar produtos no TikTok e tirar insights realmente incríveis da plataforma? Este guia completo tem todas as informações que você procura. Faça uma boa leitura! 

O TikTok pode até ser conhecido pelas suas trends e “dancinhas”, mas, para quem vende na internet, a plataforma também se revela como uma ferramenta realmente poderosa para encontrar produtos em alta

Só no Brasil são mais de 74 milhões de usuários ativos, de acordo com o DataReportal. E essas pessoas não estão apenas interessadas em vídeos engraçados – elas também estão em busca de produtos que possam tornar suas rotinas mais úteis e melhores.

E é com a mineração de produtos no TikTok que a sua empresa pode oferecee isso a esses usuários!

Quer saber como colocar isso em prática? Neste artigo mostramos dicas eficientes, mas ainda pouco usadas por empreendedores. Depois de ler este guia, você vai saber exatamente como minerar produtos no TikTok e fazer a sua loja virar uma tendência na plataforma. 

Vem com a gente! 

O que é a mineração de produtos no TikTok? 

A mineração de produtos no TikTok diz respeito ao processo de identificar e selecionar produtos que estão ganhando popularidade na plataforma, com o objetivo de vendê-los em negócios de Ecommerce – usualmente dentro do modelo de dropshipping.

Este método envolve analisar tendências, monitorar hashtags populares e observar o comportamento do consumidor no TikTok para descobrir produtos que estão em alta e têm potencial de venda.

Essa é uma estratégia dinâmica que, em essência, permite aos empreendedores identificar oportunidades de mercado em tempo real, aproveitando o poder viral da plataforma. Vamos entender mais detalhes sobre o processo em breve… 

📱Leia também: Como vender no TikTok e faturar mais? 9 dicas de sucesso 

É possível encontrar bons produtos no TikTok? 

Sim, é definitivamente possível encontrar bons produtos na plataforma TikTok. 

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Opinion Box revelou que 40% dos usuários afirmam ter usado o TikTok para descobrir coisas novas, reforçando a natureza do TikTok como uma plataforma que conecta empresas e consumidores. 

Isso é reforçado pelo fato de que 48% dos usuários do TikTok seguem empresas ou marcas, e 40% já compraram algo indicado por alguém na plataforma.

Isso mostra que há um interesse significativo dos usuários em conteúdo relacionado a produtos e uma abertura excepcional para descobrir novos produtos, o que cria um ambiente propício para quem quer minerar produtos no TikTok.

⛏️ Como minerar produtos dropshipping: o guia para empreendedores 

Como minerar produtos no TikTok: 3 estratégias 

Já vimos como os dados indicam uma audiência ativa e receptiva a novidades e recomendações de produtos, com uma tendência significativa de usuários seguindo marcas e realizando compras influenciadas pelo conteúdo que consomem no TikTok.

E, depois de entendermos o que é a mineração de produtos e como a plataforma pode ser útil nesse processo, vamos aprofundar nosso conhecimento e detalhar 3 estratégias específicas de mineração de produtos no TikTok. 

Estas estratégias são projetadas para ajudar empreendedores e marcas a identificar produtos com alto potencial de venda. Leia agora!

1. Pesquise usando hashtags específicas

No contexto do TikTok, as hashtags funcionam como pontes que conectam usuários aos tipos de conteúdos que eles mais desejam consumir. Isso serve para fins de entretenimento mas, se você busca como minerar produtos no TikTok, elas também podem ser muito úteis. Vamos explicar… 

Por exemplo, hashtags famosas como #TikTokMadeMeBuyIt, #AmazonFinds e #AliexpressFinds são verdadeiros pontos de encontro para produtos virais e inovadores. Essas tags frequentemente reúnem uma variedade de produtos que capturaram a atenção dos usuários do TikTok, oferecendo uma visão clara do que está em tendência.

Ao explorar essas hashtags, você pode encontrar produtos que já estão validados pelo interesse do público. Mas não se limite apenas às hashtags mais óbvias. Experimente combinações e variações para descobrir nichos e subcategorias que podem não estar tão saturados. 

Veja algumas sugestões de hashtags que podem ser úteis nessa busca:

  • #Techtok;
  • #Achadosamazon;
  • #Achadinhosamazon;
  • #Acheinaamazon;
  • #Produtosparabanheiro;
  • #Achadinhosdashopee;
  • #Achados;
  • #Produtodashopee;
  • #TikTokMeFezComprar;
  • #Comprasonline;
  • #Achadosparacasa;
  • #Shopeecompras;
  • #Comprasaliexpress;
  • #Achadinhosaliexpress;
  • #Dicasaliexpress.

A chave aqui é a curiosidade e a disposição para explorar. Cada hashtag é uma porta de entrada para um mundo de possibilidades, no qual produtos inesperados podem se tornar os próximos campeões de venda. 

Mantenha-se atualizado com as tendências do TikTok, e não tenha medo de mergulhar fundo nessa busca. Lembre-se, no TikTok, as tendências mudam rapidamente, então agilidade e adaptabilidade são essenciais.

👉 Leia também: Confira as 105 melhores hashtags para TikTok e alavanque suas vendas 

2. Utilize a biblioteca de anúncios do TikTok

Uma ferramenta frequentemente subestimada, mas incrivelmente valiosa, é a biblioteca de anúncios do TikTok. Esta funcionalidade oferece uma visão abrangente dos produtos que estão sendo ativamente promovidos e, mais importante, dos que estão conseguindo captar a atenção e o interesse do público.

A biblioteca de anúncios do TikTok Ads te ajuda a entender quais estratégias de marketing estão funcionando e quais produtos estão gerando engajamento. 

