Como criar catálogo no Instagram? Simples: é preciso conectar sua conta ao Facebook, criar o catálogo pelo  Gerenciador de Negócios,  adicionar produtos, dentre outros passos. Aprenda todos os detalhes neste artigo!


57 ideias de postagem

Todos os dias, milhares de pessoas utilizam o aplicativo do Instagram para pesquisar produtos, fazer comparações de preços e concluir uma compra. 

E é justamente aí que o catálogo de produtos do Instagram se faz tão importante para quem vende na internet.

A ferramenta torna o processo de compra de seus produtos mais fácil e acessível para os clientes, aumentando fortemente as chances de conversão do seu negócio. Interessante, não é verdade?

Para te ajudar a criar um catálogo de produtos perfeito para a sua loja, nós criamos este artigo! 

⬇️ Mas antes de começarmos, vale a pena conferir o vídeo abaixo, em que Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais, ensina esse passo a passo:

O que é o catálogo do Instagram?

O catálogo do Instagram é um recurso em que lojistas podem listar todos os seus produtos na plataforma. É possível adicionar informações como: preço, quantidade disponível, variações de cores, etc.

De maneira geral, o catálogo do Instagram serve também para que as suas publicações fiquem mais ricas, já que permite a marcação de produtos nas publicações

Depois, basta que o seu seguidor clique na imagem para ter acesso às suas informações, sendo redirecionado para a página de compras rapidamente. 

Em resumo, o catálogo do Instagram é uma forma de melhorar a experiência do seu cliente e aumentar as conversões.  

Mas, por que esse é um recurso importante? 

Simples… o comportamento dos consumidores vem mudando bastante ao longo dos últimos anos e dados mostram que o Social Commerce, ou seja, as compras por meio de redes sociais, são uma tendência importante

Por que criar um catálogo no Instagram?

Criar um catálogo no Instagram facilita a vida dos clientes, permitindo que vejam e comprem produtos diretamente nas postagens do feed e dos stories. Isso torna a experiência de compra rápida e conveniente.

Diante disso, também podemos dizer que o catálogo do Instagram contribui diretamente para o aumento das vendas. Uma vez que fica mais fácil disponibilizar e promover os produtos, maiores são as chances dos usuários concluírem mais vendas. 

Mas vamos explorar em mais detalhes as vantagens do recurso ainda neste artigo… Continue a leitura!

Quais são os requisitos para vender no Instagram?

O catálogo do Instagram é disponibilizado apenas para perfis comerciais, mas não só isso… Existem alguns requisitos a serem cumpridos, como:

  • Ter uma loja virtual dentro de um dos países disponíveis. Felizmente, o Brasil se encontra nessa lista; 
  • Estar em conformidade com os Termos e políticas comerciais da Meta
  • Estar em concordância com o Acordo do Vendedor, também conhecido como políticas de produtos;
  • Ter um perfil comercial no Instagram conectado ao gerenciador de negócios da Meta;
  • Ser o administrador da conta ou possuir permissões;
  • Contar com a versão mais atualizada do aplicativo;
  • Ter uma conta no Instagram com mais de 90 dias, com engajamento.
  • Ter um domínio de site fora da plataforma. 

Como criar catálogo no Instagram?

Agora que você já sabe o que é o catálogo de produtos, é hora de entender como criar catálogo no Instagram. Este é um processo relativamente simples, mas que pode fazer toda a diferença na experiência de compra do seu cliente. 

Então, sem mais delongas, vamos aprender como colocar seu catálogo de produtos no ar? 

1. Conecte sua conta do Instagram ao Facebook

Como você provavelmente já sabe, o Instagram é uma empresa do grupo Meta. O conglomerado controla, dentre outras redes, o Facebook e o WhatsApp. Por isso, um dos primeiros passos de como criar catálogo no Instagram, na verdade, é ter uma conta no Facebook. 

Se a sua empresa ainda não tem uma, a hora de criar é agora. Mas, caso você já tenha, siga esses passos para vincular as duas contas: 

  • Entre em “Editar Perfil”;
  • Vá até a seção de informações comerciais públicas;
  • Selecione a sua página no Facebook.

2. Crie o catálogo de produtos

Uma vez que o perfil do Facebook da sua empresa e página do Instagram estão devidamente vinculados, é o momento de criar o catálogo. Existem três maneiras de se fazer esse processo. Nós explicamos cada um deles agora: 

Por meio do Gerenciador de Negócios

O Gerenciador de Negócios é uma plataforma à parte e, como o próprio nome sugere, ele ajuda você a gerenciar de maneira mais eficiente as diversas facetas do seu negócio online dentro das redes sociais. 

