Você sabe como criar catálogo no Instagram pode ajudar a alavancar as vendas da sua empresa? Todos os dias, milhões de pessoas utilizam o aplicativo do Instagram. Enquanto algumas buscam apenas ver vídeos divertidos, outras querem manter-se informadas ou apenas conversar com amigos e familiares.

E o que esses usuários têm em comum? Podemos apostar que todos estão dispostos a comprar.

É aí que entra o catálogo de produtos do Instagram. Esta é uma ferramenta que pode tornar a compra de seus produtos mais acessível para os clientes e aumentar muito a conversão de vendas do seu negócio.

De acordo com relatórios produzidos pela We Are Social e a Hootsuite, o Instagram foi a 4ª rede social mais usada do mundo, acumulando 110 milhões de usuários, apenas no Brasil. 

Quer aproveitar esse grande potencial do Instagram e usá-lo a favor da sua empresa? Neste artigo você encontra o passo a passo para tirar essa estratégia do papel. Vem com a gente! 

No vídeo abaixo, a Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais do Ecommerce na Prática te ensina o passo a passo. Acompanhe:

O que é um catálogo do Instagram?

O catálogo do Instagram é uma página presente em todos os perfis comerciais na plataforma. Nele, é possível centralizar informações sobre todos os produtos vendidos, informando preço, quantidades disponíveis, variações de cores e mais. 

Além disso, um catálogo do Instagram também serve para que as suas publicações fiquem mais ricas, já que ele torna possível a marcação de produtos em qualquer foto

Dessa maneira, basta que o seu seguidor clique na imagem do item para ter acesso às suas informações, sendo redirecionado para a página de compras rapidamente. Em suma, o catálogo do Instagram é uma forma de melhorar a experiência do seu cliente e aumentar as conversões.  

Mas, por que esse é um recurso importante? 

Simples… o comportamento dos consumidores vem mudando bastante ao longo dos últimos anos e dados mostram que o Social Commerce, ou seja, as compras por meio de redes sociais, são uma tendência importante

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela All iN/Social Mine mostrou que o Instagram é a plataforma preferida de 62% das pessoas para buscar produtos

O que é preciso para criar um catálogo no Instagram? 

Como falamos anteriormente, este é um recurso presente em perfis comerciais. Por isso, antes de saber como criar catálogo de produtos no Instagram, é preciso entender se a sua empresa está elegível. 

Alguns dos requisitos são: 

  • Ter uma loja virtual dentro de um dos países disponíveis. Felizmente, o Brasil se encontra nessa lista; 
  • Estar em conformidade com os termos e políticas comerciais do Instagram
  • Estar em concordância com o Acordo do Vendedor, também conhecido como políticas de produtos;
  • Ter um perfil comercial no Instagram conectado ao gerenciador de negócios da Meta;
  • Ser o administrador da conta ou possuir uma liberação de ativo.
  • Contar com a versão mais atualizada do aplicativo;
  • A sua conta no Instagram precisa ter mais de 90 dias criada e deve possuir engajamento.
  • Ter um domínio de site fora da plataforma. 

Como criar catálogo no Instagram: o passo a passo

Agora que você já sabe o que é o catálogo de produtos, é hora de entender como criar catálogo no Instagram. Este é um processo relativamente simples, mas que pode fazer toda a diferença na experiência de compra do seu cliente. 

Então, sem mais delongas, vamos aprender como colocar seu catálogo de produtos no ar? 

Passo 01 - Vincule o seu perfil no Instagram à uma página do Facebook

Como você provavelmente já sabe, o Instagram é uma empresa do grupo Meta. O conglomerado controla, dentre outras redes, o Facebook e o WhatsApp. Por isso, um dos primeiros passos de como criar catálogo no Instagram, na verdade, é ter uma conta no Facebook. 

Se a sua empresa ainda não tem uma, a hora de criar é agora. Mas, caso você já tenha, siga esses passos para vincular as duas contas: 

  • Entre em “Editar Perfil”;
  • Vá até a seção de informações comerciais públicas;
  • Selecione a sua página no Facebook.