Ao analisar os anúncios, preste atenção não apenas nos produtos em si, mas também em como eles são apresentados. Isso inclui o estilo do vídeo, a mensagem, as hashtags utilizadas e a interação do público com o anúncio. 

Por exemplo, se um anúncio de um produto específico está recebendo uma quantidade significativa de curtidas, comentários e compartilhamentos, isso indica um alto nível de interesse do consumidor. 

Esses produtos podem ser excelentes candidatos para adicionar ao seu catálogo de produtos!

Fique atento a padrões e temas recorrentes, pois eles podem ser indicativos de uma demanda de mercado que ainda não foi totalmente explorada.

3. Analise comentários e feedbacks

Os comentários no TikTok são uma fonte rica de informações. Eles podem revelar o que os usuários realmente pensam sobre um produto, incluindo suas preferências, dúvidas e até objeções. 

Por exemplo, se um produto específico está gerando muitos comentários positivos ou perguntas sobre onde comprá-lo, isso é um sinal claro de interesse do consumidor. 

Por outro lado, se há muitos comentários negativos ou questões não resolvidas, isso pode indicar problemas potenciais com o produto ou a percepção da marca.

Além de avaliar a recepção do produto, os comentários podem também fornecer ideias para melhorias ou adaptações. Em alguns casos, os usuários sugerem maneiras de como o produto poderia ser aprimorado ou expressam desejos por características adicionais. 

⭐ Leia também: Review de produto no Ecommerce: como ele pode ajudar sua loja? 

Mas como descobrir se o produto que eu minerei no TikTok está vendendo?

Identificar um produto em alta no TikTok é apenas o primeiro passo. O próximo desafio é validar se esse produto realmente tem potencial de vendas no mercado. Afinal, no mundo do Ecommerce, não podemos nos basear apenas em suposições. 

Então, como verificar se o produto que chamou sua atenção no TikTok também está conquistando os consumidores?

A quantidade de visualizações que um produto recebe no TikTok é um indicador inicial de interesse. Se um produto está atraindo muitos olhares, há uma boa chance de que ele também esteja vendendo. No entanto, visualizações não são vendas garantidas. É preciso ir além.

Uma técnica eficaz é verificar se o produto está sendo anunciado em outras plataformas, como o Facebook. Observe as lojas que estão promovendo o produto e analise a interação dos usuários com esses anúncios. Comentários positivos e perguntas sobre como comprar podem ser sinais promissores.

Também acompanhe as páginas de venda do produto e analise comentários e reviews. Mensagens recentes podem indicar que aquele produto está em alta e tem potencial para ser lucrativo. 

Encontrei produtos lucrativos… e agora? 

Se você seguiu os passos anteriores, as chances de que você tenha agora uma lista de produtos lucrativos para vender é grande. Mas, agora qual o próximo passo? Encontrar fornecedores confiáveis e preparar sua estratégia de mercado

Aqui estão algumas dicas práticas para garantir que você faça parcerias com os melhores fornecedores, mantendo a qualidade e a satisfação do cliente. Veja agora: 

Passo 1 | Captura de imagem do produto

Após identificar produtos promissores no TikTok, tire um print da tela de cada um. Essas imagens serão essenciais para encontrar fornecedores que ofereçam os produtos desejados.

Passo 2 | Busca de fornecedores por imagem

Agora, você vai usar a imagem do produto desejado para buscá-lo nos sites de fornecedores. Nesse caso, plataformas como o AliExpress podem ser muito úteis, já que têm a funcionalidade de busca por imagem. 

Nessa etapa, o AliExpress mostrará opções similares, permitindo que você compare preços e especificações.

💸 Leia também: O que vender na internet com pouco investimento? [LISTA] 

Passo 3 | Seleção de fornecedores

A escolha de fornecedores confiáveis é um dos pilares para o sucesso do seu negócio. Independentemente da plataforma – seja Alibaba, DHgate, e até mercados locais – dedique tempo para ler as avaliações e feedbacks dos fornecedores. 

Procure por comentários que mencionem a qualidade do produto, a consistência na entrega e o serviço ao cliente. Um bom fornecedor geralmente tem uma grande quantidade de avaliações positivas e um histórico de respostas construtivas a feedbacks negativos.

Também verifique o histórico de vendas do fornecedor. Fornecedores com um longo histórico de vendas bem-sucedidas são geralmente mais confiáveis. 

Entre em contato com o fornecedor para avaliar a qualidade da comunicação – respostas claras e rápidas, usualmente, demonstram comprometimento e suporte por parte do fornecedor.

Sempre que possível, solicite amostras dos produtos antes de fazer um pedido em grande escala. Isso permite que você avalie pessoalmente a qualidade e decida se o produto atende às suas expectativas e às de seus clientes.

Venda muito mais com o dropshipping! 

Integrar as estratégias de mineração de produtos no TikTok com o modelo logístico do dropshipping cria uma poderosa combinação para o sucesso no Ecommerce. 

Você pode aproveitar as tendências emergentes, responder rapidamente às mudanças do mercado e vender produtos sem os riscos associados ao estoque tradicional. 

Com foco em marketing eficaz e parcerias de fornecimento sólidas, o dropshipping abre o caminho para um negócio ágil, rentável e de baixo risco. No entanto, para ter sucesso nesse modelo, tão competitivo, você pode precisar de uma ajuda extra – e nós podemos ajudar! 

O curso "Dropshipping do Zero" oferece uma oportunidade única de aprender com especialistas renomados no mercado, que compartilham estratégias práticas, dicas valiosas e insights sobre como construir um negócio de dropshipping lucrativo e sustentável.

Fature mais de R$ 30 mil por mês com dropshipping, usando técnicas comprovadas. Saiba mais clicando aqui: