Você sabe como criar um grupo no Instagram? Essa é uma funcionalidade que pode ser útil na hora de entrar em contato com clientes e potenciais clientes. Neste artigo, vamos te ensinar como usá-la. 

As mensagens diretas do Instagram – ou Direct Messages (DM), como também são conhecidas – são recursos muito importantes para usuários da plataforma. Elas permitem o contato direto com outros perfis da rede, seja durante uma conversa individual ou em grupo.

Essas conversas em grupo permitem que você mantenha contato com, no mínimo, 2 perfis além do seu. Ali, você pode adicionar ou remover participantes, compartilhar publicações e aproximar a sua marca de seus seguidores. 

Quer saber como tirar este grupo do papel e começar a usar suas funcionalidades? Nós temos um guia perfeito para você. Leia agora!  

O que é um grupo no Instagram? 

Um grupo no Instagram nada mais é do que um chat coletivo, que envolve três ou mais contas. Eles podem envolver usuários do próprio Instagram ou Messenger – a ferramenta de mensagens diretas do Facebook. 

Além disso, os grupos do Instagram podem ser personalizados com fotos de capas exclusivas e, neles, criadores podem colocar até 250 pessoas diferentes. Essa é uma forma de comunicação mais abrangente que as mensagens diretas. 

Nem precisamos dizer que a funcionalidade, que ainda é pouco conhecida pelos usuários do Instagram, já é um sucesso entre empreendedores e donos de perfis comerciais. Afinal de contas, ela facilita o contato com clientes e torna a comunicação mais direta

Vamos aprender como criar um grupo no Instagram? 

Leia também: Instagram Shopping: o que é e como criar uma loja [TUTORIAL]

Como criar grupo no Instagram? 

O processo para criar um grupo no Instagram é muito simples. 

Para começar, basta abrir a página inicial do Instagram e clicar no botão das DMs, que fica no canto superior direito. Também funciona se você deslizar a tela inicial para a direita. 

Depois, tudo que você precisa fazer é selecionar o botão de nova mensagem, que também fica no canto superior direito e escolher os perfis que deseja incluir em seu grupo do Instagram

Então clique em “Bate-papo” e comece a escrever no seu grupo recém criado. Veja o passo a passo em imagens: 

como criar grupo no instagram

No grupo no Instagram é possível enviar mensagens de texto e áudios. Além disso, também é possível enviar imagens da sua biblioteca ou tiradas na hora. Os grupos também permitem fazer ligações e chamadas de vídeo.

Como criar grupo no Instagram pelo computador? 

É possível criar grupos no Instagram também na versão para computadores da rede, por meio do seu navegador favorito. Para isso, tudo que você precisa fazer é clicar no botão de mensagens, escolher a opção de nova mensagem e os participantes que deseja adicionar ao grupo. 

Leia também: Como montar uma loja virtual no Instagram: 5 passos para ativar a sacolinha.

Como renomear o grupo do Instagram? 

Por padrão, o grupo recém-criado vai ficar com o nome de todos os contatos que você adicionou. Mas, se você quer melhorar a experiência de seus integrantes, o ideal é que você use um nome personalizado.

Para isso, siga esses passos:

  • Abra o Instagram Direct no grupo criado;
  • Clique no ícone de "i", que indica as informações do grupo;
  • Na seção "Nome de Grupo", insira o que preferir e clique em "Concluir".

Caso você queira adicionar novas pessoas, atualizar o nome ou fazer qualquer configuração no grupo, este é o caminho. Inclusive, é nesse espaço que você vai silenciar as notificações do grupo, se desejar.

Como sair do grupo do Instagram? 

Se você foi adicionado em um grupo do Instagram e não deseja mais participar dele, é possível sair ao seguir esse passo a passo: 

  • Abra novamente o ícone de “i”, ou clique no nome do grupo no topo da tela;
  • Em seguida, no final da tela, procure pelo botão de “Sair do bate-papo”;
  • Clique novamente em “Sair” e pronto.

Leia também: Instagram vai acabar? Entenda o que isso significa para a sua empresa.

O que fazer para não ser adicionado em grupos do Instagram?

Ao longo deste artigo, mostramos como criar grupo no Instagram e mencionamos como esta pode ser um bom canal de comunicação com clientes. Mas, também é preciso considerar que muitas pessoas não estão à vontade para receber contatos tão diretos vindos de empresas – ou de qualquer perfil, na verdade. 

Por isso, o Instagram também oferece a possibilidade de proibir a inserção de seu perfil em grupos. Veja como fazer isso: 

  • Vá até as configurações do seu Instagram e clique em “Privacidade”;
  • Em seguida, selecione a opção “Mensagens”;
  • Então, acesse o menu “Quem pode adicionar você a grupos” e selecione a opção que mais te agrada. 
como criar grupo no instagram
como criar grupo no instagram

Leia também: Como postar no Instagram pelo PC [GUIA].

3 vantagens de criar um grupo no Instagram 

Os grupos do Instagram são mais do que espaços para conversar, eles podem ser ferramentas para aproximar clientes e pessoas interessadas em seu negócio. Dessa forma, eles funcionam como um canal de comunicação efetivo.

Veja algumas das vantagens de criar um grupo na rede social: 

  • Com ele, é possível aproximar pessoas que desejam falar sobre um mesmo assunto; 
  • Facilita a comunicação, já que permite que uma mesma mensagem seja enviada para várias pessoas; 
  • É possível adicionar também quem não tem um perfil no Instagram, mas usa o Messenger. 

Se você quer vender mais no Instagram, o relacionamento com os seus clientes é apenas um dos elementos com o qual você deve se preocupar. Um dos principais motivos que fazem um perfil comercial ser bem-sucedido é o seu conteúdo. 

Nós sabemos, no entanto, que ter criatividade e inspiração para criar postagens interessantes nem sempre é fácil. Isso é ainda mais complicado quando o empreendedor está dedicado a outras partes importantes do negócio. 

Foi por isso que nós criamos o guia com 32 ideias de postagem para redes sociais. Esses são modelos inspiradores e personalizáveis. Temos certeza de que eles serão de grande ajuda na sua estratégia de conteúdo. 

Para baixar gratuitamente, clique aqui

Perguntas Frequentes

Como criar um grupo no Instagram?

Para começar, abra a página inicial do Instagram e clique no botão das DMs, que fica no canto superior direito. Depois, selecione o botão de nova mensagem, que também fica no canto superior direito, e escolha os perfis que deseja incluir em seu grupo do Instagram. Então clique em “Bate-papo” e comece a escrever no seu grupo recém criado.

Como funciona o grupo no Instagram?

O grupo do Instagram é uma funcionalidade que permite conversar com dois ou mais perfis ao mesmo tempo. Nele, é possível personalizar o nome e a foto de capa, assim como enviar vídeos, fotos e mensagens de texto.

Como colocar o nome de um grupo no Instagram?

Abra o Instagram Direct no grupo criado e clique no ícone de "i", que indica as informações do grupo. Na seção "Nome de Grupo", insira o que preferir e clique em "Concluir".