Passo 02 -  Crie um catálogo de produtos

Uma vez que o perfil do Facebook da sua empresa e página do Instagram estão devidamente vinculados, é o momento de criar o catálogo. Existem três maneiras de se fazer esse processo. Nós explicamos cada um deles agora: 

Por meio do Gerenciador de Negócios

O Gerenciador de Negócios é uma plataforma à parte e, como o próprio nome sugere, ele ajuda você a gerenciar de maneira mais eficiente as diversas facetas do seu negócio online dentro das redes sociais. 

Por exemplo, por meio do Gerenciador de Negócios é possível criar e organizar anúncios no Facebook e Instagram. Além disso, também é possível gerenciar o seu catálogo de produtos e utilizá-los em campanhas de marketing. 

O passo a passo para saber como criar catálogo no Instagram por meio do Gerenciador de Negócios é o seguinte: 

  • Acesse o endereço do gerenciador de negócios e faça o login;
  • Coloque a conta da sua loja e clique em "adicionar conta";
  • Clique em "avançar" e então você chegará na tela "Visão geral da sua loja".
  • Defina seus canais de venda (Facebook, Instagram...) e confirme seu e-mail comercial;
  • Clique em "Criar novo catálogo", dê um nome ao seu catálogo e clique em "Avançar";
  • Defina o seu meio de pagamento e clique em "Avançar;
  • Defina o país para onde você enviará os seus produtos e avance;
  • Então você chegara na tela de prévia. Confira os dados, clique em aceitar acordo do vendedor e então clique em "Concluir a configuração.

Por meio da página da sua empresa

Muitas empresas já têm uma loja ativa na sua página do Facebook. Esse é o caso do seu empreendimento? Se sim, esta pode ser a opção mais simples. O passo a passo é seguinte: 

  • Vá em Configurações e selecione “Modelos e Guias”;
  • Selecione “Adicionar uma guia”;
  • Configure sua loja;
  • Selecione o método de finalização da compra;
  • Configure as moedas aceitas em sua loja;
  • Tudo pronto! 

Por meio da sua plataforma de Ecommerce

Existem diversas plataformas de Ecommerce que permitem a integração de catálogo diretamente com plataformas como o Facebook. A Nuvemshop, por exemplo, é uma delas. Nesse caso, o método de criação de catálogo varia de plataforma para plataforma e depende da disponibilidade de plugins.

Passo 03 -  Adicione produtos ao seu catálogo

Após ter configurado o seu catálogo, é hora de adicionar um inventário. Para isso clique em "Adicionar itens" e suba o seu catálogo. Isso pode ser feito de forma manual, mas essa não é a melhor recomendação. O ideal é que você use o "Data feed", que sobe todos os produtos de uma só vez.

Caso escolha adicionar os produtos um a um os passos são os seguintes:

  • Escolha Produtos recomendados e toque em Avançar;
  • Selecione produtos sob Sua atividade ou nas lojas que você pode marcar;
  • Depois de analisar os detalhes, toque em Criar loja e em Publicar loja.

Caso escolha usar o data feed, os passos são os seguintes:

  • Clique em "Data feed e então em "avançar";
  • Vá em "Baixe um modelo de arquivo", clique em "Construir modelo" e faça o download do arquivo;
  • Faça a importação do documento baixado para o Google Sheets, as planilhas do Google ou abra no programa do Excel;
  • Preencha todos os dados obrigatórios;
  • Após preencher os dados na planilha, compartilhe ela com o público, volte para a tela do Data feed, cole o link da planilha ou suba o arquivo (caso tenha usado o programa do Excel);
  • Defina a programação de atualização do seu feed e clieque em "Avançar;
  • Defina a moeda padrão e clique em "Salvar o feed e carregar.

Prontinho! Os seus produtos estarão adicionados ao seu catálogo.

Passo 04 - Comece a marcar os produtos em suas publicações

Agora que você criou o seu catálogo e tornou ele disponível para uso, é importante criar as etiquetas de produto nas suas publicações. Isso quer dizer que você deve revisar todas as publicações feitas anteriormente, procurando por oportunidades de marcar os produtos. 

Isso pode ser feito na seção de edição de fotos, com a função “Marcar Produtos”. Basta clicar na área que você deseja marcar, escolher o item de seu novo catálogo e clicar em concluir. Agora, seus clientes poderão encontrar os seus produtos facilmente, enquanto navegam pelo seu perfil. 

