No mundo do marketing, só há uma certeza: a mudança. Por isso, as empresas precisam estar sempre atualizando suas estratégias para buscar novos públicos. E o co-marketing é uma forma de fazer isso. Quer saber como? Neste artigo te explicamos tudo… 

Você já pensou em unir a sua marca a outras empresas? Essa pode parecer uma iniciativa estranha em um primeiro momento, mas saiba que ela é usada por algumas das maiores marcas do mundo. E com muito sucesso! 

O co-marketing é uma ferramenta de divulgação e fortalecimento de marca que promete expandir públicos, fortalecer a presença de mercado de uma empresa e ainda dar mais visibilidade para seus produtos. Tudo isso com um ótimo custo-benefício.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é co-marketing, como é a sua aplicação e ainda mostrar alguns casos de sucesso. 

Vem com a gente? 

banner do treinamento marketing de conteúdo para negócios.

O que é co-marketing?

O co-marketing é a união de duas ou mais empresas para desenvolver produtos, serviços ou conteúdos que atinjam um público em comum. O objetivo dessa estratégia é impulsionar a marca das empresas envolvidas e gerar experiências diferenciadas.

O co-marketing, ou marketing de parceria, raramente acontece entre empresas que concorram diretamente. Isso porque a iniciativa é mais eficiente quando as empresas que colaboram não dividem o mesmo público ou o mesmo nicho de mercado. Trabalhar com segmentos diferentes do mercado amplia o alcance das iniciativas

Você pode até pensar que essa é uma estratégia de marketing que só pode ser usada por empresas grandes, que contam com uma reputação conhecida no mercado. Mas não é bem assim… 

Um dos mais populares usos do co-marketing está em empresas regionais, especialmente as agências de viagem. Elas fecham parcerias com companhias aéreas ou empresas locadoras de veículos e aproveitam para vender os seus pacotes. 

É claro que, no digital, as possibilidades são maiores. Por isso, se você quer conhecê-las, continue acompanhando o artigo… 

As vantagens do co-marketing

Antes de mergulharmos no mundo do co-marketing, é importante que você saiba os porquês dessa estratégia ser tão utilizada. Vamos às vantagens? 

1. Ajuda a ganhar autoridade 

Quem é que nunca conheceu aquela pessoa popular, que só de falar ou andar com alguém, já emprestava um pouco da sua importância? Esse é um fenômeno que acontece nas relações interpessoais, mas também na relação entre marcas… 

Um dos pilares do co-marketing é a troca de autoridade entre as empresas. Isso porque, frequentemente, as marcas envolvidas têm força em seus respectivos nichos e podem “emprestar” esse benefício à empresa parceira.  

Por isso, é tão importante que o empreendedor escolha bem as empresas com as quais deseja fazer o co-marketing. Afinal de contas, essa é uma estratégia que atrela a imagem das companhias e pode ser difícil recuperar a confiança do público caso aconteça alguma polêmica. 

2. Expande a audiência 

Lembra sobre como falamos que, frequentemente, as marcas envolvidas no co-marketing têm público diferentes? Então… 

Aliar marcas é uma das maneiras mais diretas de falar com uma audiência maior, sem necessariamente fazer grandes investimentos na expansão da marca. 

Quem gerencia uma empresa sabe que construir uma base fiel de clientes e espectadores é um trabalho árduo e que acontece aos poucos. São necessárias muitas promoções de venda, divulgação de produto e produção de conteúdo para ver sua base crescer apenas um pouquinho de cada vez. 

Por isso, o co-marketing surgiu como uma forma de acelerar esses resultados, usando o poder das parcerias. 

3. Tem um ótimo custo-benefício

Com tudo isso, é possível dizer que o co-marketing é uma estratégia que faz mais com menos. A ideia é que as empresas dividam os custos e os esforços para alcançar resultados que jamais conseguiriam obter sozinhas – ao menos não em pouco tempo. 

Mas isso não quer dizer que esta seja uma estratégia barata, necessariamente. O que vai decidir o seu custo – e, por consequência, a sua abrangência e resultados – é o orçamento das empresas envolvidas.

Os tipos de iniciativas que podem ser aplicadas no co-marketing são variadas, indo desde a produção de vídeos até grandes campanhas publicitárias que rodam a nível nacional. 

Quais as diferenças entre co-marketing e co-branding?

A diferença entre co-marketing e co-branding é sutil, mas existe. Enquanto no co-marketing as empresas juntam esforços para criar iniciativas pontuais, no co-branding as empresas ficam responsáveis pela criação de um novo produto do zero. 

Vamos explicar melhor… 

Como já detalhamos até aqui, o co-marketing é uma iniciativa que envolve a junção de forças entre duas ou mais marcas. E isso pode tomar várias formas, desde a criação de uma série de conteúdos, a participação em eventos, ou a produção de uma série de produtos limitada. 

O ponto do co-marketing é chamar a atenção do público e, por isso, as ações quase sempre acontecem dentro de um tempo limitado. 

Já quando falamos sobre o co-branding, as coisas ficam um pouco diferentes. O branding é o DNA de uma marca. É nele que estão guardados conceitos como voz e identidade visual, história da empresa e até mesmo a reputação que ela tem no mercado. 

E tudo isso está presente em ações de co-marketing, é claro… Mas no co-branding, os conceitos ganham ainda mais força, já que essa iniciativa procura fundir as duas marcas em um único produto

Um caso de co-branding bem famoso no mercado brasileiro é o do Ovomaltine e McDonald's. 

Veja bem… por anos, o Ovomaltine foi usado em um dos produtos mais vendidos de um grande concorrente da franquia de fast-food: o milkshake do Bob's. Mas, com o tempo, a Ovomaltine entendeu que a marca do McDonald's era mais forte e vantajosa e, por isso, fechou um acordo de co-branding com a gigante norte-americana. 

Hoje, apenas o McDonald's pode usar a marca do Ovomaltine em seus sorvetes e milkshakes. Esse é o co-branding em prática! 

Mas isso não quer dizer que o Bob's deixou de vez o mundo da colaboração entre marcas. Hoje, a empresa marca presença em vários eventos importantes, como Rock in Rio, por exemplo. Uma bela aplicação do co-marketing… 

Como fazer co-marketing? 

Agora que você já conhece alguns dos principais conceitos do co-marketing, é hora de sair da teoria e colocar a mão na massa. Afinal de contas, como aplicar o co-marketing na sua empresa?

A verdade é que não existe uma única receita para isso. Cada mercado tem as suas particularidades e cabe ao empreendedor entender essas diferenças na hora de traçar estratégias de co-marketing. 

Ainda assim, é possível dizer que existem algumas boas práticas que podem ser seguidas para garantir que o processo aconteça da forma mais eficiente possível. Vamos entender algumas delas? 

1. Escolha uma empresa parceira 

Existem alguns fatores que precisam ser considerados na hora de escolher a empresa que será a sua parceira nas iniciativas de co-marketing. Alguns deles são: 

  • Reputação no mercado;
  • Autoridade e expertise; 
  • Qualidade dos produtos; 
  • Harmonia com os produtos que a sua empresa já vende; 
  • Relevância da audiência. 

2. Faça um bom planejamento – em conjunto

O planejamento é uma etapa essencial para toda campanha de marketing, seja ela em conjunto ou não. 

Mas, quando falamos de co-marketing, é preciso levar em consideração que você estará lidando com variáveis que fogem do seu controle, como por exemplo os prazos internos da outra empresa. 

Por isso é essencial que as duas marcas trabalhem em conjunto e com antecedência, para garantir que possíveis imprevistos não comprometam o resultado final. 

3. Acompanhe resultados 

Assim como em qualquer outra ação de marketing, o acompanhamento dos resultados é obrigatório. De que outro jeito é possível mapear o sucesso da campanha, afinal? 

A beleza do marketing digital é exatamente essa: todos os esforços são mensuráveis. Dessa forma, tenha atenção ao volume de leads e novos clientes trazidos pela iniciativa. Esse também é um processo útil para entender o que pode ser melhorado em projetos futuros. 

É importante que você defina os KPIs – ou seja, os indicadores-chave de desempenho – com antecedência e possa compartilhá-los livremente com todas as empresas envolvidas. 

