Desde que foi lançado, em 2010, o Instagram se tornou uma ferramenta muito valiosa para empreendedores dos mais variados segmentos. Neste artigo, nós vamos te ensinar como colocar o link do WhatsApp no Instagram e diminuir a distância entre a sua empresa e os seus seguidores. Boa leitura! 

Ainda que o Instagram tenha sido lançado com o intuito de compartilhar fotos pessoais e manter o contato com pessoas próximas, a rede social se tornou uma grande ferramenta para empresas ao longo dos anos. 

Essa é, hoje, uma das formas preferidas que os consumidores têm de manter contato com negócios e pesquisar por produtos para comprar. Uma pesquisa realizada pelo próprio Instagram mostrou, por exemplo, que 90% dos usuários da rede seguem ao menos uma empresa na plataforma

Já deu para perceber que este é um canal de vendas e de criação de conteúdo que não pode ser ignorado, não é mesmo? 

E para aproveitar todo o potencial que o Instagram pode oferecer para marcas, é importante que as suas informações de contato estejam atualizadas e sejam facilmente acessadas pelos usuários.

Uma forma de fazer isso é colocando o link do seu WhatsApp no perfil do Instagram. Neste artigo vamos te ensinar como completar esse processo, passo a passo. Boa leitura!

Por que colocar o link do WhatsApp no Instagram? 

Colocar o link do WhatsApp no Instagram é uma forma prática de aumentar os seus pontos de contato com os clientes e potenciais clientes, o que, consequentemente, também pode contribuir para o crescimento do volume de vendas. 

Muitas pessoas sabem que o Instagram é uma rede social popular, mas poucos têm a real dimensão da importância desse canal para a estratégia de empresas. De acordo com dados do Semrush, o Instagram é o 7º site mais visitado do mundo, totalizando 2.9 bilhões de visitas por mês.  

E, quando falamos de usuários ativos, a rede se destaca como a 4º mais popular, perdendo apenas para o Facebook, Youtube e o próprio WhatsApp. No total, 1,3 milhões de pessoas acessam o Instagram todos os dias. 

Um estudo promovido pela Hootsuit em 2022 mostra que contas de empresa no Instagram crescem, em média, 1,69% por mês. Ainda que esse número possa variar de acordo com o seu nicho de mercado, é interessante saber qual o padrão de comportamento geral dentro da plataforma. 

Outro dado interessante publicado pelo próprio Instagram: 1 a cada 2 pessoas usam o Instagram para descobrir novas marcas, produtos ou serviços. Isso quer dizer que empresas podem impactar os hábitos de compra de metade de todos os usuários da rede. 

Os seus futuros clientes podem estar procurando por serviços e produtos parecidos com os que você oferece agora mesmo! 

Uma pesquisa publicada pelo perfil do Instagram Business em 2021 também mostra que 44% dos usuários utilizam a plataforma para fazer compras semanalmente. Não à toa, o alcance de anúncios no Instagram superou o do Facebook em 2021, de acordo com o Hootsuit… 

Por tudo isso, ter o contato da sua empresa em um lugar de destaque no seu perfil é mais do que apenas um cuidado extra – pode ser o recurso que faltava para aumentar as suas vendas e alcançar mais clientes. 

Preocupado com o crescimento da sua empresa no Instagram? Confira esse artigo com mais dicas de como usar a rede a favor da sua marca: 11 dicas sobre como usar o Instagram para Negócios.

O que é preciso para colocar o link do WhatsApp no Instagram?

Para colocar o link do WhatsApp no Instagram você precisa de uma conta comercial em ambas as redes sociais. Isso porque as contas voltadas para uso pessoal têm recursos limitados. 

Quando você muda a sua conta do WhatsApp ou do Instagram para suas versões comerciais – ou for Business – elas passam a ganhar uma série de recursos. Dentre eles, a capacidade de colocar suas informações de contato no Instagram. 

Vamos entender, rapidamente, como transformar as suas contas no WhatsApp e Instagram em perfis comerciais? 

Como transformar minha conta do Instagram em uma conta comercial? 

Para transformar a sua conta do Instagram em um perfil comercial, siga os seguintes passos: 

  • Entre em seu perfil e selecione “Editar perfil”;
  • Depois, clique em “Mudar para a conta profissional'';
link-do-whatsapp-no-instagram
  • Selecione “Continuar”;
  • Escolha a categoria em que seu perfil se encaixa e selecione “Concluir”.
link-do-whatsapp-no-instagram

Como transformar minha conta do WhatsApp em uma conta comercial? 

  • Atualize o WhatsApp Messenger e baixe o WhatsApp Business na Google Play Store;
  • Abra o WhatsApp Business;

Atenção: mantenha o aplicativo do WhatsApp Business aberto e o seu aparelho ligado até que o processo de transferência da conta seja concluído. Isso é essencial para que todas as informações sejam carregadas corretamente. 

O WhatsApp Business identifica automaticamente o número que você usa no WhatsApp Messenger. 