Por exemplo, por meio do Gerenciador de Negócios é possível criar e organizar anúncios no Facebook e Instagram. Além disso, também é possível gerenciar o seu catálogo de produtos e utilizá-los em campanhas de marketing. 

O passo a passo para saber como criar catálogo no Instagram por meio do Gerenciador de Negócios é o seguinte: 

  • Acesse o endereço do gerenciador de negócios e faça o login;
  • Coloque a conta da sua loja e clique em "adicionar conta";
  • Clique em "avançar" e então você chegará na tela "Visão geral da sua loja".
  • Defina seus canais de venda (Facebook, Instagram...) e confirme seu e-mail comercial;
  • Clique em "Criar novo catálogo", dê um nome ao seu catálogo e clique em "Avançar";
  • Defina o seu meio de pagamento e clique em "Avançar;
  • Defina o país para onde você enviará os seus produtos e avance;
  • Então você chegara na tela de prévia. Confira os dados, clique em aceitar acordo do vendedor e então clique em "Concluir a configuração.

Por meio da página da sua empresa

Muitas empresas já têm uma loja ativa na sua página do Facebook. Esse é o caso do seu empreendimento? Se sim, esta pode ser a opção mais simples. O passo a passo é seguinte: 

  • Vá em Configurações e selecione “Modelos e Guias”;
  • Selecione “Adicionar uma guia”;
  • Configure sua loja;
  • Selecione o método de finalização da compra;
  • Configure as moedas aceitas em sua loja;
  • Tudo pronto! 

Por meio da sua plataforma de Ecommerce

Existem diversas plataformas de Ecommerce que permitem a integração de catálogo diretamente com plataformas como o Facebook. 

A Nuvemshop, por exemplo, é uma delas. Nesse caso, o método de criação de catálogo varia de plataforma para plataforma e depende da disponibilidade de plugins.

3. Adicione produtos ao seu catálogo

Após ter configurado o seu catálogo, é hora de adicionar um inventário. Para isso clique em "Adicionar itens" e suba o seu catálogo. 

Isso pode ser feito de forma manual, mas essa não é a melhor recomendação. O ideal é que você use o "Data feed", que sobe todos os produtos de uma só vez.

Caso escolha adicionar os produtos um a um os passos são os seguintes:

  • Escolha Produtos recomendados e toque em Avançar;
  • Selecione produtos sob Sua atividade ou nas lojas que você pode marcar;
  • Depois de analisar os detalhes, toque em Criar loja e em Publicar loja.

Caso escolha usar o data feed, os passos são os seguintes:

  • Clique em "Data feed e então em "avançar";
  • Vá em "Baixe um modelo de arquivo", clique em "Construir modelo" e faça o download do arquivo;
  • Faça a importação do documento baixado para o Google Sheets, as planilhas do Google ou abra no programa do Excel;
  • Preencha todos os dados obrigatórios;
  • Após preencher os dados na planilha, compartilhe ela com o público, volte para a tela do Data feed, cole o link da planilha ou suba o arquivo (caso tenha usado o programa do Excel);
  • Defina a programação de atualização do seu feed e clique em "Avançar;
  • Defina a moeda padrão e clique em "Salvar o feed e carregar”.

Prontinho! Os seus produtos estarão adicionados ao seu catálogo.

4. Marque produtos no seu Instagram

Agora que você criou o seu catálogo e tornou ele disponível para uso, é importante criar as etiquetas de produto nas suas publicações. 

Isso quer dizer que você deve revisar todas as publicações feitas anteriormente, procurando por oportunidades de marcar os produtos. 

Isso pode ser feito na seção de edição de fotos, com a função “Marcar Produtos”. Basta clicar na área que você deseja marcar, escolher o item de seu novo catálogo e clicar em concluir. Agora, seus clientes poderão encontrar os seus produtos facilmente, enquanto navegam pelo seu perfil. 

As etiquetas de produto também podem ser usadas nos Stories, hein? Uma baita oportunidade. 

➡️  Leia também: Conta do Instagram desativada? Saiba como recuperar

Dicas para ter sucesso nas vendas no Instagram

Você aprendeu como criar catálogo no Instagram, mas saiba que este não é o único requisito para ter uma página de sucesso. Sua estratégia de redes sociais precisa estar bem planejada, a fim de que você tire o máximo proveito da plataforma.  

E, para te ajudar com isso, listamos algumas das dicas mais importantes quando se trata de engajamento no Instagram. Quer conhecer esses segredos? Continue lendo o artigo… 

1. Tire fotos de qualidade

Quando falamos sobre o Instagram, ou vendas pela internet como um todo, o velho ditado ainda prevalece: uma imagem vale mais do que mil palavras. Por isso, é importante que você se preocupe com a apresentação dos seus produtos, mostrando fotos de boa qualidade. 

