Você costuma usar os destaques do Instagram? Se não, saiba que pode estar desperdiçando uma grande ferramenta de branding e vendas para a sua empresa. Depois de ler este artigo, você vai entender como usar o máximo potencial da ferramenta. Boa leitura! 

Os destaques do Instagram foram lançados em 2018 e, desde então, têm ajudado criadores e usuários da plataforma a organizar o seu conteúdo e se comunicar de forma efetiva no Instagram. 

Atualmente, o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. E muitos deles buscam mais do que apenas consumir conteúdo – eles também querem comprar.

Uma pesquisa da Opinion Box, por exemplo, mostrou que 86% dos usuários seguem empresas no Instagram. Além disso, 58% disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando. Interessante, não acha? 

Assim, saber usar todas as ferramentas dessa plataforma é essencial para empresas de Ecommerce. No vídeo abaixo, Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais, também fala sobre o poder dos destaques do Instagram. Confira:

O que são os destaques do Instagram? 

Lançado em 2018, o destaque do Instagram é uma funcionalidade que permite fixar Stories em seu perfil por mais de 24 horas. O intuito da ferramenta é permitir a veiculação de conteúdos importantes por tempo indeterminado. Como tem esse formato, para criar um destaque é necessário que o conteúdo tenha sido publicado no formato de Stories previamente.

Essa é uma funcionalidade especialmente útil para empreendedores que precisam usar o seu perfil no Instagram para fornecer o máximo de informações possíveis sobre a marca – uma coisa que nem sempre é possível no pequeno espaço da biografia

Por isso, algumas marcas usam os destaques do Instagram para compartilhar informações como formas de pagamento aceitas na loja virtual, feedback de clientes, unboxing de produtos, política de troca e devolução e mais. 

Com os destaques do Instagram, todas essas informações ficam disponíveis a quem visitar o seu perfil - e podem até mesmo ajudar a quebrar objeções de compra.

Por que os destaques do Instagram são importantes? 

O nome “destaques” não é uma coincidência. Esse é um conteúdo que realmente tem uma posição privilegiada dentro do seu perfil, ficando logo abaixo da biografia. Dessa forma, qualquer pessoa que visita o seu perfil – seja um cliente antigo ou alguém que ainda não conhece a sua marca – tem acesso rápido às informações mais importantes sobre a empresa. 

De muitas maneiras, portanto, os destaques do Instagram são um canal de comunicação importante com a sua audiência e pode ajudar a tirar dúvidas e a promover mais compras. Além disso, os destaques também podem ser considerados uma importante ferramenta de marketing no Instagram.

Uma forma interessante de usar os destaques do Instagram é pensando neles como vitrines de sua loja. Só que com uma grande vantagem: nela, você pode mostrar muito mais do que apenas produtos. Parece confuso, né? Mas vamos explicar adiante formas inteligente de usar os destaques.

Leia também: Como aumentar as vendas no Instagram: 12 dicas para fugir do óbvio

Como criar destaques no Instagram? 

Como você já sabe, os destaques do Instagram só podem ser feitos a partir de imagens e vídeos que já foram publicados nos Stories. Isso pode ser feito tanto com Stories recentes – ou seja, publicados a menos de 24 horas – ou aqueles que já expiraram. 

A seguir, vamos ensinar os dois métodos. Veja agora… 

1. Destaques com Stories recentes 

O primeiro passo é acessar o seu perfil e clicar na foto principal para ver os Stories publicados. 

Captura de tela mostra a página inicial do Instagram do Ecommerce na Prática.

Depois, você vai selecionar os que deseja colocar em evidência e clicar em “Destacar”. 

Captura de tela mostra como criar destaques do Instagram com Stories recentes.

Então, você precisará escolher em qual pasta deseja destacar o Story. Caso você queira criar uma pasta nova, também é aqui que você pode completar esse processo, clicando na opção “”Novo”. 

Captura de tela mostra a seção de destaques do Instagram

2. Destaques com Stories antigos

Para fazer destaques com Stories que já expiraram, você precisa clicar no menu do canto superior direito. Depois, selecione a opção “Sua atividade”.

Captura de tela mostra o menu para criar destaques do Instagram com Stories antigos.

Então, clique em “Arquivado”. Aqui você vai ver todas as postagens que fez nos Stories e Feed. Selecione a opção “Arquivo de Stories”, escolha os conteúdos que deseja destacar e clique em “Destacar”.