  • Para continuar, toque na opção com seu número comercial.

Se não quiser usar o número exibido, toque em “Usar outro número” e complete o processo de confirmação normalmente.

  • Toque em “Continuar” e depois em “Permitir” para que o WhatsApp Business tenha acesso ao seu histórico de conversas e a seus arquivos de mídia;
  • Você receberá um código de 6 dígitos para confirmar seu número. Digite os números na caixa de confirmação; 
  • Crie seu perfil comercial e toque em “Avançar”.

Você pode continuar a editar seu perfil comercial assim que sua conta do WhatsApp Business estiver ativada. Para descobrir tudo que você pode fazer com seu perfil comercial no WhatsApp, leia:  8 Funcionalidades Incríveis do Whatsapp Business. 

Como colocar o link do WhatsApp no Instagram: passo a passo 

Depois de completar os passos anteriores e transformar as suas contas no Instagram e WhatsApp em perfis comerciais, é hora de entender como colocar o link do WhatsApp no Instagram. 

Como você sabe, as duas empresas pertencem ao Meta Platforms, grupo responsável também pelo Facebook e o Messenger– e, por isso, a integração é muito simples

Para mostrar o número comercial do WhatsApp em seu perfil do Instagram, siga os seguintes passos: 

1. Abra o aplicativo do Instagram

Pelo celular, abra o aplicativo do Instagram. O processo de colocar o link do WhatsApp em seu perfil na rede social é feito apenas pelo celular. Ou seja, não é possível realizar o processo por meio do seu computador.

2. Clique em “Editar perfil”

Em seu perfil, clique no botão “Editar Perfil”. Ele fica, normalmente, localizado abaixo da sua foto de perfil. Se você não encontrar essa opção, clique no ícone no canto lateral direito e procure pela opção no menu lateral. 

link-do-whatsapp-no-instagram

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA]

3. Clique em opções de contato 

Se o seu perfil no Instagram está configurado como uma conta comercial, você verá a opção de adicionar informações de contato. Dentre os dados que podem ser inseridos estão a sua página do Facebook, categoria dos serviços oferecidos e mais. 

Clique em “Opções de contato” para seguir e inserir o número do seu WhatsApp. 

link-do-whatsapp-no-instagram

Leia também: 5 Dicas para atender melhor no WhatsApp.

4. Clique em “Telefone comercial do WhatsApp Business” 

Dentro da página de opções de contato, você terá a opção de inserir o seu e-mail comercial, seu endereço, dentre outros dados. 

Vale lembrar que, para que o botão apareça escrito apenas “WhatsApp”, você não pode colocar o telefone no campo de número e nem o endereço de e-mail. Deixe apenas o número do WhatsApp Business e o endereço do estabelecimento, se houver. 

Caso você insira outras informações, o nome do botão mudará para “Contato” e não apenas “WhatsApp”:

link-do-whatsapp-no-instagram

5. Adicione ou selecione o seu número 

Se você tem um número do WhatsApp Business cadastrado, ele deve aparecer nessa tela. Nesse caso, basta clicar no ícone para fazer a sincronização. 

Caso não apareça, você deve preencher o espaço com o telefone e clicar em “Enviar código”. Você receberá uma notificação do Facebook Business no seu WhatsApp. Por fim, clique em “Exibir informações de contato” para fazer o link aparecer em seu perfil. 

link-do-whatsapp-no-instagram

Prontinho! Você aprendeu como colocar o link do WhatsApp no Instagram. No final do processo, o seu link ficará da seguinte maneira: 

link-do-whatsapp-no-instagram

💡 Já conhece o treinamento Lançamento Explosivo? Nele, você aprende como faturar R$ 50 mil ou mais em apenas 48 Horas usando WhatsApp!

Como criar o link do WhatsApp para usar em outras redes? 

No tópico anterior, ensinamos uma das maneiras mais efetivas de como colocar o link do WhatsApp no Instagram utilizando as funcionalidades nativas de ambas as redes. 

Mas, quando o assunto são canais de venda digitais, precisamos admitir: existem muitas outras opções além do Instagram… e nem todas elas têm uma integração tão simples. 

Sendo assim, muitos empreendedores ficam na dúvida de como criar o link do WhatsApp para usar em outras redes. Vamos te mostrar um método alternativo agora, confira: 

Para criar um link personalizado para o seu WhatsApp, você pode usar a seguinte URL: 

https://api.whatsapp.com/send?phone=

Basta acrescentar o número de telefone da empresa com o código do país – no Brasil esse código é o 55 – e o DDD sem o zero ao final depois do “phone=”.

Digamos, por exemplo, que o telefone da sua empresa seja o seguinte: 21 93333-3333. Nesse caso, depois de adicionar o código do Brasil, o link ficaria assim: 

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511933333333

Dessa maneira, sempre que o seu cliente clicar neste link, será redirecionado para a conversa com a sua empresa no WhatsApp. É muito simples e rápido…

Você também pode encurtar esse link para deixá-lo mais amigável. Existem diversas ferramentas que fazem isso gratuitamente, como o Bitly e o TinyURL. Essa URL pode ser usada na sua página do Facebook, blog e até mesmo em sua loja virtual

A Nuvemshop também conta com um gerador de link para WhatsApp. Com ele, você também pode criar um texto personalizado que acompanha a mensagem do seu cliente. Vale a pena conferir! 