E, ao contrário do que muitos podem pensar, você não precisa de equipamentos caros, nem muita experiência, para conseguir fazer boas fotos de seus produtos.

📱 No artigo “Como tirar fotos de produtos com celular: 10 dicas práticas” nós falamos mais sobre o assunto. Leia quanto puder! 

2. Crie ofertas no seu catálogo

Adicionar ofertas especiais ao seu catálogo no Instagram pode incentivar os seguidores a fazerem compras. Pense nisso!

Destaque promoções, descontos ou combos de produtos diretamente no catálogo. Isso atrai a atenção dos clientes e cria um senso de urgência, motivando-os a aproveitar a oferta antes que acabe. 

💡 Ofertas exclusivas para seguidores do Instagram também aumentam o engajamento e fidelizam o público. 

Deixar seu catálogo sempre atualizado com novas ofertas e promoções mantém os clientes interessados e voltando para conferir as novidades, impulsionando as vendas e fortalecendo a relação com os seguidores.

3. Não se esqueça das hashtags

Muitos acham que as hashtags são coisas do passado, mas isso não é verdade. Elas ajudam – e muito! – na categorização de conteúdo e podem ser uma grande fonte de tráfego para a sua página. 

O ideal é que você faça uma boa pesquisa sobre as melhores hashtags para o seu nicho, fugindo dos termos mais generalistas e saturados. Lembre-se: quando o assunto são as hashtags, ser específico é muito melhor! 

4. Interaja nos comentários

O seu trabalho não está concluído assim que uma publicação vai para o ar. É preciso que você monitore os comentários em busca de dúvidas, sugestões e até mesmo elogios ou reclamações. Qualquer oportunidade de abrir um canal de conversa com o seu cliente deve ser aproveitada! 

Interagir com os seus seguidores é uma forma de aumentar o engajamento e mostrar que a sua empresa se preocupa com os clientes.

5. Insira vídeos no catálogo

Vídeos no catálogo do Instagram oferecem uma apresentação dinâmica dos produtos, permitindo que os clientes vejam detalhes e funcionalidades de forma dinâmica.

Mostre o produto em uso e destaque benefícios. Você não precisa de equipamentos caros para isso…Use um smartphone para criar vídeos curtos, com boa iluminação e som claro

Aproveite os recursos do Instagram, como Reels e Stories, para diversificar o conteúdo e alcançar diferentes públicos. Vídeos aumentam a confiança dos clientes e as chances de conversão, tornando a experiência de compra mais rica e atrativa.

6. Poste com qualidade e regularidade

Quando falamos sobre as postagens da sua empresa no Instagram, precisamos entender que a regularidade das postagens é muito importante – mas a qualidade também… 

Sendo assim, uma empresa que tem um grande volume de conteúdo de baixa qualidade certamente não alcançará bons resultados. 

Assim como uma empresa que tem conteúdos ótimos, mas que só posta de vez em quando. 

Por isso é importante que você equilibre a regularidade e a qualidade de suas postagens, a fim de conseguir um bom nível de engajamento. 

7. Sempre utilize o Instagram Insights

Todo perfil comercial do Instagram vem com uma ferramenta de análise muito poderosa: o Instagram Insights, ou Instagram Analytics. E, como gerenciador de uma página de marca, um de seus trabalhos é acompanhar estes números. 

Eles te ajudam a entender quais estratégias estão dando certo e quais precisam de ajustes. Além disso, essa ferramenta pode também gerar preciosos insights sobre o tipo de público que mais acompanha as suas postagens e quais os melhores horários para publicar novos conteúdos. 

Em outras palavras, o Instagram Analytics é um dos pontos-chave para saber como vender no Instagram

Alavanque as vendas no Instagram com conteúdos de qualidade!

Saber como criar catálogo no Instagram é indispensável para um negócio de sucesso. Contudo, esta é apenas uma das estratégias que você deve pôr em prática para vender todos os dias na plataforma…

Outra ação extremamente importante é a produção de conteúdo relevante! Afinal de contas, é por meio das publicações que você vai atrair e engajar os usuários, não é verdade?

Para te ajudar nisso, nós criamos o material gratuito "57 ideias do que postar nas redes sociais". Este material gratuito foi cuidadosamente desenvolvido para que você nunca mais fique sem inspiração na hora de criar suas postagens. 

E o melhor: todas as ideias sugeridas têm alto potencial de alcance, engajamento e conversão!

Baixe gratuitamente agora: 

Quero meu e-book de graça! https://enp.vc/mcn-32ideias?utm_source=blog&utm_medium=cta_2&utm_campaign=leads&utm_content=como-criar-catalogo-no-instagram&utm_term=57-ideias-de-postagem