Novamente, escolha a pasta que vai receber o Story ou crie uma. 

Captura de tela mostra como criar destaques do Instagram.

Como saber quem viu os destaques no Instagram?

É possível ver quem visualizou o seu Story ao abrir o conteúdo e clicar em “Visto por”. Vale lembrar que essa lista só mostra os visualizadores das últimas 24 horas, mesmo que o conteúdo esteja no ar por mais tempo. 

Captura de tela mostra o menu de visualização dos Stories

Como fazer capas para os destaques do Instagram?

Além de servir como ponto de apoio para o conteúdo da sua empresa, os destaques do Instagram também servem para reforçar a identidade visual da sua marca e fortalecer o branding

Uma ferramenta que indicamos sempre  por aqui é o Canva. E, quando o assunto é criar capas interessantes para seus destaques, a plataforma novamente se destaca como a melhor opção. 

O Canva é uma plataforma que permite a criação de peças gráficas profissionais. Ela é intuitiva e tem muitos recursos, o que a torna um verdadeiro tesouro para empreendedores que não têm uma experiência com design, mas querem fazer bonito. 

O legal é que o Canva tem templates prontos para grande parte das necessidades diárias de uma empresa – incluindo templates de capa para destaques do Instagram. 

Captura de tela da página inicial do Canva.

Você pode escolher alguma das imagens prontas e editá-las ou criar uma do zero. Na personalização, você pode usar a paleta de cores da sua empresa, mudar a fonte usada, adicionar novo texto ou imagens. As possibilidades são muitas!

Captura de tela mostra as opções de template para destaque do Instagram.

O Canva está disponível para iOS e Android, mas também tem um site que pode ser usado no desktop. A sua versão gratuita é mais limitada, mas ainda pode ser usada para algumas coisas. A mensalidade do serviço é R$ 34,90 e, na nossa opinião, vale muito a pena. 

Como alterar a capa dos destaques?

Existem muitas razões para que você deseje mudar a capa dos destaques do Instagram. Sua empresa pode ter atualizado a identidade visual, ou estar se preparando para uma grande promoção… 

Felizmente, esse é um processo simples, que pode ser feito com apenas alguns cliques. Veja o tutorial ilustrado abaixo: 

Primeiramente, acesse o seu perfil do Instagram e clique no destaque que deseja atualizar. Depois, clique na opção “Mais”. 

Agora, é só selecionar a opção “Editar destaque”

Captura de tela mostra como editar destaques do Instagram.

Selecione a opção “Editar capa” e escolha a nova imagem que deseja colocar. Essa imagem pode ser do seu banco dos destaques ou outra imagem salva no seu celular (ou seja, não é necessário publicar como story essa capa).

Captura mostra como editar a capa de um destaque no Instagram

5 dicas para usar os destaques do Instagram 

Como você viu ao longo deste artigo, os destaques do Instagram são ferramentas poderosas para dialogar com seus clientes, tornar a proposta da sua empresa mais clara e organizar informações de forma atraente. 

E, ainda que existam algumas boas práticas para criar destaques interessantes, não existem regras

Você deve analisar o seu nicho de mercado e a sua persona para entender qual o tipo de comunicação que é mais eficiente para o seu negócio. 

A seguir, separamos algumas ideias que podem te ajudar a tirar o máximo potencial dessa funcionalidade. Veja! 

1. Categorize informações 

Os destaques do Instagram servem, acima de tudo, para que você mostre aos seus visitantes quais as informações mais importantes do seu negócio. Por isso, é importante que você categorize esses conteúdos com cuidado

Nesse espaço, a sua marca está exposta para seguidores, clientes e até mesmo pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa. Você certamente quer causar uma boa impressão e ajudar no processo de decisão de compra, quebrando objeções, certo? 

Pensando nisso, algumas das categorias que podem ser criadas como destaque são: 

  • Sobre: informações relacionadas ao negócio, como missão da marca, visão e objetivos; 
  • Produtos ou serviços: diferenciais da sua empresa; 
  • Promoções: ideal para sazonalidades, onde você pode expor condições especiais de compra e cupons de desconto;
  • Perguntas frequentes (FAQ): área para responder dúvidas comuns ou perguntas que se repetem, o que pode reduzir seu tempo de atendimento; 
  • Contatos: área para colocar links para outras redes sociais ou canais de comunicação diretos, como o WhatsApp;
  • Depoimentos de clientes: espaço para expor opiniões de quem já comprou com a sua marca;
  • Bastidores: mostrar processos como embalagem, envio, escolha de produtos para promoção e mais; 
  • Valores e posicionamento da empresa: onde poderá apontar ações que têm implementado que provam que seu posicionamento não é mero discurso;
  • Medidas para cada tamanho (no segmento de moda): como não existe um padrão de medida por tamanho no Brasil, exibir as medidas com as quais trabalha te ajuda a evitar trocas e devoluções.

Devemos lembrar, novamente, que cada destaque tem capacidade de conter até 100 Stories e, caso esse número seja superado, o Story mais antigo é enviado novamente para o arquivo – ou seja, não fica visível para o público – para dar lugar ao novo. Apesar disso, é incomum as pessoas usarem 100 stories.

Leia também: Como colocar o link do WhatsApp no Instagram [GUIA]

2. Escolha nomes atrativos para cada destaque

Ainda que o Instagram seja uma rede social focada nos aspectos visuais, você também pode pensar em como traduzir a essência da sua empresa por meio das palavras. E os destaques são uma ótima ferramenta para isso! 

O nome dos seus destaques estão em evidência, tanto quanto as imagens. Muitas empresas, portanto, aproveitam essa oportunidade para mostrar descontração, criar títulos chamativos e evocar emoções. 

Você também pode optar por usar palavras mais sóbrias, que comuniquem diretamente o conteúdo de cada destaque. De qualquer forma, é importante que o termo comunique com clareza o que o visitante vai encontrar uma vez que ele clique no destaque. 

3. Crie uma identidade visual forte 

Como já destacamos ao longo deste artigo, a identidade visual da sua empresa precisa estar bem clara para todos aqueles que visitam o seu perfil. Essa é uma oportunidade de outro para usar as cores da sua empresa e ícones que remetem à identidade do seu negócio.

É possível reforçar a identidade visual por meio de imagens, símbolos e até mesmo fontes personalizadas. O limite é a sua criatividade! 

4. Humanize a sua marca

Um fator que muitas empresas esquecem, mas que é essencial para as vendas no Instagram é a humanização. Seja mostrando os bastidores de ser empreendedor, compartilhando momentos da sua rotina ou mostrando como usar produtos e serviços, a ideia é que você mostre as pessoas que constroem a sua marca. 

E, nessa missão, os destaques do Instagram são ferramentas muito úteis! 

5. Não exagere no número de destaques 

Não existe um número mínimo ou máximo de destaques que podem ser criados. Mas, na hora de criar destaques, pense que o seu objetivo é realmente colocar determinados conteúdos como prioridade. Por isso, tenha sabedoria para determinar o que realmente é importante. 

Ter destaques em excesso pode confundir os seus visitantes e deixá-los sem saber por onde começar. Além disso, esse cenário também pode criar uma poluição visual na sua página e prejudicar o seu branding.

A ideia é que todos os seus destaques tenham conteúdo de valor, e não sejam criados apenas para preencher um espaço vazio em seu perfil. 

Nós sabemos, no entanto, que criar conteúdo de valor, que realmente engaja, é um desafio para muitos empreendedores. E isso vai muito além dos destaques do Instagram. 

Foi por isso que criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios, um curso completo que te ensina a atrair consumidores e transformá-los em clientes fiéis por meio da produção de conteúdo. 

Para saber mais sobre as aulas e começar a sua jornada, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é destaques do Instagram?

Lançado em 2018, o destaque do Instagram é uma funcionalidade que permite fixar Stories em seu perfil por mais de 24 horas. O intuito da ferramenta é permitir a veiculação de conteúdos importantes por tempo indeterminado.

Como criar destaques no Instagram?

Para criar um destaque do Instagram você precisa acessar o seu perfil, selecionar o Story que deseja destacar e clicar em “Destacar”. Se o conteúdo já expirou, você precisa buscá-lo no arquivo do seu perfil. Para conferir o tutorial ilustrado, leia nosso artigo.

Como usar os destaques do Instagram?

Você pode usar o destaque do Instagram para dar evidência às informações mais importantes para o seu cliente. Isso pode incluir, por exemplo, feedbacks de outros clientes, meios de pagamento aceitos, dúvidas frequentes e mais.