O título é a primeira impressão que a sua audiência tem do seu conteúdo. Se ele não for interessante, as pessoas não vão querer ler o que tiver abaixo dele. Por isso, é fundamental saber como fazer títulos que vendem.

A internet está cheia de conteúdos de qualidade e a competição entre eles é cada vez maior. Por essa razão, a importância de um bom título não pode ser negligenciada.

Não importa se o seu conteúdo é um anúncio, uma legenda legal ou um post no seu blog, você precisa de um título que seja persuasivo. 

A Júlia Muller, Copywriter do Ecommerce na Prática, deu dicas sensacionais sobre isso nesse vídeo aqui:

A estratégia de criar títulos que vendem pode ser usada em qualquer tipo de conteúdo escrito, na descrição de produtos, em legendas e stories, em posts no blog, no LinkedIn, ou seja, em tudo.

Isso acontece porque, se você escreve um título ou headline que chame atenção e desperte o interesse por aquele assunto, com certeza, o conteúdo terá um alcance mais efetivo.

Antes de tudo, conheça a sua persona

A primeira coisa importante antes de criar conteúdo é entender o que a sua persona quer.

De nada adianta escrever de forma muito persuasiva se você não souber o que a sua audiência tem interesse. 

Se a sua persona tiver de 30 a 40 anos, tiver filhos e for morador do Rio de Janeiro, você não poderá usar expressões de outros lugares, nem escolher palavras que não sejam atrativas para eles.

É muito importante entender o que a sua persona deseja e o que ela quer dentro daquilo que você está oferecendo.

Dito isso, vamos às 10 formas de fazer títulos que vendem:

1- Faça uma promessa

Essa é a forma mais eficiente e mais comum de chamar atenção no título. Porém, é preciso lembrar que você deve prometer algo que seja capaz de entregar.

Exemplos dessa estratégia são: "fature até 10 mil reais em 90 dias" (que é a nossa promessa do Ecommerce do zero), ou a bastante conhecida “tomou doril, a dor sumiu”.

2- Para criar títulos que vendem, não minta (é feio!)

Se você criar um título muito persuasivo, mas com promessas inalcançáveis, vai atrair pessoas que ficarão frustradas e que não vão confiar na sua marca.

Certamente, você não quer isso para a sua empresa. Então, foque no que realmente é possível oferecer.

Se não consegue entregar a transformação que você gostaria, melhore o seu produto ou pense em outro título que se adeque ao que você pode oferecer.

3- Tipo de oferta a utilizar

Existem dois tipos de oferta que você pode utilizar na sua head: a oferta direta e a oferta indireta.

A oferta direta, como o nome já diz, é aquela em que o objetivo é colocado com clareza como no exemplo: “compre este produto que está com um preço incrível!”.

Já a oferta indireta é quando você apresenta uma transformação, mas não deixa evidente como o cliente vai receber aquilo.

Um exemplo desse tipo de oferta é: “34 milhões de clientes à sua espera”, título utilizado para a oferta do Mercado Livre do Zero.

Esses 34 milhões de clientes à sua espera são os clientes ativos no mercado livre todos os meses.

Esse é um tipo de oferta em que a pessoa não entende exatamente do que se trata e, então, acessa o conteúdo para descobrir.

4- Crie notícias

Todos nós somos famintos por notícias e você pode utilizar isso a seu favor criando headlines em formato de notícias como no exemplo: “Agora você pode comprar qualquer produto em até 12x sem juros”.

Outras dicas extraídas da criação de títulos de notícias são:

  • Seja preciso: Isso é muito importante. Um título deve atrair os leitores, mas não deve exagerar ou distorcer o assunto da história. 
  • Seja breve: Os títulos são curtos por natureza. Mas quando há limitações de tamanho (como em um blog) essa dica deve ser levada ainda mais a sério.
  • Prefira a voz ativa: Ao escrever na voz ativa o seu título vai transmitir mais informações com menos palavras.

Essa forma de criar títulos usando notícias pode ser super interessante para apresentar novidades que o seu cliente certamente vai gostar de saber.

5- Como fazer

É muito difícil escrever um título ruim ou que não converta com essa estratégia.

Esse tipo de título atrai bastante a atenção do leitor e, se entender os interesses dele, será muito mais fácil fazer com que ele tome as ações que você deseja.

Outra vantagem é que é possível adaptar esse tipo de título a qualquer tipo de assunto. Exemplo: "Como fazer bolo de aniversário".

6- Faça perguntas

Desperte a curiosidade da sua audiência para que eles tenham vontade de descobrir a resposta para as perguntas, como por exemplo: “Viver de Ecommerce: será que vale a pena?".

O objetivo desse tipo de título é despertar o interesse do seu leitor e fazer com que ele se sinta atraído pelo seu conteúdo.

7- Dê ordens 

Quando você dá uma ordem para a sua audiência, como no exemplo: “Se inscreva no canal”, fica muito mais fácil dela tomar aquela ação do que por iniciativa própria.

Por isso, você pode perfeitamente utilizar essa estratégia nas suas headlines para criar títulos que vendem.

Mas atenção para não ser arrogante, afinal, o objetivo não é dar ordens de fato, mas sim tentar induzir a audiência a tomar determinadas ações.  

8-  Crie listas  

Esse formato de título é outro bastante utilizado pelos criadores de conteúdo.

Isso porque esse tipo de título é muito mais fácil para o seu cliente entender e se sentir atraído por aquilo.

Pensa comigo: se ele já tem interesse naquele assunto, uma lista com um conteúdo que o ajude a entender melhor o tema é um conteúdo irresistível.

9- Use provas

De nada adianta você prometer alguma coisa se não provar que aquilo é, de fato, real.

As provas podem ser cases de sucesso, pesquisas ou até mesmo certificados que o seu negócio tenha.

O importante aqui é buscar informações que tragam autoridade e confiança para a sua marca.

Você pode fazer isso desde o início do seu conteúdo, ainda no título.

Essa é uma forma de inspirar outras pessoas a lerem e se engajarem com o que você está oferecendo.

10- Crie suspense para gerar títulos que vendem

As pessoas estão cercadas de conteúdos iguais, ou seja, trazer um pouco de mistério para os seus títulos pode atrair mais clientes.

Essa dica é muito interessante porque desperta a atenção da sua audiência, fazendo com que ela queira ver o que tem no seu conteúdo e, com certeza, é parte dos títulos que vendem.

Desse modo, criar suspense é uma boa porta de entrada para que o leitor entenda a sua mensagem e queira e aplicar na vida dele.

O suspense faz o gatilho da curiosidade acontecer na cabeça do leitor ou cliente em potencial. Exemplo: "Cuidado, você pode estar fazendo isso!".

O título é a alma de um conteúdo

Seus títulos podem ser a chave para obter mais tráfego, leads e clientes. Um ótimo título faz os usuários quererem ler seu conteúdo.

E um título ruim, ao contrário, pode fazer com que eles ignorem completamente o seu conteúdo.

Use essas dicas para escrever títulos que vendem. Mas não esqueça de que pode ser necessário criar várias opções de título antes de encontrar um que funcione perfeitamente para a sua situação.

Se você precisa criar muitos conteúdos, mas nem sempre se sente inspirado, confira essa lista com 32 ideias de posts com alto potencial para te trazer resultados.