As etiquetas de produto também podem ser usadas nos Stories, hein? Uma baita oportunidade. 

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA]

5 dicas para melhorar a performance da sua página do Instagram

Você aprendeu como criar catálogo no Instagram mas, infelizmente, este não é o único requisito para ter uma página de sucesso. Sua estratégia de redes sociais precisa estar bem planejada, a fim de que você tire o máximo proveito da plataforma.  

E, para te ajudar com isso, listamos algumas das dicas mais importantes quando se trata de engajamento no Instagram. Quer conhecer esses segredos? Continue lendo o artigo… 

Não se esqueça das hashtags

Muitos acham que as hashtags são coisas do passado, mas isso não é verdade. Elas ajudam – e muito! – na categorização de conteúdo e podem ser uma grande fonte de tráfego para a sua página. 

O ideal é que você faça uma boa pesquisa sobre as melhores hashtags para o seu nicho, fugindo dos termos mais generalistas e saturados. Lembre-se: quando o assunto são as hashtags, ser específico é muito melhor!  

Nós falamos mais sobre as hashtags e como usá-las neste artigo: Como usar Hashtag no Instagram

Tire boas fotos dos seus produtos

Quando falamos sobre o Instagram, ou vendas pela internet como um todo, o velho ditado ainda prevalece: uma imagem vale mais do que mil palavras. Por isso, é importante que você se preocupe com a apresentação dos seus produtos, mostrando fotos de boa qualidade. 

E, ao contrário do que muitos podem pensar, você não precisa de equipamentos caros, nem muita experiência, para conseguir fazer boas fotos de seus produtos. No artigo “Como tirar fotos de produtos profissionais pelo celular: 7 dicas práticas” nós falamos mais sobre o assunto. Leia quanto puder! 

Interaja nos comentários

O seu trabalho não está concluído assim que uma publicação vai para o ar. É preciso que você monitore os comentários em busca de dúvidas, sugestões e até mesmo elogios ou reclamações. Qualquer oportunidade de abrir um canal de conversa com o seu cliente deve ser aproveitada! 

Interagir com os seus seguidores é uma forma de aumentar o engajamento e mostrar que a sua empresa se preocupa com os clientes.

Poste com qualidade e regularidade

Quando falamos sobre as postagens da sua empresa no Instagram, precisamos entender que a regularidade das postagens é muito importante – mas a qualidade também… 

Sendo assim, uma empresa que tem um grande volume de conteúdo de baixa qualidade certamente não alcançará bons resultados. Assim como uma empresa que tem conteúdos ótimos, mas que só posta de vez em quando. 

Por isso é importante que você equilibre a regularidade e a qualidade de suas postagens, a fim de conseguir um bom nível de engajamento. Nós sabemos, no entanto, que nem sempre é fácil encontrar a inspiração para criar conteúdos de alta relevância. Por isso, criamos este vídeo, que mostra algumas ideias de postagem. Assista! 

Sempre utilize o Instagram Insights

Todo perfil comercial do Instagram vem com uma ferramenta de análise muito poderosa: o Instagram Insights, ou Instagram Analytics. E, como gerenciador de uma página de marca, um de seus trabalhos é acompanhar estes números. 

Eles te ajudam a entender quais estratégias estão dando certo e quais precisam de ajustes. Além disso, essa ferramenta pode também gerar preciosos insights sobre o tipo de público que mais acompanha as suas postagens e quais os melhores horários para publicar novos conteúdos. 

Em outras palavras, o Instagram Analytics é um dos pontos-chave para saber como vender no Instagram

É hora de dar o primeiro passo! Ative o perfil comercial da sua empresa e comece a vender no Instagram

Neste artigo mostramos para você como criar catálogo no Instagram, oferecendo uma experiência de compra incrível para seus seguidores. Ainda assim, vale lembrar que existe um passo importante antes de tudo isso: a ativação do seu perfil comercial

No EnP Prime, a plataforma de educação por assinatura do Ecommerce na Prática, há um conteúdo exclusivo que mostra o passo a passo para ativar o seu perfil comercial e começar a vender no Instagram

Ah, além disso, também contamos com muitos outros conteúdos sobre estratégia para redes sociais. Assine o Ecommerce na Prática agora para começar a sua jornada empreendedora no Instagram!

Clique aqui para começar: