Como você espera que o seu cliente veja a sua marca? Acredite: nem sempre ele te reconhece exatamente como deseja. Conquistar o espaço certo na mente do cliente não é uma tarefa simples. Existem empresas que dedicam toda uma área para desenvolver estratégias de posicionamento de marca, trabalhando para que o consumidor tenha a percepção correta sobre cada aspecto da marca.

Mas você não precisa de um time inteiro pensando nisso. 

Entendendo o que é posicionamento de marca e como definir o da sua empresa, você pode deixar isso claro não só para cliente, como para os colaboradores do negócio. Assim, fica mais fácil alinhar todos os processos para que a percepção do público seja homogênea e corresponda ao que espera.

O que é Posicionamento de Marca

o que é posicionamento de marca - pepsi

O posicionamento de marca é a posição que a sua marca ocupa na mente dos seus clientes. Ou seja: como o cliente enxerga a marca e o que ele pensa quando o nome surge numa conversa.

Esta é uma ótima forma de medir se as pessoas estão realmente entendendo o que você quer transmitir. Quando essa comunicação funciona, o seu cliente divulga para outras pessoas os valores que a experiência com a sua marca propôs. 

A marca de refrigerantes Pepsi é uma das empresas mais conhecidas por ter um posicionamento no mercado bem definido. A grande sacada foi “aceitar” o seu segundo lugar no segmento de refrigerantes - já que a Coca-Cola é líder há muitos anos - e apostar na campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”. 

Eles conseguiram transformar o que, a princípio, era uma característica negativa - a posição de segundo lugar - em uma campanha que conquistou um posicionamento referência. Como consequência, a empresa conseguiu gerar lucro, além de valorizar e estabelecer a imagem da marca no mercado.

No entanto, não são apenas as grandes marcas que têm estratégias de posicionamento eficientes. Você também pode aplicar estratégias como essa no seu Ecommerce.

Vale destacar que alcançar o posicionamento desejado é fruto de um trabalho  constante. Nada é da noite para o dia.

Defina o posicionamento da sua marca

Antes de criar campanhas com os seus valores, você precisa definir alguns pontos essenciais para ter um bom posicionamento na mente do seu clientes. Entenda como esses 3 pontos vão te auxiliar no posicionamento da sua marca.

1- Conheça o seu público-alvo e persona

Posicionamento de marca - Publico-alvo

Tenha um público-alvo bem definido. Conhecendo a fundo a pessoa que quer atingir, será mais fácil entender quais valores não podem faltar no seu posicionamento e até os produtos mais interessantes para satisfazer as necessidades.

Faça uma pesquisa de público perguntando o gênero, idade, grau de escolaridade, entre outras perguntas que te ajudam a segmentar o seu público. Para a persona, você pode perguntar também quais são os hobbies, o que elas gostam…

Ao final da pesquisa, você terá dados o suficientes para alinhar os valores da empresa com as necessidades do seu cliente.

Conhecer o seu público-alvo abre portas para explorar cada vez mais o mundo dos cliente e encontrar valores em comum.

2- Solução de Problemas dos clientes

Mais relevante do que um bom produto, é um produto que soluciona problemas. Por isso, o posicionamento da sua marca deve focar na satisfação de uma necessidade.

Entenda os problemas dos seus clientes e ofereça soluções cabíveis a eles.  As pessoas procuram por produtos que atendam as necessidades e desejos, então é interessante que você ofereça isso junto com os seus valores. 

Afinal, o seu cliente não quer adquirir apenas o produto, ele também quer solucionar problemas e ganhar benefícios com a compra. Isso faz parte da experiência do cliente com a sua empresa, o que reflete no posicionamento de marca. 

Mas lembre-se: não prometa ao seu cliente aquilo que não pode oferecer. Deixe claro os valores da sua empresa para atingir o cliente em potencial. Ele tem que se sentir  parte da sua marca. Seja honesto com os seus consumidores, tenha uma boa comunicação e os mantenha bem informados.

 3- Encontre o seu diferencial 

Outro ponto importante no posicionamento de marca que você não pode deixar de lado são os diferenciais que a sua empresa deve ter para se destacar entre a concorrência. 

Suponha que você trabalha com produtos esportivos e todos os concorrentes da sua empresa ofereceram um desconto de 30% na primeira peça. Esse é o momento de você oferecer algo a mais aos clientes e se destacar no mercado. As pessoas não vão preferir os seus produtos esportivos se não há nada diferente com relação aos outros. 

Neste caso, você pode aumentar o desconto ou oferecer algum brinde em compras acima de X valor. Veja o que vai te garantir lucro, mas também pense na experiência do cliente com a sua marca. 

Unindo as 3 etapas...

Agora você já pode desenvolver uma estratégia de posicionamento de marca. Basta ter clareza sobre esses 3 pontos, criar uma personalidade para a sua marca e agregar valores que o seu público vão se identificar. 

Com isso, seu negócio vai se tornar cada vez mais atrativo para as pessoas que terão familiaridade com a experiência que seus produtos proporcionam. Quando associadas a memórias afetivas e sentimentos, a primeira marca a ser lembrada será a sua. 

É por essas coisas que as pessoas se importam: ideias, realizações, valores, benefícios....

Ou seja, se você planejar uma estratégia eficaz com essas dicas, o posicionamento da sua marca estará presente no imaginário do seu cliente. 

Para alcançar esse lugar na mente do cliente, você pode criar conteúdo de valor para compartilhar nas redes sociais. Através dos canais de comunicação, você pode transmitir as ideias e valores da sua empresa. 

Porém, sem conteúdo de qualidade, talvez as pessoas tenham outra visão da sua marca, diferente do que você esperava. 

Para que isso não tenha chances de acontecer no seu Ecommerce, conheça o nosso treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios, ministrados pelos gestores de conteúdo do Ecommerce na Prática, Ana Clara Magalhães e Lucas Lombardi.

Nesse treinamento, você terá acesso às estratégias exclusivas de criação de conteúdo e engajamento. Eles vão te ajudar a criar conteúdo relevante no Facebook e Instagram. 

Saiba mais detalhes do treinamento de Marketing de Conteúdo para Negócios, disponível na Assinatura Ecommerce na Prática.