Perguntas frequentes sobre como colocar o link do WhatsApp no Instagram

Ao longo deste artigo, te ensinamos como colocar o link do WhatsApp no Instagram e ainda mostramos formas alternativas de criar um link personalizado do WhatsApp para outras redes sociais. 

No entanto, esse é um assunto que pode gerar algumas dúvidas. Por isso, listamos alguns dos questionamentos mais comuns acerca do assunto. Veja só: 

Como fazer o link do meu WhatsApp?

1. Acesse o Gerador de Link para WhatsApp;
2. Insira o número do seu WhatsApp Business;
3. Insira uma mensagem personalizada, se quiser; 
4. Clique em “”Gerar link”;
5. O link estará pronto para uso.

Como colocar o link do WhatsApp na bio?

  1. Abra o aplicativo do Instagram;
  2. Clique em “Editar perfil”;
  3. Clique em opções de contato;
  4. Clique em “Telefone comercial do WhatsApp Business”; 
  5. Adicione ou selecione o seu número. 

Posso inserir o botão do WhatsApp na minha conta pessoal?

Não, o botão de contato do WhatsApp está disponível apenas para contas comerciais no Instagram. 

Posso colocar um WhatsApp normal, sem ser conta Business?

Não, apenas números vinculados a uma conta comercial no WhatsApp podem ser adicionados ao Instagram.

Como copiar o link do Instagram para colocar no WhatsApp?

1. Vá até o seu perfil no Instagram e clique em “Configurações”’;
2. Depois, clique em “Seguir e convidar amigos”;
3. Em seguida, clique na opção “Convidar amigos por…”;
4. Clique em “Copiar link”;
5. Agora você tem um link para o seu perfil no Instagram. Você pode colocá-lo em seu WhatsApp ou Ecommerce

É possível colocar mais de um número de WhatsApp no Instagram? 

Não. Ao utilizar o botão do WhatsApp no Instagram você consegue utilizar um número por vez. Lembramos, no entanto, que é possível editar o número de contato a qualquer momento.
Para usar mais de um link de contato na bio do seu Instagram, sugerimos que você utilize um serviço agregador de links.

Consigo adicionar o botão do WhatsApp pelo Instagram Web?

Consigo adicionar o botão do WhatsApp pelo Instagram Web?

Não. Para colocar o link do WhatsApp no Instagram você precisa completar o processo a partir do aplicativo. O botão de contato também será visível apenas para visitantes que acessam o perfil por meio de dispositivos móveis.

Leia também: Instagram Shopping: o que é e como ativar sua loja [TUTORIAL] | Ecommerce na Prática

Transforme o seu WhatsApp em uma máquina de vendas! 

Não dá para negar que o WhatsApp é, hoje, uma das principais ferramentas de conversão para empreendedores. São bilhões de usuários em todo o mundo – sendo 120 milhões de contas ativas apenas no Brasil, de acordo com a Statista. 

Esse também é um canal que aproxima o cliente da empresa e pode fazer toda a diferença na experiência de compra, assim como no atendimento ao cliente no pós-venda. Por todas essas razões, dominar o WhatsApp deve se tornar uma prioridade para todo empreendedor… 

Será que você está tirando o máximo proveito do WhatsApp para sua empresa? 

Foi para ajudar empreendedores em todos os níveis de experiência que criamos o treinamento Mobile Business. 

Ministrado por Babi Tonhela, Diretora de Produtos do EnP e Consultora de Ecommerce, o curso Mobile Business tem tudo que você precisa para transformar o seu WhatsApp em uma poderosa ferramenta de vendas

Para começar a aprender agora, basta fazer a assinatura da nossa plataforma. Clique aqui para conferir

Perguntas Frequentes

Como colocar o link do WhatsApp na bio?

Primeiro, abra o aplicativo do Instagram; Depois, clique em “Editar perfil”; Então, clique em opções de contato; Vá na opção “Telefone comercial do WhatsApp Business” e adicione ou selecione o seu número.

Posso inserir o botão do WhatsApp na minha conta pessoal?

Não, o botão de contato do WhatsApp está disponível apenas para contas comerciais no Instagram.

Posso colocar um WhatsApp normal como contato no Instagram?

Não, apenas números vinculados a uma conta comercial no WhatsApp – WhatsApp Business – podem ser adicionados ao Instagram.

É possível colocar mais de um número de WhatsApp no Instagram?

Não. Ao utilizar o botão do WhatsApp no Instagram você consegue utilizar um número por vez.

Consigo adicionar o botão do WhatsApp pelo Instagram Web?

Não. Para colocar o link do WhatsApp no Instagram você precisa completar o processo a partir do aplicativo.