3 exemplos de co-marketing de sucesso

Nós já falamos sobre o que é co-marketing, qual a diferença entre esse conceito e co-branding e ainda mostramos como colocar essa estratégia em prática. 

Esse é um tipo de estratégia muito utilizado por empresas em patrocínios de eventos. A Red Bull, por exemplo, é conhecida por estampar a sua marca em grandes campeonatos esportivos, enquanto a Heineken sempre marca presença nos festivais de música. 

Mas o patrocínio não é a única forma de aplicar o co-marketing. Aqui vão alguns outros exemplos: 

1. CHEETOS® x Anitta 

A Anitta se tornou uma grande marca dentro do mercado brasileiro. A artista, que transita entre gêneros da música latina e brasileira, também já fez barulho no mundo dos negócios. 

E foi usando a imagem da cantora que a PepsiCo introduziu um novo sabor de um de seus produtos mais vendidos, o CHEETOS®. 

O sabor de cheddar, que já era um sucesso nos Estados Unidos e no México chegou às prateleiras brasileiras com a imagem da Anitta, buscando chamar a atenção do público mais jovem, que faz parte da base de fãs da cantora. 

2. Riachuelo x Vanish 

Um outro belo exemplo de co-marketing foi a campanha “Vanish banca seu look”, que encorajava as pessoas a comprarem produtos da marca de sabão, em troca de pontos para gastar nas lojas da Riachuelo. 

A junção dessas marcas pode até parecer um pouco improvável, mas em uma análise mais cuidadosa, podemos ver que não. Essa foi uma iniciativa inteligente, considerando que ambas as marcas não concorrem entre si, mas têm um público sobreposto: pessoas que gostam de moda. 

O fato é que, de uma vez só, as duas empresas conseguiram unir forças e mostrar o melhor que podem oferecer. 

3. Uber x Spotify 

Outra parceria interessante veio da Uber com o Spotify. Quem é que nunca preparou aquela playlist especial para uma viagem de carro? Foi exatamente esse o sentimento que a campanha entre as empresas queria evocar. 

Durante a campanha, os clientes da Uber que pediam uma corrida recebiam também uma solicitação para selecionar uma playlist de músicas no aplicativo do Spotify.

Possíveis produtos de co-marketing

E, para fechar o nosso guia sobre co-marketing, vamos mostrar algumas ideias de produtos que você pode criar em parceria com outras empresas. 

Esses são alguns exemplos que têm como objetivo inspirar, mas nós encorajamos que você encontre os próprios formatos que mais funcionam para a persona do seu negócio. 

Vem ver! 

1. Eventos (online e presencial)

Como falamos anteriormente, os eventos são grandes oportunidades para unir forças com outras marcas e alcançar um grande público. Nesse sentido, estamos falando de eventos que acontecem presencialmente, é claro – como as feiras e palestras – mas também de eventos online, como os webinars. 

2. Vídeos no YouTube

Os vídeos são recursos muito ricos de criação de conteúdo. Eles permitem que as empresas mostrem a sua expertise em seu mercado, alcançando credibilidade dentro do seu nicho. 

Esse também é um formato muito rico, já que pode ser usado para entrevistas, tutoriais, análises e até mesmo conteúdos mais criativos. 

3. Guest post em blogs 

Os guest posts, ou postagens de convidados em blogs, são ferramentas muito utilizadas por empresas menores que desejam aplicar o co-marketing no dia a dia. 

Nesse sentido, encontrar um parceiro que realmente tenha expertise é essencial, já que as postagens precisam ter um conteúdo de qualidade para realmente chamar a atenção da audiência. 

Como você pode perceber, produzir um conteúdo de qualidade é essencial para estratégias de co-marketing, ainda mais quando falamos em iniciativas de menor escala e que contam com um orçamento mais modesto. 

O grande problema é que a maioria das empresas não têm os conhecimentos necessários para produzir estes conteúdos – o que resulta em campanhas fracas, com poucos resultados.

Se você quer aumentar o impacto da sua marca por meio do marketing de conteúdo, nós temos o treinamento certo para você: o curso Marketing de Conteúdo para Negócios

Nele, você vai aprender como produzir conteúdo de valor nos mais diferentes formatos, indo desde o planejamento até a execução. 

O treinamento completo está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Para saber mais, clique aqui: